quarta-feira, abril 29, 2009
monumentos caseiros
Igreja de Nossa Senhora do Pópulo (de 1508), que deu origem à junta de freguesia onde nasci. Nas Caldas da Rainha.
by seremot
cuidado, atenção: a internet deve ser livre
"se estas novas propostas [do Parlamento Europeu, votadas a 5 de Maio] forem aprovadas, a Internet, como a conhecemos, pode estar a acabar. Sim, isto pode ser o princípio do fim. Se estas propostas forem aprovadas, os ISP (Internet Service Providers - Fornecedores do Serviço de Internet) passarão a estar legalmente habilitados a limitar o número de sites a que podemos aceder, e a dizer-nos se estamos ou não autorizados a utilizar determinados serviços. Eles decidem por nós."
por Jonasnuts
terça-feira, abril 28, 2009
magos do ataque laranja
São holandeses.
Nasceram no mesmo dia do mesmo ano: 1 de Julho de 1976.
Foram os melhores avançados, com mais golos, pela selecção holandesa - Kluivert é o melhor marcador da Laranja Mecânica com 40 golos.
Ambos começaram como defesas centrais.
São altos (Kluivert 1m91, Nistelrooy 1m88).
Têm ascendências no futebol holandês muito diferentes mas com ligeiras semelhanças:
Kluivert foi uma estrela internacional desde muito novo, mostrando o seu potencial no Ajax e partindo logo em 1997 para o Barcelona.
Nistelrooy teve um início de carreira menos mediático e bem mais interno, saiu também 1997 do Den Bosch para o Heerenveen. Na época seguinte rumou para o mais conhecido, mas também holandês PSV Eindhoven e só em 2001, com 25 anos, saiu da Holanda para o Man. United.
Daí que Kluivert já tivesse participado no Euro1996 enquanto Nistelrooy teve no Euro2004 o seu primeiro torneio com a Laranja Mecânica. Curiosamente, o 1.º de Nistelrooy, foi o 1.º a que Kluivert não foi - o seu último foi o Euro2000 e a Holanda não se qualificou para o Mundial 2002. Nistelrooy substituiu Kluivert na selecção, apesar de terem exactamente a mesma idade - nunca se encontraram em fases finais na Laranja Mecânica.
A carreira de Kluivert caiu depois da saída do Barça, em 2004, e morreu em 2008, após várias lesões. Kluivert agora está como técnico-adjunto do novo campeão holandês, o AZ Alkmaar.
A carreira de Nistelrooy, aos 32 anos, estava muito bem no Real Madrid desta época (leva 10 golos em 12 jogos), até à lesão grave (rasgão no menisco do joelho direito) que sofreu em Novembro. Está afastado da competição, no mínimo, até Junho - pode falhar a pré-temporada visto o tempo de recuperação poder ser de 9 meses.
o 25 de abril deles
família washington
São ambos irmãos e filhos do ex-jogador Washington. Ambos jogaram no clube grego AEK Atenas em alturas diferentes - é onde joga actualmente Geraldo. Como profissionais, nunca jogaram na mesma equipa. Um começou no Varzim, outro no FC Porto.
Os dois nasceram em Novembro, um de 1980 (Geraldo) e outro em 1981 (Bruno Alves).
segunda-feira, abril 27, 2009
domingo, abril 26, 2009
(des) aprender a ser adulto
sábado, abril 25, 2009
il speciale quer comprar ibra
"Ibrahimovic vai continuar. Se o presidente o quiser vender por cinco milhões de euros, eu compro-o. Até por 10 milhões. Além do mais, fazer investimentos na banca é arriscado nesta altura, por isso eu compro-o por 10 milhões"
José Mourinho, via Público
acelerar no sítio certo
Curva a curva, travagem a aceleração. Curva a recta, agilidade no volante a capacidade de reacção. Conduzir num circuito é impressionante, mas é no sabor da competição que conseguimos sentir mais motivação e adrenalina. Ter um objectivo a alcançar é incrivelmente entusiasmante. Quando o objectivo é um outro veículo e não um mero tempo, melhor ainda. Aceleramos mais, tentamos chegar, curva a curva, recta a recta, até à presa, como um verdadeiro predador de estrada.
A máquina, tão propícia para a velocidade e competição é, curva a curva, cada vez mais parte de nós, cada vez mais rápida nos movimentos. Temos cada vez mais o controlo e conseguimos estar cada vez mais perto da presa. Sentimos que vamos lá chegar. É inevitável.
A concentração é máxima, o instinto está em alerta completo e age por nós, curva a curva. Quando conseguimos apanhar e ultrapassar a "presa", há o alívio de objectivo cumprido e a satisfação potenciada pela adrenalina da aventura competitiva.
é 25 de abril... mais um
Um belo vídeo sobre uma perspectiva breve do 25 de Abril via Seudona João, ou melhor, a Jonasnuts
PARABÉNS PAI!!!
Chama-se Zé Luís e tinha 16 anos em pleno 25 de Abril de 1974.
quinta-feira, abril 23, 2009
um automóvel 100% eléctrico por lisboa
Mitsubishi i-MiEV
O futuro circula aqui
Pequeno, como um Mitsubishi Colt ou mesmo um Toyota Aygo. Silencioso como carro de golf eléctrico. Quase tão rápido quanto um Fiat 500 1.2. Ágil q.b., quase como um Opel Ágila. Com uma condução e manuseamento mais fácil do que a de um híbrido como o Honda Civic Hybrid ou o Toyota Prius.
Testámos o novo Mitsubishi i-Miev em Portugal (apesar de só estar à venda no Japão e chegar à Europa já em 2010) e para além de todas estas semelhanças com um veículo vulgar, trata-se de um automóvel incrivelmente singular. Estivemos na presença de um exemplo (ainda protótipo que tem um custo enquanto tal acima do 200 mil euros) impressionante, do futuro dos automóveis para massas e ficámos convencidos.
Os modelos que estiveram a semana passada em Portugal vieram directamente do Reino Unido, com volantes à direita, a propósito do Dia Mundial da Terra. Sem pensar nesse impacto curioso de andar nas estradas portuguesas com volante "ao contrário", o i-MiEV revelou uma condução muito fácil, pacífica e que até consegue ser entusiasmante. Tratando-se de um veículo 100% eléctrico, desde o momento em que se liga a chave, até ao momento em que saímos do veículo, não há o barulho alto que um motor a combustão tem.
Velocidade máxima de 130 km/h e autonomia estimada de 144 km, já segundo as normas europeias.
Aliás, parece que viajamos num silêncio profundo, onde se ouve todos os barulhos do andamento (é prejudicial na perspectiva dos peões não ouvirem a aproximação do veículo, mas poderá ter sons de sinalização na versão europeia).
Quando se pressiona o acelerador verifica-se algum som, muito suave, tal como uma pequena nave espacial, que demonstra o maior esforço da bateria eléctrica que move o i-Miev. Tanto no arranque, como nas recuperações ou nas ultrapassagens, o pressionar no acelerador consegue, parece-nos, prestações dignas de um motor 1.2 de 69 cv, como o do Fiat 500, por exemplo.
O i-Miev não tem conta rotações. No seu lugar existe um prático indicador da utilização que se está a fazer da bateria. O nível intermédio, verde, é mais comum e não consume muita energia, o branco indica quando o esforço é maior e dá-se facilmente em subidas, onde o i-MiEV cumpre, o nível azul é quando, em desaceleração, a bateria consegue recarregar-se, o que em percurso citadino é fácil de acontecer.
Estará ainda este ano à venda no Japão e em 2010 chega ao mercado europeu. Tem 64 cv de potência e 180 Nm de binário. Chegou com facilidade aos 50km/h em menos de 100 metros, aproximadamente.
Os poucos kms que fizemos com este veículo 100% eléctrico, permitiu perceber com facilidade que o i-MiEV é um carro perfeito para a cidade (e este é o futuro mais imediato dos eléctricos). Mostra-se ideal para as situações do pára-arranca citadino, porque armazena energia na desaceleração e gasta muito pouca nos arranques suaves em que se andam poucos metros. Em velocidade também cumpre, conseguimos atingir de forma expedita os 100km/h (atinge os 130).
Testámos a versão japonesa do i-MiEV, porque só em 2010 é lançada a versão europeia do modelo eléctrico, com proporções mais generosas
Para já, pode revolucionar os mantos de fumo e CO2 que qualquer rua principal de uma cidade emite e que prejudica não só o ambiente mas o bem estar imediato dos seres humanos, depois o barulho intenso do trânsito citadino pode deixar de existir com veículos deste tipo. Poluição sonora e gasosa pode, assim, passar facilmente a ser inexistente. Trata-se de uma verdadeira revolução para o modo como os automóveis afectam uma cidade e a forma como os encaramos e utilizamos nos dias de hoje.
Os olhares nas ruas lisboetas durante este passeio foram constantes. A maior parte das pessoas que passava e comentava, percebia que era um veículo diferente e inexistente por estas bandas, mas não compreendia que era um eléctrico e porque não fazia barulho.
Os i-MiEV partem amanhã de manhã para Inglaterra. Fui o último a conduzi-los por cá. Talvez em Dezembro voltem.
CARREGAMENTO
As baterias de iões de Lítio podem ser integralmente recarregadas em apenas seis horas, através de uma simples tomada de 220v que se liga ao i-MiEV na mesma zona onde coloca combustível nos veículos movidos a combustão. A Mitsubishi está a preparar para Portugal com a EDP um carregador rápido, já existente no Japão, que carrega 80% da capacidade total das baterias em 30 minutos.
Teste no i-MiEV das 16h20 às 17h20 de hoje, 23 de Abril.
Fotos e texto: João Tomé
Artigo sobre a história dos eléctricos, da TIME
as bengalas e manipulações de sócrates
"dá-me gentileza de me deixar acabar de falar?"
"o que é que está a querer dizer com essa pergunta"
"não sei ao que é que se refere"
"não coloquem palavras na minha boca"
pessoas na televisão
Conhecer mais aqui:
quarta-feira, abril 22, 2009
português pepe lixado
O excesso de Pepe.
"Pepe viste la camiseta del Real Madrid, no una de barrio"
disse o jogador do Getafe agredido, Casquero. Pepe já pediu desculpa publicamente.terça-feira, abril 21, 2009
quer a continha?
Porque é que existe a tendência generalizada de entrarmos um bar, num restaurante, numa padaria ou mesmo nos pastéis de Belém e ao pedirmos "a conta, se faz favor", nos respondem:
- "Quer a continha?"
- "Sim. Pode ser isso"
É que "continha" dá a ideia que é uma conta pequenina, pagamos pouco... é quase dado. É marketing interiorizado e inocente.
é tudo mais depressa
Trees are growing faster and could buy time to halt global warming
Plants and trees are growing faster because of rising carbon dioxide levels, potentially buying Earth more time to address global warming, according to scientists.
alma de pirata
the pirate bay
Mas o que mais me chamou a atenção no comunicado no site foi a lista de coisas que podem ajudar os seus membros, onde jaz um voto para as eleições europeias num partido que promove a despenalização dos downloads ilegais chamado The Swedish Pirate Party. É um grupo radical, é certo, não se percebe é se é de esquerda ou direita... Vem tudo explicado aqui.
ACT 23-04: Pelos vistos o juiz do caso foi acusado de ser parcial e estar associado ao lobby do copyright.
crescer na holanda e na escandinávia
Britain among the worst places to grow up: study
LONDON (AFP) — The happiest children in Europe are in the Netherlands and Scandinavia but Britain is among the worst places to grow up, according to new British research published Tuesday.
A league table of young people's wellbeing places the Netherlands top of 29 European states, followed by Sweden and Norway, while Britain comes in at a lowly 24th.
The table, focusing on youngsters aged up to 19, was compiled by researchers at York University in northern England for the Child Poverty Action Group (CPAG) using data mainly from 2006.
The researchers assessed the countries using 43 separate criteria, ranging from infant mortality and obesity to factors such as poverty and housing. Germany was eighth, France was 15th and Britain was ranked only above Romania, Bulgaria, Latvia, Lithuania and Malta.
brasil cada vez menos branco
"Para comprar una cesta básica de alimentos, un negro necesita trabajar 76 horas, frente a las 54 de un blanco. El índice de analfabetismo entre los negros llega al 20%, mientras que el de los blancos se sitúa en el 6%."
"Gracias a la triste herencia de la esclavitud -Brasil fue el último país que la abolió, en 1888, aunque el Estado no se comprometió a darles educación-, los negros siguen siendo la población menos escolarizada y por tanto la que realiza los trabajos peor retribuidos."
"Tambien el acceso a la Universidad es hoy mucho más difícil para un negro, ya que su formación escolar (muchos necesitan parte de su tiempo para trabajar) es muy inferior a la de los blancos, que pueden permitirse estudios suplementarios para superar las pruebas de acceso a las diferentes facultades."
segunda-feira, abril 20, 2009
smart vs. iQ
domingo, abril 19, 2009
a pose de helena
Para evitar mais acidentes na estrada, aqui jaz o cartaz da Triumph com a Helena Coelho. Clicar na foto para ver maior.
by seremot
memórias auditivas
Este foi o segundo CD que comprei na vida, no início dos anos 1990 - adquirido através de um Vale CD que tinha recebido no meu 10.º aniversário. Foi adquirido na loja de música do Centro Comercial da Avenida das Montras, nas Caldas da Rainha - numa altura em que ainda havia memória dos sítios onde comprávamos a música que ouvíamos em casa. Tinha 10 anos.
Só comprei este Auto da Pimento porque o meu pai insistiu bastante, garantia-me que era muito bom, que não me ia arrepender. Fiquei arrependido durante dois ou três anos e sempre culpei o meu progenitor pela compra, que não me tinha entretido nada - também dei-lhe poucas oportunidades, diga-se.
Tudo mudou dois ou três anos mais tarde, numa aula de português, no Liceu (Escola Raul Proença, Caldas da Rainha). Isto porque um dos textos que tivemos de trabalhar, era uma canção de Rui Veloso chamada País do Gelo, exactamente deste álbum - a que nunca tinha prestado grande atenção.
Fiquei fascinado pela história que existia na letra e foi isso que me fez ir à prateleira dos CD's lá de casa procurar, com dificuldade, o Auto da Pimenta.
Com o belo álbum nas mãos (é feito de cartão, com um óptimo e inspirado booklet e espaço para os dois CD's - na altura era raro ver coisas destas -, passei várias horas a ouvir as canções, ler e cantar as letras... imaginando toda a vida que estava ali projectada... deambulando pelas histórias incríveis e fascinantes lá descritas, com tanto pormenor, cor, sabor e cheiro que dava para me sentir ali, no século XV, XVI e XVII, em plenos Descobrimentos, a viajar para África, Brasil, Índia, China, País do Gelo.
Nunca mais larguei aquele álbum especial, com letras incríveis do Carlos Tê, música agradável a misturar rock algum som medieval e a voz quente do Rui Veloso. Consumi com um sorriso nos lábios esta História de Portugal cantada, repleta de personagens (desconhecidas) e curiosas. E culpo o meu pai. Obrigado.
Carlos Tê / Rui Veloso
Lá vai a nau catrineta que tem tudo por contar
Ouvi só mais uma história que vos vai fazer pasmar
Eram mil e doze a bordo nas contas do escrivão
Sem contar os galináceos sete patos e um cão
Era lista mui sortida de fidalgos passageiros
Desde mulheres de má vida a padres e mesteireiros
Iam todos tão airosos com seus farneis e merendas
Mais parecia um piquenique do que a carreira das indias
Ao passarem cabo verde o mar deu em encrespar
Logo viram ao que vinham quando a nau deu em bailar
Veio a cresta do equador e o cabo da boa esperança
Onde o velho adamastor subiu o ritmo da dança
Foi tamanha a danação foi puxado o bailarico
Quem sanfonava a canção era a mão do mafarrico
Tinha morrido o piloto e em febre o capitão ardia
Encantada pela corrente para sul a nau se perdia
Subia a conta dos dias ficavam podres os dentes
Eram tantas as sangrias morriam da cura os doentes
E o cheiro era tão mau e a fé tão vacilante
Parecia que a pobre nau era o inferno de dante
Com o leme sem governo e a derrota já perdida
Fizeram auto de fé com as mulheres de má vida
E foram tirando à sorte quem havia de morrer
Para que o vizinho do lado tivesse o que comer
No céu três meninas loiras cantavam um cantochão
Todas vestidas de tule para levar o capitão
No meio do seu delírio mostrou a raça de bravo
Teve ainda força na língua para as mandar ao diabo
Neste martírio sem fim ficou o lenho a boiar
Até que um vento gelado a terra firme o fez varar
Que diria o escrivão se pudesse escrevinhar
Eram mil e doze a bordo e doze haviam de chegar
Ao grande país do gelo com mil cristais a brilhar
Onde a paz era tão branca só se quiseram deitar
Naqueles lençois de linho a plumas acolchoados
E lá dormiram para sempre como meninos cansados
Excelentes são também músicas como:
Canção de Marinhar, Cruzeiro do Sul, Faena de Mar, Calmaria, Praia das Lágrimas, Mulher d`Armas, Trovas Vincentinas, Nativa, O Ourives Mestre João, À Sombra da Tamareira, Logo que Passe a Monção, Memorial, Brizas do Restelo.
cuecas revolucionárias só no japão
Japoneses criam cuecas que eliminam maus cheiros
As cuecas "J-Ware" matam bactérias e eliminam maus cheiros sozinhas, pelo que podem ser usadas vários dias seguidos. De acordo com os criadores desta inovadora peça de vestuário, as cuecas matam bactérias, absorvem água e secam rapidamente, o que elimina odores corporais mais desagradáveis.
As cuecas do futuro podem vir a fazer parte do vestuário dos astronautas, que assim passariam a levar menos roupa para as estações espaciais. Por isso mesmo, o primeiro grande teste à viabilidade de utilização desta invenção vai ser feita por um astronauta japonês, igual nacionalidade da empresa que desenvolveu o projecto.
sábado, abril 18, 2009
cruzeiros que nos mudam a vida
À VOLTA DO MUNDO
Miami – Londres
Cruzeiro de 108 dias
Saída: 11/1
Desde €43.875 (novos passageiros: promo -€7554 por casal)
Crystal Serenity” – Crystral Cruises
são lourenço é um tipo cheio de euros
T5 com 470m2 no Condomínio Jardins São Lourenço
Preço: € 2.980.000
Exposição solar: Nascente; Sul; Poente; Salão de Estar Sala de Jantar; Cozinha; Tratamento de Roupas; 5 Suites; Aposento da empregada; Lavabo Social; Bengaleiro Social; Hall de Entrada; Átrio de Uso Exclusivo.
Garagem: parqueamento para 6 viaturas
Arrecadação: 2 arrecadações
O Expresso tem uma reportagem curiosa sobre as casas de luxo estarem a ser vendidas que nem batatas em tempo de crise. Exemplos são moradias de seis milhões de euros e apartamentos de 4,5 milhões de euros estarem escassos dias no mercado, porque são logo adquiridas.
o candidato
Declarações de Cavaco, duro como nunca para Governo e empresários:
o chefe de Estado apontou directamente o dedo ao Governo avisando que “seria um erro muito grave, verdadeiramente intolerável” que, “na ânsia de obter estatísticas económicas mais favoráveis e ocultar a realidade, se optasse por estratégias de combate à crise que ajudassem a perpetuar os desequilíbrios sociais já existentes".
“faltou vontade política e económica para questionar o caminho que estava a ser seguido e que há muito suscitava reservas”
"num cenário de dificuldades, e sob a pressão da necessidade urgente de agir, as decisões nem sempre são ponderadas devidamente, acabando por abrir espaço para o desperdício de recursos públicos” ou “para a concentração desses recursos nas mãos de uns poucos, precisamente aqueles que detêm já maior influência junto dos decisores"
"Este é um período em que se pede ao Estado um maior activismo”, acrescentou, lembrando que “esta não é altura para intervencionismos populistas” ou “voluntarismos sem sentido”. “Os recursos do país são escassos e é muito o que há ainda por fazer. É preciso garantir o máximo de transparência na utilização dos dinheiros públicos. Desde logo, por uma questão de respeito para com os contribuintes"
"é hoje seguro afirmar que, na génese da crise financeira e económica que o mundo enfrenta, muito pesaram a violação de normas éticas” e “a adopção de comportamentos de risco cujo impacto sobre o sistema financeiro e o bem-estar das populações não foi devidamente ponderado”.
"Para além da imprudência e, mesmo, da incompetência reveladas na avaliação e tomada de riscos, muitos foram os gestores financeiros que, simplesmente, perderam o sentido da decência, como afirmou recentemente o Presidente da República da Alemanha”, acrescentou Cavaco Silva. Para o chefe de Estado, “criou-se um ambiente de exuberância objectivamente desligado da realidade e incapaz de antecipar os custos sociais de um eventual colapso do sistema”. E lembrou que “por detrás das estatísticas e dos gráficos que identificam a crise estão trabalhadores que perderam o emprego” e “investidores que perderam as poupanças de uma vida e cujos projectos e ambições foram destruídos num ápice”.
é “preciso ter coragem de, em vários domínios, começar de novo.” “É urgente que os decisores reajustem as prioridades e corrijam as injustiças e os erros que a crise desmascarou”; “é urgente colocar no topo da agenda, ao lado da liberdade, a responsabilidade, a solidariedade e a coesão sociais”. E, como já fez outras ocasiões, alertou para a importância “que a verdade, a transparência e os princípios éticos têm no bom funcionamento de uma economia e no desenvolvimento de uma sociedade”.
“não se trata de governar para os números, nem para as estatísticas”. “Estão em causa problemas concretos de natureza social, que geram situações de desespero e afectam com especial gravidade os mais desprotegidos. Problemas cuja resolução é uma responsabilidade política e, mais do que isso, uma condição necessária para a estabilidade da nossa democracia”.
há portugal no irão
Portugal vai recuperar fortalezas no Irão
O Governo português, em colaboração com a Fundação Calouste Gulbenkian, está a negociar com as autoridades de Teerão a recuperação das fortalezas portuguesas existentes no Irão. Ou seja, a fortaleza de Ormuz, uma das três grandes praças-fortes da presença portuguesa no Oriente, e a de Qeshm, ambas situadas em ilhas no Golfo Pérsico.
quinta-feira, abril 16, 2009
tuga ronaldo eliminou fc porto
O Telegraph chama ao golo decisivo de Cristiano Ronaldo, a cerca de 30 metro da baliza, um raio (thunderbolt) ou super remate. Por cá já ouvi míssil, bomba, tiro e até rocket...
quarta-feira, abril 15, 2009
serviço público muito mínimo
quem és tu?
terça-feira, abril 14, 2009
biblas lisboetas
Lisboa: Mais 25 km de pistas para bicicletas
Há cada vez mais ruas na cidade com “tapetes cor de tijolo” esticados para a passagem das bicicletas. E a Câmara de Lisboa prevê, até Outubro de 2009, poder disponibilizar percursos cicláveis com uma extensão total aproximada de 25 quilómetros, unindo os principais espaços verdes da cidade, mas também áreas residenciais e empresariais. Se assim for, perto do fim do ano poder-se-á pedalar entre Carnide e Benfica, Benfica e Telheiras, Telheiras e Campo Grande, Campo Grande e Parque das Nações, Monsanto e Parque EduardoVII, Monsanto e Jardim do Arco do Cego (pela Duque d’Ávila) e Monsanto e Benfica (através da radial). Nessa altura estará também operacional, segundo o vereador Sá Fernandes, a ciclovia entre Belém e o Cais do Sodré.divagar meio acordado...
Na Faculdade eu era o João das Caldas, havia depois uma panóplia de pessoas e respectivos nomes, todos portugueses, que, no entanto, vinham de sítios tão distantes quanto Macau, África, Açores, Madeira, Trás-os-Montes, Guarda, Covilhã, Évora, Algarve, Setúbal, Margem Sul, Odivelas, Aveiro, Porto, Ovar, Odemira. Tudo portugueses. Pessoas de origens diferentes, culturas ligeiramente diferentes, com um curso, uma universidade ou uma cidade em comum. Foi aí que senti na pele a verdadeira dimensão do país onde nasci e a que chamo casa.
Não faltavam pessoas de Macau, África, Madeira e Açores. Os sítios mais longe da minha terra natal. No entanto, todos eles eram tão portugueses quanto eu. Apesar de serem muitos os que vinham de Macau, foram esses (vindos de mais longe) que primeiro me acolheram quando era eu o novato e o estranho por ali.
Sempre achei fascinante conviver diariamente com portugueses de Macau (não que isso se note no dia a dia ou no trato normal com as pessoas). Vinham de tão longe mas tinham tanto em comum comigo, a começar pela língua, sem sotaque ou pronúncia.
Ao primeiro contacto ficava-se logo a saber que vinham de Macau. Da mesma forma como eles ficavam a saber que eu era das Caldas. É requisito. "De onde és?" Era pergunta recorrente. Quando os conhecia melhor ficava fascinado por tudo aquilo que, culturalmente, nos unia e, culturalmente, nos distinguia. A experiência asiática tinha os seus encantos. Não me esqueço de estar a contar à Marta como tinha achado fascinante ter estado num 12º andar de um prédio lisboeta, e ela me explicar que vivia, em Macau, no 46º andar (ou qualquer coisa do género). Pormenores, é certo, mas que demonstravam os sítios diferentes por onde tínhamos passado (nas Caldas um prédio com 10 andares é muito muito raro).
Não conheci, na faculdade, que eu saiba, portugueses de Goa, ou de outras paragens. Mas isso fez-me despertar o apetite de viajar pelo mundo, mas acima de tudo pelo mundo português.
Isto tudo para dizer que nunca fui à Madeira nem aos Açores, muito menos a Macau ou Angola, São Tomé, Guiné Bissau ou Moçambique... mas quero cumprir esse desejo em breve.
Madeira e Açores, em pleno Atlântico, são sítios daquilo a que chamamos Portugal, diferentes de tudo o que eu conheço no Continente. De certeza que existem várias ilhas no mundo do mesmo género de Madeira e Açores, mas nestas vivem e sempre viveram (desde que foram descobertas) portugueses. Ou seja, nascer em Portugal também é nascer numa ilha tropical. Da mesma forma que nascer em Portugal já foi nascer em África ou mesmo em Macau ou, em tempos idos, em Goa. É estranho mas ao mesmo tempo fascinante.
segunda-feira, abril 13, 2009
as dúvidas da história
"Que mais irão eles inventar? Que o Infante D. Henrique não usava aquele chapeirão preto? Que Colombo não era português de Cuba? Que Cristóvão de Mendonça não descobriu à Austrália? Que Miguel Corte Real não chegou à América e não deixou uma mensagem na Pedra de Dighton? Onde iremos parar?"
in Jugular, por Paulo Pinto
ser ou não ser "a namorada"
Já está online o Mov, o movimento do PS por José Sócrates. Em www.socrates2009.pt/ já é possível ver uma das colagens que Sócrates mais desejava, que é consubstanciada pela foto dele ao lado de Barack Obama.
domingo, abril 12, 2009
malaca, a portuguesa
os números portugueses
quem é diogo do couto?
DIOGO DO COUTO - Um cronista do oriente, in Carreira da Índia
Quando se fala da Expansão Portuguesa é vulgar relembrar os grandes nomes dos Descobrimentos, que geralmente se associam aos grandes generais e cabos-de-guerra, aos vice-reis, aos descobridores de novas terras. Ficam, por vezes, um pouco esquecidos aqueles que, muitas vezes suportando imensas adversidades e sendo mesmo vítimas de injustiça, nos legaram, sob a forma de relatos ou crónicas, os factos, a história e a memória desse tempo. Registar e contar a verdade histórica era, ontem como hoje, tarefa difícil e ingrata. Por entre os cronistas portugueses no Oriente destaca-se o nome de um homem que, pela sua rectidão e amor á verdade, tornou-se um pouco o modelo da historiografia portuguesa. A sua vida, como a sua obra, reflecte o misto de esforço, empenho e glória, assim como algumas misérias que fizeram a História dos portugueses no Oriente. Foi soldado, escritor e um homem de cultura; chamava-se Diogo do Couto e é de quem iremos falar hoje.
pirata africano
Q&A: Who are the Somali pirates?
HOW DID THEY START?
* When warlords toppled former dictator Mohamed Siad Barre in 1991, Somalia collapsed into anarchy. That led to a wave of illegal fishing, plus dumping of toxic and industrial waste, in Somali waters by foreign boats from Asia and Europe.
* Toward the end of the decade, local fishermen and militia formed groups with names like the "Somali Coastguards" and the "National Volunteer Coastguards," to drive away or apprehend the vessels from South Korea, Italy, Spain, Thailand and elsewhere.
* Seeing how easy it was to capture vessels, those groups metamorphosed this decade into old-fashioned pirate gangs, becoming ever more sophisticated in methods and bold in range.
os cheiros planetários de portugal
Lista das 27 maravilhas de origem portuguesa
América do Sul
Brasil, Salvador da Baía, Convento de São Francisco e Ordem Terceira
Brasil, Ouro Preto, Convento de São Francisco da Penitência
Brasil, Olinda, Mosteiro de São Bento
Brasil, Congonhas do Campo, Santuário de Bom Jesus de Matosinhos
Brasil, Recife, Convento de São Francisco da Penitência
Brasil, Rio de Janeiro, Mosteiro de São Bento
Brasil, Rondônia, Fortaleza Príncipe da Beira
Uruguai, Colónia de Sacramento, Centro Histórico
África
Moçambique, Ilha de Moçambique
Etiópia, Gorgora Nova
Marrocos, Safi , Fortaleza de Safi
Marrocos, El-Jadida, Fortaleza de Mazagão
Angola, Luanda, Convento do Carmo
Tanzânia, Quiloa, Fortaleza de Kilwa (Quiloa)
Gana, Elmina, Fortaleza de São Jorge da Mina
Quénia, Mombaça, Fortaleza de Jesus de Mombaça
Cabo Verde, Ilha de Santiago, Cidade Velha de Santiago
Ásia
Irão, Ormuz, Fortaleza de Ormuz
Índia, Baçaim, Cidade de Baçaim
Malásia, Malaca, Centro Histórico de Malaca
Macau, Igreja de São Paulo
Índia, Damão, Fortaleza de Damão Grande
Índia, Diu, Fortaleza de Diu
Omã, Mascate, Fortificação de Mascate
Bahrain, Fortaleza de Dal´at Al-Bahrain
Índia, Goa, Igreja do Bom Jesus
Índia, Goa, Sé Catedral de Goa
via Fugas
sexta-feira, abril 10, 2009
ir ao brasil em sintra
Restaurante Orixás, em Sintra
Por lá, para além do ambiente onde se "respira" Brasil indío e onde se come num autêntico museu vivo, é possível experimentar verdadeiras delícias marisqueiras da terra de Vera Cruz (foi esse o nome que Pedro Álvares Cabral deu à primeira ilha daquilo que chamaram Brasil em 1500; mas não só os portugueses já conheciam a existência do Brasil antes, Vasco da Gama passou por lá a caminho da Índia, como os indígenas já viviam lá há muito tempo, pelo que descoberta foi só para os europeus). A variedade culinária não é muita, é certo, mas é suficiente para "mergulhar" numa parte do Brasil mais tradicional, entre o africano, o índio e o europeu. Experimentei moqueca e bobó de peixe e marisco. Depois deliciei-me com a sobremesa Manto Branco (um doce de coco e com uma ameixa incrível); ainda experimentei a Baba de coco, que curiosamente não sabe a coco e é extremamente doce mas muito bom.
backmasking
apropriação internacional
Uma empresa holandesa apropriou-se das criações de uma designer portuguesa. Leiam tudo aqui e ajudem fazer justiça. Via Jonasnuts
suck on shii
o cinema moçambicano
Em busca do cinema perdido em Maputo
05.04.2009, Alexandra Lucas Coelho, em Maputo
Esta é a aventura de Nuno, Miguel e do sr. Castigo entre milhares de carcaças de filmes no centro de Maputo. Um projecto pioneiro de cooperação com Portugal está a tentar salvar a memória do cinema em Moçambique
Cá fora são acácias e o começo do Verão, gente a chinelar no passeio, ar morno. Quando se vem da Baixa de Maputo, deixando o mar para trás, a Agostinho Neto é uma daquelas ruas em quadrícula, e o número 690 tem uma bandeira de Moçambique e letras vermelhas a dizer Instituto Nacional de Audiovisual e Cinema (INAC).
Parece um edifício um pouco estafado mas inteiro, com uma carrinha estacionada e nenhuma aparência de drama.
Mas lá dentro há quartos sem tecto, salas incendiadas, cozinha e copas roídas pelo tempo e pelos ratos - e 20 a 25 mil latas ferrugentas, cheias de ácidos e de fungos, onde se guardou toda a história do cinema em Moçambique, desde o tempo colonial.
Foi nisto que mergulharam de cabeça, muitas vezes com máscara, os dois enviados da Cinemateca Portuguesa, Nuno Barbosa e Miguel Azevedo, e com eles, dia-a-dia, o moçambicano Cristalino Castigo, uma lenda da casa.
Nuno e Miguel ainda não tinham nascido quando aqui era a Casa das Beiras e Castigo estava ao serviço dos colonos que vinham jogar sueca e comer bifanas.
Agora trabalham os três juntos para que a memória literalmente não se apague, e o primeiro choque do visitante, esmagado por tanta carcaça de filme, é que isso parece uma missão impossível.
luís figo pelos números
Época | Equipa | Jogos | Golos | Assis- tências | Classificação no campeonato |
1990/91 | Sporting Clube de Portugal | 3 | 0 | - | 3.º Lugar |
1991/92 | Sporting Clube de Portugal | 34 | 1 | - | 4.º Lugar |
1992/93 | Sporting Clube de Portugal | 32 | 0 | - | 3.º Lugar |
1993/94 | Sporting Clube de Portugal | 31 | 8 | - | 3.º Lugar |
1994/95 | Sporting Clube de Portugal | 34 | 7 | - | 2.º Lugar |
1995/96 | FC Barcelona | 35 | 5 | 18 | 3.º Lugar |
1996/97 | FC Barcelona | 36 | 4 | 10 | 2.º Lugar |
1997/98 | FC Barcelona | 35 | 5 | 7 | 1.º Lugar |
1998/99 | FC Barcelona | 34 | 7 | 12 | 1.º Lugar |
1999/00 | FC Barcelona | 32 | 9 | 10 | 2.º Lugar |
2000/01 | Real Madrid | 34 | 9 | 17 | 1.º Lugar |
2001/02 | Real Madrid | 28 | 7 | 4 | 3.º Lugar |
2002/03 | Real Madrid | 33 | 10 | 11 | 1.º Lugar |
2003/04 | Real Madrid | 36 | 8 | 11 | 4.º Lugar |
2004/05 | Real Madrid | 33 | 3 | 8 | 2.º Lugar |
2005/06 | Inter de Milão | 34 | 5 | - | 1.º Lugar |
2006/07 | Inter de Milão | 32 | 2 | - | 1.º Lugar |
2007/08 | Inter de Milão | 17 | 1 | - | 1.º Lugar |
há muffin tops ao pé das calças
Half of women have 'muffin top' waistlines
Half of Britain's women have developed "muffin tops" - unsightly rolls of fat which bulge over their waistbands, according to research.
quinta-feira, abril 09, 2009
eu gostava de ser europeu
7 Things We'd Like to Bring Over From Europe
9 de abril
Dia 9 de Abril rocka muitooooooooooo.
Especialmente em 1981. Isso rockou por demais.
quarta-feira, abril 08, 2009
em busca do pólo norte
A idade do degelo: Pólo Norte foi descoberto há 100 anos
Em 2008 foi dado o alerta: o Pólo Norte corria o risco de ficar sem gelo no Verão. As previsões não se materializaram, mas os cientistas acreditam que o prazo de validade da paisagem branca do Árctico está prestes a expirar. No dia em que se comemoram 100 anos sobre a descoberta do ponto mais setentrional do planeta, o PÚBLICO falou com dois portugueses que já estiveram na “Terra do Pai Natal”.
Das duas semanas que passou entre os esquimós Inuit na Baía de Hudson, a norte do Quebec, João Canário, investigador da Unidade de Ambiente Aquático e Biodiversidade do Instituto de Investigação das Pescas e do Mar (Ipimar), trouxe consigo a inquietação não só com a conjuntura delicada da natureza, mas também com a situação das comunidades que vivem no Círculo Polar Árctico. “Eles já estão a sofrer com o desaparecimento do gelo. São caçadores e pescadores, necessitam do gelo. Já não vêem os animais que costumavam ver e agora vêem outros que nunca viram… é preocupante”, contou o investigador.
"There is no higher, purer field of international rivalry than the struggle for the North Pole."
— Commander Robert E. Peary, "National Geographic," October 1904. --- in Bowdoin
A CORRIDA AO PÓLO NORTE
Russia plans military force to patrol Arctic as 'cold rush' intensifies 28 Mar 2009
Oliver Burkeman on the battle for natural resources in the Arctic Abril 2008
Russia: Race To The North Pole - Radio Free Europe / Radio Liberty
Denmark joins race to claim North Pole - Telegraph
rafa benítez amargo
Rafael Benítez, na antevisão para o jogo desta noite entre Liverpool e o Chelsea (a 4ª eliminatória entre as duas equipas na prova - três delas frente a Mourinho - nas últimas cinco épocas) analisou assim a equipa londrina - e reparem na crítica forte a Mourinho por todo o lado:
"Scolari was doing a very good job, Avram Grant was doing a very good job, Guus Hiddink is a great manager and Mourinho is a good manager but each one decides how to approach games. I like the style of Grant, Scolari or Hiddink – it's right for the game.''
So the powerful machine Mourinho built did not impress Benitez compared to the Blues shaped by Grant, Scolari or Hiddink? "These four managers are good managers but the other three are doing really well and I prefer this style,'' said Benitez, who loathed Mourinho's carping about Liverpool during their six European matches.
"I have to defend my club. It doesn't matter against whom. Clearly, when you play against a top side like Chelsea a lot of times, sometimes you will have words with the other manager but you can do it in a different way. I am really pleased with the way they are doing it now. The main thing for me is the stature of the club. Chelsea are a big club, a fantastic club.''
Mourinho está a mais de 1400 km de Benítez, no entanto o treinador do Liverpool continua a espalhar veneno sobre o antigo rival. Como diz o jornal Telegraph, de onde vêm estas citações:
The more Rafael Benitez reveals of himself, the more complicated a man he appears. (...) Jose Mourinho is 1,000 miles away but remains at the forefront of Benitez's thoughts.
em old trafford
Manchester United are not the only ones who never give up. Just as Carlos Tevez had given the European champions the lead with five minutes remaining, Mariano gave Porto a deserved equaliser to leave United facing the supreme test of their character in the Dragao stadium next week.
terça-feira, abril 07, 2009
o emprego da década
'O melhor emprego do mundo': Clare, do Taiwan, é a 'empregada' mais votada para passar à fase seguinte
efemérides antigas
Dia Nacional dos Moinhos comemora-se hoje
O último moinho de vento do país com velas de madeira, instalado em Carreço, Viana do Castelo, vai passar em reparações o Dia Nacional dos Moinhos, que hoje se comemora.
segunda-feira, abril 06, 2009
a reinvenção de herman josé
Ouvi esta info no Governo Sombra.
portugal descobriu o canadá antes de colombo?
in Portuguese Discoveries in North America
o novo jornalismo
OJR.org, via António Granado
domingo, abril 05, 2009
mourinho no united em 2010?
«É muito boa pessoa e grande treinador», foi a referência mais cristalina produzida por Ferguson a propósito de José Mourinho, numa ocasião em que o técnico do Manchester foi confrontado com nomes de potenciais sucessores."
in Abola
sábado, abril 04, 2009
emot doma the rock... mais ou menos
Como se vê na foto, o The Rock, que agora gosta mais do nome Dwayne Johnson, é mais baixo do que eu. Sim, eu tenho mais de 1m93... mais ou menos...
Este é daqueles momentos para irmão de 13 anos ver.
by seremot
directos da luz
um dia (uma hora) de ténis
O hábito do ping pong misturado com o ténis de praia ou o badminton não ajudaram neste aspecto. Depois foi o controlar a força e atirar bolas mais baixas, que começaram por ser baixas demais (o grande Rui estava preparado para bolas no fundo do court), mas depois lá iam para o fundo do court.
Resultado da hora de ténis que mais pareceu uma eternidade pela exigência física: muitas lições aprendidas, muito esforço despendido, muito suor libertado (como há muito não libertava) e... corpo dorido, das pernas às mãos e braços. Para repetir.
bastidores do united
publicidade criativa
ter ou não ter opinião contra pinto de sousa: quem tem, leva processo, quem não tem não leva
Falo do processo que José Sócrates, or should I say José Pinto de Sousa (ainda vou ser processado por tratar o senhor pelo seu nome), colocou ao jornalista, "ministro", cronista, e volta na volta tipo porreiro, pá, João Miguel Tavares. Uma simples crónica no jornal da amante/namorada/pessoa com quem anda desencadeou o desagrado e o respectivo processo. Sócrates, ou Pinto de Sousa, como se prefira, demonstra mais uma vez a sua incapacidade para governar em democracia, daquele tipo de democracia sem PIDE's e afins. De ditaturas está o inferno cheio, pá.
E o que é que João Miguel Tavares disse? Coisas acertadas e muito bem desenhadas, como habitualmente, acima de tudo. Opiniões ou comédia simples (contra o dito cujo), no regime de Pinto de Sousa, aka Sócrates, parece ser altamente condenada (veja-se o caso Charrua).
"Ver José Sócrates apelar à moral na política é tão convincente quanto a defesa da monogamia por parte de Cicciolina.
A intervenção do secretário-geral do PS na abertura do congresso do passado fim-de-semana, onde se auto-investiu de grande paladino da "decência na nossa vida democrática", ultrapassa todos os limites da cara de pau. A sua licenciatura manhosa, os projectos duvidosos de engenharia na Guarda, o caso Freeport, o apartamento de luxo comprado a metade do preço e o também cada vez mais estranho caso Cova da Beira não fazem necessariamente do primeiro-ministro um homem culpado aos olhos da justiça. Mas convidam a um mínimo de decoro e recato em matérias de moral."
João Miguel Tavares, in José Sócrates, o Cristo da política portuguesa
PS: Agora foi o Ministro da Justiça a por em tribunal o jornal Sol, por ter publicado indícios de pressão por parte do ministro para que o caso Freeport fosse "abafado". Os desmentidos estão caducados, agora os processos estão na moda. Os advogados agradecem. Cá para mim, isto é um estratagema de Sócrates para dar emprego às centenas de advogados e, assim, reduzir os números do desemprego. Depois da construção civil, vêm os advogados.
mulheres & crime
in P2, em artigo sobre a morte de Vítor Direito, criador do Correio da Manhã
o drama das alturas
Vi a seguinte imagem bem ilustrativa no Twitter (já não sei quem a colocou por lá, quem foi acuse-se). O protocolo deve pedir que a primeira dama francesa e o presidente tenham uma altura próxima... ou é o protocolo ou é o próprio Sarkozy, acredito que seja a segunda opção.
na noite: há dinheiro a entrar para as senhoras e dinheiro a sair para os senhores
Discoteca em Portimão dá dinheiro a clientes mulheres
contra o movimento terrestre
Viajar de avião tem destas pérolas. Depois de muitas viagens pelos ares da Europa (desde 2007), vim pela primeira vez a andar contra o movimento do Planeta Terra na sua forma mais visível, quando ocorre o por do sol. Saímos de Madrid pelas 20h40 (em Espanha) e viemos sempre a contrariar a noite e a prolongar o por do sol, lindíssimo por sinal. Chegámos a Lisboa às 20h50 (hora portuguesa).
by seremot
sexta-feira, abril 03, 2009
o 1.º passo do google para ficar com o twitter
Google negoceia compra de Twitter por 186 milhões
por RPV
O gigante Google parece querer ser ainda maior. De acordo com o influente blogue de tecnologia, Techcrunch, que cita fontes próximas das negociações, o Google estará interessado em comprar o Twitter, com o valor em cima da mesa a rondar os 250 milhões de dólares, ou seja 186 milhões de euros.
Segundo a mesma fonte, a razão para esta compra terá a ver com o facto da rede social poder ser um valor acrescentado para o Google em matéria de troca de dados em tempo real, sendo que este rumor de compra aparece poucos meses depois do Twitter ter rejeitado uma oferta por parte do Facebook de 500 milhões de dólares (390 milhões).
Apesar da diferença de valor, a administração do Twitter pode estar mais interessada na oferta do Google porque, segundo o Techcrunch, uma parte da quantia é, tanto num como em outro caso, através da oferta de acções, com as do Google a assumirem-se como mais prometedoras ao nível da cotação.
quinta-feira, abril 02, 2009
por do sol prolongado
Fotos em breve. Adeus.
quarta-feira, abril 01, 2009
coisas do dia 1 de abril
in ABC do PPM
***
O The Guardian anunciou na sua edição online de hoje que, depois de 188 anos de vida como jornal impressa, passará agora a publicar exclusivamente no Twitter!
A notícia divertida apanhou o jornal espanhol ABC.es desprevenido, já que colocou em linha a notícia como sendo verdadeira. Caso para dizer, BUSTED!