terça-feira, fevereiro 28, 2006

india


Pobreza na India. Este agricultor recolhe picantes na cidade de Ahmedabab. O governo indiano prometeu aumentar o gasto com a saúde, educação e infra-estructuras rurais para ajudar os mais pobres. Cerca de 26% da população da India vive dos níveis de pobreza.

vulcão


Under an 1815 Volcano Eruption, Remains of a 'Lost Kingdom'
By JOHN NOBLE WILFORD - NY Times
Scientists have uncovered bronze bowls, ceramic pots, fine china, glass and iron tools buried by one of history's most violent volcanic eruptions.

muitos

China: População cresce mais de 7,6 milhões em 2005
O número de habitantes da China, o país mais populoso do mundo, aumentou 7,68 milhões em 2005, indica hoje um comunicado do instituo chinês de estatística.
No final de 2005 a população chinesa era de 1,30756 mil milhões de pessoas, refere o comunicado do Instituto Nacional de Estatística, que realça que "os esforços persistentes da China para reduzir o tamanho da população tiveram êxito na redução da taxa de natalidade." A taxa de natalidade caiu de 21,06 por mil em 1990 para 12,4 por mil em 2005, enquanto a taxa de crescimento populacional desceu de 14,39 por mil para 5,89, segundo os dados do instituto.
No início na década de 1970 o governo chinês instituiu a política do filho único, para lutar contra a expansão populacional da China.
mais in Lusa

ser ou não ser lula



A maior lula do mundo, com 9,15 metros de comprimento, está exposta a partir de hoje num tanque de água no Museu de História Natural de Londres, segundo informou uma porta-voz da instituição.

arcadas de évora :: aparição

Pensamento e obra de Vergílio Ferreira actuais 10 anos após sua morte
A obra e o pensamento de Vergílio Ferreira continuam a ser considerados actuais pela escritora Lídia Jorge e o realizador Lauro António, que afirmaram sentir profunda saudade do autor, falecido a 01 de Março de 1996.
Afirmando, emocionada, ter "uma grande saudade de Vergílio Ferreira", Lídia Jorge sublinhou à agência Lusa que a obra do escritor - "uma obra de transfiguração do mundo e da linguagem" - é também "um cruzamento entre a literatura e o pensamento".
"Um pensamento impertinente e independente em relação a tudo, que faz muita falta à arte e é indispensável no mundo conflituoso em que vivemos", segundo o realizador Lauro António, que há dez anos perdeu "um grande amigo" e que o reencontra ao "reler os seus livros".
Lauro António afirmou ainda que a obra de Vergílio Ferreira é cada vez mais actual", pois, "ao escrever sobre a condição humana com influência das correntes neo-realista e existencialista, ele captou o que há de mais eterno e absoluto no Homem".

in Lusa

imigração compensa o estado

Espanha: Imigrantes injectam este ano 1.350 milhões euros na Segurança Social
Os imigrantes residentes em Espanha deverão injectar este ano mais de 1.350 milhões de euros nos cofres da Segurança Social, no que o governo considera mais um sinal positivo da regularização de estrangeiros levada a cabo em 2005.
As estimativas foram hoje divulgadas pelo ministro do Trabalho e Assuntos Sociais, Jesus Caldera, que relembrou que a regularização de estrangeiros continua a ter "importantes consequências económicas" e que a realidade "ultrapassou as melhores expectativas".
O governante destacou que as contribuições dos imigrantes são particularmente importantes para o sistema de segurança social espanhol, tendo em 2005 sido já injectados 750 milhões de euros, a maioria através do Regime Geral.

in Lusa

ti qiero

[Quando ouvimos falar na OPA da Sonae à PT e nos esquecemos do poderio em Portugal dos espanhóis, aí vem mais uma notícia a dar conta que eles nos querem... comercialmente.]

Aviação: Presidente da Ibéria admite interesse na TAP
O presidente da transportadora aérea Ibéria, Fernando Conte, admitiu hoje interesse na congénere portuguesa TAP, ainda que considere que o grupo espanhol prefere investimentos em que possa ter a "gestão total" e não parcial.
"Ainda que estejamos na disposição de fazer investimentos que criem valor para a empresa e a TAP possa ser uma oportunidade, o certo é que interessam-nos investimentos que possamos gerir totalmente e não apenas de forma parcial", disse.
Conte falava aos jornalistas numa conferência de imprensa de apresentação de resultados da Ibéria, que em 2005 conseguiu os seus maiores lucros líquidos de sempre, com um aumento de 99,5 por cento face ao ano anterior, para 198,2 milhões.

mais in Lusa

quem diria

AXN desafia líder SIC Notícias
O AXN é um caso sério de audiências no cabo. Em menos de dois anos de emissão já desafia - por enquanto, pontualmente - a liderança da SIC Notícias. Mas os seus responsáveis não querem ficar por aqui. Os objectivos para 2006 são "consolidar a posição de liderança entre os canais de entretenimento do cabo e tratar de arrebatar a supremacia da SIC Notícias".
Carlos Herrán, director de programação e produção, não esconde a satisfação com os resultados obtidos pelo canal que pertence à Sony Pictures. E não se espanta com a sombra que este está a fazer à SIC Notícias: "O AXN é um canal de entretenimento geral de grande qualidade. Por isso chamou tanto a atenção do público português, que é também um grande consumidor de informação. É normal que o tempo dedicado a ver televisão se reparta entre estes dois grandes géneros: informação e entretenimento".Séries e filmes em horário nobre são o principal trunfo do AXN e os êxitos junto do público português reflectem uma tendência mundial, sublinha Herrán: CSI Miami - "actualmente é a série dramática mais vista no mundo" -, CSI Nova Iorque, Sem Rasto, A Vingadora.
O segredo para alcançar a liderança fica bem guardado: "Manter a qualidade e continuar a apresentar novidades originais dirigidas a um grande público", diz o seu responsável sem apontar nomes...
mais in DN

segunda-feira, fevereiro 27, 2006



Frida Kahlo, 1907-1954 Vida e Obra
O Centro Cultural de Belém traz a Lisboa uma retrospectiva da conhecida pintora mexicana Frida Kahlo (1907-1954). São 26 telas - algumas delas obras-chave na carreira da artista -, objectos pessoais e fotografias. Até 21 de Maio.
Cinquenta e um anos após a sua morte, o mistério Frida Kahlo perdura. Hoje, ela é considerada uma das artistas mais significativas do século XX e a sua vida, as suas batalhas contra a doença, o seu casamento com o pintor Diego Rivera, as suas posições extremadas e inovadoras para a altura são tão importantes como a sua obra e são contínuo objecto de estudo. Durante um certo período, a criação de Kahlo foi qualificada de surrealista, mas a pintora deixou bem claro que não era disso que se tratava: "Pensaram que eu era surrealista, mas nunca fui. Nunca pintei sonhos, só pintei a minha própria realidade."
Depois da Tate Modern, em Londres, e da Fundación Caixa Galicia, em Santiago de Compostela, terem dedicado grandes retrospectivas a Frida Kahlo, é agora a vez do Centro Cultural de Belém seguir o exemplo, acolhendo a colecção do Museu Dolores Olmedo, o museu mexicano que tem uma grande parte das obras da artista.
in Guia do Lazer - S.Po. (PUBLICO.PT)



TELEFONE 213612444
LOCAL Lisboa,
Centro Cultural de Belém - Pç. Império
HORARIOS De 23-02-2006 a 21-05-2006Terça a domingo das 10h00 às 19h00 (última admissão às 18h15)
OBSERVAÇÕES Inaugura dia 23 de Fevereiro às 22h.

domingo, fevereiro 26, 2006

jogos de inverno



Acabaram ontem os Jogos Olímpicos de Inverno, realizados em Turim, Itália.

Image hosting by Photobucket
Uma jovem correu pelo relvado, esta noite, para exibir-se, na cerimónia de encerramento das Olímpiadas de Inverno.

Image hosting by Photobucket



Image hosting by Photobucket

descobertas

Descoberto templo com estátuas do faraó Ramsés II no Cairo
Uma equipa de arqueólogos egípcios descobriu num bairro do Cairo vestígios de um templo da época do Médio Império e Novo que estava decorado com estátuas do faraó Ramsés II (1304 a.C-1237 a.C), informaram hoje fontes do Conselho Supremo de Antiguidades (CSA).
O templo, encontrado no bairro de Ein Shams, faz parte do conjunto de templos que foram dedicados ao culto do Sol na zona.
«No local estão três estátuas com as feições do faraó Ramsés II, entre elas uma esculpida em rocha rosa, com um peso de entre cinco e seis toneladas e uma altura de três a quatro metros», segundo o especialista do CSA Rida Suleiman.
Suleiman afirmou que as outras duas esculturas de Ramsés II correspondem a um busto, também em rocha rosa, de 2,5 toneladas de peso, e uma estátua esculpida em pedra arenisca, em cuja costas foram gravados hieróglifos.
A quarta peça, esculpida em rocha rosa e que pesa entre uma e duas toneladas, representa o faraó Sesostris I, pertencente à XII dinastia do Médio Império, que governou o Egipto entre os anos 2040 e 1777 antes de Cristo, acrescentou Suleiman.

neve isola aldeias



Neve está de volta
Vila Pouca de Aguiar é apenas uma das localidades do Norte do país que voltou a registar a queda de neve. Num fim-de-semana marcado pelas baixas temperaturas, as terras mais altas estão já a sofrer as consequências dos mantos brancos, com várias estradas intransitáveis ou com limitações de trânsito. Foto: Pedro Sarmento Costa/Lusa

pessimar

Segundo uma sondagem europeia, os portugueses são o povo mais pessimista da Europa. Mais: são o povo que considera que dentro de um ano estará bem pior do que está agora.
Adoro, ou não, este pessimismo inerente aos portugueses.
Vejam esta descrição da Índia, e pensem novamente:
Bombaim: "O cheiro era indescritivel. Comecou aos poucos, quando saimos do aeroporto, mas depressa se foi tornando mais forte. Era uma mistura de especiarias, suor, mijo, merda e incenso que davam uma sensacao de morbidez da condicao humana que aqui se vive.
(...)
Era simplesmente porque ali [na estrada], as pessoas dormiam. Ali, as pessoas viviam. Praticamente sem roupa, descalcas, com os pes virados para a estrada. (Seria ali tambem que as pessoas morriam?) O lado do carro em que eu me encontrava passava agora a menos de meio metro daquela gente. Os pelos nos meus bracos ericaram-se todos e fiquei com pele de galinha. Apeteceu-me vomitar."
in www.perambulante.blogspot.com

Porque é que na Europa atraimos os melhores futebolistas do mundo e não conseguimos atrair os melhores cientistas do mundo?
A pergunta é do presidente da União Europeia, Durão Barroso.

o lado bom das aves


Gripe das aves preocupa Europa
Os ministros da Saúde dos 25 deverão reunir-se hoje com peritos veterinários para discutir novas estratégias no âmbito do combate à gripe das aves. Hoje serão conhecidos os resultados dos testes de despistagem numa exploração de 11 mil perus em França, onde morreram 80 por cento dos animais. Foto: Abir Abdullah/EPA

sábado, fevereiro 25, 2006

carnaval



Rio de Janeiro. O Sambódromo já destila de emoção e samba.




Carnaval de Hamburgo, Alemanha.

história online

Torre do Tombo disponibiliza online relatos sobre terramoto
Uma das obras mais consultadas no Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo (INA/TT), o «Dicionário Geográfico» de 1758, com relatos de párocos sobre a devastação do grande terramoto no país, já está acessível no «site» do organismo na Internet.
A digitalização dos 44 volumes da obra, encomendada na época pela Academia de Ciências de Lisboa, é um exemplo da estratégia da nova direcção do Instituto de «tornar cada vez mais acessíveis ao público os arquivos» da Torre do Tombo.
Em entrevista à Agência Lusa, Silvestre Lacerda, presidente do IAN/TT, justificou que esta estratégia da entidade se baseia no princípio de que «a salvaguarda dos documentos é tão importante como a sua difusão».

«Queremos continuar a digitalizar a informação para facilitar a consulta pública, mas, ao mesmo tempo, estruturá-la, para não reproduzir o mesmo paradigma do papel. Não queremos reunir apenas um amontoado imagens», ressalvou.
Este «Dicionário Geográfico» tem a particularidade de ter sido elaborado com base nas descrições dos párocos das 4.168 freguesias do país, na sequência da devastação provocada pelo grande terramoto de 1755.
Na sequência da destruição, a Academia das Ciências pediu o auxílio da Igreja Católica, que, por seu turno, solicitou aos padres que descrevessem as freguesias antes e depois do terramoto.
O resultado, compilado na altura por ordem alfabética pelo padre Luís Cardoso, é ainda hoje uma das obras mais procuradas no IAN/TT, tendo sido no início deste ano disponibilizada em
http://www.iantt.pt (temporariamente no endereço http://ttonline.iantt.pt.

perto por

Gato Fedorento regressa ao pequeno ecrã em Março
O Gato Fedorento regressa ao pequeno ecrã em Março, sem dia ainda definido, desta vez na RTP 1, e agora com a série «Lopes da Silva».
Segundo Ana Torres, produtora do programa, citada hoje pelo Correio da Manhã, o nome «Lopes da Silva» não tem nenhuma razão especial, «são dois nomes simples e bastante comuns em Portugal». A explicação dos Gato Fedorento é que queriam um nome composto, em vez de Meireles, Fonsecas ou Barbosa, porque estavam num canal maior.
Entretanto, Ricardo Araújo Pereira, José Diogo Quintela, Tiago Dores e Miguel Góis já gravaram «sketches» suficientes para a primeira série, que será composta de 13 programas, de 25 minutos cada.
De acordo com a produtora do programa, «Lopes da Silva» terá um pouco de tudo, desde críticas à vida social à sátira a algumas personagens nacionais, mas, desta vez, garante, os políticos serão poupados.

tsst tsst tsst... in expresso

O voo da Coindu
SABE qual é a maior empresa têxtil portuguesa? Se respondeu Têxtil Manuel Gonçalves (TMG), Riopele ou Lameirinho, temos muita pena, mas falhou. Com um volume de negócios de 110 milhões e 1400 trabalhadores, a Coindu é a líder do «ranking» nacional.

Primeiro-ministro timorense, Mari Alkatiri, em entrevista ao EXPRESSO
«Vamos definir as regras do jogo»
Entrevista de Cândida Pinto
Após a visita de Jorge Sampaio, o primeiro-ministro timorense, Mari Alkatiri, em entrevista ao EXPRESSO, define a costa sul do país como o pólo dinamizador da economia de Timor e admite a entrada legal do jogo, à semelhança do que acontece com Macau, Singapura ou Malásia.

IGAC intensifica fiscalização
Guerra aberta à pirataria audiovisual
Cristina Pombo / EXPRESSO Online
O combate à pirataria audiovisual está para ficar. De acordo com os dados de um relatório relativo a 2005, apresentado pela Inspecção-Geral das Actividades Culturais (IGAC), as apreensões de material ilícito - cuja circulação tem vindo a aumentar exponencialmente desde 2002 - cresceram 50 por cento, em relação ao ano anterior.


A CRÓNICA DE José Alves Mendes
Distraído em Nova Iorque
Qualquer pessoa informada ao máximo e preconceituosa ao mínimo, ou vice-versa, tem uma ideia concebida dos Estados Unidos da América e de quem lá vive. Até há duas semanas imaginava-a como a terra das oportunidades, onde todo o sacrifício, mais cedo do que tarde, compensa e se recomenda.

Faculdade de Economia da Nova adere ao acordo de Bolonha
A Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa (FEUNL) foi o primeiro estabelecimento público de ensino superior a anunciar que irá iniciar o acordo de Bolonha já no ano lectivo 2006/7.
Os próximos alunos que entrarem para o 1º ciclo têm três anos pela frente, ao invés dos actuais quatro. Os programas estabelecidos para as licenciaturas em Economia e Gestão são de âmbito generalista, com dois terços da estrutura em comum e um último ano mais especializado. Para os alunos que desejarem e satisfizerem os requerimentos segue-se um segundo ciclo, que pode ser completado em três semestres (90 créditos), incluindo uma nova opção em Finanças. Por fim, um terceiro ciclo, que prevê o doutoramento em Economia ou Finanças, com a duração de três anos. A nova estrutura poderá, no entanto, «levar à dispensa se alguns professores convidados», segundo José Ferreira Machado, director da FEUNL.

compras::media

[Será? Wow.]

Diário espanhol ABC tenta comprar Cofina
OS ESPANHÓIS da Vocento manifestaram a Paulo Fernandes, presidente da Cofina, o seu interesse em adquirir aquele grupo de «media» proprietário do «Correio da Manhã», «Record», «Sábado» e «Jornal de Negócios». A Vocento, que edita o diário «ABC», além de dezenas de jornais regionais, e detém uma participação na Tele 5, já tinha tentado entrar em Portugal ao licitar no leilão da Lusomundo. - in Expresso

da vinci

[Já por cá faltava. Passado tantos livros vendidos e sucesso, aí vêm os processos... ]

Escritor Dan Brown acusado de plágio
A estreia do filme baseado no livro «Código Da Vinci», de Dan Brown, pode ser adiada ou até mesmo suspensa devido a um processo por plágio apresentado pelos autores de «The Holy Blood and the Holy Graal», contra a editora, informa o The Times.

sexta-feira, fevereiro 24, 2006

tempo em mudança

adeus donkey

[Para todos os ex-utilizadores eDonkey, e já existiram muitos portugueses, aqui fica a má notícia.]

Gov't bucks eDonkey
Swiss, Belgians close illegal Internet server
Swiss and Belgian authorities shut down a major European peer-to-peer server that allegedly accommodated as many as 1.3 million simultaneous users swapping files illegally.
According to the Motion Picture Assn. of America, Razorback2, a popular server for the eDonkey P2P network, indexed more than 170 million files containing copyrighted material, from movies and music to games and software.

"This is a major victory in our fight to cut off the supply of illegal materials being circulated on the Internet via peer-to-peer networks," MPAAMPAA chairman Dan Glickman said in a statement. "By shaving the illegal traffic of copyrighted works facilitated by Razorback2, we are depleting other illegal networks of their ability to supply Internet pirates with copyrighted works, which is a positive step in our international effort to fight piracy."

in Variety

quarta-feira, fevereiro 22, 2006

nuclear

Trinta anos depois da central que não chegou a sê-lo
Nuclear em debate hoje em Lisboa
A Ordem dos Engenheiros promove hoje um debate sobre energia nuclear que reunirá especialistas, académicos e empresários- entre os quais Patrick Monteiro de Barros, o empresário português que, no ano passado, propôs ao Governo a construção de uma central nuclear. A Quercus questiona a «isenção» do encontro que diz não contar com «nenhuma voz dissonante nacional».

segunda-feira, fevereiro 20, 2006

space



Nova versão do fato espacial. O astronauta Piers J. Sellers, vestido com uma versão do fato espacias da Unidade de Mobilidade Extraveicular (EMU) durante o treino da nova versão do Sistema de Control Remoto (RMS) do transportador Espacial.

guns em portugal!

Guns`n`Roses actuam no Rock in Rio Lisboa
Os norte-americanos Guns`n`Roses actuam no Rock in Rio Lisboa 2006. O grupo de Axl Rose fecha o palco Mundo no dia 27 de Maio, segundo confirmou a organização ao Diário Digital.

economia em alta!

"Freakonomics" de Steven Levitt lidera vendas em Portugal
As tabelas de vendas das duas principais redes livreiras, FNAC e Bertrand, são lideradas por Steven Levitt e registam, esta semana, três novos títulos.
"Freakonomics - O estranho mundo da economia" de Steven D.Levitt, 38 anos, professor do departamento de Economia da Universidade de Chicago manteve a liderança conquistada nas duas tabelas há três semanas.
Das três novidades só uma coincide nas tabelas da FNAC e da Bertrand, trata-se de "Mourinho - Porquê tantas vitórias" escrito por quatro investigadores da área do desporto e editado pela Gradiva.
As outras novidades são relacionadas com o filósofo Agostinho da Silva, que completaria este ano o 100º aniversário, são elas "Pack Agostinho da Silva" editado pela Assírio & Alvim e "Reencontrar Agostinho da Silva, o poeta" de José Flórido. Outras novidades são, no top FNAC o novo título de António Lobo Antunes, "Terceiro livro de crónicas" e "Anjos e Demónios" de Dan Brown, no top Bertrand.


Livrarias Bertrand:
1º (1º) - "Freakonomics - O estranho mundo da economia" -
Steven D. Levitt
2º (2º) - "Memórias de uma gueixa" - Arthur Golden
3º (3º) - "O codex 632" - José Rodrigues dos Santos
4º (5º) - "A conspiração" - Dan Brown
5º (N) - "Mourinho - Porquê tantas vitórias" - Vários
6º (4º) - "E depoisÓ" - Guillaume Musso
7º (7º) - "O enigma de Vivaldi" - Peter Harris
8º (N) - "Pack Agostinho da Silva" - Agostinho da Silva
9º (6º) - "Bilhete de identidade" - Filomena Mónica
10º (N) - "Anjos e Demónios" - Dan Brown

Livrarias FNAC:
1º (1º) - "Freakonomics - O estranho mundo da economia" -
Steven D. Levitt
2º (2º) - "O codex 632" - José Rodrigues dos Santos
3º (3º) - Memórias de uma gueixa" - Arthur Golden
4º (5º) - "A conspiração" - D.Brown
5º (N) - "Mourinho - Porquê tantas vitórias" - Vários
6º (4º) - "Munique, a vingança" - George Jonas
7º (N) - "Terceiro livro de crónicas" - António Lobo Antunes
8º (10º) - "O mundo é plano" - Thomas L.Friedman
9º (7º) - "Bilhete de identidade" - Maria Filomena Mónica
10º (N) - "Reencontrar Agostinho da Silva, o poeta" - José
Flórido

in Lusa

pós holocausto

[Assustador. Faz-me confusão como um homem é condenado à prisão na Europa por isto...]

Três anos de prisão para historiador que negou o Holocausto
O historiador britânico David Irving foi esta segunda-feira condenado a três anos de prisão efectiva por um tribunal austríaco por negar a existência do Holocausto.
Holocaust denier Irving is jailed

será mesmo?

[Já existia o Marcelo Rebelo de Sousa, agora podemos ser todos nós, será?]

Cientistas desenvolvem fármaco que permite dormir apenas 2 horas
Cientistas nos Estados Unidos estão a desenvolver um fármaco sem cafeína para reduzir a necessidade de sono para duas horas diárias, podendo o estado de vigília durar até dois dias, ao produzir um sono mais profundo e retemperante que o habitual.

domingo, fevereiro 19, 2006

teatro português

A noite passada fui ao teatro. Era sexta-feira. Já não ia ao teatro há alguns meses, a última vez tinha sido esporádica e no Teatro Aberto (Praça de Espanha, Lisboa), uma peça sobre dois homens, um negro outro branco, com o branco a ser obcecado por raça.
Esta sexta o regresso ao teatro foi no Tivoli. Existe algo de extremamente encantador nos teatros tradicionais, com câmaras, tectos altos, uma certa hierarquia entre plateia e galerias. Os adornos são outro dos encantos. Soberbos e voluptuosos. Sempre que entro num destes teatros, como no Dona Maria, por exemplo, não consigo parar de olhar em volta, ver aqueles encantos, os bancos, o palco encantador. Tudo é apetecível.

Nessa noite de sexta-feira, fui ver a peça Efeito Laranja, encenada e protagonizada pelo melhor actor português, para mim, Nicolau Breyner. Foi fantástico ver o senhor Breyner em palco. A peça não era extraordinária, mas tinha a sua pertinência no domínio da impotência masculina. O elenco era constituido, na totalidade, por actores portugueses bem conhecidos pelo televisão. A maior desilusão foi mesmo Patrícia Tavares, que não resistiu a várias risadas e enganos durante a actuação, também um pouco mal pareceu Rita Salema. Melhor esteve Marcantonio Del Carlo, um actor que gosto bastante, e a bela Helena Laureano.


O Efeito Laranja
O Teatro Tivoli, em Lisboa, estreia uma peça de João Quadros, encenada por Nicolau Breyner, sobre Mário Cabral, um engenheiro de meia-idade com uma vida estável que, de repente, deixa de querer estar em casa. O problema é que Mário tem disfunção eréctil e quer guardar o segredo a sete chaves.
Só que a família e os amigos começam a desconfiar de Mário. A mulher pensa que ele a trai, a filha odeia os homens e os amigos falam-lhe de sexo, o que o leva a remexer constantemente no seu problema. Um belo dia, Mário ganha um concurso para construir uma ponte no Japão. Os clientes oferecem-lhe 15 dias de férias... com a mulher. Desesperado, o engenheiro consulta uma psicóloga. A solução para o seu problema é fácil e, afinal, ele não é o único...


Elenco: Nicolau Breyner, Rita Salema, Marcantonio Del Carlo, Patrícia Tavares, Carlos Areia, Helena Laureano

foto especial pelo significado e preço



A fotografia mais cara do mundo
Há um novo recorde alcançado em leilões, conseguido na segunda-feira, em Nova Iorque, no leilão da Sotheby’s. A fotografia The Pond-Moonlight, tirada em 1904 em Long Island por um dos grandes nomes da fotografia americana do início do século XX, Edward Steichen, foi vendida, cem anos depois, por quase 2,5 milhões de euros.

inverno



Jogos Olímpicos de Turim. A Alemã Aika Klein, escorregou e estatelou-se na competição de velocidade.

pressão do jornalismo televisivo

[A pressão física da televisão. Uma crónica explícita e esclarecedora de Sofia Pinto Coelho, jornalista da SIC]

Desabafos de uma jornalista sombria - Opinião de Sofia Pinto Coelho in Expresso
Agora já não consigo disfarçar. Nem com uma boa maquilhagem. Se quiser continuar a trabalhar em televisão, tenho de cortar os papos nos olhos que - como se diz na gíria televisiva - fazem demasiado «ruído» na imagem. Acabei de chegar aos quarenta anos e, pelos vistos, o meu prazo de validade está a terminar.
Durante anos, relatei casos criminais, acompanhei a política de 5 Ministros da Justiça e passei, a pente fino, muito tribunais. Será que valeu a pena? Ter sido insultada por um juiz, durante uma cerimónia pública no Supremo Tribunal de Justiça dá algum pedigree, tal como passar uma noite sob custódia, em uma esquadra de polícia. Também me dizem que tenho cotação alta em alguns meios, sobretudo nas prisões. Deve ser verdade, a avaliar pela quantidade de cartas que os reclusos me enviam, quase sempre com pedidos desesperados. Recordo-me de um rapaz que fora operado e precisava de sacos próprios para as fezes mas, na prisão, só lhe arranjavam sacos de supermercado que tentava colar, na barriga, com fita cola. Outro nomeou-me fiel depositária do seu cadáver…que doou à Faculdade de Medicina do Porto. Mas a maioria o que pretende é uma revisão da sentença.
A imprensa surge então como a última oportunidade para quem se sente injustiçado. Sobretudo porque muitos tribunais de recurso, agora, dizem que as provas não podem ser reanalisadas. Foi o que sucedeu recentemente, num caso de abuso sexual. O Tribunal da Relação de Lisboa entendeu que a prova dependia essencialmente do «tom de voz, pausas entre respostas, ruborização, e movimentos corporais» da vítima, algo que não se pode ser fiscalizado através da mera audição das cassetes com a gravação do julgamento. Por isso, manteve a condenação do arguido.
Já no processo de Cristina Maltez, a antiga funcionária da Procuradoria-Geral da República condenada por burla, o tribunal de recurso mandou repetir tudo alegando que nas gravações havia «sobreposição de diálogo» … E noutro caso recente que acompanhei - um rapaz preso por roubar 1 telemóvel - o tribunal, apesar das evidências, chumbou o recurso, sem olhar sequer para as provas.
Pelos vistos, esta «jurisprudência da preguiça» demonstrou ser um sistema eficaz: Portugal é dos raros países onde praticamente não há registo de erros judiciais. Por outro lado, a imprensa é temida, mas paradoxalmente, não faz qualquer tipo de «mossa». A justiça, de facto, continua monolítica e sobranceira. Ainda vou ver se os «papos» podem ser considerados um «handicap» profissional que me garanta a reforma antecipada. Mas isto são apenas desabafos de uma jornalista num dia sombrio. Amanhã, passa.

citação

Quote of the Day
Albert Einstein
"Before God we are all equally wise - and equally foolish."

sábado, fevereiro 18, 2006

corrupção

The Most Corrupt Countries (Forbes)
Angola
Another of the major African oil nations, and another top member of the most corrupt list. Though the major Western oil companies doing business there are closely monitored, that still has not prevented much of the government from profiting on sweetheart arms deals. Western monitors charge that weapons are paid for by oil money, with a portion of every contract kicked back to the top government leaders.

Paraguai
Nicanor Duarte Frutos, an ex-journalist, has taken over a nation that for four decades was in the grip of pro-Nazi leader Alfred Stroessner. After his overthrow, power remained in the hands of the corrupt, military-backed Colorado Party, which the U.S. accused of involvement in smuggling, money laundering, cocaine trafficking and supporting terrorism. Two years ago, Frutos came to power pledging an anti-corruption campaign. He's fired nine Supreme Court justices, shuttered 50 corrupt businesses and sought to halt smuggling. But the jury is still out on his chances.

Luxuries For Less
Worst Cities For Traffic
The Most Corrupt Countries
Most Expensive Lingerie
10 Most Expensive Homes In The US

ahrte

Almada Negreiros

Arte portuguesa do séc. XX em exposição e leilão em Lisboa
Amadeo de Souza Cardoso, Almada Negreiros e Paula Rego, Canogar, Arpad Szenes e Branislav Mihajlovic são alguns dos artistas cujas obras vão estar expostas e ser leiloadas no Palácio do Correio Velho, em Lisboa.
A exposição de Arte Moderna e Contemporânea reúne, a partir de domingo, 240 trabalhos de dezenas de pintores e escultores portugueses e estrangeiros e permite acompanhar, através das criações artísticas, várias mudanças políticas e sociais ocorridas ao longo do século XX.
«Quando Amadeo de Souza Cardoso pintou as obras que vão à praça, ainda reinava a monarquia em Portugal» e «estávamos provavelmente no início do Estado Novo quando Almada Negreiros desenhou a obra presente na venda», assinala a leiloeira em nota de imprensa.
A influência das transformações político-sociais e das tendências internacionais marcou ainda obras de Cruzeiro Seixas, Nikias Skapinakis, Júlio Resende, Eduardo Batarda, Sá Nogueira, Paula Rego, Pedro Cabrita Reis, Pedro Casqueiro, Alvarez ou Cesariny.

mais go ogle

Google compra empresa de análise de blogs
O Google anunciou hoje que comprou a Measure Map, empresa que analisa o uso e tráfego dos diários virtuais na Internet.
Segundo a Measure Map, existem cerca de 28 milhões de blogs activos na Internet, um mercado potencial a ser explorado pelo Google.
As ferramentas da Measure permitem medir a audiência dos diários, número de actualizações e o comportamento de quem visita os blogs.
Actualmente, os criadores de blogs podem aceder a uma ferramenta gratuita da Measure Map que permiter contabilizar as visitas às suas páginas.

reminiscências::cereais



Cereais centenário. Foto de arquivo de 1922 de uma fábrica dos cereais Corn Flakes, no Micchigan (EUA). A companhia Kellog's cumpriu ontem, dia 17, 100 anos.

a crescer!

Investimento na Internet atinge os 30 ME em 2005
O investimento publicitário na Internet em Portugal atingiu cerca de 30 milhões de euros (ME) no ano passado, sendo que o mercado que deve fechar o ano nos 700 milhões de euros, de acordo as estimativas da Jupiter Research e da Carat.
O investimento nos paid search, ou seja, nas buscas pagas, fixou-se nos cinco milhões de euros. No portal Sapo, o maior anunciante foi a Páginas Amarelas, seguida da Lusomundo, Cetelem, Jamba e a Santa Casa da Misericórdia. Já no IOl, a Renault lidera o top seguida da Cofidis, Betandwin, Cetelem e CTW.
As estimativas da Carat apontam para um crescimento da Internet em Portugal na ordem dos 30%, face a 2005, um crescimento superior à média dos países europeus, 15,9%, e ao investimento nos EUA, 18,5%.
«A Internet tem uma capacidade mensurável muito superior aos outros meios, o que faz com que os anunciantes possam estudar o consumidor e personalizar a sua comunicação», explica o director-geral da Carat Portugal, André Freire de Andrade.
Na Europa, o investimento na Internet chegou aos 3,2 mil milhões de euros, 3,8% do total de investimentos publicitários.

in DD

pirataria

[Já começam a ser constantes estas notícias, relacionadas com pessoas (normalmente jovens) a serem 'apanhadas' pelas autoridades e a terem de responder por crimes de pirataria. Um caso a estudar... por quem de direito]

Man charged over Oscar 'piracy'
A man accused of uploading a copy of Walk the Line is charged with copyright infringement.

reforma aos 85

[Impressionante... pensar nesta idade estar a trabalhar... vamos ver.]

Retirement age 'will rise to 85'
The age of retirement should rise to 85 by 2050, to cope with longer life expectancy, a US scientist says.

droga

[É sempre bom ouvir falar de Portugal nas notícias de grandes órgãos mundiais. Neste caso até por um motivo positivo, pelo menos para a polícia portuguesa. O curioso é que ainda não vi nada desta informação nos sites de informação de Portugal...]

Portugal makes 'record' drug haul
Portuguese police say they have seized eight tonnes of cocaine in the largest operation of its kind in Europe.

camões na net

[Ora aí está uma bela iniciativa!]

Biblioteca do Instituto Camões até final ano no portal Sapo
Os cerca de 300 livros e artigos da biblioteca digital do Instituto Camões (IC) vão estar disponíveis até ao final do ano no Portal Sapo, no âmbito de um acordo assinado hoje com a PT.COM.
Actualmente só é possível aceder à biblioteca digital do IC através do seu site, mas o protocolo hoje assinado vai permitir que os conteúdos sejam pesquisáveis no motor de busca Sapo, um dos mais utilizados em Portugal, explicou fonte do IC.
A biblioteca digital, criada há seis anos, tem cerca de 300 títulos organizados por temáticas, sendo alguns dos livros ou artigos de grande importância para investigadores na área da cultura portuguesa, explica o IC em comunicado.
Segundo o Instituto Camões, os 130 volumes da Biblioteca Breve, os ensaios históricos da Colecção lazuli, antologias, artigos científicos e biografias de autores lusófonos são alguns dos conteúdos que estão prontos a integrar o serviço do SAPO, que deverá estar operacional até ao final do ano.

born to be gun



África em armas. O mundo continua em guerra. Existe quem faça do seu dia a dia guerra. Quem, mexer em armas, não é muito diferente de se vestir.
Um rebelde do Chad descansa com as suas armas num campo de treino na fronteira do Sudão. Os rebeldes preparam-se nestas zonas à espera de uma oportunidade para fazer um golpe de estado no Chad.

free

Acabo de ver uma reportagem no Jornal de sábado da :2 sobre os jornais gratuitos. Apresentaram o conceito, entrevistaram o director do Metro e um dos administradores do Destak (o director, infelizmente, não está no país) e mostraram números.
Pena foi terem levado a estúdio um estudioso do ISCTE que está muito mal informado sobre o conceito dos gratuitos e não tinha absolutamente nada para dizer.
O conceito dos gratuitos como o Metro e o Destak, é um dos tipos, existem mais. Estes dois são gratuitos generalistas e de índole jornalistica. Embora sejam de carácter diferente e bem mais leve no volume de notícias e nos textos. Os gratuitos estão na moda, mas reparo um grande desconhecimento nos estudiosos dos media sobre o conceito e o porquê da "moda".

Poderia fazer uma análise ao conceito aqui, mas iria prolongar-me e prefiro falar por pedido.

controlar a velocidade

FCCN disponibiliza ferramenta para medir velocidade da Net
A Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) tem disponível a Speedmeter, ferramenta informática que permite medir a velocidade de ligação à Internet.
A ferramenta está disponível em http://speemeter.fccn.pt e os utilizadores da Internet podem verificar a largura de banda disponível, num dado momento, entre o computador e o servidor do Speedmeter na rede da FCCN. -- in DD

prémio

Jornalista da RTP venceu prémio do festival Cinérail D`Or
A jornalista da RTP Anabela Saint Maurice recebeu o prémio do festival Cinérail D"or, em Paris, na categoria de ficção e documentário, pelo trabalho «Quando o Comboio Apitar».
O festival, que tem como temática os transportes ferroviários, realizou a sua 14.ª edição, revela a edição desta sexta-feira do jornal Público.
Quanto ao documentário de Anabela Saint Maurice, conta, ao longo de 58 minutos, a história do caminho-de-ferro de Benguela,uma linha de comboio mítica de África.
No documentário, a jornalista usa imagens de arquivo da construção e dos anos de ouro do comboio, e apresenta algumas entrevistas

descobertas

[Encontrei o seguinte texto sobre a minha ex-colega de turma, Mónica Guerreiro neste blog e fiquei admirado com a quantidade de coisas interessantes que ela tem feito. Partilho de seguida.]

MÓNICA GUERREIRO
jornalista, licenciada em ciências da comunicação, com especialização em comunicação e cultura. publicou crítica de artes do espectáculo no semanário blitz, na revista número e no jornal duas colunas, entre 1997 e 2004, ano em que foi convidada a desempenhar funções de consultoria no então recém-criado instituto das artes (ministério da cultura). coordenou a edição de capitals (publicação do centro de arte moderna da fundação calouste gulbenkian). integra o conselho redactorial da revista sinais de cena (publicação da associação portuguesa de críticos de teatro). membro do júri do prémio da crítica (associação portuguesa de críticos de teatro) e do prémio acarte (fundação calouste gulbenkian) para o biénio 2003/2004. tem em preparação a biografia da coreógrafa Olga Roriz (publicação assírio & alvim).
Instituto das Artes

sexta-feira, fevereiro 17, 2006

descobertas


St. Lawrence River

in lenapetson.blogspot.com/

quinta-feira, fevereiro 16, 2006

media e mudança

Saraiva quer "dez a 15" jornalistas do 'Expresso'
José António Saraiva está interessado em "dez a 15" jornalistas do Expresso para integrarem a redacção do novo semanário, que quer lançar "em Setembro ou início de Outubro".
Reforçando que não está "interessado em abrir uma guerra com o Expresso", Saraiva admitiu ao DN que "está lá um conjunto de profissionais valiosos", que gostaria de ver ao seu lado. "Mas atenção, não vou lançar qualquer OPA sobre o Expresso", garantiu.
O antigo director daquele jornal anunciou recentemente a sua intenção de lançar um semanário, para o qual garante já ter financiadores. Ao seu lado estarão os jornalistas José António Lima, Mário Ramires e Vítor Rainho, que abandonaram já o Expresso.
"É esse, de facto, o núcleo fundador do projecto, para o qual já estamos a trabalhar, em instalações próprias na baixa de Lisboa, que serão a sede do jornal", disse Saraiva.
Apostando numa equipa base de 60 profissionais nos quadros (40 dos quais jornalistas), além de colaboradores, o novo projecto já tem nome definido. "Por enquanto, não lho posso dizer. Apenas avanço que já pedi a dois pintores da nossa praça para desenharem o logótipo, que será uma forte imagem de marca do jornal".
Em Paço de Arcos (sede do Expresso), o lançamento de um novo concorrente está a ser aguardado com "serenidade", diz o director Henrique Monteiro. "Sempre gostei de concorrência e nós já a temos, e forte. Portanto, mal de mim se estivesse assustado com um projecto, que não sei o que é, nem sei se vai para a frente", disse. Apesar do discurso oficial, o DN sabe que os responsáveis do Expresso receiam uma "debandada" na redacção. "Há lá muita gente que está apenas à espera que o telefone toque", garantiu uma fonte, numa alusão a eventuais convites de Saraiva.
Henrique Monteiro desvaloriza, porém, essa hipótese. "Para já, não sabemos se essas pessoas aceitam ou não sair daqui. Se saírem, teremos alternativas. Infelizmente, há muitos bons jornalistas desempregados ou a ganhar mal. Além disso, há muita gente no mercado que gostaria de vir para o Expresso", disse ao DN.
São os casos de Micael Pereira (Sábado) e Hugo Franco (Correio da Manhã), que já acertaram a sua saída da Cofina e deverão começar a trabalhar em meados de Março no jornal do grupo Impresa.
in DN

quarta-feira, fevereiro 15, 2006

há moda no mundo XXX



A modelo brasileira, namorada do jogador do Real Madrid, Ronaldo, durante um desfile de Antonio Pernas, em Madrid.


REUTERS/Brendan McDermid
Amor vegetariano. Dois modelos da organização, da PETA, promovem a acção dedicada ao São Valentim, intitulad "Os vegetarianis são os melhores amantes". A evento realizou-se em Times Square, Nova Iorque.

terça-feira, fevereiro 14, 2006

boas notícias, será?

Já este mês
Retenção do IRS vai baixar
O Governo deu ordem às empresas para que baixem a taxa de «retenção na fonte» do IRS, o imposto sobre os rendimentos. Com esta medida, milhões de trabalhadores por conta de outrem vão ter ainda este mês acréscimos salariais. »

segunda-feira, fevereiro 13, 2006

neve

Image hosting by Photobucket

Wind and Snow Strike 14 States; Record Accumulation in N.Y.
By ROBERT D. McFADDEN - NY Times
The biggest winter storm in New York City history crippled transportation and commerce and knocked out power.

FRASE
Being out here in the peace and quiet is the best antidote to living here all the other times."
KATIE KARLOVITZ, of Weehawken, N.J., after more than two feet of snow fell in the New York area


Image hosting by Photobucket

pensador

[Engraçado, sem ter graça nenhuma, como não conhecia este homem, por ser da geração que sou. Mas agora que vou lendo e vendo coisas sobre ele, parece uma figura fascinante e que merece ser conhecida.]

Agostinho da Silva: Centenário do nascimento celebra-se hoje
As comemorações do centenário do nascimento de Agostinho da Silva, pensador que continua controverso e enigmático, arrancam hoje no Centro Cultural de Belém com o patrocínio da Ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima.
As celebrações incluem colóquios, exposições, publicação de livros a edição de um selo comemorativo, a abertura da cátedra «Agostinho da Silva» na Universidade de Brasília e o baptismo de um avião da TAP com o seu nome.
As iniciativas resultam de uma parceria dos governos de Portugal e do Brasil (onde o escritor esteve exilado) e a Associação Agostinho da Silva e incluem a projecção do documentário «Agostinho da Silva:um Pensamento Vivo» e a inauguração da mostra «Agostinho da Silva:Pensamento e Acção» em cidades portuguesas e estrangeiras.
A efeméride revela que o pensador e pedagogo continua uma figura controversa e enigmática, mesmo para os que com ele privaram.
Reconhecendo que a sua personalidade sempre o intrigou, o ensaísta Eduardo Lourenço afirmou que «não era parecido com ninguém, excepto com ele próprio» e lamentou que a sua obra ainda esteja «pouco estudada».
O filósofo e pedagogo Agostinho da Silva nasceu no Porto a 13 de Fevereiro de 1906, esteve preso no Aljube devido a polémicas com o Estado Novo e a Igreja e optou por se exilar no Brasil, onde co-fundou as universidades federais de Paraíba e Santa Catarina e a Universidade de Brasília.
Quando morreu, em Lisboa, a 3 de Abril de 1994, Agostinho da Silva deixou uma obra vastíssima e que inclui textos pedagógicos, ensaios filosóficos, novelas, artigos, poemas, estudos sobre História e cultura e as suas reflexões sobre a religião.

in Lusa


AGOSTINHO DA SILVA
Neto traça percurso de filósofo com documentário
O neto de Agostinho da Silva realizou um documentário sobre o filósofo português que é projectado esta segunda-feira no Fórum Lisboa no dia em que passam cem anos sobre o seu nascimento. As comemorações deste aniversário envolvem diversas outras acções.
DOSSIER AGOSTINHO DA SILVA

www.instituto-camoes.pt/cvc/filosofia/1910h.html

295 milhões de saldo

Mais 400 milhões do que o previsto
Segurança Social termina 2005 com saldo positivo
A Segurança Social fechou o ano passado com um saldo de 295 milhões de euros. De acordo com o Jornal de Negócios, o subsector do Estado conseguiu fechar as contas com mais 400 milhões do que o previsto no orçamento rectificativo de 2005.

swimsuit issue



[Os fãs da edição da fatos de banho da revista masculina norte-americana podem agora ver as beldades em vários meios.]

So Many Models in Bikinis, So Many Ways to See Them
By LIA MILLER - NY Times
Fans of Sports Illustrated's swimsuit issue will be able view the models in the magazine, online or on an iPod, cellphone or other hand-held device.

boa

[Será que os israelitas vão agora destruir as embaixadas do Irão, e árabes, por causa disto?]

Site iraniano publica «cartoons» sobre Holocausto
A Casa da Caricatura do Irão associou- se ao diário iraniano Hamshahri na promoção de um concurso internacional de caricaturas sobre o holocausto dos judeus e publicou hoje, no seu «site» na Internet, um primeiro desenho sobre o tema.

mais e mais

Pirataria de CD e DVD aumentou 50% em 2005
A pirataria de discos CD e DVD aumentou 50% no ano passado, relativamente a 2004, com 157.575 objectos apreendidos contra 103.843 no ano anterior, revela um relatório divulgado hoje pela Inspecção-Geral das Actividades Culturais (IGAC).

polar

Ursos polares ameaçados
Dois ursos polares deambulam por um rio congelado em Barrow, no Alasca. O Governo dos EUA deu ontem os primeiros passos para a colocação dos ursos polares na lista das espécies mais ameaçadas do planeta. Foto: Arctic Photo Safari/John Tidwell/AP
in Publico.pt

guerra santa


Filipinos protestam contra "cartoons"
Muçulmanos filipinos queimam uma bandeira da Dinamarca, nas imediações da mesquita de Taguig, em protesto contra a publicação de "cartoons" sobre Maomé num jornal dinamarquês. As manifestações contra a publicação dos "cartoons" já fizeram 11 mortos no Afeganistão. Foto: Dennis M. Sabangan/EPA
in Publico.pt

domingo, fevereiro 12, 2006

negócios à parte

Este sábado passou na :2 uma entrevista pelo director do Jornal de Negócios, Sérgio Figueiredo, ao presidente da Media Capital, Miguel Paes do Amaral. Foi uma bela entrevista do ponto de viste de interesse, o mais importante e do ponto de vista jornalística. Boas lições são possíveis tirar de uma entrevista deste género.
Foi possível descobrir as motivações daquele empresário, nos vários negócios que fez e poderá fazer e o que o motiva enquanto investidor, de um ponto de vista geral. Perceber porque vendeu a Media Capital (ou parte, para já) à Prisa e o que pensa sobre a OPA da Sonae à PT. Entre muitas outras coisas. Sem papas na língua, mas tudo feito de uma forma cordial e simpática.

O programa económico, Negócios à Parte parece-me uma aposta ganha da :2 e de Manuel Falcão. É bem concebido, sempre com assuntos interessantes e muito bem apresentado. Parabéns!

ahrte no digital

Biblioteca digital de Nova Iorque:



Rio Muga

ser muçulmano

[Embora pudesse acrescentar mais algumas ideias, subscrevo por baixo esta opinião de Nicolau Santos]

A Europa de cócoras - Opinião de Nicolau Santos in Expresso
A crise provocada pelos «cartoons» publicados num obscuro jornal dinamarquês mostrou de novo o pior e o melhor da Europa.
O pior é certamente o medo com que os Governos europeus, com algumas excepções, têm respondido a uma crise artificialmente empolada pelos radicais islâmicos e que atinge directamente um dos valores essenciais em que se fundam as civilizações ocidentais: a liberdade de imprensa. E nunca é demais lembrar a velha frase de um presidente norte-americano de que «entre um país com Governo e sem imprensa livre e outro sem Governo e com imprensa livre, prefiro claramente o segundo».
O pior é certamente esta tendência que a Europa tem para recuperar as teses de Chamberlain e pensar sempre que, através de mais concessões, se consegue acalmar a ira dos fundamentalistas, quaisquer que eles sejam. Desenganem-se. Não foi assim que foi possível parar Hitler. Não será assim que será possível parar aqueles que exigem que nós cumpramos os seus valores quando os visitamos mas que não aceitam respeitar os nossos valores quando estão na nossa casa.
O melhor é que, apesar de tudo, a Dinamarca não aceitou pedir desculpas por uma decisão livre de um jornal privado que, se ofendeu alguém, deve ser levado a tribunal pelos que se consideram ofendidos. É que os fundamentalistas não percebem que é assim que nós funcionamos e é assim que queremos continuar a funcionar.
O melhor é que vários jornais não se intimidaram e reproduziram as caricaturas, até para mostrar aos seus leitores o que está em causa.
O melhor é que começa a haver movimentos que mostram que estamos dispostos a defender os nossos valores. E que ainda há muita gente na Europa que não aceita a intimidação, a chantagem, a ameaça e a violência para nos obrigarem a viver de cócoras.

in Expresso

sábado, fevereiro 11, 2006

zits

robbery

[Isto é preocupante, especialmente para quem utiliza o metro a estas hora...]

Gare do Oriente
Jovens detidos por suspeita de assaltos no metro
Seis jovens, com idades compreendidas entre os 16 e os 20 anos, foram detidos, esta madrugada, pela PSP, por suspeita de terem assaltado várias pessoas no trajecto do Metropolitano entre as estações da Alameda e a Gare do Oriente.
A PSP prendeu os alegados assaltantes cerca da 01:45 junto à paragem dos táxis na Gare do
Oriente. Os jovens estavam munidos com armas brancas e terão ameaçado as vítimas, obrigando-as a entregar dinheiro, cartões Multibanco, telemóveis, entre outros artigos.
Apesar de terem assaltado várias pessoas, apenas duas vítimas apresentaram queixa na polícia. Segundo a PSP, todos os objectos roubados foram recuperados.

in Expresso

wpp



O fotógrafo canadiano Finbarr O'Reilly foi proclamado o vencedor do galardão de Foto do Ano, no World Press Photo 2005. A foto é de uma mulher nigeriana e o seu filho, afectado por hambruna.



Mohamed Azakir, fotógrafo da Reuters, foi premiado por esta foto do assassinato num atentado à bomba, num carro, no Líbano.



Segundo prémio sobre a história do desporto individual. Sydney Seshibedi, da África do Sul, no Sunday Times. em Johannesburgo.



Campeonatos do Mundo FINA de Montreal, Canadá. Foto de John G. Mabanglo. Esta foto apareceu na altura em que aconteceu aqui no Frescas e Boas. Estamos em cima do acontecimento. A jovem norte-americana Chelsea Davis ficou com um golpe bem desagradável, mas recuperou bem.

www.20minutos.es/galeria/770/0/0/

colocar vida no mundo

[Um blog que fomenta uma reportagem da Única do Expresso, digno de registo: ]

Única
O sonho que comanda vidas
«Hoje fui fazer outra eco para ver como estava o meu 'forninho'. Os ovários estão óptimos, o endométrio é que já devia estar mais fino. Devia ter 4 mm e está com 4,4 mm, o que quer dizer que só começo as injecções no dia 7...»
O «post» colocado por Elsa Ferreira no seu blogue, a 31 de Janeiro, parece cifrado em linguagem clínica, mas quem como ela sofre de infertilidade, e lhe lê os desabafos em sonhosermama.blogspot.com percebe cada palavra e em cada uma identifica a tensão, o medo, a esperança com que esta mulher de 34 anos inicia mais um tratamento de Procriação Medicamente Assistida (PMA).
Elsa integra o lote de 10 a 15% de portugueses em idade fértil que não conseguem filhos naturalmente. São cerca de 500 mil casais que regem a vida conjugal, o corpo, a mente, a conta bancária em função do passo seguinte que lhes poderá dar o desejado filho. No caso de Elsa é a sua segunda Fertilização In Vitro (FIV) em quatro meses, o sexto tratamento desde Agosto de 2002, altura em que lhe foi diagnosticada uma hiperplasia e traçada a dependência de uma futura gravidez de ajuda médica. Em caso de resultado negativo, será também a última durante os tempos mais próximos.

Versão integral na edição nº 1737
Raquel Moleiro

insólito do dia - cuidado

Metro de Lisboa
Gás desconhecido causa intoxicação na estação do Colombo
Um gás de origem desconhecida causou sintomas de intoxicação em várias pessoas na estação do Colégio Militar/Colombo do Metropolitano de Lisboa, por volta das 14h40 de hoje. »

a descobrir

THINGS WE DIDN'T KNOW THIS TIME LAST WEEK
6. A "lost world" exists in the Indonesian jungle that is home to dozens of hitherto unknown animal and plant species.
More details

7. James Dean worked as a stunt tester on the game show Beat the Clock, testing the safety of the stunts that studio audience members would later perform.

9. Keira Knightley and Scarlett Johansson hadn't met before posing nude together for the Vanity Fair cover, despite being close in age and in the same profession.

10. Whale meat caught under Japan's research programme ends up not only in high-end sushi but in dog food, school meals and as fast-food "whale bacon".
More details

Festival de Cinema de Berlim

Image hosting by Photobucket


GERMANY TRADE FAIR

Image hosting by Photobucket

curioso, muito curioso

Dell pondera vender máquinas com software Google gratuito
A Dell está a ponderar no futuro vender os seus computadores com programadas da Google pré-instalados. A fabricante de computadores está a analisar algum do software já disponíveis,como a ferramenta para localizar ficheiros no desktop e a barra de ferramentas do Google.
A informação foi confirmada por um porta-voz da Google, Jon Murchinson, segundo o qual estão a ser levados a cabo testes «para ver como seria a distribuição de algumas de nossas ferramentas através da Dell». Caso a parceria se concretize, as soluções podem ser instaladas em cerca de 100 milhões de novos aparelhos.
A iniciativa pode constotuir uma séria ameaça à primazia da Microsoft, que há anos já oferece software em novos computadores. Está demonstrado que quando as ferramentas já vêm instaladas nos computadores, aumentam as possibilidades dos utilizadores as manterem.
No início deste ano, a Google criou um Pack com programas que pretendem «tornar o uso dos computadores mais fácil e mais seguro. O pacote inclui software da empresa, como o Google Earth, o Google Pack Screensaver, o Google Desktop e o Google Toolbar, além do navegador Firefox, do Adobe Reader 7 e Norton Antivirus 2005 Special Edition (em versão de teste gratuita por seis meses).

in DD

descobrir mais egipto



Pharaonic tomb find stuns Egypt
Archaeologists have discovered an intact, ancient Egyptian tomb in the Valley of the Kings, the first since King Tutankhamun's was found in 1922.
A University of Memphis-led team found the previously unknown tomb complete with sarcophagi and five mummies.
The archaeologists have not yet been able to identify them.
But Egypt's chief archaeologist Zahi Hawass says they "might be royals or nobles" moved from "original graves to protect them from grave robbers".
"We don't really know what kind of people are inside but I do believe they look royal. Maybe they are kings or queens or nobles," he told Reuters news agency.

Click for map of Valley of the Kings
In pictures: Pharaonic tomb

Map of Valley of the Kings

ciência em mudança

Investigadores da Universidade de East Anglia
Sobre-aquecimento do planeta é o mais extenso e longo dos últimos 1200 anos
O sobre-aquecimento climático do planeta no final do século XX foi o mais extenso e longo dos últimos 1200 anos, conclui um estudo de dois investigadores da Universidade de East Anglia, Reino Unido, publicado na edição de amanhã da revista norte-americana “Science”.
Os climatólogos Timothy Osborn e Keith Briffa analisaram 14 locais diferentes no Hemisfério Norte, medindo os anéis de crescimento anual no tronco das árvores, nos glaciares e nos sedimentos contendo fósseis de animais. Estas medidas possibilitaram determinar as temperaturas nos diferentes períodos.

Os investigadores compararam estes dados com temperaturas remontando a 1856, ano a partir do qual começaram a ser medidas cientificamente.Para tentar determinar se esta subida das temperaturas reflecte ou não uma flutuação natural do clima, os cientistas compararam a amplitude relativa do sobre-aquecimento actual no Hemisfério Norte a outros períodos de arrefecimento e sobre-aquecimento desde o ano de 800.
Os investigadores recorreram também a relatos de pessoas que viveram em épocas diferentes na Idade Mediam e que testemunharam fenómenos climáticos particulares, como por exemplo o congelamento de um canal na Bélgica e na Holanda.
mais in Publico.pt

red hot

Promoção de "Stadium Arcadium"
Red Hot Chili Peppers no Rock In Rio
Os Red Hot Chili Peppers anunciaram hoje, no site oficial, a participação no festival Rock In Rio 2006, em Lisboa. A data, ainda não definida, faz parte da digressão europeia de promoção ao novo "Stadium Arcadium", com edição prevista para Maio.
A banda californiana regressa a Lisboa depois de ter passado pelo Pavilhão Atlântico em Janeiro de 2003. Na altura, o mote era "By the Way", um álbum que vendeu quase dois milhões de cópias só nos EUA. O sucessor, "Stadium Arcadium", é um álbum duplo que esteve quase a ser um álbum triplo (Anthony Kiedis e comparsas tinham 38 canções escritas). Rick Rubin assina a produção.

oddcast sounds

Para quem quer brincar com um site que transforma texto em voz, toca a experimentar:

bib

Biblioteca digital europeia vai estar online ainda este ano
A biblioteca digital europeia, proposta por seis dirigentes europeus em Abril do ano passado, vai estar online já este ano para consulta pública.
O ministro da Cultura francês, Renaud Donnedieu de Vabres, garantiu na quinta-feira que poderão ser consultados documentos de toda a Europa através de um único portal.
Esta «biblioteca pública dos saberes», como a definiu o ministro francês, incluirá todo o tipo de obras. Algumas já fazem parte do domínio público, mas outras estão sujeitas a direitos de autor.
As autoridades europeias esperam que o projecto seja partilhado por todos os Estados-membros e outros operadores potenciais, como bibliotecas e editoras.

in DD
Açores: Universidade disponibiliza portal considerado case study pela Microsoft
O Centro de Vulcanologia da Universidade dos Açores vai disponibilizar, dentro de um mês, um portal com informação e conteúdos sobre perigos naturais, um projecto considerado pela empresa Microsoft como um case study.

sexta-feira, fevereiro 10, 2006

no penis, no envy

Fui referido pela dona deste belíssimo blog, obrigado.

quinta-feira, fevereiro 09, 2006

turim



Treino enérgico
A atleta norte-americana Shannon Bahrke realizou hoje mais um treino intensivo de preparação para os Jogos Olímpicos de Inverno Turim 2006, em Itália, que começam amanhã e terminam no dia 26. Foto: Peter Dejong/AP
in Publico.pt

porquê? medo

Jornal dinamarquês volta a pedir desculpa aos muçulmanos
O jornal dinamarquês Jyllands Posten voltou hoje a pedir desculpa aos muçulmanos por ter publicado as controversas caricaturas do profeta Maomé numa carta enviada à imprensa argelina de hoje através da embaixada da Dinamarca em Argel.
«Pedimos desculpa pelo grande mal-entendido gerado pela publicação das caricaturas que apresentaram o profeta Maomé e alimentou sentimentos belicosos face à Dinamarca», lê-se na carta redigida em árabe e traduzida pelo jornal La Tribune.
«Não nos apercebemos, em momento algum, da extrema sensibilidade dos muçulmanos que vivem na Dinamarca e da dos outros muçulmanos em todo o mundo em relação a esta questão», explica o texto assinado pelo director do jornal dinamarquês, Carsten Juste.

in Lusa

novos media::neon

Nova revista gratuita de cultura e entretenimento chega amanhã a Lisboa
A Neon é a nova revista gratuita de cultura e entretenimento que estará disponível, em Lisboa, a partir desta sexta-feira, 10 de Fevereiro.
Segundo Tiago Farinha, responsável pelo projecto, «faltava no mercado das publicações gratuitas um título com as características da Neon, que oferece aos leitores informação sobre cultura e entretenimento».
A revista vai ter um formato de bolso, em 36 páginas, numa edição quinzenal e com uma tiragem de 10.000 exemplares. A informação será direccionada ao cinema, teatro, exposições, espectáculos, bem como a vida nocturna da capital. O público alvo da Neon é composto por jovens adultos lisboetas que gostam de divertir-se à noite e em eventos culturais.
São já 50 os locais que se disponibilizaram para distribuir a revista, entre os quais estão teatros, cinemas e locais de diversão nocturna, como, por exemplo, o Teatro Nacional D. Maria II e o São Luiz e os cinemas Londres e Quarteto. A revista Neon está a cargo da nova editora Casa do Sul.

in DD
Director do Expresso diz não ter medo da concorrência
[Do Público para o Blitz]

Miguel Francisco Cadete é o novo director do Blitz
Miguel Francisco Cadete é o novo director do Blitz, depois de Vítor Rainho (director-interino) ter anunciado a sua renúncia ao cargo.
Ao Diário de Notícias, Miguel Francisco Cadete antecipou que uma das suas prioridades é reactivar os prémios Blitz e reforçar a marca do jornal.
Miguel Francisco Cadete é crítico de música do semanário Expresso e integrou a redacção do Blitz nos anos 80. O jornal adianta ainda que a publicação dedicada à música terá um site no segundo trimestre deste ano.

grammys


O beijo de Bono
Bono Vox beija a barriga de Gwen Stefani, depois de a cantora norte-americana ter anunciado os U2 como vencedores de mais um Grammy, na categoria de Melhor Álbum Rock com "How to Dismantle an Atomic Bomb". Os irlandeses foram os grandes vencedores da cerimónia, com um total de cinco prémios. Foto: Richard Hartog/Los Angeles Times/AP

quarta-feira, fevereiro 08, 2006

mundo perdido



Investigadores descobrem "mundo perdido" na Papuásia
Uma expedição de 25 investigadores à floresta de Irian Jaya, na parte indonésia da ilha da Papuásia, descobriu "um mundo perdido", onde fauna e flora prosperam longe da presença humana. Entre as espécies observadas figura uma ave "comedora de mel" (na foto), a primeira nova espécie de ave registada na ilha nos últimos 60 anos. Foto: Conservation International/Bruce Beehler/AP
in Publico.pt

mudanças

[Com a saída de José António Saraiva e José António Lima para criarem um novo semanário, é legítimo pensar que Rainho poderá ocupar um cargo importante no novo projecto. Eu também estou interessado!]

Vítor Rainho abandona 'Expresso' e 'Blitz'
O jornalista Vítor Rainho vai deixar o grupo Impresa, renunciando deste modo às funções de editor da revista Única, do Expresso, e de director interino do jornal Blitz.Esta decisão já foi comunicada ao director do Expresso, Henrique Monteiro, na sexta-feira, que fez chegar a informação aos restantes colaboradores da redacção.José Cardoso será o sucessor de Rainho na editoria da revista Única, como confirmou ao DN Henrique Monteiro, uma vez que o jornalista já ocupava o posto de editor-adjunto da publicação.
No Blitz, deixa em fase terminal um processo de reformulação que vinha levando a cabo desde a sua indigitação no final de Junho de 2005.
Vítor Rainho será recebido hoje pela administração para acertar a sua saída.
in DN

weblog

Querido vende weblog.com.pt
"Este negócio é uma pedrada no charco." É assim que Armando Baptista, director-geral do portal aeiou.pt, define ao DN a aquisição do domínio weblog.com.pt ao internauta e jornalista Paulo Querido.
A transacção tornou-se uma realidade no primeiro dia de Fevereiro e vem agitar as águas paradas em que se encontrava o mercado da Internet. "Pela primeira vez, desde há muito tempo, que não acontecia um negócio nesta área. Este pode ser o principio do renascimento desta actividade", congratulou-se ao DN Paulo Querido. Na origem desta venda esteve a constatação do criador de não ter capacidade financeira e técnica para sustentar este alojador de blogues, que "cresceu acima da expectativa", assumiu.
O weblog.com.pt nasceu em Maio de 2003 e, neste momento, alberga mais de quatro mil autores e dois mil blogues activos. "Já teve sete mil, mas a taxa mortalidade dos blogues é muito alta", descreveu o antigo responsável pelo domínio, que confessa, na "passagem de testemunho" que deixou no site, ter suspirado de alívio no dia em que o negócio se efectivou.

media

Lusa abre inquérito para esclarecer polémica
A agência noticiosa Lusa abriu um processo interno para esclarecer a polémica levantada com uma série de notícias e respectivos desmentidos sobre a instalação de acessos de banda larga à Internet em todas as escolas nacionais.Isso mesmo revelou ao DN José Manuel Barroso, administrador-delegado da Lusa. "Foi pedido à Direcção de Informação um relatório e vai haver uma inquirição interna para esclarecer factos. De resto, o trabalho continua normalmente", disse.Em causa estão três jornalistas e a directora de informação da Lusa, Deolinda Almeida, que disse ao DN que se trata de "uma questão meramente técnica e ética, que foi transformada numa questão política", baseada numa alegada pressão de uma assessora do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Esta assessora tentou corrigir uma notícia da Lusa que desmentia o anúncio do Governo. A agência acabou por colocar em linha dois desmentidos e uma correcção a uma notícia publicada.
mais in DN

segunda-feira, fevereiro 06, 2006

maomé



As caricaturas de maomé. Vários libaneses queimam uma bandeira, em frente à Embaixada dinamarquesa em Beirut, cuja sede foi incendiada por manifestantes descontrolados. Tem-se verificado uma onda de disturbios causados pela publicação das já famosas caricaturas de Maomé nos jornais dinamarqueses.


Protestos contra "cartoons" de Maomé
Governo reforça segurança na embaixada da Dinamarca em Lisboa
O Governo português reforçou a segurança na embaixada da Dinamarca em Lisboa, na sequência dos protestos suscitados pela publicação de "cartoons" de Maomé, mas considera desnecessárias medidas semelhantes nas representações diplomáticas portuguesas nos países árabes.
"Cartoons" de Maomé: manifestantes atacam embaixada da Áustria em Teerão
Afeganistão: manifestação contra "cartoons" de Maomé faz um morto e quatro feridos

fazer-se ouvir

Blogue dá voz a condenado no corredor da morte
A segurança máxima da cadeia de Baltimore não impede Vernon Evans de ter um blogue na Internet. Há cerca de um ano que este condenado à morte responde a perguntas dos cibernautas que querem conhecê-lo. Foi uma militante da Aministia Internacional que fez nascer Meet Vernon "Criei este blogue para que possa conhecer Vernon Lee Evans, a próxima pessoa a ser executado no corredor da morte do Maryland".
Em Março de 2005, Virginia Simmons abriu as portas deste diário de um condenado na blogosfera, disponível em meetvernon.blogspot.com. Criou uma conta no Gmail e é aqui que recebe comentários e perguntas dos cibernautas, que imprime e envia, por correio, para Vernon. Aliás, no cabeçalho do blogue, faz o sublinhado o condenado não tem acesso à Internet.
O correio chega à cela de Vernon Evans por volta das 16.00 - sabemo-lo depois de navegar pelo blogue. Antes de sair para o "exercício", lê a correspondência e é durante a ginástica que ordena as ideias que quer transmitir aos que se têm interessado por ele. Na volta do correio, a militante anti-pena de morte, Virginia Simmons, recebe os futuros posts de Meet Vernon.

"Sê forte, não tenhas medo"
Este que é dado como o primeiro blogue do género (há muitos sites sobre habitantes do corredor da morte e sobre a pena de morte nos EUA) não deixou de gerar polémica. Virginia sabe que o tema é delicado mas não deixa de receber "comentários e emails de pessoas com diferentes pontos de vista". A militante vai mais longe e chega a desafiar os familiares das duas vítimas a enviar os seus contributos.
mais in DN

ondas



Quando o mar passeia pela rua. Não, não é Nova Orleães... perto. Devido a uma frente fria, ondas fortes abateram-se sobre Malecón em Habana (Cuba), um dos sítios mais importantes da cidade. A avenida, por onde normalmente os automóveis transitam a grande velocidade, converteu-se num espectáculo de ondas baixas para turistas e habaneros.

Castells e Crato - tecnologia

"É a cultura que produz a tecnologia"
A sociedade da informação entrou para a primeira linha da actualidade nacional, através do choque tecnológico. Manuel Castells tem seguido a evolução portuguesa e considera que o país está numa etapa de transição para o que apelida de modelo informacional de desenvolvimento. O modelo da sociedade em rede, baseado na informação, no conhecimento e na organização não hierarquizada. Mas o choque tecnológico faz-se só com... tecnologia?

A resposta do autor de A Galáxia Internet é negativa. "É a cultura que produz a tecnologia", afirma. A prova é a própria existência da Internet, cuja raiz é cultural. "A ideia da livre comunicação, que existia nas universidades americanas dos anos 70, é que gerou este tipo de tecnologia. A ideia de que a Internet nasceu como uma tecnologia para resistir a um ataque nuclear é um disparate", afirma o sociólogo. "Para desenvolver a Internet, foi preciso primeiro pensar numa tecnologia de comunicação sem centro. Os franceses fizerem um modelo com a mesma tecnologia, mas vertical, o Minitel francês. Foi varrido."

O conceito de rede, onde não exitem hierarquias mas "nós" horizontais, todos com o mesmo poder, é a essência da Internet. Para Castells, não se trata apenas de um modelo tecnológico. Também as sociedades evoluem para uma organização em rede, a partir do momento em que dispuseram de uma tecnologia de comunicação horizontal, a Internet.
Os Estados Unidos e a Finlândia são exemplos de países que deram o salto para a sociedade em rede. Representam, respectivamente, um modelo liberal e um modelo social- -democrata, europeu. Castells considera-os incompatíveis.
Para o sociólogo, o sector público não é um travão, mas um motor, que não dispensa, naturalmente, o sector privado. "A diferença é que, de um lado, há apenas o modelo empresarial e no outro é o Governo que primeiro cria condições para a inovação e garante que os benefícios são redistribuídos por toda a sociedade. Um sistema de segurança social não detém a inovação", explica.

mais in DN

sociology.berkeley.edu/faculty/castells/

-------------

Opinião de Nuno Crato - in Expresso
Encavacado
Há palavras tão gastas que perdem o seu significado. Uma delas é inovação. Parece que basta mudar para progredir. Mas há mudanças boas e mudanças más. Ou será que todas as inovações são boas?
Ontem à tarde estive numa reunião de discussão de programas de ensino. Um dos oradores explicava as suas ideias e repetia de minuto a minuto: «é um programa diferente», «é um programa inovador», «é um programa diferente», «é um programa inovador», «é diferente», «é inovador»...

Disse-o tantas vezes que um dos professores na sala o interrompeu e perguntou «Já percebemos que é diferente. Mas é melhor?» O orador ficou encavacado. Encavacadíssimo. Como se nunca tivesse pensado nesse problema insólito. Balbuciou umas justificações e passou à frente.
Hoje de manhã passei pela Rotunda da Boavista, no Porto, e fui surpreendido com um anúncio de uma escola de línguas. Uma larga faixa estendida no edifício afirmava, orgulhosa: «Aqui não há computadores»!

Curioso! Como se pode ter orgulho em não seguir a moda das novas tecnologias?! Lembrei-me de um laboratório de línguas que existiu durante uns tempos no meu liceu. Tínhamos de falar para um gravador, com uns auscultadores na cabeça, e ouvir a nossa própria voz, para depois corrigir a pronúncia. Na altura aprendia-se francês.

Foi um fracasso, porque se exagerou. Ninguém tinha paciência para ficar muito tempo sozinho às voltas com uns auscultadores e uns microfones. Ao fim de pouco tempo regressámos por completo ao ensino presencial, com uma professora, com diálogos, com leituras, com ditados, com redacções.

Está-se hoje a passar por uma fase semelhante. Há vantagens imensas no uso dos computadores, mas as novas tecnologias têm um papel que não deve ser exagerado. O filósofo pós-moderno Lyotard afirmou, triunfante, que os computadores iam expulsar os professores, mas o bom senso prevaleceu. Pelo menos na Boavista há uma escola que está orgulhosa de ter professores. Daqueles vivos, de carne e osso.
mais in Expresso