quinta-feira, fevereiro 16, 2006

media e mudança

Saraiva quer "dez a 15" jornalistas do 'Expresso'
José António Saraiva está interessado em "dez a 15" jornalistas do Expresso para integrarem a redacção do novo semanário, que quer lançar "em Setembro ou início de Outubro".
Reforçando que não está "interessado em abrir uma guerra com o Expresso", Saraiva admitiu ao DN que "está lá um conjunto de profissionais valiosos", que gostaria de ver ao seu lado. "Mas atenção, não vou lançar qualquer OPA sobre o Expresso", garantiu.
O antigo director daquele jornal anunciou recentemente a sua intenção de lançar um semanário, para o qual garante já ter financiadores. Ao seu lado estarão os jornalistas José António Lima, Mário Ramires e Vítor Rainho, que abandonaram já o Expresso.
"É esse, de facto, o núcleo fundador do projecto, para o qual já estamos a trabalhar, em instalações próprias na baixa de Lisboa, que serão a sede do jornal", disse Saraiva.
Apostando numa equipa base de 60 profissionais nos quadros (40 dos quais jornalistas), além de colaboradores, o novo projecto já tem nome definido. "Por enquanto, não lho posso dizer. Apenas avanço que já pedi a dois pintores da nossa praça para desenharem o logótipo, que será uma forte imagem de marca do jornal".
Em Paço de Arcos (sede do Expresso), o lançamento de um novo concorrente está a ser aguardado com "serenidade", diz o director Henrique Monteiro. "Sempre gostei de concorrência e nós já a temos, e forte. Portanto, mal de mim se estivesse assustado com um projecto, que não sei o que é, nem sei se vai para a frente", disse. Apesar do discurso oficial, o DN sabe que os responsáveis do Expresso receiam uma "debandada" na redacção. "Há lá muita gente que está apenas à espera que o telefone toque", garantiu uma fonte, numa alusão a eventuais convites de Saraiva.
Henrique Monteiro desvaloriza, porém, essa hipótese. "Para já, não sabemos se essas pessoas aceitam ou não sair daqui. Se saírem, teremos alternativas. Infelizmente, há muitos bons jornalistas desempregados ou a ganhar mal. Além disso, há muita gente no mercado que gostaria de vir para o Expresso", disse ao DN.
São os casos de Micael Pereira (Sábado) e Hugo Franco (Correio da Manhã), que já acertaram a sua saída da Cofina e deverão começar a trabalhar em meados de Março no jornal do grupo Impresa.
in DN

Sem comentários: