segunda-feira, novembro 05, 2007

revista da greve dos argumentistas


A última greve dos guionistas norte-americanos foi há 19 anos, durou 22 semanas e provocou prejuízos de 346 milhões de euros... e agora?


Guionistas partem para greve sem fim previsto
Os guionistas norte-americanos vão mesmo avançar para a greve. A paralisação foi anunciada sexta-feira à noite pela Writers Guild of America (WGA), o sindicato que congrega 12 mil guionistas, e tem início marcado para amanhã. Já o fim, esse, não foi sequer estipulado. Os guionistas exigem receber uma parte do valor que os produtores recebem com a exibição dos seus filmes, séries ou outros programas em plataformas como a Internet ou o DVD. Mas as negociações que se arrastaram nos últimos dias foram infrutíferas, com a Alliance of Motion Picture ( produtores de cinema) e a Television Producers (produtores de televisão) a manifestaram-se irredutíveis.
Além de exigirem receber uma quota-parte dos lucros, os guionistas querem ainda ver os seus salários aumentados. Hoje, os produtores vão reunir-se de novo com o sindicato para tentar travar a greve. É que a paralisação de há 19 anos (a última), que durou 22 semanas, custou à indústria cerca de 346 milhões de euros.


Greve de argumentistas nos EUA provoca primeira baixa a médio prazo - quase certo que HEROES: ORIGINS não vai acontecer

Artigo de Alec Baldwin sobre a greve dos guionistas americanos


A PF-TV resolveu confrontar alguns guionistas nacionais com uma hipótese provocatória: o que aconteceria se os guionistas portugueses fizessem greve?


Sem comentários: