domingo, fevereiro 26, 2006

descobertas

Descoberto templo com estátuas do faraó Ramsés II no Cairo
Uma equipa de arqueólogos egípcios descobriu num bairro do Cairo vestígios de um templo da época do Médio Império e Novo que estava decorado com estátuas do faraó Ramsés II (1304 a.C-1237 a.C), informaram hoje fontes do Conselho Supremo de Antiguidades (CSA).
O templo, encontrado no bairro de Ein Shams, faz parte do conjunto de templos que foram dedicados ao culto do Sol na zona.
«No local estão três estátuas com as feições do faraó Ramsés II, entre elas uma esculpida em rocha rosa, com um peso de entre cinco e seis toneladas e uma altura de três a quatro metros», segundo o especialista do CSA Rida Suleiman.
Suleiman afirmou que as outras duas esculturas de Ramsés II correspondem a um busto, também em rocha rosa, de 2,5 toneladas de peso, e uma estátua esculpida em pedra arenisca, em cuja costas foram gravados hieróglifos.
A quarta peça, esculpida em rocha rosa e que pesa entre uma e duas toneladas, representa o faraó Sesostris I, pertencente à XII dinastia do Médio Império, que governou o Egipto entre os anos 2040 e 1777 antes de Cristo, acrescentou Suleiman.

Sem comentários: