quinta-feira, junho 30, 2005

há desporto no mundo VI

Image hosted by Photobucket.com

Maria Sharapova perdeu ontem com Venus Williams nas meias-finais de Wimbledon e falha a presença na final. Logo uma rapariga com umas pernas tão perfeitas...

Image hosted by Photobucket.com

Cat fight no pavilhão.

Image hosted by Photobucket.com

XV Jogos Mediterrâneos, a disputarem-se em Almeria, Espanha, previligiam a competição feminina em várias modalidades, hoje as ucranianas venceram as espanholas em basquetebol. A luta proporcionou imagens interessantes.


















Ontem foi a vez do Andebol feminino em Almeria, mais uma imagem curiosa.
[A injustiça governamental.]

IVA sobe amanhã de 19 para 21 por cento
A taxa máxima do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) vai aumentar amanhã de 19 para 21 por cento, com o objectivo de reforçar as receitas do Estado e, dessa forma, reduzir o défice público nos próximos anos. A medida deverá permitir arrecadar uma receita suplementar de 400 milhões de euros este ano e de 500 milhões de euros no próximo ano, segundo estimativas do Governo. A proposta de aumento do IVA de dois pontos percentuais foi aprovada pelo Parlamento em 16 de Junho e a sua receita ficará consignada ao financiamento da segurança social.

guerra com vinho

Image hosted by Photobucket.com

Vinha em Espanha, la Rioja. A girl drenches a boy with red wine as they attend the traditional "Wine Battle" on Wednesday 29 June 2005 in Haro, La Rioja region, northern Spain. 5.000 people attend this traditional event using 25.000 litres of wine. La Rioja is famous for its wine. EPA

queen sábado em lx


Queen reinventam 30 anos de carreira em Lisboa com Paul Rodgers
O grupo britânico Queen actua sábado no Estádio do Restelo, em Lisboa, com o vocalista Paul Rodgers, num concerto para os fãs reviverem mais de trinta anos de êxitos.
A passagem por Lisboa insere-se na digressão europeia dos Queen, a primeira em 18 anos e também desde a morte do malogrado vocalista Freddy Mercury, em 1991.
Apesar de nada estar decidido, o promotor do espectáculo, José Araújo, disse à agência Lusa que o concerto poderá ser transmitido via satélite para todo o mundo no âmbito da iniciativa Live 8, já que está prevista a chegada de dois camiões com mais geradores, cabos e ecrãs.
Para o lugar de Freddy Mercury, sem pretensões de o substituir, os Queen recrutaram Paul Rodgers, antigo vocalista dos Bad Company e dos Free.
No alinhamento dos concertos é garantida a presença dos temas que popularizaram os Queen, como "I Want To Break Free", "Under Pressure", "Bohemian Rhapsody", "We Will Rock You" e "We Are The Champions". A banda chega a Lisboa já na recta final da tournée europeia, que inclui passagem pelo Reino Unido, França, Itália, Espanha, Alemanha e Hungria.
Em Outubro e Novembro estão acertadas quatro datas para actuações no Japão.
A primeira parte do concerto em Lisboa será assegurada pelos portugueses Fingertips e Hands on Approach. As portas abrem às cinco da tarde e o concerto dos Queen começa às 21:30.
in Lusa

refrescar com estilo

Image hosted by Photobucket.com

Calor em Itália. A young couple cools off in a fountain in Venice's square in Rome, Tuesday 28 June 2005, while many parts of Europe are currently affected by a heatwave. EPA

kitesurf, uma prancha e um pequeno pára-quedas


Kitesurf em Portugal.


Kitesurf na Austrália. Kite-surfing : A man flies across the water as he kitesurfs on Botany Bay near Sydney. (AFP/Greg Wood)

jantares, hábitos e vidas


[O DN traz hoje uma reportagem sobre a vida alimentar a Eduardo Barroso, até está engraçado, o autor é Pedro Correia.]

"Quanto mais picante for a comida melhor"
Eduardo Barroso janta com o DN no Gambrinus, onde se sente "como em casa"

Mal chega ao restaurante, sorridente, cumprimenta os empregados e vários amigos dispersos pelas mesas. Percebe-se logo é cliente habitual. Eduardo Barroso confirma: "Sinto-me aqui como se estivesse em casa." Começou a frequentar o Gambrinus, na Baixa lisboeta, já lá vão 40 anos. Outros tempos, outros hábitos: o mediático cirurgião era então estudante, a mesada mal lhe chegava para uma sanduíche e uma imperial ao balcão do Gambrinus. "Mas tratavam-me como se estivesse a comer lagosta", recorda. Lagosta, por sinal, não figura no menu deste médico, que se tornou popular pelos seus comentários futebolísticos na SIC: Eduardo Barroso detesta marisco. Todo o marisco.

Quase nunca almoça. Também não toma pequeno-almoço. Desforra-se ao jantar. "Sou a negação do que deve ser a forma saudável de comer", reconhece.

O pai, que também era médico, transmitiu-lhe o "vício" do Gambrinus. Um gosto que o próprio Eduardo Barroso também já passou aos filhos. É hora de jantar, a sala principal do restaurante está cheia. Enquanto espalha mostarda no eisbein, Eduardo Barroso desfia histórias relacionadas com o Gambrinus. Foi lá que jantou numa passagem de ano solitária, foi lá que festejou muitas vitórias do seu Sporting. "Não me lembro de ver a lista há muitos anos. Aqui já sabem aquilo de que mais gosto. "Costeletas de borrego com puré ou filetes com arroz de grelos, por exemplo. No balcão do restaurante, cede por vezes à tentação do rosbife com salada russa. "E já cá tenho trazido amigos estrangeiros só para comerem marisco. Os entendidos garantem que é do melhor de Lisboa."
O cirurgião cultiva os prazeres da mesa o seu rol de preferências gastronómicas inclui chispe, feijoada, cozido à portuguesa, pastéis de bacalhau, robalo grelhado, arroz de lebre, galinholas, linguados fritos com açorda. Adora pratos indianos. "Quanto mais picante for a comida melhor". E doces: trouxas de ovos, fidalgos, encharcadas...

Prazeres que o levam com regularidade ao Tromba Rija (nos Marrazes, Leiria) ou ao Manjar do Marquês (em Pombal). Em Lisboa, é cliente assíduo do Galito, do Poleiro e do Santo António de Alfama.

in DN - ver mais aqui

mota não poluente



A primeira mota não poluente do mundo chama-se ENV, move-se a hidrogénio e o motor não faz barulho. O reabastecimento é feito em 4 minutos, o que dá para 4 horas de utilização. Dá 85km/h e em 2006 estará no mercado por 4.600 euros. Uma mota para o futuro, eu quero uma [já que me roubaram esta semana a minha :(].

ver mais info sobre a ENV aqui e aqui.

frase do dia


"No homem gasto vão-se as ilusões e fica a experiência"
Camilo Castelo Branco

nua pelos touros

Image hosted by Photobucket.com

Madrid, luta contra corrida de touros em Pamplona. A nearly nude protester demonstrating against St Fermin´s Bull Run at Puerta del Sol Square, on Wednesday 29 June 2005 in Madrid. San Fermin´s Bull run will begin 07 July in Pamplona, northern Spain.The banners read "Join the human race". EPA

fruta no menu

McDonald’s inclui maçãs cortadas às fatias no Happy Meal
A McDonald’s relançou o Happy Meal, com uma imagem e produtos renovados. Uma das novidades em termos de produtos consiste na introdução, pela primeira vez, de fruta fresca no Menu Happy Meal. A fruta é disponibilizada, cortada em fatias, numa embalagem, pronta a comer. As maçãs são produzidas em Portugal, em Vila de Rei. Desde ontem os mais pequenos podem também optar por beber o UAGA, o iogurte líquido de morango da Danone. Recorde-se que a McDonald's tem vindo a incentivar à adopção de uma alimentação variada e equilibrada.
in Meios e Pub

torre substituta


Torre do 'Ground Zero' fica mais segura e também mais rentável
Um arranha-céus mais esguio e, garantem os criadores, muito mais seguro, marca um novo plano, o terceiro, para o local da Torre da Liberdade, peça central do futuro World Trade Center, ontem apresentado em Nova Iorque.
A concepção foi revista em Maio para responder às preocupações de segurança expressas por um relatório policial. A torre ficará distanciada 30 metros da periferia oeste, uma das obsessões da polícia quanto a uma potencial ameaça com viaturas armadilhadas.

Outra novidade estará na base, que será em forma de cubo (61 por 61 metros, ou seja, a mesma medida que ficou das Torres Gémeas destruídas a 11 de Setembro de 2001), com uma altura também de 61 metros, reforçada por uma protecção de aço e titânio, capazes de resistir a uma forte deflagração.
Este novo arranha-céus tem 68 andares para escritórios e termina com um observatório de vidro. Uma antena remata o imóvel, que culmina a uma altura simbólica de 1776 pés (ano da independência americana), correspondentes a 541 metros.

Em dois anos os planos da torre foram revistos por três vezes e, apesar do que alegam os seus promotores, a última versão não tem nada a ver com a proposta do arquitecto Daniel Libeskind, escolhido em 2003, por concurso. À volta da torre surgem vários interesses, como os do arrendatário dos terrenos, Larry Silverstein, que quer rentabilizá-los ao máximo. Sob pressão, Libeskind associou-se a outro arquitecto, David Childs, encarregue de rever os planos.
As fundações começam a ser erguidas em 2006, mas só em 2010 é que a torre pode ser ocupada.
in DN

quarta-feira, junho 29, 2005

super hero



A casa do Super-Homem
Uma estátua do Super-Homem vigia a pequena localidade de Metropolis, no Illinois (EUA), que todos os anos celebra o super-herói. Desde o início dos anos 70 que os habitantes locais afirmam que Metropolis é a casa oficial do Super-Homem, uma aspiração que se transformou em legislação decretada pelas autoridades do estado.
Foto: James A. Finley - in Publico.pt

terça-feira, junho 28, 2005

dinossauros portugueses


Dinossáurios encontrados em Pombal
Ossadas confirmam existência da mesma espécie nos continentes americano e europeu
As várias ossadas de dinossáurios encontradas em Andrés, Pombal, confirmaram a existência da mesma espécie nos continentes europeu e americano. De acordo com o Museu de História Natural, este achado constitui um caso único, a nível mundial.
Andrés é uma povoação do concelho de Pombal que vai ficar conhecida pelos fósseis de dinossáurios. A jazida era conhecida desde 1988, mas só as escavações do último mês permitiram confirmá-la como uma das mais importantes da Europa.
O proprietário do terreno fez a descoberta há 17 anos quando se preparava para construir um anexo, mas interrompeu a obra em nome da ciência e as recentes escavações permitiram achados únicos.

Um jurássico chamado Allosarus

Numa conferência de imprensa realizada junto às escavações, vários especialistas salientaram a importância da descoberta das ossadas.
Os fósseis dos ossos encontrados pertecem ao Allosaurus, um carnívoro do jurássico superior com cerca de 150 milhões de anos, que só havia sido identificada nos Estados Unidos. Através da paleontologia, confirmaram-se as migrações destes animais entre os dois continentes, há cerca 150 milhões de anos. Nessa altura, a Europa e a América estavam unidas numa única massa de terra, separada por um pântano de grandes dimensões, e os dinossáurios circulavam livremente entre os dois continentes, explicou à Lusa, Fernando Barriga, um dos directores do Museu de História Natural.
ver mais in Sic Online

segunda-feira, junho 27, 2005

museu do egipto

Image hosted by Photobucket.com

Novo Museu do Egipto, mesmo ao lado das pirâmides. Picture dated 22 June 2005 of a combo of drawings to illustrate the project of the new Egyptian museum (The Grand Museum of Egypt) that will cost $350 million, and will be built on a 50-hectare area , about 2 Km from the pyramides and house over 150,000 artifacts. It is anticipated that the new museum complex will attract three million visitors per year and intended to be the first global virtual museum. Using the most recent technologies, the new museum complex will furnish all its visitors with a uniquely enjoyable, educational and cultural experience. EPA

Image hosted by Photobucket.com

[Oportunidades à espreita.]

Google pondera abrir escritório em Portugal
O Google está a estudar a abertura de um escritório em Portugal, no âmbito da reorganização da estrutura comercial e de marketing do Google Iberia, sediado em Madrid. Espanha. Segundo informação do jornal Cinco Días, a empresa pretende desenvolver o motor de pesquisa ao nível de marketing e receitas. «Neste momento a mensagem para Google Iberia é que se torne realmente em Google Iberia», explicou Miguel de Reina, director-geral da empresa.
in Meios e Pub

cheiros da publicidade

[É incrivel ver, sentir, ouvir e cheirar tanta publicidade. Vivemos, em parte, no maravilhoso mundo da publicidade.]

1.406.489 milhares de euros investidos, a preços de tabela, entre Janeiro e Maio deste ano
A preços de tabela foram investidos entre Janeiro e Maio 1.406.489 milhares de euros em publicidade. De acordo com dados MediaMonitor, em Maio o montante foi de 33.818 milhares, mais 28.7 milhares do que em Abril. A maior fatia foi, mais uma vez, para a televisão, com 234.277 milhares de euros. A preços de tabela, a SIC foi o canal que captou o maior volume, com 370.580 milhares. A TVI obteve 352.590 e a RTP1 cerca de metade desta qiantia. Com excepção do outdoor, todos os meios viram o investimento captado crescer em relação ao mês anterior.
in Meios e Pub

tutankhamon



Rei Tutankhamon. Era ainda adolescente quando morreu. Último herdeiro de uma poderosa família que governou o Egipto durante séculos, foi sepultado e coberto de ouro, acabando por ser esquecido. Desde a descoberta do seu túmulo, em 1922, que o mundo especula sobre o que lhe sucedeu. Agora, ao deixar o seu túmulo pela primeira vez ao fim de quase 80 anos, Tutankhamon foi submetido a uma TAC que fornece novas pistas sobre a sua vida e morte.
in National Geographic Junho 2005

blitz à raínho

"Críticas que me fazem não têm valor para mim"
"Percebo a diferença entre um disco que vende dois exemplares e um que vende dez mil", diz Vítor Raínho, que hoje assume a direcção interina do 'Blitz' - in DN

Vai assumir funções de um jornal de cultura jovem, onde a música é 'rainha e senhora'. Qual é a mais valia que leva para esta publicação?
Espero trazer um alargar de campos. O público que lê o Blitz hoje, no grosso, não é seguramente o mesmo de há 20 anos. Portanto, vamos tentar manter os que vêm de trás, e que são fiéis leitores, e alargar aos novos leitores, marcando as novas tendências, as tecnologias - relacionadas com a música - mp3, sms.

Porque é que está nomeado interinamente durante 6 meses? É uma espécie de estágio?
Não, porque não estarei seguramente mais do que até ao final do ano. O objectivo é renovar o projecto para depois outra pessoa tomar conta da nova face do Blitz e esperar que administração decida o que vai fazer ao jornal. Há várias propostas em cima da mesa passar a mensal, ter uma maior ligação com os canais temáticos da SIC. O meu papel é dar um novo impulso ao Blitz para mantermos uma marca importante na cultura musical.

Como é que vai concorrer com os suplementos de música do Público e do DN?
Eu não tenho a filosofia da concorrência, em relação a estes projectos. Acho que o problema destes produtos é que quem os faz, fá-los muito para si e para o seu leque de amigos. Andam a reboque das editoras. Se se perceber o que é que o público mais jovem gosta e o que quer, consegue-se fazer um jornal, independentemente dos interesses das editoras.

Há uma intenção de recuperar aquilo que o Blitz foi nos anos 80?
Exactamente. Há cada vez mais bandas que têm sucesso. O mercado está cheio de novidades, é preciso é estarmos atentos. Mas não nos vamos fechar na música portuguesa. Esperamos que isto seja um retrato daquilo que se passa a nível mundial. Não nos podemos é esquecer que publicamos um jornal em Portugal.

Quer uma publicação mais comercial?
Não. Pretende-se é que o Blitz seja um produto lido e comprado pelos leitores, que tenha viabilidade económica, sem desvirtuar os seus princípios. A opinião, as criticas a discos e a concertos mantêm-se, mas agora vamos alargar a outras matérias. Não deve haver temas tabus.
Onde fica o 'elitismo' e especificidade do Blitz?
Não queremos perder os mais elitistas, mas queremos abrir a mais público. É um pouco multiplace. Pretende-se que as pessoas optem pelo que querem ler. Os leitores não se identificam com o jornal do princípio ao fim. Tem que ter vários andamentos.

O Blitz é um jornal com muitos leitores por exemplar. Vai combater isso?
Não. O que pretendemos é passar de seis mil para 15 mil exemplares vendidos.
ver entrevista completa in DN

domingo, junho 26, 2005

exames na internet

[Por alguma razão que não consigo explicar sinto algumas saudades do liceu e até dos... exames. Deve ser uma loucura passageira.]

Internet é maior sala de estudo para alunos ansiosos
Em vésperas de exames nacionais, a Internet transforma-se na maior sala de estudo do País para os alunos mais ansiosos. Este ano, nas semanas que antecederam as provas de Português e Matemática, mais de 150 mil estudantes trocaram os livros pelos teclados e esclareceram dúvidas no site Exames Nacionais e Acesso ao Ensino Superior, um projecto criado há quatro anos por um grupo de cibernautas candidatos à universidade.

Com o empurrão do sucesso de um canal de conversação (#exames), a que centenas de jovens acediam por dia para partilhar resumos da matéria dada, Bruno Pereira, principal responsável pelo site - www.exames.org - e agora estudante do 2.º ano de Direito, construiu um espaço em que nenhum problema fica por resolver. Sempre online e pronta a responder às solicitações dos mais aflitos, está uma equipa que, antes de esclarecer dúvidas, faz por ter certezas "Consultamos a Internet, lemos a imprensa e temos contactos informais com a Direcção-Geral do Ensino Superior."

A média de dez mil visitas por dia em semanas de exames não permite deslizes, explica Hugo, um dos operadores do site. "Não podemos dar informações erradas, porque eles confiam em nós", diz. Entre os e-mails de agradecimento que chegam à caixa de correio electrónico da equipa depois de afixadas as colocações não são raros os que acusam as escolas secundárias e universidades de passar informação errada. "Há dias recebi um e-mail de um aluno que contactou a faculdade a que se vai candidatar para tirar uma dúvida. Aquilo que lhe disseram contrariava o que estava publicado no exames.org. Indiquei-lhe o decreto-lei que nos dava razão e contactei a Direcção-Geral do Ensino Superior para que informasse a faculdade do erro", conta Bruno Pereira.
in DN - ver mais

stonehenge no solstício



Stonehenge, Inglaterra. Up to 21,000 revellers gathered for all-night festivities at Stonehenge to witness the Summer Solstice. There were massive cheers as the sun rose at 0458 BST Tuesday. English Heritage, says the night passed peacefully.

porcaria do dia

O pior do dia de sábado. O novo programa apresentado por Pedro Miguel Ramos e a espanhola/portuguesa/não interessa Merche Romero (esse belo nome).
Olha que dois! Existe algo intrinseco a cada um deles que me irrita profundamente...

oliveirinha quer controlo

Joaquim Oliveira descontente com o processo Lusomundo
O Expresso deste sábado avança que Joaquim Oliveira - o patrão da Oliverdesportos e da Controlinveste - está descontente com a forma como tem decorrido o processo de venda da Lusomundo Media.
Segundo o semanário, Oliveira «considera-se amarrado de pés e mãos», admitindo que o processo se tornou «num pesadelo».
«Comprei um porco e arrisco-me a receber um leitão», disse Oliveira, citado no Expresso. O empresário fez a proposta de compra do grupo de comunicação social - proprietária, por exemplo, do Diário de Notícias, Jornal de Notícias e TSF - , adquirindo-o, mas não pode intervir na sua gestão, apesar de ter prestado uma garantia bancária e obtido financiamento para o negócio.

A AC decidiu investigar a operação de concentração em Abril deste ano, por considerar que levanta problemas concorrenciais, embora a Alta Autoridade para a Comunicação Social (AACS) tenha considerado que a aquisição não levanta problemas ao nível do pluralismo da informação. A AACS aprovou a venda a 13 de Abril.
A Portugal Telecom (PT) anunciou a venda da Lusomundo Serviços à Controlinveste a 28 de Fevereiro, ficando a operação sujeita à não oposição da AACS. A operação atingiu os 300,4 milhões de euros (M€).
in DD

sábado, junho 25, 2005

música de willy mason


Uma recente descoberta proporcionada pela SIC Mulher. Willy Mason. Letra deliciosamente interessante e actual. É uma melodia diferente do habitual, uma voz melosa e calma, um forma de cantar original e uma letra deslumbrante.

Oxygen
I wanna be better than oxygen

So you can breathe when you're drowning and weak in the knees
I wanna speak louder than Ritalin
For all the children who think that they've got a disease
I wanna be cooler than t.v.
For all the kids that are wondering what they are going to be
We can be stronger than bombs
If you're singing along and you know that you really believe
We can be richer than industry
As long as we know that there's things that we don't really need
We can speak louder than ignorance
Cause we speak in silence every time our eyes meet.

On and on, and on, and on it goes
The world it just keeps spinning
Until i'm dizzy, time to breathe
So close my eyes and start again anew.


I wanna see through all the lies of society
To the reality, happiness is at stake
I wanna hold up my head with dignity
Proud of a life where to give means more than to take
I wan't to live beyond the modern mentality
Where paper is all that you're really taught to create

Do you remember the forgotten America?
Justice, equality, freedom to every race?
Just need to get past all the lies and hypocrisy
Make up and hair to the truth behind every face
That look around to all the people you see,
How many of them are happy and free?
I know it sounds like a dream
But it's the only thing that can get me to sleep at night
I know it's hard to believe
But it's easy to see that something here isn't right
I know the future looks dark
But it's there that the kids of today must carry the light.

On and on, and on, and on it goes
The world it just keeps spinning
Until i'm dizzy, time to breathe
So close my eyes and start again anew.


If i'm afraid to catch a dream
I weave your baskets and i'll float them down the river stream
Each one i weave with words i speak to carry love to your relief

Willy Mason - ver mais

a crónica e a ironia

[Alguns minutos antes de Ricardo Araújo Pereira ter ido para esta conferência, eu tive a entrevistá-lo muito brevemente a propósito do filme Madagáscar. Ele estava cheio de pressa, por isso foi mesmo muito breve.]

Discutir jornalismo
Questionar a crónica soltou a boa disposição
A ideia de que o leitor não entende a ironia fechou mais um debate na Almedina

Por um momento, esquecemo-nos de que estávamos num debate sobre crónicas nos jornais e parecia termos entrado num sketch do Gato Fedorento. O humor de Ricardo Araújo Pereira contagiou Clara Ferreira Alves e Eduardo Prado Coelho, os outros dois participantes em mais um encontro do Ciclo Comunicação, na Livraria Almedina, em Lisboa.

O autor da crónica Boca do Inferno na revista Visão começou a sua intervenção dizendo que no início não estava habituado às reacções dos leitores, "mas depois uma pessoa afeiçoa-se a irritar gente". Receptor de muitos e-mails de indignação e de crítica à ironia, Ricardo Araújo Pereira admite que não é entendido por muitas pessoas. "Mencionei numa crónica que no tempo da ditadura os agentes da PIDE iriam comprar as suas ferramentas de tortura ao AKI para usar no Tarrafal, e escreveram-me indignados a explicar que naquele tempo não havia AKI em Portugal. As pessoas não entendem a ironia porque nós não temos tradição de crónica humorística", referiu. "Para a Visão pareceu-me interessante fazer uma crónica de humor que desmontasse a actualidade", acrescentou.

Em tom mais sério e seis anos e duas mil e duzentas crónicas depois, o ensaísta Eduardo Prado Coelho, colaborador do jornal Público, lembrou que a crónica "toca nos diversos registos. É uma espécie de diário não íntimo mas que tem a ver com episódios da vida pessoal" em várias linhas, desde logo na intervenção política, na análise de determinada figura pública ou ainda com questões do quotidiano. Concordando com o humorista do Gato Fedorento, na incompreensão da ironia por parte dos leitores, Prado Coelho avançou para uma história. "Certa altura, no serviço público, o programa mais visto era o Menino Tonecas. Escrevi uma crónica onde dizia que o programa era inovador, de vanguarda, coragem Tonecas, o serviço público está em boas mãos, etc. Passado algum tempo, percebi que as pessoas não entendiam o registo da ironia, porque de facto pensavam que tinha sido um elogio", confidenciou.

É sabido que "uma crónica depende da tradição dos países. A crónica ideal tem uma primeira frase de choque. A questão da frase inicial é importante, e da frase final também, que deverá ser 'assassina'", considerou Eduardo Prado Coelho, sublinhando que "o útil é que se crie um estilo pessoal que os leitores reconheçam e com o qual se identifiquem".

Por seu lado, Clara Ferreira Alves, autora da Pluma Caprichosa, no Expresso, disse que tenta "escrever crónicas que, embora sejam um bocadinho raivosas, possam dar alguma luz e até ter sentido de humor". Regra geral, "as pessoas passam por situações semelhantes e identificam-se. Tento que seja variável e não há um modelo único para escrever sobre as coisas, mas nunca utilizei a minha crónica para tirar vantagem disso", sublinhou a jornalista.

Em discussão esteve ainda a polémica intelectual em Portugal, que, segundo os interlocutores, é inexistente. "Nós, talvez pelos brandos costumes, estamos arrumados nos mesmos sítios, o que não gera grande polémica intelectual, apenas algumas irritações. Não temos jeito para sermos terrivelmente violentos de modo suave, como têm os ingleses", concluiu Clara Ferreira Alves.
in DN, por Paula Mourato

assaltos pouco prováveis



[No Brasil nem uma estrela do futebol brasileiro e mundial se safa aos assaltos...]

Roberto Carlos assaltado enquanto concedia entrevista
O lateral Roberto Carlos, jogador da selecção de futebol brasileira e do Real Madrid, foi assaltado esta sexta-feira na cidade de Belo Horizonte enquanto concedia uma entrevista por telefone a uma rádio, e praticamente narrou em directo a acção dos ladrões. Roberto Carlos viajava como passageiro num automóvel quando dois assaltantes que estavam de moto se aproximaram do veículo num semáforo e, com armas de fogo, obrigaram os ocupantes a entregar os seus pertences, segundo o relato do jogador à rádio Jovem Pam. «Tive que lhes dar o meu anel», precisou o lateral ao explicar que os dois homens estavam armados. O futebolista disse que os assaltantes não o reconheceram.

sexta-feira, junho 24, 2005

há moda no mundo XIII

Image hosted by Photobucket.com

Rio de Janeiro. Para acabar a sequência de fotografias dos desfiles de moda que ocorreram no Brasil nos últimos dias aqui ficam mais dois apontamentos artísticos, por um lado, nada artístico, por outro.

Image hosted by Photobucket.com

Esta modelo enverga uma espécie de fato de banho, a lembrar as vestes da Grécia Antiga, na parte de cima (apenas!), e, e...
Fotos: EPA

um país, muitas opiniões

[O Miguel Sousa Tavares parece desiludido. Não é o único.]

Haverá saída?
Miguel Sousa Tavares

Várias vezes me tenho colocado esta pergunta, mas nunca tantas vezes como agora: será Portugal viável? Haverá ainda, na consciência da maioria dos portugueses, a noção de que um país se constrói com o esforço, a iniciativa, o trabalho e, se necessário, o sacrifício de todos, na medida das respectivas responsabilidades? De que um país não pode depender apenas ou principalmente do Estado, do Governo, das iniciativas e dos dinheiros públicos? Que a cidadania não é só direitos adquiridos e benesses garantidas eternamente, sem relação com a produtividade, o crescimento, a competitividade, a qualidade daquilo que se faz e se produz? Tenho as maiores dúvidas.
in Público

fascínios e desilusões


ver aqui fotografia maior

Reportagem da TSF na Antártida, por Clara Ferreira Alves (ver aqui) em que o site da rádio se engana dizendo que se trata à Amazónia (referindo-se a uma outra reportagem, à qual o som disponível não corresponde).

Aprendemos bastante sobre a Antártida, mas falta a emoção, descoberta, entusiasmo e interesse que a reportagem sobre a mesma zona de Cândida Pinto (actual sub-directora do Expresso), pela SIC, consegue.

Há música a condizer, mas a forma de leitura é, de facto, pouco apropriada e pouco entusiasmante para uma experiência deste tipo. O texto não está mal escrito, mas sim lido depressa demais e com pouca vida.

De qualquer forma ficamos a saber muitos pormenores sobre a região que não pertence a ninguém, que acolhe muitos técnicos e especialistas, a maior parte deles canadianos. Pinguins, silêncio, gelo, neve, frio, portugueses... muitos bons ingredientes, nesta viagem promovida pela fantástica Fim do Mundo.

Ficamos a conhecer um lugar tão único e peculiar, quanto interessante.
JT

mais mudanças nos media

[Resta saber se os opinadores e amigos do director no jornal também estão de saida, Luis Filipe Borges (o homem da Revolta do Pastel de Nata que não larga a bóina) e o actor e criativo Tiago Rodrigues. JT]

Luís Osório deixa A Capital
Luís Osório demitiu-se ontem da direcção do diário A Capital, cargo que assumiu há cerca de um ano. Como explicou ao M&P, a sua decisão é irreversível e prende-se com o facto de, entre o jornalista e a administração do título, existirem «mais coisas que nos separam do que nos unem». Luís Osório foi contratado pela administração da Prensa Ibérica para «fazer renascer» A Capital. Como explicou na altura, o objectivo era fazer do jornal um diário de referência, capaz de competir com o Diário de Notícias e com o Público. O título foi relançado em Setembro e, de acordo com o responsável, os seus primeiros objectivos estão cumpridos, na medida em que o jornal «mudou de estratégia, mudou a organização e ganhou notoriedade e influência». No entanto, a administração não terá dado a Luís Osório as condições necessárias para inverter a tendência de queda do jornal. A título de exemplo, o jornalista recorda que quando a quebra de vendas foi estancada, no início do ano, a tiragem do jornal sofreu uma diminuição significativa, o que prejudica uma estratégia de crescimento.
De acordo com os últimos números conhecidos, o jornal fechou 2004 com uma circulação média paga de 3.614 exemplares, menos dois mil do que no ano anterior. Há cerca de um ano, o objectivo de Luís Osório era fazer de A Capital um jornal «influente e obrigatório», o que em sua opinião só seria possível com vendas na ordem dos 20 mil exemplares. Para além de Luís Osório, também Rogério Rodrigues, director-adjunto, vai deixar o título.
in Meios e Pub

breves de informática

Downloads ilegais podem levar mãe inglesa à prisão
A inglesa Sylvia Price poderá apanhar uma pena de dois anos, caso não pague uma multa de 4 mil libras, o equivalente a 7 mil euros.

Morreu o inventor do microchip
O engenheiro eléctrico Jack Kilby, inventor do microchip, morreu na passada segunda-feira, nos Estados Unidos.

TelemóveisVodafone recupera a moda do Walkie Talkie
Para conversas a dois ou em grupo e, por enquanto, apenas para quem tem telemóveis Nokia 5140. A Vodafone acaba de anunciar em comunicado o lançamento do serviço Vodafone Walkie Talkie.
in Exame Informática

quinta-feira, junho 23, 2005

sony é o mundo?

Pela primeira vez a Sony é dirigida por um estrangeiro
Howard Stringer, um galês naturalizado norte-americano de 63 anos, tornou-se hoje no primeiro cidadão estrangeiro a assumir a liderança da Sony Corp, o gigante japonês da electrónica de consumo e de entretenimento.
Stringer, que substitui Nobuyuki Idei, 67 anos, é considerado o responsável pelo bom desempenho da divisão de música e cinema da Sony Corp, proprietária, entre outros, do canal de televisão por cabo AXN. Os resultados positivos desta divisão da Sony fazem desta empresa uma das poucas a brilhar no grupo nipónico, com sede em Tóquio.
in Lusa

mudanças nos media

[Cáceres Monteiro sai assim da direcção da Visão, mas é substituido por um homem da casa.]


Revistas 'Visão' e 'Focus' têm novos directores
Pedro Camacho é o director da 'Visão' e Frederico Valarinho dirige a 'Focus'
As direcções de duas três newsmagazine nacionais, a Visão, que lidera o mercado, e a Focus, mudaram no mesmo dia.
Pedro Camacho vai assumir hoje a direcção da Visão, ocupada por Carlos Cáceres Monteiro desde a fundação da revista, há 13 anos. Cáceres Monteiro permanece na direcção editorial do grupo Edimpresa, proprietário da revista, mas agora com um enfoque mais dirigido à Visão, com o objectivo de manter uma linha de continuidade.
O novo director transita do cargo de director-adjunto. Cláudia Lobo continua como directora-adjunta e não haverá alterações na editoria executiva, que integra os jornalistas Filipe Luís, Áurea Sampaio e Rui Tavares Guedes.
Esta mudança é assumida como uma transição tranquila, num momento em que a revista se encontra numa liderança confortável, num mercado agitado pelo aparecimento da Sábado, em 2004.
A revista vai introduzir algumas inovações, nos planos da infografia e da escrita, entre outras, que procuram acompanhar a evolução das publicações do sector a nível internacional.
Pedro Camacho, 44 anos, iniciou-se no jornalismo nos anos 80. Foi editor de economia do Diário de Notícias e do Público e ainda subdirector do diário da Sonae, antes de transitar para a Visão.
in DN

site do dia

O novo albúm de Billy Corgan, o primeiro a solo, está todinho no seguinte link. Para ouvir e apreciar, para os apaixonados pelo cantor e para os curiosos (a sugestão é do Gonçalo)

http://www.myspace.com/billycorgan

quarta-feira, junho 22, 2005

criatividade japonesa



Um dedo com memória
A empresa Solid Alliance apresentou hoje uma "drive" de memória em forma de dedo, durante um evento organizado na sua sede, em Yokohama, no Japão. A nova "drive" tem capacidade para 128 MB. Foto: Franck Robichon/EPA
in Público.pt

tão perto e tão ignorado

Teatro Capitólio, um dos 100 monumentos em risco do mundo
O Teatro Capitólio, edifício da década de 1930 situado no Parque Mayer, em Lisboa, e classificado como imóvel de interesse público, foi incluído numa lista dos cem monumentos mais ameaçados do mundo, foi anunciado esta quarta-feira.
Num comunicado, o grupo de trabalho «Cidadãos pelo Capitólio» revelou que a World Monuments Fund (WMF), uma organização não-governamental internacional dedicada à preservação de locais com importância histórica e cultural, incluiu o Capitólio na lista de 2006 dos cem monumentos em risco em todo o mundo, divulgada terça-feira em Nova Iorque.
Em declarações à Lusa, Maria João Silva, do grupo de trabalho que em Novembro de 2004 enviou a candidatura do Capitólio à WMF, explicou que os critérios da organização para classificar um monumento como ameaçado incluem o valor arquitectónico e cultural, o estado de degradação e de risco do edifício
in DD

o prémio de damásio

Image hosted by Photobucket.com

[Ora aqui está um português digno de admiração, respeito e entusiasmo. Não pelo prémio em questão, mas pelos feitos nos EUA.]

António Damásio distinguido com Prémio Príncipe das Astúrias
O neurologista português António Damásio, especialista nos mecanismos de funcionamento do cérebro, foi hoje distinguido em Oviedo, Espanha, com o Prémio Príncipe das Astúrias da Investigação Científica e Técnica. Para o prémio estavam nomeados além de Damásio, director do departamento de Neurologia da Universidade do Iowa (Estados Unidos), o físico espanhol Juan Ignacio Cirac Santurain e a candidatura conjunta dos biólogos Peter Lawrence (Estados Unidos) e Ginés Morata (Espanha).

Professor catedrático de Neurologia, Damásio é considerado um dos pais das teorias sobre o "cérebro emocional" e nas suas investigações utiliza técnicas de imagem que revelaram aspectos novos acerca do papel das emoções nas diferentes funções cognitivas.
Nos últimos ano foram distinguidos com este prémio os pioneiros no desenvolvimento das Internet Lawrence Roberts, Robert Khan, Vinton Cerf e Tim Berners-Lee (2002), Jane Goodall (2003), bem como os oncologistas Joan Massagué, Judah Folkman, Tony Hunter, Bert Vogelstein e Robert Weinberg, que o partilharam em 2004.
Cada um dos Prémios Príncipe das Astúrias é composto por uma quantia de 50 mil euros e por uma reprodução de uma estatueta desenhada por Joan Miro.
in Lusa

terça-feira, junho 21, 2005

cavalices

Image hosted by Photobucket.com

Bélgica. A photographer shoots a picture in front of a horse "using" an old photo camera during the official inauguration of the Horse Parade exhibition, Tuesday 21 June 2005, in Brussels. Some 175 horses decorated by Belgian artists will be on display across several Belgian cities to celebrate the 175th anniversary of Belgium. EPA

frase do dia

"Se os noticiários já dão casamentos de futebolistas, quando é que os programas cor-de-rosa dão o plenário da Assembleia da República?"
Miguel Gaspar, in DN - ver aqui resto do artigo

luna



[Um fenómeno tão apetitoso quanto interessante.]

Lua Cheia de quarta-feira vai parecer maior e mais baixa
A agência espacial norte-americana (NASA) informou esta terça-feira que a Lua Cheia que vai brilhar nos céus na noite de quarta-feira vai criar uma ilusão de óptica e parecer maior e mais perto da Terra.
De acordo com os investigadores da NASA, a Lua de quarta-feira será «a mais baixa» dos últimos 18 anos e, como consequência, parecerá maior do que o habitual. No seu site, a NASA explica que o que poderemos assistir é uma ilusão de óptica de grande impacto que está a ser estudada pelos especialistas na área.
Apesar de não se saber a que se deve este efeito, a agência revela que o que parece é que os raios de luz da Lua formam uma auréola que a tornam maior.
ver aqui foto de Lua cheia boa para wallpaper.

há moda no mundo XII

Image hosted by Photobucket.com

Moda no Rio. E não é que os desfiles de moda no Rio de Janeiro continuam, nonstop, e com muito sex appeal. Mulheres bonitas, vestidos cómicos e divertidos, sexys e atrevidos, ridiculos e descabidos, interessantes e divertidos... há de tudo para alguns gostos. A moda é estranha, e recomenda-se, seja lá porque motivo for...

Image hosted by Photobucket.com

Mais moda, mais corpos destapados de modelos esqueléticas e muito novas. Porque é que não há mais carne nos desfiles??!!??

utilitários

Image hosted by Photobucket.com

As bolas de ténis, em Wimbledon, onde já se joga mais um Grand Slam de ténis, não servem apenas para as raquetes dos tenistas. Este adorável ratinho encontrou uma casa numa destas bolas. Um sentido utilitário e cria tivo.
Engraçado como poderemos tirar tantas lições dos animais. Supostamente somos animais racionais. Aqueles que pensam. Como seres pensantes somos complicados e temos por hábito encontrar dificuldades inexistentes e não ver a utilidade naquilo que é mais óbvio. Seres supostamente irracionais são um bom guia.

Aqui fica a sugestão para o próximo livro, Verão/Outuno 2005:
Guia dos Seres Irracionais
que poderia ficar com produção de empresa portuguesa
Creative Minds - Mentes Cria tivas e a distribuição a quem desse mais bolas de ténis gigantes, claro está.

sil via


[Adeus Silvia. O melhor que o programa Êxtase tinha vai partir para novos projectos. Tenho de admitir que sou fã da minha ex-colega de faculdade. Parece-me inteligente, perspicaz e capaz de manter uma boa conversa (entrevista), o que nem sempre acontece na televisão portuguesa - aliás, é dificil.]

Sílvia Alberto deixa Êxtase
Depois de assumir a apresentação primeiro do Flash e depois do Êxtase, Sílvia Alberto deixa o programa no final de Junho. A apresentadora de 23 anos continuará ligada à SIC em novos projectos que não foram no entanto revelados, sabendo-se apenas que surgirão em Setembro. Até lá, Sílvia Alberto terá a responsabilidade de conduzir a apresentação do programa SIC 10 Horas em Agosto, por ocasião das férias da apresentadora Fátima Lopes.
Relativamente ao Êxtase, a entrevista central do programa coordenado por Carlos Dias da Silva será feita rotativamente por cada um dos repórteres do programa, Ana Rita Clara, Nuno Eiró, Cláudia Semedo, Joana Cruz e Liliana Campos.
in Meios e Pub

segunda-feira, junho 20, 2005

paris, está calor

Image hosted by Photobucket.com

Paris. O calor que se fez sentir na Europa durante o dia de hoje fez muitos turistas e locais tomarem um valente banho refrescante nos pequenos lagos nos Campos Elíseos.

blogues e os seus limites


China censura blogues com ajuda da Microsoft
Internet
. O mundo cibernético passou a ser um meio por excelência de partilha da livre opinião, desde que foram criados os blogues. Para contrariar a crescente utilização dos blogues, o governo chinês em conjunto com uma empresa da Microsoft está a censurar palavras como “liberdade”, “democracia”, "Tibete", "capitalismo", "socialismo" "Dalai Lama", "independência de Taiwan", Falun Gong" e “Tiananmen”. Fomos ouvir Francisco José Viegas e João Paulo Meneses.

João Tomé - in Destak (20-06-2005)
esta é uma versão bem maior e um pouco diferente da que saiu no jornal

As recentes notícias que surgiram no jornal Financial Times sobre a censura a palavras nos blogues que uma empresa da Microsoft na China, MSN Space, está a fazer em conjunto com as autoridades chinesas coloca na ordem do dia um debate importante sobre os limites que existem na liberdade dos blogues.
Para Francisco José Viegas, escritor, jornalista e “blogger” português: «a censura que a Microsoft acedeu a praticar, que é uma vergonha para todos nós, não é inédita». O jornalista relembrou que a empresa já tinha banido a “estrela de David”, símbolo do judaísmo, do conjunto dos símbolos partilháveis do Windows XP, «cedendo aos lobbies anti-semitas e árabes».
Já João Paulo Meneses, jornalista da TSF (autor de um livro sobre a rádio portuguesa) e blogger, «aquilo que a Microsoft está a fazer e que outras empresas americanas já fizeram, criar vigilância e censura, é a contrapartida que o governo chinês exige para autorizar a entrada de empresas estrangeiras». Como tal, considera que a Microsoft está a «contrariar a lógica de liberdade de expressão e participação cívica» que a génese dos blogues tem, ainda para mais no país mais fechado do mundo.
«Apesar de tudo os blogues vão sobreviver para além da ambição financeira de Bill Gates», explicou João Paulo Meneses. Francisco José Viegas vai mais longe ao considerar que a empresa americana está a mostrar poder ser mais desprezível do que o governo chinês, ao colocar a sua tecnologia ao serviço de um regime que «despreza a liberdade e os direitos humanos». «Por mais surpreendente que isso seja, é legítimo (nada os impede) que a Microsoft faça esse serviço de censura por encomenda», acrescenta o autor.
Esta entrada da Microsoft no mercado chinês deverá trazer mais 100 milhões de utilizadores este ano, tornando a China o segundo país com mais pessoas online.


Legitimidade das restrições
Não é só na China que existem restrições, na Alemanha sites e palavras nazis são proibidos. Até que ponto isto será legítimo? «Não é legítimo, evidentemente. Sou contra a proibição de sites nazis, de qualquer modo – mas acredito que devem ser vigiados e monitorizados em nome da segurança e da liberdade», disse Francisco José Viegas. O jornalista da TSF João Paulo Meneses tem uma opinião um pouco diferente: «não vejo o mundo da Internet diferente da sociedade de direito e, tal como em Portugal não se aceita partidos políticos que defendam o nazismo, não me chocaria proibir-se sites nazis - também devem haver limites nos blogues». Relativamente à proibição das palavras João Paulo Meneses considera um exagero. «Até por questões históricas é legitimo escrever-se sobre o nazismo», disse.

Blogues provocam demissões
Em vários países onde a Internet e os blogues são já uma ferramenta fundamental surgem notícias de pessoas que, por causa do seu pequeno e pessoal blogue, foram despedidas. Tal como um número crescente de funcionários, um norte-americano de 27 anos, Peter Whitney, decidiu criar um blogue para fazer uma crónica da sua vida. Quando começou a dizer mal de algumas pessoas com quem trabalhava teve uma audiência pouco desejada, os patrões. Foi despedido, tal como já se sucedeu a vários funcionários do Google e IBM. O blog de Peter: gravityspike.blogspot.com.

China recruta quatro mil ciberpolícias (ver mais in Exame Informática)
O governo chinês lançou na quinta-feira uma campanha para recrutar quatro mil polícias que têm como missão controlar as páginas consultadas nos vários cibercafés do país.


Blog principal de João Paulo Meneses: Blogouve-se
Blog principal de Francisco José Viegas: Aviz

ver aqui as respostas mais completas de Francisco José Viegas e João Paulo Meneses (que lançou agora um livro)

pódio significativo

Vitórias estranhas. O português Tiago Monteiro (que viveu grande parte da vida em França), conseguiu este fim-de-semana o que se pensava impossível, chegar ao pódio. Sim, foi porque só haviam seis pilotos em prova, mas conseguiu ser regular e melhor do que o seu colega de equipa e os dois Minardi e, noutras oportunidades como esta já houve portugueses a falhar. Não deixa de ser assinalável.

domingo, junho 19, 2005

há moda no mundo XI

Image hosted by Photobucket.com

Rio de Janeiro. A moda continua a passear-se pelas passerelles do Rio de Janeiro, no Brasil.
A model takes to the catwalk with a Spring-Summer 2006 creation by designer Marcia Ganem during one of the fashion shows Saturday, 18 June 2005, within Rio Fashion Week in Rio de Janeiro, Brazil. EPA

tutankhamun em los angeles

Image hosted by Photobucket.com

Los Angeles. The 'Coffinette for the Viscera of Tutankhamun,' which contained the mummified liver of the king, depicts him as Osiris, holding a crook and flail is framed by two television screens showing a close up at the Los Angeles County Museum of Art in Los Angeles, Friday, 17 June 2005. The exhibit features artifacts from Tutankhamun's tomb and the Valley of the Kings is part of a 27-month tour of the United States. It will remain in Los Angeles until 15 November, after which it will be taken to Fort Lauderdale, Chicago and Philadelphia. EPA

sejas bem-vinda, egoísta


Ora aqui está uma revista apetecível. Saborosa e fresca a nível estético e de textos. É um conceito diferente e repleto de criatividade. Só por isso já é uma aposta ganha. Seja bem-vinda, revista Egoísta.

Aqui está uma entrevista no DN ao director do projecto Mário Assis Ferreira.

sou imigrante

A tensão está a aumentar. Cada vez mais pessoas contra a imigração.

Bandeiras de Portugal e do Partido Nacional Renovador (PNR), símbolos da Frente Nacional, cabeças rapadas e cartazes apelando ao repatriamento dos imigrantes e ao orgulho nacionalista, saudações nazis e o hino nacional, várias vezes repetidos, marcaram a manifestação de extrema-direita que ontem à tarde se realizou entre a Praça do Martim Moniz e o Rossio.
in DN

sexta-feira, junho 17, 2005

viagens

Image hosted by Photobucket.com

Paquistão. A tourist crosses through the suspension bridge over Hunza River in Northern Pakistan on Monday 13 June 2005.
Dr. Henri Coanda, the Romanian father of fluid dynamics and a Nobel Prize winner at 78 yrs old, spent six decades studying the Hunza water trying to determine what it was in this water that caused such beneficial effects for the body. He discovered that there were indeed anomalous properties to the Hunza water which had a different freezing and boiling point than ordinary water, a different viscosity and a different surface tension.
People in Hunza manage to live to over one hundred years of age in perfect mental and physical health; and men father children at ninety. But their greatest achievement is the fact that sickness is rare, that cancer, heart disease, heart attacks, high or low blood pressure and childhood diseases are virtually unknown. EPA

será mais rápido?

EUA: 21% dos leitores de imprensa prefere edições online
Um em cada cinco leitores de imprensa, utilizadores da Internet, prefere consultar as edições online dos jornais, em detrimento da edição em papel. Esta é a conclusão de um estudo norte-americano realizado pela Nielsen/NetRatings.
O estudo aponta que 21% dos leitores de imprensa e utilizadores da Internet prefere consultar as edições online dos jornais. No entanto, 72% continua a ler as edições impressas. Apenas 7% dos leitores consulta indistintamente os dois tipos de edições.
in DD
Image hosted by Photobucket.com

Sibéria. A general view of the village of Ust-Anzas in the Highland Shoria district of Kemerovo region in Western Siberia, Thursday 16 June 2005. The original population of Highland Shoria is just about 16,600 people, they keep natural economy and the best connection with the outside world is travel by helicopter. EPA

Image hosted by Photobucket.com

areia com formas



Alemanha. People work on a sand sculpture made for the international sand-sculptures festival in Berlin June 14, 2005. The festival runs from June 6 to July 31. REUTERS/Tobias Schwarz

fotografia para todos

Revista National Geographic lança curso de fotografia
A revista National Geographic começou a distribuir com a sua edição de Junho uma colecção de quatro CD’s para PC com um curso completo de fotografia. Disponibilizados aos leitores gratuitamente mediante a compra da revista, os CD’s contêm simuladores interactivos de fotos, animações em flash, vídeos explicativos, simulações 3D e mais de mil fotos com ampliação. Com a edição de Junho da National Geographic são oferecidos o primeiro CD e a caixa arquivadora da colecção, estando reservada para os meses de Julho, Agosto e Setembro, a distribuição gratuita dos restantes CD’s. O lançamento deste coleccionável será acompanhado por uma campanha de publicidade em tv, rádio, outdoor e imprensa.
in Meios e Pub

calor


Cinco distritos em alerta laranja
Os distritos da Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Évora estão hoje em alerta laranja e os restantes 13 em aviso amarelo face às temperaturas elevadas previstas pelo Instituto de Meteorologia.
O alerta laranja é o penúltimo de uma escala de cinco níveis e significa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado e a seguir as orientações do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil. Os restantes distritos - Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro - estão em alerta amarelo, que reflecte uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.
O Instituto de Meteorologia prevê para hoje tempo quente com céu pouco nublado ou limpo e uma máxima de 39 graus para Beja, 38 para Castelo Branco, 33 para o Porto, 35 para Lisboa, 31 para Faro.
in Expresso

desonestidade?

Manuela Ferreira Leite afirma
Governo é «desonesto»
A ex-ministra das Finanças Manuela Ferreira Leite acusa o Governo de «desonestidade política» por fazer «uma encenação» com a estimativa de défice orçamental para 2005 da comissão liderada pelo governador do Banco de Portugal.
Em entrevista na quinta-feira à RTP, Ferreira Leite afirmou que o Governo utilizou erradamente as conclusões do relatório de Victor Constâncio, que estimou um défice de 6,83 por cento para este ano.
(...)
A antiga responsável pelas Finanças afirmou também que está em «total desacordo» com a opção do Governo de aumentar os impostos e considera que as expectativas de aumento da receita não serão cumpridas. Por exemplo, garantiu que o aumento da taxa normal de IVA de 19 para 21 por cento vai «colocar problemas de competitividade em relação a Espanha».
(...)
Na entrevista, Manuela Ferreira Leite criticou ainda o Presidente da República, Jorge Sampaio, por ter considerado exageradas as medidas para correcção das contas públicas tomadas pelo Governo de Durão Barroso. «Não esqueço que o próprio Presidente da República disse que o que estávamos a fazer era exagerado», afirmou, acrescentando que se sentiu «bastante magoada» com as declarações.
ver mais in Expresso

são vegetais, senhor

Image hosted by Photobucket.com

Frescos e bons. Numa rua de Bangladesh um vendedor distribui vegetais a uma dona de casa. Os vegetais são um dos principais alimentos no país.

artigo online

A porcaria de um país. Depois de ter feito referência aqui no Frescas e Boas ao artigo da Alexandra Lucas Coelho na revista Pública sobre uma tentativa de entrevista ao presidente da Câmara de Marco de Canavezes. O António Granado, com a autorização do Público e sugestão do João Paulo Meneses, colocou online a página referida a que nem todos podem ter acesso na Internet.

Ver artigo em pdf aqui.

revista da BBC

Hoje a BBC traz os seguintes artigos que me chamaram a atenção:
Boys 'used for human sacrifice' A leaked police report claims African boys are being trafficked into the UK for human sacrifice.

California struck by second quake The US state of California is struck by its second earthquake in two days, but no casualties are reported.

Oprah heads celebrity power list Talk show host Oprah Winfrey is named the world's most powerful celebrity by Forbes magazine.
US talk show host Oprah Winfrey has been named the world's most powerful celebrity by business magazine Forbes. Actor Mel Gibson - last year's number one - is third in this year's Celebrity 100 list, behind golfer Tiger Woods. Star Wars creator George Lucas returns at four after a one-year absence, but is first in the money rankings with estimated earnings of $290m (280 milhões de euros).

Top 10 dos mais poderosos:
1. Oprah Winfrey
2. Tiger Woods
3. Mel Gibson
4. George Lucas
5. Shaquille O'Neal
6. Steven Spielberg
7. Johnny Depp - fiquei surpreendido
8. Madonna
9. Sir Elton John
10. Tom Cruise

Not long left for cassette tapes. O adeus às k7´s. 40 years after global cassette production began in earnest, sales are in terminal decline.

'Teleporting' over the internet Computer scientists in the US are developing a system which would allow people to "teleport."

Kezman turns down Benfica switch Chelsea's Mateja Kezman rejects the chance to make a new start in Portugal.


Vamos saltar para a água?