domingo, junho 26, 2005

exames na internet

[Por alguma razão que não consigo explicar sinto algumas saudades do liceu e até dos... exames. Deve ser uma loucura passageira.]

Internet é maior sala de estudo para alunos ansiosos
Em vésperas de exames nacionais, a Internet transforma-se na maior sala de estudo do País para os alunos mais ansiosos. Este ano, nas semanas que antecederam as provas de Português e Matemática, mais de 150 mil estudantes trocaram os livros pelos teclados e esclareceram dúvidas no site Exames Nacionais e Acesso ao Ensino Superior, um projecto criado há quatro anos por um grupo de cibernautas candidatos à universidade.

Com o empurrão do sucesso de um canal de conversação (#exames), a que centenas de jovens acediam por dia para partilhar resumos da matéria dada, Bruno Pereira, principal responsável pelo site - www.exames.org - e agora estudante do 2.º ano de Direito, construiu um espaço em que nenhum problema fica por resolver. Sempre online e pronta a responder às solicitações dos mais aflitos, está uma equipa que, antes de esclarecer dúvidas, faz por ter certezas "Consultamos a Internet, lemos a imprensa e temos contactos informais com a Direcção-Geral do Ensino Superior."

A média de dez mil visitas por dia em semanas de exames não permite deslizes, explica Hugo, um dos operadores do site. "Não podemos dar informações erradas, porque eles confiam em nós", diz. Entre os e-mails de agradecimento que chegam à caixa de correio electrónico da equipa depois de afixadas as colocações não são raros os que acusam as escolas secundárias e universidades de passar informação errada. "Há dias recebi um e-mail de um aluno que contactou a faculdade a que se vai candidatar para tirar uma dúvida. Aquilo que lhe disseram contrariava o que estava publicado no exames.org. Indiquei-lhe o decreto-lei que nos dava razão e contactei a Direcção-Geral do Ensino Superior para que informasse a faculdade do erro", conta Bruno Pereira.
in DN - ver mais

Sem comentários: