quinta-feira, junho 30, 2005

torre substituta


Torre do 'Ground Zero' fica mais segura e também mais rentável
Um arranha-céus mais esguio e, garantem os criadores, muito mais seguro, marca um novo plano, o terceiro, para o local da Torre da Liberdade, peça central do futuro World Trade Center, ontem apresentado em Nova Iorque.
A concepção foi revista em Maio para responder às preocupações de segurança expressas por um relatório policial. A torre ficará distanciada 30 metros da periferia oeste, uma das obsessões da polícia quanto a uma potencial ameaça com viaturas armadilhadas.

Outra novidade estará na base, que será em forma de cubo (61 por 61 metros, ou seja, a mesma medida que ficou das Torres Gémeas destruídas a 11 de Setembro de 2001), com uma altura também de 61 metros, reforçada por uma protecção de aço e titânio, capazes de resistir a uma forte deflagração.
Este novo arranha-céus tem 68 andares para escritórios e termina com um observatório de vidro. Uma antena remata o imóvel, que culmina a uma altura simbólica de 1776 pés (ano da independência americana), correspondentes a 541 metros.

Em dois anos os planos da torre foram revistos por três vezes e, apesar do que alegam os seus promotores, a última versão não tem nada a ver com a proposta do arquitecto Daniel Libeskind, escolhido em 2003, por concurso. À volta da torre surgem vários interesses, como os do arrendatário dos terrenos, Larry Silverstein, que quer rentabilizá-los ao máximo. Sob pressão, Libeskind associou-se a outro arquitecto, David Childs, encarregue de rever os planos.
As fundações começam a ser erguidas em 2006, mas só em 2010 é que a torre pode ser ocupada.
in DN

Sem comentários: