quinta-feira, novembro 08, 2007

se for não souber conduzir, não conduza!

Carina Rodrigues. Este é o nome da mulher que provocou um acidente grave na A23, que levou à morte de 15 pessoas. Segundo o DN, a condutora terá saido ilesa do acidente e subido a ravina pelo próprio pé, sem pedir ajuda para as pessoas presas no autocarro que caiu pela ravina. Não, não estava embriagada, embora pela imagem transmitida da forma como aconteceu o acidente, custa a crer... e não, não foi sujeita a qualquer medida de coacção.



Condutora não pediu ajuda
Carina Rodrigues seguia ao volante do seu carro, acompanhada de três colegas, todos professores na Escola Básica e Secundária de Mação, quando embateu no autocarro da Câmara Municipal de Castelo Branco. O pesado despistou-se e caiu na ravina, o mesmo acontecendo ao Ford Fiesta, cujos ocupantes conseguiram subir a ladeira e chegar à estrada pelo próprio pé. Ali terão apanhado de boleia para a estação de serviço mais próxima, sem terem pedido ajuda.
O DN apurou junto de fonte da Brigada de Trânsito da GNR que o automóvel que esteve na origem do acidente transportava afinal quatro ocupantes e não um. Todos saíram do carro pelo próprio pé , dirigindo-se à A23. Conseguiram que alguém parasse e os levasse até à estação de serviço mais próxima, em Vila Velha de Ródão, a cerca de sete quilómetros. Aí alguém se apercebeu de que o quarteto tinha sofrido um acidente e de que Carina não se encontrava bem e ligou para a GNR. Esta enviou de imediato uma patrulha, que identificou a mulher e a transportou ao hospital, onde foi sujeita a testes de álcool (que deram negativos), drogas e substâncias psicotrópicas (cujos resultados ainda não se conhecem). Apesar de alegadamente ter estado na origem do sinistro e de ter abandonado o local sem prestar auxílio, a condutora não foi alvo de qualquer medida de coacção.
A família do condutor. "Houve um primeiro embate à frente da roda dianteira do autocarro e voltou a bater na parte de trás." Assim contou à mulher Fernando Serra, o condutor do autocarro da Câmara de Castelo Branco que sofreu um acidente no regresso de um passeio a Fátima e à Figueira da Foz. A partir daqui, tornou-se impossível controlar a viatura. Quinze dos 39 ocupantes morreram e outros cinco estão nos cuidados intensivos do hospital local, um dos quais é Fernando Serra.







ACT: [O estilo de acusar primeiro e perguntar depois, do novo DN, fez vitímas. O título da notícia acima não faz sentido, já que pelos vistos um professor que seguia com a condutora Carina no carro, ligou logo para o 112. Os relatos dos professores que seguiam no carro não deixam perceber como, de facto, aconteceu o acidente. As reconstituições vistas na TV e nos jornais parecem dar como culpa a Carina, que terá tentado passar para a faixa da direita sem ter ultrapassado por completo o autocarro...]

Sem comentários: