domingo, junho 20, 1999

perguntas de blogues

PERGUNTAS A FRANCISCO JOSÉ VIEGAS

- Relativamente à recente censura que existe por parte da Microsoft em serviço de blogs na China. Será que ao se estar a censurar este tipo de palavras não se estará a contrariar a própria definição de blog?
Claro que sim. Um blog é um diário publicado na net; a censura que a Microsoft acedeu a praticar, que é uma vergonha para todos nós, não é inédita. Há cerca de dois anos, cedendo aos lobbies anti-semitas e árabes, a Microsoft baniu a "estrela de David", símbolo do judaísmo, do conjunto dos símbolos partilháveis no seu sistema Windows XP. A atitude da Microsoft devia encher-nos de vergonha, a todos os que nos preocupamos com os direitos humanos e com a segurança dos cidadãos. O que a Microsoft fez não é mais do que colocar a sua tecnologia ao serviço de um regime que assassina, fuzila sem julgamentos, pratica genocídios, ocupa militarmente outros países, despreza a liberdade e os direitos humanos. Dessa forma, a Microsoft mostra que ainda pode ser mais desprezível do que o regime chinês.

- Será legitimo para uma empresa como a Microsoft estar pactuar com esta situação? Que alternativas poderiam existir?
É legítimo. Por mais surpreendente que isso seja, é legítimo (nada os impede) que a Microsoft faça esse serviço de censura por encomenda de um dos regimes mais totalitários e militarizados do mundo. E não me parece que existam alternativas para quem quer furar o cerco montado pela ditadura chinesa e, ao mesmo tempo, pela apertada malha de vigilância da Microsoft.
Isto pode parecer um exagero, mas admitamos que um governo paga à Microsoft para assinalar todos aqueles que falam de sexo, literatura, riso, etc etc, sob o pretexto de serem pessoas perigosas. A Microsoft tem legitimidade para o fazer, porque o seu negócio é esse.

- Como pessoa ligada aos blogs, como se poderá contornar este tipo de restrições?
É muito difícil. Só a criação de um novo dicionário em que as palavras proibidas sejam substituídas por outras, o que é possível fazer-se.

- Será que esta situação pode ter alguma similaridade com a censura em Portugal antes do 25 de Abril?
Não. A censura em Portugal era administrada por uns seres sinistros, mas sobretudo senis, ignorantes e ridículos. A censura da Microsoft tem atrás de si gente inteligente, perversa, bem paga (muito bem paga) e sem escrúpulos.

- De que forma é que será legitimo a um Estado estar a censurar palavras na Internet – como por exemplo, a Alemanha proibiu a utilização de palavras e sites nazis. Será, neste caso, legitimo a restrição de liberdade no mundo cibernético?
Não é legítimo, evidentemente. Mas a IBM trabalhou para o regime nazi e foi acusada de cúmplice do Holocausto, não foi? Eu sou contra a proibição de sites nazis, de qualquer modo -- mas acredito que devem ser vigiados e monitorizados em nome da segurança e da liberdade dos cidadãos.

----------------------

PERGUNTAS A JOÃO PAULO MENESES (JORNALISTA DA TSF, AUTOR E BLOGGER)

- Relativamente à recente censura que existe por parte da Microsoft em serviço de blogs na China. Será que ao se estar a censurar este tipo de palavras não se estará a contrariar a própria definição de blog?
A grande questão é que as diversas empresas para entrarem no mercado chinês têm de fazer cedências. Aquilo que a Microsoft está a fazer e que outras empresas americanas já fizeram, criar vigilância e censura, é a contrapartida que o governo chinês exige para autorizar a entrada de empresas estrangeiras.
A china é o país mais fechado do mundo. Tem uma estrutura muito severa relativamente ao investimento estrangeiro. A Internet foi uma das poucas áreas chave em que permitiram entrada. A Microsoft nunca aceitaria uma coisa destas nos EUA, mas é estranho agora aceitar na China.

- Será legitimo para uma empresa como a Microsoft estar pactuar com esta situação?
A Microsoft está a contrariar a lógica de liberdade de expressão e participação cívica que a génese dos blogues tem. Mas está também a contrariar a liberdade de expressão num país onde até faria mais sentido combater-se essa censura que já existe. Mas acho que apesar de tudo os blogues vão sobreviver para além da ambição financeira do Bill Gates.

- De que forma é que será legitimo a um Estado estar a censurar palavras na Internet – como por exemplo, a Alemanha proibiu a utilização de palavras e sites nazis. Será, neste caso, legitimo a restrição de liberdade no mundo cibernético?
Não vejo este mundo da Internet não o vejo diferente da sociedade de direito. É apenas mais uma ferramenta de uma comunidade. Portugal não aceita partidos políticos que defendam o nazismo. Não me chocaria que houvesse proibição de sites nazis em Portugal, porque os blogs também fazem parte da sociedade de direito. Relativamente à proibição das palavras parece-me um exagero grande até por questões históricas, porque é legítimo poder-se escrever sobre o nazismo.

Sem comentários: