São holandeses.
Nasceram no mesmo dia do mesmo ano: 1 de Julho de 1976.
Foram os melhores avançados, com mais golos, pela selecção holandesa - Kluivert é o melhor marcador da Laranja Mecânica com 40 golos.
Ambos começaram como defesas centrais.
São altos (Kluivert 1m91, Nistelrooy 1m88).
Têm ascendências no futebol holandês muito diferentes mas com ligeiras semelhanças:
Kluivert foi uma estrela internacional desde muito novo, mostrando o seu potencial no Ajax e partindo logo em 1997 para o Barcelona.
Nistelrooy teve um início de carreira menos mediático e bem mais interno, saiu também 1997 do Den Bosch para o Heerenveen. Na época seguinte rumou para o mais conhecido, mas também holandês PSV Eindhoven e só em 2001, com 25 anos, saiu da Holanda para o Man. United.
Daí que Kluivert já tivesse participado no Euro1996 enquanto Nistelrooy teve no Euro2004 o seu primeiro torneio com a Laranja Mecânica. Curiosamente, o 1.º de Nistelrooy, foi o 1.º a que Kluivert não foi - o seu último foi o Euro2000 e a Holanda não se qualificou para o Mundial 2002. Nistelrooy substituiu Kluivert na selecção, apesar de terem exactamente a mesma idade - nunca se encontraram em fases finais na Laranja Mecânica.
A carreira de Kluivert caiu depois da saída do Barça, em 2004, e morreu em 2008, após várias lesões. Kluivert agora está como técnico-adjunto do novo campeão holandês, o AZ Alkmaar.
A carreira de Nistelrooy, aos 32 anos, estava muito bem no Real Madrid desta época (leva 10 golos em 12 jogos), até à lesão grave (rasgão no menisco do joelho direito) que sofreu em Novembro. Está afastado da competição, no mínimo, até Junho - pode falhar a pré-temporada visto o tempo de recuperação poder ser de 9 meses.
Sem comentários:
Enviar um comentário