quinta-feira, abril 23, 2009

um automóvel 100% eléctrico por lisboa



Mitsubishi i-MiEV

O futuro circula aqui
Pequeno, como um Mitsubishi Colt ou mesmo um Toyota Aygo. Silencioso como carro de golf eléctrico. Quase tão rápido quanto um Fiat 500 1.2. Ágil q.b., quase como um Opel Ágila. Com uma condução e manuseamento mais fácil do que a de um híbrido como o Honda Civic Hybrid ou o Toyota Prius.

Testámos o novo Mitsubishi i-Miev em Portugal (apesar de só estar à venda no Japão e chegar à Europa já em 2010) e para além de todas estas semelhanças com um veículo vulgar, trata-se de um automóvel incrivelmente singular. Estivemos na presença de um exemplo (ainda protótipo que tem um custo enquanto tal acima do 200 mil euros) impressionante, do futuro dos automóveis para massas e ficámos convencidos.

Os modelos que estiveram a semana passada em Portugal vieram directamente do Reino Unido, com volantes à direita, a propósito do Dia Mundial da Terra. Sem pensar nesse impacto curioso de andar nas estradas portuguesas com volante "ao contrário", o i-MiEV revelou uma condução muito fácil, pacífica e que até consegue ser entusiasmante. Tratando-se de um veículo 100% eléctrico, desde o momento em que se liga a chave, até ao momento em que saímos do veículo, não há o barulho alto que um motor a combustão tem.




Velocidade máxima de 130 km/h e autonomia estimada de 144 km, já segundo as normas europeias.



Aliás, parece que viajamos num silêncio profundo, onde se ouve todos os barulhos do andamento (é prejudicial na perspectiva dos peões não ouvirem a aproximação do veículo, mas poderá ter sons de sinalização na versão europeia).
Quando se pressiona o acelerador verifica-se algum som, muito suave, tal como uma pequena nave espacial, que demonstra o maior esforço da bateria eléctrica que move o i-Miev. Tanto no arranque, como nas recuperações ou nas ultrapassagens, o pressionar no acelerador consegue, parece-nos, prestações dignas de um motor 1.2 de 69 cv, como o do Fiat 500, por exemplo.
O i-Miev não tem conta rotações. No seu lugar existe um prático indicador da utilização que se está a fazer da bateria. O nível intermédio, verde, é mais comum e não consume muita energia, o branco indica quando o esforço é maior e dá-se facilmente em subidas, onde o i-MiEV cumpre, o nível azul é quando, em desaceleração, a bateria consegue recarregar-se, o que em percurso citadino é fácil de acontecer.

Estará ainda este ano à venda no Japão e em 2010 chega ao mercado europeu. Tem 64 cv de potência e 180 Nm de binário. Chegou com facilidade aos 50km/h em menos de 100 metros, aproximadamente.


Os poucos kms que fizemos com este veículo 100% eléctrico, permitiu perceber com facilidade que o i-MiEV é um carro perfeito para a cidade (e este é o futuro mais imediato dos eléctricos). Mostra-se ideal para as situações do pára-arranca citadino, porque armazena energia na desaceleração e gasta muito pouca nos arranques suaves em que se andam poucos metros. Em velocidade também cumpre, conseguimos atingir de forma expedita os 100km/h (atinge os 130).

Testámos a versão japonesa do i-MiEV, porque só em 2010 é lançada a versão europeia do modelo eléctrico, com proporções mais generosas



Para já, pode revolucionar os mantos de fumo e CO2 que qualquer rua principal de uma cidade emite e que prejudica não só o ambiente mas o bem estar imediato dos seres humanos, depois o barulho intenso do trânsito citadino pode deixar de existir com veículos deste tipo. Poluição sonora e gasosa pode, assim, passar facilmente a ser inexistente. Trata-se de uma verdadeira revolução para o modo como os automóveis afectam uma cidade e a forma como os encaramos e utilizamos nos dias de hoje.




Os olhares nas ruas lisboetas durante este passeio foram constantes. A maior parte das pessoas que passava e comentava, percebia que era um veículo diferente e inexistente por estas bandas, mas não compreendia que era um eléctrico e porque não fazia barulho.

Os i-MiEV partem amanhã de manhã para Inglaterra. Fui o último a conduzi-los por cá. Talvez em Dezembro voltem.



CARREGAMENTO
As baterias de iões de Lítio podem ser integralmente recarregadas em apenas seis horas, através de uma simples tomada de 220v que se liga ao i-MiEV na mesma zona onde coloca combustível nos veículos movidos a combustão. A Mitsubishi está a preparar para Portugal com a EDP um carregador rápido, já existente no Japão, que carrega 80% da capacidade total das baterias em 30 minutos.


Teste no i-MiEV das 16h20 às 17h20 de hoje, 23 de Abril.
Fotos e texto: João Tomé


Artigo sobre a história dos eléctricos, da TIME

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