segunda-feira, fevereiro 13, 2006

pensador

[Engraçado, sem ter graça nenhuma, como não conhecia este homem, por ser da geração que sou. Mas agora que vou lendo e vendo coisas sobre ele, parece uma figura fascinante e que merece ser conhecida.]

Agostinho da Silva: Centenário do nascimento celebra-se hoje
As comemorações do centenário do nascimento de Agostinho da Silva, pensador que continua controverso e enigmático, arrancam hoje no Centro Cultural de Belém com o patrocínio da Ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima.
As celebrações incluem colóquios, exposições, publicação de livros a edição de um selo comemorativo, a abertura da cátedra «Agostinho da Silva» na Universidade de Brasília e o baptismo de um avião da TAP com o seu nome.
As iniciativas resultam de uma parceria dos governos de Portugal e do Brasil (onde o escritor esteve exilado) e a Associação Agostinho da Silva e incluem a projecção do documentário «Agostinho da Silva:um Pensamento Vivo» e a inauguração da mostra «Agostinho da Silva:Pensamento e Acção» em cidades portuguesas e estrangeiras.
A efeméride revela que o pensador e pedagogo continua uma figura controversa e enigmática, mesmo para os que com ele privaram.
Reconhecendo que a sua personalidade sempre o intrigou, o ensaísta Eduardo Lourenço afirmou que «não era parecido com ninguém, excepto com ele próprio» e lamentou que a sua obra ainda esteja «pouco estudada».
O filósofo e pedagogo Agostinho da Silva nasceu no Porto a 13 de Fevereiro de 1906, esteve preso no Aljube devido a polémicas com o Estado Novo e a Igreja e optou por se exilar no Brasil, onde co-fundou as universidades federais de Paraíba e Santa Catarina e a Universidade de Brasília.
Quando morreu, em Lisboa, a 3 de Abril de 1994, Agostinho da Silva deixou uma obra vastíssima e que inclui textos pedagógicos, ensaios filosóficos, novelas, artigos, poemas, estudos sobre História e cultura e as suas reflexões sobre a religião.

in Lusa


AGOSTINHO DA SILVA
Neto traça percurso de filósofo com documentário
O neto de Agostinho da Silva realizou um documentário sobre o filósofo português que é projectado esta segunda-feira no Fórum Lisboa no dia em que passam cem anos sobre o seu nascimento. As comemorações deste aniversário envolvem diversas outras acções.
DOSSIER AGOSTINHO DA SILVA

www.instituto-camoes.pt/cvc/filosofia/1910h.html

Sem comentários: