segunda-feira, fevereiro 06, 2006

fazer-se ouvir

Blogue dá voz a condenado no corredor da morte
A segurança máxima da cadeia de Baltimore não impede Vernon Evans de ter um blogue na Internet. Há cerca de um ano que este condenado à morte responde a perguntas dos cibernautas que querem conhecê-lo. Foi uma militante da Aministia Internacional que fez nascer Meet Vernon "Criei este blogue para que possa conhecer Vernon Lee Evans, a próxima pessoa a ser executado no corredor da morte do Maryland".
Em Março de 2005, Virginia Simmons abriu as portas deste diário de um condenado na blogosfera, disponível em meetvernon.blogspot.com. Criou uma conta no Gmail e é aqui que recebe comentários e perguntas dos cibernautas, que imprime e envia, por correio, para Vernon. Aliás, no cabeçalho do blogue, faz o sublinhado o condenado não tem acesso à Internet.
O correio chega à cela de Vernon Evans por volta das 16.00 - sabemo-lo depois de navegar pelo blogue. Antes de sair para o "exercício", lê a correspondência e é durante a ginástica que ordena as ideias que quer transmitir aos que se têm interessado por ele. Na volta do correio, a militante anti-pena de morte, Virginia Simmons, recebe os futuros posts de Meet Vernon.

"Sê forte, não tenhas medo"
Este que é dado como o primeiro blogue do género (há muitos sites sobre habitantes do corredor da morte e sobre a pena de morte nos EUA) não deixou de gerar polémica. Virginia sabe que o tema é delicado mas não deixa de receber "comentários e emails de pessoas com diferentes pontos de vista". A militante vai mais longe e chega a desafiar os familiares das duas vítimas a enviar os seus contributos.
mais in DN

Sem comentários: