sexta-feira, junho 24, 2005

mais mudanças nos media

[Resta saber se os opinadores e amigos do director no jornal também estão de saida, Luis Filipe Borges (o homem da Revolta do Pastel de Nata que não larga a bóina) e o actor e criativo Tiago Rodrigues. JT]

Luís Osório deixa A Capital
Luís Osório demitiu-se ontem da direcção do diário A Capital, cargo que assumiu há cerca de um ano. Como explicou ao M&P, a sua decisão é irreversível e prende-se com o facto de, entre o jornalista e a administração do título, existirem «mais coisas que nos separam do que nos unem». Luís Osório foi contratado pela administração da Prensa Ibérica para «fazer renascer» A Capital. Como explicou na altura, o objectivo era fazer do jornal um diário de referência, capaz de competir com o Diário de Notícias e com o Público. O título foi relançado em Setembro e, de acordo com o responsável, os seus primeiros objectivos estão cumpridos, na medida em que o jornal «mudou de estratégia, mudou a organização e ganhou notoriedade e influência». No entanto, a administração não terá dado a Luís Osório as condições necessárias para inverter a tendência de queda do jornal. A título de exemplo, o jornalista recorda que quando a quebra de vendas foi estancada, no início do ano, a tiragem do jornal sofreu uma diminuição significativa, o que prejudica uma estratégia de crescimento.
De acordo com os últimos números conhecidos, o jornal fechou 2004 com uma circulação média paga de 3.614 exemplares, menos dois mil do que no ano anterior. Há cerca de um ano, o objectivo de Luís Osório era fazer de A Capital um jornal «influente e obrigatório», o que em sua opinião só seria possível com vendas na ordem dos 20 mil exemplares. Para além de Luís Osório, também Rogério Rodrigues, director-adjunto, vai deixar o título.
in Meios e Pub

Sem comentários: