sábado, fevereiro 25, 2006

história online

Torre do Tombo disponibiliza online relatos sobre terramoto
Uma das obras mais consultadas no Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo (INA/TT), o «Dicionário Geográfico» de 1758, com relatos de párocos sobre a devastação do grande terramoto no país, já está acessível no «site» do organismo na Internet.
A digitalização dos 44 volumes da obra, encomendada na época pela Academia de Ciências de Lisboa, é um exemplo da estratégia da nova direcção do Instituto de «tornar cada vez mais acessíveis ao público os arquivos» da Torre do Tombo.
Em entrevista à Agência Lusa, Silvestre Lacerda, presidente do IAN/TT, justificou que esta estratégia da entidade se baseia no princípio de que «a salvaguarda dos documentos é tão importante como a sua difusão».

«Queremos continuar a digitalizar a informação para facilitar a consulta pública, mas, ao mesmo tempo, estruturá-la, para não reproduzir o mesmo paradigma do papel. Não queremos reunir apenas um amontoado imagens», ressalvou.
Este «Dicionário Geográfico» tem a particularidade de ter sido elaborado com base nas descrições dos párocos das 4.168 freguesias do país, na sequência da devastação provocada pelo grande terramoto de 1755.
Na sequência da destruição, a Academia das Ciências pediu o auxílio da Igreja Católica, que, por seu turno, solicitou aos padres que descrevessem as freguesias antes e depois do terramoto.
O resultado, compilado na altura por ordem alfabética pelo padre Luís Cardoso, é ainda hoje uma das obras mais procuradas no IAN/TT, tendo sido no início deste ano disponibilizada em
http://www.iantt.pt (temporariamente no endereço http://ttonline.iantt.pt.

Sem comentários: