sexta-feira, novembro 30, 2007
memórias de itália
Ir a Itália permite desmistificar-se alguns pré-conceitos. Faz parte da agenda turística comer todos os dias em restaurantes italianos tipícos, de preferência com forno de lenha. A minha experiência diz-me que as massas não são o prato principal, especialmente por serem demasiado parecidos com o que já se faz nos restaurantes portugueses. Il pizza, ora, isso sim! Com menos ingredientes disponíveis e com massa bem mais fina, o segredo, como disse Marco Bellini num anúncio antigo, parece, de facto, estar na massa. É suculenta e ao mesmo tempo estaladiça e leve. Na verdade, a pizza verdadeiramente italiana não tem um aspecto dos mais apetitosos, mas é no paladar que ela demonstra toda a sua riqueza degustativa. Uma preciosidade, my precious, atrevo-me a dizer. Posso dizer que os sete dias que passei em Itália, este Verão, foram os sete dias mais apetitosos, no que diz respeito ao paladar, pelos quais já passei em toda a minha vida. E, para um gajo poupado como eu, surpresa das surpresas, comeu-se sempre barato. Toda a lenga lenga que ouvi, antes de ir, que lá tudo é caro, incluindo a comida, acabou por não se verificar. Comi lá bem mais barato do que se come num restaurante em Lisboa. Sempre numa média de 11 a 13 euros por pessoa. E Vero.
quinta-feira, novembro 29, 2007
tome lá o convite, mas não apareça
O Ministro dos Negócios Estrangeiros brilhou ao convidar Robert Mugabe a vir a Lisboa para a Cimeira Europa-África e ao dizer de seguida: "Se me pergunta se eu gostava que Robert Mugabe estivesse em Lisboa, diria que não".
[O jornalista diz que ele já confirmou que vinha e Amado responde:]
"Ele está convidado, agora vamos ver se vem ou não vem. Ele tem dito que vem, de qualquer modo é preciso ver quais são as decisões que ele próprio toma".
Porque é que Amado disse isto? Simples, para ouvir isto:
Londres satisfeita com declarações de Luís Amado sobre Robert Mugabe
Pelos vistos não agradou foi aos africanos:
Moçambique critica Luís Amado
reaprender a escrever?
Está disponível uma petição para evitar as alterações ortográfica.
"Catástrofe", um "favor ao Brasil" ou uma oportunidade?
29.11.2007, Alexandra Prado Coelho
"Os brasileiros têm um problema, nós não. Isto é um favor que a diplomacia portuguesa está a fazer à brasileira, e é triste que a língua sirva de moeda de troca" Vasco Teixeira, editor português
O Público mostra exemplos das alterações previstas pelo acordo com os países lusófonos:
Em Portugal e nos outros países lusófonos (sem o Brasil)
- Eliminam-se as consoantes mudas - palavras como "acção" (passa a "ação"), "óptimo" ("ótimo"), "baptismo" ("batismo") ou "tecto" ("teto").
É estabelecida uma excepção para nomes próprios: por exemplo, alguém chamado "Baptista" continua a escrever o seu nome com o "p".
- Desaparece o acento circunflexo em certas formas verbais como em "leem"
No Brasil
- Desaparece o trema, que o brasileiros usam ainda em palavras como "lingüiça" ou "seqüência" (Portugal eliminou o trema desde 1945)
- Desaparecem os acentos agudos em palavras como "assembléia", "idéia", e os circunflexos em palavras como "enjôo" ou "vôo"
Alterações para todos
- As letras "k", "w" e "y" passam oficialmente a fazer parte do alfabeto da língua portuguesa. Apesar de já serem usadas com uma frequência cada vez maior e de fazerem parte dos dicionários, não eram oficialmente parte do alfabeto português. Isto é particularmente relevante para os países africanos, que as usam muito mais do que os portugueses.
- Mudam as regras relativamente ao uso do hífen, que é eliminado nalguns casos, como aqueles em que o segundo elemento começa com "s" ou "r", caso em que essa letra é dobrada ("contra-regra" passa a "contrarregra" e "anti-semita" a "antissemita"); e introduzido noutros ("microondas" passa a "micro-ondas")
As excepções
- O acordo privilegia a pronúncia em relação à escrita, por isso, algumas palavras continuarão a ser escritas de maneira diferente em Portugal (e restantes países lusófonos) e no Brasil para as manter próximas da forma como são ditas.
Exemplos: "recepção" (no Brasil pronuncia-se o "p") e "receção" (em Portugal não se pronuncia, por isso deixa de se usar); ou "Antônio" (como se diz no Brasil) e "António" (como em Portugal).
in Público
futebolíces
isto é...
das 10h às 12h já se tinham vendido na FNAC do Colombo:
e quando me disseram isto estavam a ser preparados para serem vendidos mais 9 portáteis. Tudo isto por causa de hoje e amanhã ser dia aderente Fnac; e o Natal por perto. Houve pessoas que tiraram o dia de férias para irem comprar coisas para a Fnac.
telemóveis com mail é fónix!
Correios lançam na sexta-feira serviço de telemóveis Phone-ix
O operador móvel virtual dos CTT vai chamar-se Phone-ix e arranca na próxima sexta-feira com o objectivo de consolidar, «a médio prazo», a posição dos Correios como quarta maior empresa de comunicações móveis em Portugal.
this one goes out to... me *
Tenho uma grande constipação,
E toda a gente sabe como as grandes constipações
Alteram todo o sistema do universo,
Zangam-nos contra a vida,
E fazem espirrar até à metafísica.
Tenho o dia perdido cheio de me assoar.
Dói-me a cabeça indistintamente.
Triste condição para um poeta menor!
Hoje sou verdadeiramente um poeta menor.
O que fui outrora foi um desejo; partiu-se.
Adeus para sempre, rainha das fadas!
As tuas asas eram de sol, e eu cá vou andando.
Não estarei bem se não me deitar na cama.
Nunca estive bem senão deitando-me no universo.
Excusez un peu... Que grande constipação física!
Preciso de verdade e da aspirina.
Álvaro de Campos, Poemas
baixa por doença
domingo, novembro 25, 2007
almost there
sábado, novembro 24, 2007
goodbye freddy
Hoje, dia 24 de Novembro, faz 16 anos que o mítico Freddy Mercury, morreu. Foi em 1991 e só me lembro, nessa altura, em que tinha 10 anos, de pensar nele que tinha sido um performer excepcional. Continuo a achar o mesmo, agora com mais conhecimento de causa. Bohemian Rapsody é uma das grandes obras primas da música contemporânea!
maratona televisiva
sexta-feira, novembro 23, 2007
horas e horas de um dia
Não há nada mais irritante do que alguém estar muito perto de criar um grande acidente e nem reparar nisso! É a chamada incompetência burra. Mulheres preocupadas com o cabelo, óculos escuros ou a bebida que vão a beber! Homens que pensam que estão a perseguir algum criminoso num filme de Hollywood, que acham que os outros têm sempre de parar para os deixar entrar, velhos que vivem no lema de conduzir o mais devagar possível e que mudam de faixa sem olhar para vez se vem alguém e sem fazerem pisca.
quinta-feira, novembro 22, 2007
e se voltássemos à pré-história?
Capacidade da Internet pode esgotar em 2010
O uso pessoal e profissional da Internet pode levar a um esgotamento da capacidade da actual infra-estrutura e causar uma redução da velocidade, caso não sejam investidos 137 mil milhões de dólares (93,5 mil milhões de euros) em novos suportes, alerta um estudo da Nemertes Research, uma empresa americana independente de análise. Este valor monetário totaliza mais do dobro do investimento na tecnologia que está previsto para os próximos anos.
Mais media: TV Cabo lança novo espaço de séries e cinema (nome a reter: Antunes João, administrador da PT Conteúdos)
foi você que disse... 'busted'!
quarta-feira, novembro 21, 2007
escola degradada
Caldas da Rainha: Escola fechada por causa de más condições
geração inconformada
O ex-Anti Cristo, Marilyn Manson, esteve ontem à noite em Portugal. Um homem fascinante em diversos aspectos.
Marilyn Manson no Pavilhão Atlântico: Circo de feras
Público em delírio negro com Manson
terça-feira, novembro 20, 2007
televisão memorável
"dos 50 anos de televisão pública e 15 de televisão privada (incluindo 13 de cabo), que programas podem ser considerados os 50 melhores programas de televisão portugueses?"
comida & strip
Para quem queira trabalhar nesta bela indústria os ordenados vêm descriminados. O empregado de mesa que faz strip é quem ganha mais, 60 euros por noite. Existem ainda comissões de 40% em todos os extras eróticos (Lap Dance, Table Dance, Sobremesas Eróticas e Champagne). Faz sentido.
gatos de metro
Os Gato Fedorento estiveram na redacção do Metro a "dirigir" a edição de amanhã. Mais uma boa iniciativa do Metro. Ver na PFtv
treinador de sofá
40 portugueses no sofá a mandar num clube
segunda-feira, novembro 19, 2007
winter is back
Não houve lugar a cheiro de terra molhada, um dos melhores na face da Terra, houve sim terra ensopada, que não tem propriamente grande cheiro. O frio arrefece as mãos, bochecas e nariz... sinto-me mais vivo quando o frio chega. Um dos passatempos preferidos é tentar fazer fumo com o bafo - para quem não fuma isto é um autêntico prazer raro. Custa mais sair da cama... do quentinho. A roupa mais quente está de volta, tal como o casaco. Todos os anos é assim. Será isto uma rotina?
domingo, novembro 18, 2007
jesus was cremated?
Cremações disparam com novas atitudes perante a morte
Primeiro os números de Lisboa: as cremações de corpos mais do que quadruplicaram no espaço de dez anos, de 846 em 1997 para 3570 em 2006, o que significa um crescimento de 322 por cento. Nos mesmos anos, o número total de funerais realizados na cidade caiu de 9355 para 8791, o que significa que a opção pela cremação foi fortemente reforçada. Em 1997, as cremações eram nove por cento dos funerais realizados em Lisboa. Mas no ano passado, essa taxa foi já de 40 por cento - ocorre em quatro de cada 10 funerais.
sábado, novembro 17, 2007
i'm a rocket man ii
in davidfonseca.blogs.sapo.pt
Uma canção de Elton John. Cores. Uma câmara. Um take. David Fonseca, performing.
momentos
"Dos 40 aos 71 foi um instante. Hoje é segunda, amanhã é domingo. Hoje é Janeiro amanhã é Dezembro. Os anos passaram a correr..."
sou viajado (mais)
De 1 Julho a 17 de Novembro de 2007 fiz as seguintes viagens de avião: 6 (a três locais)
pessoas interessantes
Site Sara Simões
Blog velhadaldeia
cv
jel censurado à força
Jel, o grande Nuno Duarte, voltou a fazer das suas., agora no treino da selecção, em Óbidos.
Qual Tiago Rodrigues, nos tempos do saudoso Zapping, na RTP2, ou do Bondage, nas Noites Marcianas, na SIC, o programa chama-se Os Homens da Luta, e anima a SIC Radical, bem como alguns Telejornais em que Jel consegue aparecer à força! Ou como um autêntico homem de uma luta que não é propriamente a sua, ou como um repórter brasileiro, muito particular, em Portugal...
Graças ao Bola na Área, fiquei a saber que Jel agitou o ambiente da selecção ao irromper no treino em Óbidos de megafone em punho. Ele e o irmão acabaram por ser retirados do local pelos seguranças (bullies) perante o olhar de Scolari e jogadores.
Megafone interrompe treino
PEDEM UMA VITÓRIA PARA QUEM GANHA POUCO
Humorista agita treino da Selecção em Óbidos
sexta-feira, novembro 16, 2007
está tudo doido?
Sites não-jornalísticos sujeitos a supervisão da ERC
Sites não-jornalísticos sujeitos a supervisão da ERCCláudia LuísA Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) fez uma deliberação inédita, na qual prevê que, a partir de agora, todas as pessoas que sintam violados os seus direitos de expressão em sítios da Internet que cumpram uma função de veículo de comunicação pública possam ver as suas queixas atendidas pelo Conselho Regulador. Segundo Azeredo Lopes, presidente do organismo, "a ERC tem competências de supervisão e intervenção nesses 'sites'".Em rigor, essas competências apenas se aplicam se, nos sítios de comunicação electrónica, forem verificados os seguintes pressupostos "Conteúdos sujeitos a tratamento editorial e organizados como um todo coerente", especifica o mesmo responsável.
quinta-feira, novembro 15, 2007
quarta-feira, novembro 14, 2007
terça-feira, novembro 13, 2007
personagem
Ferris Bueller
e-restos
O que a TMN não divulgou, é que a maior parte dos computadores dão problemas graves, bloqueando constantemente. Basta dizer que se comprou um computador pelo e-escola, que os informáticos das casas de assistência técnica riem-se logo, pela quantidade de casos que recebem diariamente.
O Governo e a PT patrocinam algo que só faz com que quem não tinha computador nem Internet, tenha uma visão muito má dos dois meios. Parabéns (belo negócio, despacham produto estragado e ainda ficam bem vistos por isso)!
Mais vale gastar mais 350 euros, e ter um portátil que funcione.
informação na internet
Em Setembro, 1,596 milhões portugueses acederam a partir de casa a sites de jornais, revistas e de informação, revela um estudo da Marketest.
o dominó mais caro do mundo
Esta anúncio custou mais de 14 milhões de euros à cerveja (stout) irlandesa Guinness. Especialistas do meio defendem que o anúncio criado pela agência AMV BBDO bateu também o recorde do anúncio mais caro de sempre - o da Shell, que assinalou os 60 anos da sua parceira Ferrari, em Março deste ano.
começou a caça às curvas
Curvy women may be a clever bet
Women with curvy figures are likely to be brighter than waif-like counterparts and may well produce more intelligent offspring, a US study suggests. Researchers studied 16,000 women and girls and found the more voluptuous performed better on cognitive tests - as did their children. The bigger the difference between a woman's waist and hips the better.
saber não ocupa lugar, ocupa preocupação
Breast cancer is the most lethal form of cancer for women in the world. An estimated 1 million cases will be identified this year, and about 500,000 new and existing patients will die from the disease. In the U.S., breast cancer will be diagnosed in 1 in 8 women.
in The Changing Face of Breast Cancer, Time
homens mais felizes?
For a woman, time with her parents often resembles work, whether it’s helping them pay bills or plan a family gathering. “For men, it tends to be sitting on the sofa and watching football with their dad,” said Mr. Krueger, who, when not crunching data, enjoys watching the New York Giants with his father.
This intriguing — if unsettling — finding is part of a larger story: there appears to be a growing happiness gap between men and women.
in, He’s Happier, She’s Less So, NY Times
--
mais pérolas:
In the early 1970s, women reported being slightly happier than men. Today, the two have switched places.
Since the 1960s, men have gradually cut back on activities they find unpleasant. They now work less and relax more.
Over the same span, women have replaced housework with paid work — and, as a result, are spending almost as much time doing things they don’t enjoy as in the past. Forty years ago, a typical woman spent about 23 hours a week in an activity considered unpleasant, or 40 more minutes than a typical man. Today, with men working less, the gap is 90 minutes.
These trends are reminiscent of the idea of “the second shift,” the name of a 1989 book by the sociologist Arlie Hochschild, arguing that modern women effectively had to hold down two jobs. The first shift was at the office, and the second at home.
Mr. Krueger’s data, for instance, shows that the average time devoted to dusting has fallen significantly in recent decades. There haven’t been any dust-related technological breakthroughs, so houses are probably just dirtier than they used to be. I imagine that the new American dustiness affects women’s happiness more than men’s.
STUDENT: Her mother’s goals in life, the student said, were to have a beautiful garden, a well-kept house and well-adjusted children who did well in school. “I sort of want all those things, too,” the student said, as Ms. Stevenson recalled, “but I also want to have a great career and have an impact on the broader world.”
This weekend, I think I may volunteer to do a little dusting.
segunda-feira, novembro 12, 2007
homeward bound
I'm sitting in the railway station.
Got a ticket for my destination.
On a tour of one-night stands my suitcase and guitar in hand.
And ev'ry stop is neatly planned for a poet and a one-man band.
Homeward bound,
I wish I was,
Homeward bound,
Home where my thought's escaping,
Home where my music's playing,
Home where my love lies waiting
Silently for me.
Ev'ry day's an endless stream
Of cigarettes and magazines.
And each town looks the same to me, the movies and the factories
And ev'ry stranger's face I see reminds me that I long to be,
Homeward bound,
I wish I was,
Homeward bound,
Home where my thought's escaping,
Home where my music's playing,
Home where my love lies waiting
Silently for me.
Tonight I'll sing my songs again,
I'll play the game and pretend.
But all my words come back to me in shades of mediocrity
Like emptiness in harmony I need someone to comfort me.
Homeward bound,
I wish I was,
Homeward bound,
Home where my thought's escaping,
Home where my music's playing,
Home where my love lies waiting
Silently for me.
Silently for me.
fujam, asteróide rosetta!
Pois é... afinal era uma nave europeia chamada Rosetta! Os cientistas confundiram a bela Rosetta com um repugnante asteróide, o que é sempre agradável.
Qualquer dia somos atacados por uma máquina de lavar flutuante pelo espaço.
A notícia jaz aqui: Asteroid 'is actually spacecraft'
man vs wild
Tudo isto, visto numa entrevista pequena mas engraçada, do Conan O’Brien. Uma pergunta: porque é que em Portugal não há programas destes, talk shows verdadeiros? Que é feito de programas como as Noites Marcianas, comandados por pessoas como o Carlos Cruz?
ação de batismo é um ato ótimo
Acordo Ortográfico: O que vai mudar quando estiver em vigor
Os efeitos não serão imediatos - mas a disposição recentemente anunciada pelo governo português de aprovar até ao final do ano o Protocolo Modificativo do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa poderá ter desfeito algumas dúvidas, atenuado reticências, dissipado mesmo suspeições de «bloqueio».
Para que a unidade se efective há cedências a fazer de um lado e do outro do Atlântico. Quem cede mais?
Os especialistas deitaram-se ao estudo e fizeram balanços: as modificações propostas no Acordo devem alterar 1,6% do vocabulário de Portugal.
Os portugueses deixarão, por exemplo, de escrever «húmido» para usar a nova ortografia - «úmido».
Desaparecem também da actual grafia em Portugal o «c» e o «p» nas palavras em que estas letras não são pronunciadas, como em «acção», «acto», «baptismo» e «óptimo».
Diz Malaca Casteleiro que as alterações a introduzir, «importantes para unificar e dar força» à língua portuguesa, «não são dramáticas, não vão assustar as pessoas».
No Brasil, a mudança será menor, porquanto apenas 0,45% das palavras terão a escrita alterada.
O trema utilizado pelos brasileiros desaparece completamente e ao hífen acontece o mesmo quando o segundo elemento da palavra comece com «s» ou «r», casos em que estas consoantes devem ser dobradas, como em «antirreligioso» e «contrarregra».
Apenas quando os prefixos terminam em «r» se mantém o hífen. Exemplos: hiper-realista, super-resistente.
O acento circunflexo sai também de cena nas paroxítonas (palavras com acento tónico na penúltima sílaba) terminadas em «o» duplo («vôo» e «enjôo»), usado na ortografia do Brasil, mas não na de Portugal, e da terceira pessoa do presente do indicativo ou do conjuntivo de «crer», «ler», «dar», «ver» e os seus derivados. Passará a escrever-se: creem, leem, deem e veem.
No Brasil, o acento agudo deixará de usar-se nos ditongos abertos «ei» e «oi» de palavras paroxítonas como «assembleia» e «ideia».
Com a incorporação do «k», «w» e «y», o alfabeto deixará de ter 23 letras para ter 26. --- in Lusa
domingo, novembro 11, 2007
há um ano...
futebolíces
revista da greve dos argumentistas II
Site oficial da greve
Vídeos da greve - YouTube da WGA
Elenco de «Anatomia de Grey» adere à greve de guionistas
Greve de guionistas interrompe «Wolfenstein»
«Desperate Housewives» vítima da greve dos argumentistas
Federação Europeia de Argumentistas ao lado da greve nos Estados Unidos
WGA strike blog: Scribe Vibe
Broadway hit by strike Productions shut down as stagehands protest
First week of strike comes to end Variety speaks with comedy writers
Writers' strike: Reality sets in Greve prejudica todos os shows diários de Late Night
Arnold Schwarzenegger Tries to End Writers Strike
www.argumentistas.org
sexta-feira, novembro 09, 2007
'vodafone, vodafone'
TMN muda regras depois da confusão à porta da sua loja
"Estou aqui desde as 16.00. Tenho uma prótese na perna e não posso estar de pé." Noémia Benavente, 75 anos, estava visivelmente cansada às 22.15, na terça-feira, seis horas depois de ter chegado à porta da loja da TMN, no Parque das Nações, para comprar um telemóvel topo de gama por seis euros. Apesar de ter marcado presença cedo - as vendas só iam começar às 21.00 -, Noémia não conseguiu levar o aparelho para casa. Havia apenas 250 telemóveis para vender a preço de desconto para mais de 2000 pessoas que acorreram ao estabelecimento da operadora.
"Quando distribuíram as senhas, às 20.00, foi a confusão total. As pessoas atropelavam-se umas às outras, e muita gente passou à frente. Eu como estou com uma prótese tive medo e fugi." Ao lado de Noémia, Emília Costa, 33 anos, diz que os ânimos só se acalmaram quando veio a polícia. "Fiquei contente por a ver chegar, estava tudo descontrolado."A revolta foi tal que a multidão começou a entoar "Vodafone, Vodafone", chamando pela marca concorrente à porta da TMN. No meio dos mais indignados estavam André Rijo e Carlos Santos, ambos estudantes universitários. "Chegámos às 18.00 e garantiram-nos, depois de fazerem uma contagem, que teríamos direito a um telemóvel. Mas a distribuição das senhas foi de tal forma desorganizada que passaram pessoas à nossa frente e já não conseguimos ficar entre os primeiros 250."
depois do 'pes 8', surge 'run refugee'
Escape and survive - play UN's online refugee game
sítios que valem a pena
[Dentro do mesmo estilo, em Portugal Continental, destacaria o Buçaco, para além da Peneda-Gerês.]
Peneda-Gerês na rede das melhores áreas europeias
O Parque Nacional da Peneda-Gerês vai aderir à rede das melhores áreas naturais da Europa, depois de ter sido aceite a sua candidatura ao sistema de certificação PAN Park´s, anunciou hoje o ministro do Ambiente, Nunes Correia.
Parque Nacional Peneda-Gerês
Parque Nacional da Peneda Gerês
http://www.serra-do-geres.com/
dietas para quê?
09.11.2007, Teresa Firmino
Quem tem excesso de peso poderá morrer menos de alguns cancros do que... as pessoas com peso normal. Mas isso não é sinal para avançar para a despensa
Aqueles quilinhos a mais que muita gente lhe diz que tem de perder, afinal pode até deixar-se ficar com eles. Até lhe podem ser benéficos, caso tenha infecções ou seja submetido a uma cirurgia, funcionando como uma reserva de recursos e fazendo com que acabe por viver mais tempo. Em linhas gerais, este pode ser o resumo de um estudo sobre a relação entre o peso corporal e as principais causas de morte nos Estados Unidos, mas que está a causar polémica.
quinta-feira, novembro 08, 2007
seinfeld who?
Por sugestão do blog da PFtv, feito pelo Nande, assistimos aqui a um breve momento de Jerry Seinfeld - que o malandro do Nuno Markl irá conhecer no final do mês - ao seu melhor estilo. Magoado com Larry King por mostrar-se ignorante sobre como terminou a série, se foi cancelada ou foi o Jerry que preferiu não continuar...
"Sabes quem eu sou Larry? (...) Alguém pode trazer aí o meu currículo, para o Larry King poder ver?!"
se for não souber conduzir, não conduza!
Carina Rodrigues. Este é o nome da mulher que provocou um acidente grave na A23, que levou à morte de 15 pessoas. Segundo o DN, a condutora terá saido ilesa do acidente e subido a ravina pelo próprio pé, sem pedir ajuda para as pessoas presas no autocarro que caiu pela ravina. Não, não estava embriagada, embora pela imagem transmitida da forma como aconteceu o acidente, custa a crer... e não, não foi sujeita a qualquer medida de coacção.
Condutora não pediu ajuda
Carina Rodrigues seguia ao volante do seu carro, acompanhada de três colegas, todos professores na Escola Básica e Secundária de Mação, quando embateu no autocarro da Câmara Municipal de Castelo Branco. O pesado despistou-se e caiu na ravina, o mesmo acontecendo ao Ford Fiesta, cujos ocupantes conseguiram subir a ladeira e chegar à estrada pelo próprio pé. Ali terão apanhado de boleia para a estação de serviço mais próxima, sem terem pedido ajuda.
O DN apurou junto de fonte da Brigada de Trânsito da GNR que o automóvel que esteve na origem do acidente transportava afinal quatro ocupantes e não um. Todos saíram do carro pelo próprio pé , dirigindo-se à A23. Conseguiram que alguém parasse e os levasse até à estação de serviço mais próxima, em Vila Velha de Ródão, a cerca de sete quilómetros. Aí alguém se apercebeu de que o quarteto tinha sofrido um acidente e de que Carina não se encontrava bem e ligou para a GNR. Esta enviou de imediato uma patrulha, que identificou a mulher e a transportou ao hospital, onde foi sujeita a testes de álcool (que deram negativos), drogas e substâncias psicotrópicas (cujos resultados ainda não se conhecem). Apesar de alegadamente ter estado na origem do sinistro e de ter abandonado o local sem prestar auxílio, a condutora não foi alvo de qualquer medida de coacção.
A família do condutor. "Houve um primeiro embate à frente da roda dianteira do autocarro e voltou a bater na parte de trás." Assim contou à mulher Fernando Serra, o condutor do autocarro da Câmara de Castelo Branco que sofreu um acidente no regresso de um passeio a Fátima e à Figueira da Foz. A partir daqui, tornou-se impossível controlar a viatura. Quinze dos 39 ocupantes morreram e outros cinco estão nos cuidados intensivos do hospital local, um dos quais é Fernando Serra.
ACT: [O estilo de acusar primeiro e perguntar depois, do novo DN, fez vitímas. O título da notícia acima não faz sentido, já que pelos vistos um professor que seguia com a condutora Carina no carro, ligou logo para o 112. Os relatos dos professores que seguiam no carro não deixam perceber como, de facto, aconteceu o acidente. As reconstituições vistas na TV e nos jornais parecem dar como culpa a Carina, que terá tentado passar para a faixa da direita sem ter ultrapassado por completo o autocarro...]
os atrasos de um diário
Obesidade aumenta casos de cancro
Outro exemplo digno de mencionar, é a notícia do Público de terça-feira sobre a idosa blogger, que este blog refere, e que o DN pegou no dia seguinte. Muito atrasado, portanto. E, para um jornal diário e pago, pede-se mais... digo eu.
A 'blogger' mais velha do mundo tem 95 anos
(não quero com isto dizer que o DN não tenha notícias interessantes que ainda não tinha lido, apenas que em certos pontos estão mal)
terça-feira, novembro 06, 2007
pietà
La Pietà di Michelangelo. Na Basílica de São Pedro, este é um dos objectos mais turísticos, mas não deixa de ser de uma beleza e detalhe humano incrível...
a minha avó devia de bloggar...
Assim, poderiam passar as conversas sobre as doenças e os médicos para a internet. Cá para mim, iria deixar os Centros de Saúde do país às moscas... ]
María Amelia López tem 95 anos e gosta de "blogar"
A Internet “soluciona muitos problemas” a María Amelia López, tida como a blogger mais velha do mundo. Aos 95 anos, María Amélia vive “muito só”, porque os netos têm de trabalhar e grande parte da sua família já morreu. Por isso, conta ao P2, aproveita o rato para circular de página em página, conhecendo gente nova e lendo as notícias. As amigas não vêem com bons olhos a sua recente ciber-celebridade, que a fez ser entrevistada por jornais de todo o mundo e lhe pôs na caixa de correio uma carta elogiosa do primeiro-ministro José Luis Rodríguez Zapatero, porque não compreendem esta curiosidade de uma avó nonagenária.
As amigas da sua idade “não sabem nada da Internet”. E “há algumas que me criticam por querer saber tanto, por comunicar com tanta gente. São um pouco antigas”. É que María Amelia López é, nas suas palavras, “uma avó moderna”. Desde Dezembro passado actualiza regularmente o blogue http://www.amis95.blogspot.com/, uma prenda de aniversário do neto, Daniel.
segunda-feira, novembro 05, 2007
mais notícias que doem
O segundo ferido grave internado no Hospital S. Francisco Xavier, em Lisboa, vítima da colisão registada ao fim do dia de ontem na A23 junto à barragem de Fratel, concelho de Vila Velha de Ródão, Castelo Branco, acabou por morrer. O número de mortos sobe, assim para 15. Durante a noite o outro ferido grave internado no mesmo hospital também não resistiu aos ferimentos. O número de feridos hospitalizados ascende agora a 23, alguns dos quais em estado considerado grave.
Autópsias das vítimas do acidente na A23 realizadas até ao fim do dia de hoje
Ministro da Administração Interna mandou a GNR investigar causas do acidente na A23
Scutvias garante que local do acidente da A23 não tem problemas
Cavaco Silva dirige palavra de “conforto e profundo pesar” a familiares de vítimas
Mapa do local do acidente
Morreu a criança que foi atropelada hoje em Tires
A criança de seis anos que ficou ferida com gravidade após ter sido atropelada numa passadeira junto ao estabelecimento prisional de Tires, Cascais, acabou por morrer esta tarde no Hospital de São Francisco Xavier, noticiou a SIC Notícias.
Lisboa: vítimas de atropelamento no Terreiro do Paço homenageadas
Criança em estado "muito crítico" após atropelamento em Tires sujeita a intervenção cirúrgica
Avó e dois netos atropelados numa passadeira em Tires
Todos os dias são atropeladas 16 pessoas
nalbandian, my hero III
"Ele tem um fenomenal backhand e pode ditar o jogo de ambos os lados"
Federer sobre Nalbandian, após a derrota por dois sets em Paris, na sexta-feira passada, 11 dias depois de ter perdido com Nalbandian na final do Masters de Madrid
--
"Espero que Nalbandian baixe um pouco o ritmo, porque assim não há hipóteses"
disse Rafael Nadal, no final da primeira derrota da sua carreira na capital francesa, onde tinha sempre vencido. Com o primeiro set em 4-3 a favor de Nadal, Nalbandian partiu para um momento fantástico, conquistando os nove jogos seguintes que lhe deram a vitória - no segundo set Nadal não conseguiu um único jogo. Pena que Nalbandian não deva estar no último Masters do ano, em Xangai, devido a não ocupar um lugar suficiente no ranking. Há dois anos (2005) Nalbandian venceu, neste último Masters do ano, Federer na final, numa vitória mitíca de cinco longos sets. Pena para bem do ténis que não volte lá!
--
"He's one of the best players of the world. You just have to congratulate him... I never saw him play like this. Today I played against one who is playing better than me and than the rest of the players, too."
como é que é possível
alegria halloween e 'traseira'
Tinha de ser nos Estados Unidos. Estes são participantes da Corrida Anual de Cabeças nuas, em Boulder, Colorado, EUA, na noite de Halloween.
--
OS CÚS
O melhor rabo do mundo é este. Pertence à búlgara Kristina Dimitrova. Venceu um concurso em Munique para escolher o melhor "traseiro" do mundo - feminino, claro está. Participaram representantes de 26 países.
estado - a dormir
revista da greve dos argumentistas
A última greve dos guionistas norte-americanos foi há 19 anos, durou 22 semanas e provocou prejuízos de 346 milhões de euros... e agora?
Os guionistas norte-americanos vão mesmo avançar para a greve. A paralisação foi anunciada sexta-feira à noite pela Writers Guild of America (WGA), o sindicato que congrega 12 mil guionistas, e tem início marcado para amanhã. Já o fim, esse, não foi sequer estipulado. Os guionistas exigem receber uma parte do valor que os produtores recebem com a exibição dos seus filmes, séries ou outros programas em plataformas como a Internet ou o DVD. Mas as negociações que se arrastaram nos últimos dias foram infrutíferas, com a Alliance of Motion Picture ( produtores de cinema) e a Television Producers (produtores de televisão) a manifestaram-se irredutíveis.
Artigo de Alec Baldwin sobre a greve dos guionistas americanos
healthy? prove it!
televisão de época
O DIA DO REGICÍDIO - por aqui encontram-se alguns pormenores da investigação para escrever sobre o Dia
Série deve estrear na RTP em Fevereiro de 2008. O Terreiro do Paço, em Lisboa, voltou ontem por momentos a reviver os agitados minutos que, em 1908, sucederam ao assassinato do penúltimo rei de Portugal, D. Carlos, e do seu filho D. Luís. Viram-se cavalos, carroças, quiosques, o asfalto deu lugar à terra batida, os jeans foram substituídos pelas calças de pinça, pelos coletes de época, pelos vestidos a roçar os pés. Os "súbditos" acenavam à "realeza" que por ali passou. O ensurdecedor barulho de um tiro fê-los disparar num vai-vém de gritos, correndo sem rumo em busca de um local protegido. O rei tinha sido assassinado. Esse dia marcou o princípio do fim da monarquia.
domingo, novembro 04, 2007
run, run, sparkling light
Aquele rapaz de 12 anos, nascido em Maio de 1995, num dia de sol, e que corre com a bola ali na foto, é o meu irmão. Faz parte da equipa de iniciados do Caldas.
"Run, run, sparking light,
have your fun
and then come home at night
I'm sure you'll tell me something new
things you did and things you'll do
I can see the world through you"
letra de David Fonseca
rocket man
Comprar um objecto pode ser uma experiência espiritualmente muito reconfortante e animadora. Existe uma sensação de pertença. E, quando se trata de algo que valorizamos, de alguém que respeitamos e admiramos, tem tudo para se tornar num objecto pessoal. Existe uma história que começa ali, naquele momento em que nos dirigimos à loja e levamos para casa aquele pedaço de alegria, que iremos devorar pelas próximas semanas. Que nos vai acompanhar durante aquele tempo e, poderemos recordar mais tarde. É algo que fica. Fica enquanto nós ficarmos, ou nos lembrarmos...
Depois de não adquirir nenhum álbum durante meses, foi com prazer e entusiasmo que dei 15€95 por DREAMS IN COLOUR, de David Fonseca (um dos músicos nacionais mais criativos e brilhantes). Há algumas coisas que temos mesmo de comprar... só assim lhes vamos dar valor... são nossas... pertencem-nos.
"I miss the earth so much I miss my wife
It’s lonely out in space
On such a timeless flight
And I think it’s gonna be a long long time
Till touch down brings me round again to find
I’m not the man they think I am at home
Oh no no no I’m a rocket man
Rocket man burning out his fuse up here alone"
riscos de saúde que se podem diminuir
"O cancro não é uma questão de destino, mas sim uma questão de risco, e nós podemos ajustar esses riscos consoante a forma como nos comportamos. É muito importante que as pessoas sintam que estão em controlo daquilo que fazem", diz um dos autores da pesquisa.
RECOMENDAÇÕES INCLUEM:
Limit red meat
Limit alcohol
Avoid bacon, ham, and other processed meats
No sugary drinks
No weight gain after 21
Exercise every day
Breastfeed children
Do not take dietary supplements to cut cancer
(documento em PDF: Food, activity and prevention of cancer report [11.9MB] )
Be thin to cut cancer, study says
Onions 'cut heart disease risk'
horrores reais
Italian police seek murder clues
outra morte estranha:
Australian presenter found dead
um país de desporto
Esta tarde, assisti ao Bombarral-Caldas (1-3), em infantis. Uma experiência curiosa para repetir!
sábado, novembro 03, 2007
desconhecimento envergonhado
como eles se conheceram
frescas e boas
like a rolling stone - bob dylan
Once upon a time you dressed so fine
You threw the bums a dime in your prime, didn't you?
People'd call, say, "Beware doll, you're bound to fall"
You thought they were all kiddin' you
You used to laugh about
Everybody that was hangin' out
Now you don't talk so loud
Now you don't seem so proud
About having to be scrounging for your next meal.
How does it feel
How does it feel
To be without a home
Like a complete unknown
Like a rolling stone?
You've gone to the finest school all right, Miss Lonely
But you know you only used to get juiced in it
And nobody has ever taught you how to live on the street
And now you find out you're gonna have to get used to it
You said you'd never compromise
With the mystery tramp, but now you realize
He's not selling any alibis
As you stare into the vacuum of his eyes
And ask him do you want to make a deal?
How does it feel
How does it feel
To be on your own
With no direction home
Like a complete unknown
Like a rolling stone?
You never turned around to see the frowns on the jugglers and the clowns
When they all come down and did tricks for you
You never understood that it ain't no good
You shouldn't let other people get your kicks for you
You used to ride on the chrome horse with your diplomat
Who carried on his shoulder a Siamese cat
Ain't it hard when you discover that
He really wasn't where it's at
After he took from you everything he could steal.
How does it feel
How does it feel
To be on your own
With no direction home
Like a complete unknown
Like a rolling stone?
Princess on the steeple and all the pretty people
They're drinkin', thinkin' that they got it made
Exchanging all kinds of precious gifts and things
But you'd better lift your diamond ring, you'd better pawn it babe
You used to be so amused
At Napoleon in rags and the language that he used
Go to him now, he calls you, you can't refuse
When you got nothing, you got nothing to lose
You're invisible now, you got no secrets to conceal.
How does it feel
How does it feel
To be on your own
With no direction home
Like a complete unknown
Like a rolling stone?
sexta-feira, novembro 02, 2007
há um ano... por aqui
Da parede para o concerto
Calmo e sorridente, animado e cheio de vontade de contar a sua arte, David Fonseca esteve à conversa comigo a propósito do álbum, Our Hearts Will Beat As One e o concerto de dia 11 de Novembro [2006], no Centro Olga do Cadaval (Sintra).
reportagem áudio
“Alma” em Lisboa
[Peça radiofónica feita para a TSF em Setembro de 2003; finalmente consegui colocá-la online, apesar de ter alguns cortes]
A megaprodução austríaca “Alma”, estreou no dia 12 de Setembro em Lisboa, e é descrita como uma peça insólita, como nunca ninguém viu em Portugal. Mais do que uma peça, é um polidrama, porque decorre em vários espaços e em simultâneo.
A austríaca que é retratada, notabilizou-se por ter como amante, o pintor, Oskar Kokoschka e como maridos: Gustav Mahler, compositor; o arquitecto e fundador do "Bauhaus”, Walter Gropius; e o poeta Franz Werfel.
O elenco conta como protagonista Simone de Oliveira, mas muitos dos actores são estrangeiros.
Esta actuação, que dura 3 horas e 15 minutos e é falada em inglês, português e francês, tem também a particularidade de ser o último espectáculo no Convento dos Inglesinhos (do século dezassete). Uma última oportunidade de ser visitado pelo público, isto porque vai ser transformado em apartamentos de luxo pela actual proprietária, Amorim Imobiliária.
O jornalista João Tomé faz um relato desta “viagem teatral” ao mundo de Alma Mahler-Werfel.