segunda-feira, abril 30, 2007

markl em destak



O Nuno Markl tem aqui um playback fenomenal que merece aparecer neste blog. Para mais tarde recordar. Ainda para mais cita o jornal em que trabalho. Depois, mostra ainda RAP num espectáculo ao vivo do Homem Que Mordeu no Cão:

descobertas









clipping de blogues

November 9, 1959. Marilyn Monroe Jumping. To get this photo for the November 9, 1959, cover, the great portraitist Philippe Halsman needed Marilyn Monroe to jump 200 times. Before she left the session, Monroe told Halsman to call if another take was necessary—"even if it's four in the morning." Halsman, who eventually shot 101 covers for LIFE—the most of any photographer—once said, "Of the beautiful women I have photographed, I recall Marilyn Monroe most vividly."

[Já tinha ouvido falar nisto e parece-me justo. Existem blogues portugueses que são bem mais lidos do que muitas notícias e até do que alguns jornais. A net está-se a generalizar. Nos Estados Unidos já há revistas bem antigas e com tradição que deixaram a edição em papel para passarem a ser apenas na net, casos da Life e da Premiere.]

Empresas já fazem 'clipping' de blogues em Portugal
A Cision tem um 'software' próprio para o novo negócio
A selecção de notícias e informações veiculadas em jornais, revistas ou televisões, levada a cabo por empresas com o objectivo de vende-rem esse serviço - designado por clipping - aos seus clientes, é há muito uma realidade em Portugal. O que começa agora a dar os primeiros passos é o clipping de blogues. A Cision, empresa de origem sueca especializada em análise dos meios de comunicação, começou recentemente a juntar à sua triagem de notícias dos tradicionais meios de comunicação a informação escrita na blogosfera.
"O cliente escolhe o que quer ver analisado - pode ser, por exemplo, a OPA (oferta pública de aquisição) do BCP ao BPI - e temos um software que, introduzida essa palavra- -chave, pesquisa toda a informação disponibilizada nos jornais, televisões e blogues sobre esse assunto", explicou ao DN Pacheco Mendes, vice-presidente da Cision, que tem como clientes, entre outros, a RTP, a SIC, mais de 40 agências de comunicação, "praticamente toda a banca" e empresas do sector automóvel.
Muitos dos clientes da Cision, adiantou Pacheco Mendes, são jornalistas, que acedem à base de dados da empresa para pesquisarem sobre determinado assunto, quando querem, por exemplo, "fazer uma reportagem ou uma entrevista". "Nós procuramos tudo o que foi dito, na imprensa, nos blogues e até nos rodapés dos telejornais, sobre a pessoa que o jornalista vai entrevistar". A compra do serviço de clipping, apurou o DN junto de empresas/clientes, poderá custar entre 200 e 400 euros.

cuidado, atenção...

Como utilizador do excelente wi-fi aqui por casa, considero esta sugestão da BBC bem útil. Há que ter cuidado...

How to keep your wi-fi network safe
With growing numbers using wi-fi in their homes, Paul Rubens looks at how good security is on these networks. In less than two minutes hackers can defeat the security measures protecting many home wireless internet connections.

será o santo graal?

[A resposta às preces de milhões de homens (mais sexo) e de milhões de mulheres (menos gordura) poderá ser uma pílula milagrosa que não só aumenta o libído feminino, como ainda permite emagrecer... Estou já a imaginar o marido a dizer à mulher: "Ó fofa toma lá a pílula, olha que aquilo é milagroso no que se trata de emagrecer." "- O que queres tu sei eu, ó seu tarado sexual..."]

Hope for sex-boost slimming pill
Scientists are developing a pill which could boost women's libido and reduce their appetite.
The hormone-releasing pill has so far only been given to female monkeys and shrews who displayed more mating behaviour and ate less. The team from the Medical Research Council's Human Reproduction Unit in Edinburgh believe a human version could be available within a decade. But a psychologist said low-libido was usually caused by relationship issues. Up to 40% of women are thought to experience a lack of sex drive at some point in their lives.

a parideira magra


Letizia Ortiz, princesa espanhola.

imagens



"Foi incrível. A parte de gravidade zero foi fabulosa. Queria ter continuado e continuado", disse Stephen Hawking.

domingo, abril 29, 2007

desporto fisíco


Foi você que pediu. O camaranês Webo do Osasuna protege-se para uma segunda agressão do guarda-redes do Real Zaragoza, César (ex-Real Madrid). No Estádio Reino de Navarra, em Pamplona, no norte de Espanha.




Moscovo. USA's Keith Ballard (L) tackles Belarus Andrey Mikhalev (R) during their preliminary round group B match at the Ice Hockey World Championship in the town of Mytischi, outside Moscow, Russia, 29 April 2007.

humoristas vs. comentadores sérios

Zé Diogo Quintela
vs.
João César das Neves

Com a "tomada de assalto" dos humoristas nacionais (cada vez mais inteligentes e com alguma coisa a dizer) às crónicas nos jornais, os habituais cronistas (alguns fazem disso profissão) poderão sentir-se incomodados... quem sabe.



"Primeiro, o respeito pelos governantes (ou a falta dele) que há hoje é o mesmo de qualquer época histórica. Sempre houve "faltas de respeito" em tom jocoso. Já em 1871 (não "hoje em dia", portanto), Eça de Queirós, numa crónica, propõe como deputados à assembleia "dois papagaios; à escolha do senhor Marquês de Ávila", por fazerem melhor trabalho que os deputados que lá estavam. Isto cheira-me a "falta de respeito" (misturado com o bafio, por ser de 1871.)Sempre houve, inclusive, outro tipo de "faltas de respeito" pelos governantes: revoluções, golpes de Estado, atentados à vida... Coisas que, parecendo que não, transtornam a governação.Segundo: a diferença entre um humorista e um comentador "sério". Paradoxalmente, para um humorista poder cair nas boas graças de César das Neves, o melhor é dizer o que quiser, mas sem ter piada. Porque é aceitável um cronista criticar o Governo. Não põe em perigo os desígnios do país. Já um humorista põe.Diria que isto se refere ao caso da licenciatura do primeiro-ministro, e às questões que têm sido levantadas por cronistas (inofensivas) e por humoristas (perniciosas)."

José Diogo Quintela, ver crónica completa in Público

alfacinhas

Quem é de Lisboa é...

Lisbonense
Lisboês
Lisbonês
Lisbonino
Olisiponense

in Guia Essencial da Língua Portuguesa, para a Comunicação Social

[Faltou o alfacinha]

zgoba "estica o pernil"


A ucraniana Dariya Zgoba durante a competição de barras paralelas nos Campeonatos Europeus de Ginástica, em Amesterdão. Zgoba tornou-se a campeã europeia das pernas paralelas, perdão, barras paralelas.

a iniciativa

[Polivalência e competência, em detrimento de apenas voz...]

BBC decide afastar locutores não jornalistas
A BBC decidiu afastar os locutores não jornalistas e optar pela contratação de profissionais polivalentes, segundo o novo director-geral da emissora pública britânica, Mark Thompson.
Em declarações perante a comissão de Cultura, Comunicação e Desportos da Câmara dos Comuns, Thompson explicou que quem lê as notícias no ar deve ser capaz também de trabalhar como correspondente, segundo informa hoje o jornal The Independent.

cuidado, atenção...

Estudo: Portáteis wireless podem oferecer risco a crianças
O governo britânico alertou para o perigo que os portáteis ligados à Internet através do sistema sem fios (wireless) oferecem quando as crianças os utilizam no colo, existindo, segundo o comunicado, a possibilidade de transmissão de radiação.
O cientista que preside o comité oficial de investigação, Lawrie Challis, declarou que as pessoas não deveriam usar os aparelhos no colo devido ao risco que a exposição a sinais wi-fi representa, explicando que as crianças em particular deverão manter uma «distância prudente» das antenas dos computadores, especialmente quando os dispositivos não usam cabos para a sua ligação online.

esplendor luso visto de fora

Portugal's splendors
Chicago Sun-Times - Apr 29 2:19 AM
NEW YORK -- Try a milho frito in Madeira, contemplate the age of exploration in Belem, stay in a king's villa and consider the potential of empty space at an architecture event in Lisbon.

sábado, abril 28, 2007

what is truly indecent?


What Is Truly Indecent?, originally uploaded by •Laurie•.





quinze



Parece uma bela iniciativa da RTP e das Produções Fictícias para telemóveis e não só. A apresentação está a cargo de Sónia Balacó.

sparatoria via messina


Sparatoria via Messina, originally uploaded by kenyai.





mckiller


250402, originally uploaded by kenyai.

somewhere in mexico


Somewhere in Mexico, originally uploaded by konaboy.



life in cartoon motion

Mika

tem tantas vozes dentro dele. Faz lembrar Robbie Williams, ou Freddie Mercury, em algumas alturas, um pedacinho pequeno de Scissor Sisters, e numa parte da música Grace Kelly até com o Bryan Adams de 1978 (na banda Sweeney Todd) e 1980 (no álbum de estreia a solo), para quem conhece (não é bem o mesmo conhecido internacionalmente hoje).


www.mikasounds.com
YouTube - Mika Grace Kelly (o excelente videoclip)

bye bye title

O Chelsea empatou esta tarde e o Manchester United ganhou. Cinco pontos de vantagem significam o adeus do Chelsea ao título... infelizmente.

a opinião de friedrich

"O cristianismo tomou o partido de tudo o que é fraco, baixo, incapaz,

fez da oposição aos instintos de conservação da vida forte, um ideal; e até corrompeu a razão das naturezas intelectualmente poderosas, ensinando que os valores superiores do intelecto não passam de pecados, desvios e tentações."

Friedrich Nietzsche, O Anticristo, pag. 19

televisão m, de má

M, de merche
M, de manifestamente má
M, de mirritante
M, de menervante

O novo programa de Merche Romero, a solo, colocado nos sábados de manhã para concorrer com pérolas como Lux Woman, é curioso. Hoje, M, entrevistou o actor brasileiro Reynaldo Gianeccini e parecia (talvez seja preconceito mesquinho, mas pronto) querer angariar mais um Cristiano Ronaldo à sua colecção, embora pareça que não tenha conseguido causar impacto algum no actor que só gosta de meninas mais velhas. Gianeccini até parece ter ficado bem mais impressionado com a Liliana Santos, há razões para isso.


A REGISTAR no programa (nos quatro ou cinco minutos em que vi, entre zappings):

"Esta semana, Marta [Crawford], na tua opinião foi mais para rir ou para chorar"

(...)

"Mas... eu prefiro rir do que chorar ... é um conselho que lhe deixo, quando as coisas vão mal, lance um sorriso".

PIADA: Existe ainda uma parte cómica deste lindíssimo programa a tentar imitar a Caixinha dos Tesourinhos Deprimentes TM, dos Gato Fedorento, mas a ser deprimente demais para ter piada.

televisão boa

[A minha querida mãe, gostaria de partilhar que está fascinada com o concerto que está a dar na Dois, perdão, RTP2, de André Rieu. "Um exemplo de como a música clássica, pode ter comédia, diversão, entretenimento e unir-se com musicais da Broadway, do cinema e outros tipos de música. Fascinante e viciante..." Parabéns à Dois, perdão, RTP2, pela excelente iniciativa. E, atenção, a minha mãe adora ver uma ou outra novela e outros programas de massas (o que prova que, determinados programas culturais podem ter sucesso junto da generalidade do público.]


ANDRÉ RIEU NO RADIO CITY MUSIC HALL
O violinista holandês, conhecido como o embaixador das valsas, num grande concerto realizado no Radio City Music Hall, em Nova York. RTP2, 11h, sábado.

lfb

O pior hábito de Luís Filipe Borges: fumar que nem um fumeiro

sexta-feira, abril 27, 2007

no gravity here



Nunca se tinha visto Stephen Hawking tão infantilmente feliz.

Hawking sem gravidade. O astrofísico britânico Stephen Hawking, confinado há 40 anos a uma cadeira de rodas, quis experimentar as sensações da gravidade zero nos arredores da atmosfera terrestre. O investigador viajou ontem num Boeing 727 modificado a partir do Centro Espacial Kennedy, no Cabo Canaveral, na Florida. Foto: Reuters/ Zero-Gravity Corporation - in Publico.pt

o brasil dos criminosos

Uma pequena passagem pelo canal de cabo brasileiro Record, permitiu chegar à constatação brilhante:

ainda bem que não vivo no Rio de Janeiro!!

A criminalidade que mostram num Telejornal é de tal ordem brutal e em quantidades industriais, que assusta até o Dick Chenney, que não sai de casa sem a sua carabina. É uma jovem de 23 anos, morta quando guiava o seu carro por um bairro considerado pacato, porque estava-se a travar por lá uma luta de gangues e traficantes, envolvendo tiros. É um autocarro de chineses assaltado após sair do aeroporto. É os chamados "policiais" mortos em confrontos com outros gangues de traficantes. É outro "policial" (que palavra tão irritantemente soberba) morto quando perseguia uma moto em contra-mão. É outro traficante que matou mais uns quantos não sei onde. São um grupo de chefes de traficantes que estão presos e que se tenta que não sejam recolocados perto do Rio de Janeiro, para não se evadirem com a ajuda dos seus gangues. É ainda outro grupo de traficantes que fugiu da cadeia e não se sabe onde estão. É outro traficante de 23 anos, que ficou ferido numa luta entre gangues, foi levado para o Hospital, e foi raptado em pleno Hospital pelo gangue adversário, não se sabendo do seu paradeiro.

Enfim. Cinco minutinhos de noticiário brasileiro do canal Record só me fazem suspirar bem fundo e pensar, "ainda bem que não vivo lá, irra!" O que é curioso é que logo de seguida segue um programa de entretenimento todo animado, em que fazem ligação directa com o pivô do Telejornal e tudo. É um mundo bem diferente, parece... sem dúvida...

go green

Se a Toyota já vendeu 500 hibrídos, a Honda, pelos vistos já vendeu 2000 híbridos em Portugal.
Os hibrídos ainda estão caros, mas já são uma alternativa válida: go green.

os putos, os putos

Alex Ferguson pede castigo para Mourinho, e isso é quase como o irmão mais velho, estar a pedir à mãe para castigar o mais novo... quase.

o que se passa

biografia de joão frt:

nasci e ando por cá

only in america

[Um prisioneiro norte-americano espertinho, pediu a um amigo para enviar um fax a imitar os do Supremo Tribunal do Estado a solicitar a sua libertação e conseguiu escapar... o curioso é que estava cheio de erros ortográficos e não tinha o cabeçalho do Supremo Tribunal, mas mesmo assim libertaram-no!!]

False fax allows US prison escape

a piada do dia

[Diz Que É Uma Espécie de Mentiroso]

Pina Moura diz que foi convidado pela Prisa por ter méritos como gestor
Joaquim Pina Moura afirmou hoje que foi convidado para presidente do conselho de administração da Media Capital porque a espanhola Prisa lhe reconheceu méritos como gestor profissional.

my word in your postcard





blue skies


blue skies, originally uploaded by Mary.W.





carmona sem 'lisbona'

Quer-me parecer que andam a lixar o Carmona Rodrigues, propositadamente, como não poderia deixar de ser. Tudo me leva a crer que é algo já comum na sociedade portuguesa nos últimos anos e existe gente prejudicada para a vida, devido a manipulações à justiça. Sim, parece ser manipulável.

Bragaparques: Carmona Rodrigues constituído arguido
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carmona Rodrigues, foi notificado para ser ouvido pelo Ministério Público na qualidade de arguido, no âmbito do processo Bragaparques, disse hoje à agência Lusa fonte judicial.

quinta-feira, abril 26, 2007

mundos novos por descobrir...

Encontrado planeta como a Terra

[Seria impossível este assunto escapar a este blog... infelizmente demoraria uns milhões de anos à sonda Voyager chegar a este planeta, que fica a 20 anos-luz.]

Descoberto outro planeta habitável além da Terra
Encontrado planeta como a Terra
Depois de anos de buscas e sonhos é finalmente descoberto um astro que poderá ter água à superfície e em estado liquido. Logo a possibilidade de existir vida está a ser levada em conta.
O planeta descoberto e ainda sem nome orbita a estrela Gliese-581 a 20 anos-luz da Terra e está localizado na constelação de Balança.
Isto quer dizer que uma nave teria de viajar constantemente à velocidade da luz durante 20 anos para lá chegar. Infelizmente a velocidade da luz são 300 mil quilómetros por segundo e ainda que os tripulantes mais novos fossem substituindo os mais velhos, não existe nem está perto de existir um material que resista a um atrito tão forte.
De volta à realidade. Este é, segundo os astrónomos, o planeta alguma vez descoberto que apresenta mais semelhanças com a Terra. Isto quer dizer que se trata de um astro rochoso e que poderá ter água à superfície.
A descoberta que já pôs a comunidade científica a sonhar foi feita recorrendo ao potente telescópio Eso instalado no topo do deserto de Atacama nos Andes chilenos.
A Super Terra. Stephane Udry do observatório de Genebra acredita que as baixas temperaturas do planeta, poderão ser favoráveis à existência de água no estado líquido, o que aumenta as probabilidades de haver vida.

terça-feira, abril 24, 2007

seals


seals, originally uploaded by avolare.

watertunnel


watertunnel, originally uploaded by avolare.

suor sem esforço

O calor impressionante e até surpreendente tem marcado os últimos dias. Durante a hora de almoço é quase impossível estar mais de cinco minutos ao sol.

PS: não vi nada nos jornais sobre esta vaga que afecta todos (e, muitas vezes, qualquer subidazita da temperatura, merece registo)

her private photo booth


My private photo booth, originally uploaded by Miss Aniela.

segunda-feira, abril 23, 2007

bom dia do livro?

[Hoje é dia do livro e, com ele, o Público noticia "boas notícias"... Resta saber se são verdadeiramente reais.]

As boas notícias são que já somos mais de três milhões a ler
É um pequeno passo para um país civilizado, mas é um passo gigantesco para um país que há ainda seis anos tinha nove por cento de analfabetos (e que passou mais de metade do século XX a ser um anacronismo, um mundo à parte num fuso horário à parte da restante Europa ocidental): segundo os dados do estudo Consumidor 2006, que a Marktest divulgou a meio da semana passada, já são mais de três milhões os portugueses que lêem livros (ou, mais exactamente, que leram um livro no mês anterior ao telefonema da Marktest).

domingo, abril 22, 2007

nba with arms wide open


LeBron James dos Cleveland Cavaliers antes do jogo contra os Washington Wizards, nos play-offs da Conferência de Este - Quicken Loans Arena, Cleveland, Ohio.

ccb repleto de festa da criança, perdão, música

Fui sexta-feira ao CCB, à apresentação do Lisboa-Dakar, e fiquei pasmo com a quantidade de crianças que ocupava, de forma bem sonora, todo o espaço por causa da Festa da Música. Vinham em grupos organizados e estavam por todo o lado, dificultando a passagem, como quando vamos de carro e apanhamos um rebanho de ovelhas a passar. Estavam claramente entusiasmadas. Naquela manhã a música clássica era para elas. Quem diria...

CCB criou passatempos e transformou-se em ATL

morte na nasa

[Um sério aviso a colegas e patrões. Serem injustos pode custar motivar situações de raiva deste tipo... (nos Estados Unidos)...]

Nasa killer 'had bad job review'
The Nasa gunman who killed himself and a colleague blamed his victim for a poor work review, US police say.

séries nacionais no futuro do audiovisual português?

As séries de televisão norte-americanas de qualidade estão a inundar a televisão portuguesa em horários decentes e como alternativa às tardes de fim-de-semana repletas de filmes (a maior parte repetidos vezes sem conta). Ainda bem e tem uma explicação que vem dos Estados Unidos, onde canais de cabo como a HBO apostaram na qualidade e na inovação e deram-se bem, arrastando outras televisões consigo.

O que espero, no futuro, é que tal como as telenovelas brasileiras têm dado lugar (e completando-se) às telenovelas portuguesas, as séries norte-americanas e o sucesso que têm por cá, possam permitir séries portuguesas de qualidade (e não me refiro àquelas históricas) e que conquistem público. É preciso arriscar e dar oportunidades, tentando que o público se vá habituando. Claro que os meios norte-americanos serão sempre difíceis de bater, mas o objectivo não é de superá-los, mas sim de chegar perto, dando ficção nacional apetecível aos portugueses.

O ípsilon desta semana tem um artigo muito pertinente e curioso sobre o assunto das séries de tv norte-americanas, do Miguel Gaspar e da Joana Amaral Dias.
A revolução está a passar na televisão
93.102 DVD vendidos no início de 2007
Isto é a idade de ouro da televisão?

RTP1 estreia hoje série de época «Conta-me Como Foi»

Nate Fisher, Sete Palmos de Terra




google refreshing






Google works in misterious ways. Hoje é dia da Terra e o Google está diferentemente refrescante.
Com o calor (a rondar os 30º) que está em Lisboa, só mesmo coisas refrescantes neste blog! Para mais coisas refrescantes, espreitar aqui:







nuvens distantes


De Jock Sturges, in Cloud Lovers
Na Nova Zelândia, Mount Cook.

tosse? catarro?

[Muito cómico... fora do normal]

Plácido Domingo cancelou concerto em cima da hora (act.)
O tenor espanhol Plácido Domingo cancelou em cima da hora o seu concerto deste sábado em Lisboa, que se devia ter iniciado às 21:30, no Pavilhão Atlântico, Parque das Nações.
Minutos antes do início da actuação, o cantor lírico foi ao palco para informar o escasso público presente na sala que tinha «um catarro insistente», razão pela qual não podia actuar, pedindo compreensão e prometendo regressar em próxima data, não especificada.
O público que acorreu ao concerto ocupava menos de um quarto da capacidade máxima da sala de espectáculos do Pavilhão Atlântico (10.000 pessoas).
Do programa previsto fazia parte o fado «Foi Deus», escrito por Alberto Janes para Amália Rodrigues, escolhido por cibernautas em votação online.

sábado, abril 21, 2007

o que nunca pensei que acontecesse...

Eusébio hospitalizado com problemas cardíacos
Eusébio foi hoje internado num hospital de Lisboa, com graves problemas cardíacos, segundo acaba de avançar a RTP1. Desconhecem-se mais pormenores.

brincar com armas



Cho Seung-Hui é o nome do jovem de origem asiática cuja família diz-se chocada por ser ele o responsável pela matança de 32 pessoas. Mas o clima de terror no interior dos Estados Unidos não acaba aqui:

Um trabalhador da NASA barricou-se armado num edifício de escritórios do Centro Espacial Johnson, em Houston, e matou a tiro um refém antes de se suicidar. Um segundo refém, uma mulher, escapou sã e salva.

in tv

A ver a RTP2, o programa pegado ao Levanta-te e Ri, dá para perceber que também não é no stand up que o Toy se deve manter...

sexta-feira, abril 20, 2007

pela estrada fora...

Uma de duas coisas podem acontecer quando andamos (não me refiro a ser dono) num carro de mais de 87 mil euros:

ou fazem tudo para não nos deixar passar em lado nenhum, mesmo de propósito, porque pensam "se aquele tem aquele carro, não deve ter abébias na estrada, agora não deixo mesmo passar... já não basta ter um carro daqueles ainda queria passar à frente, querias...!". A isto pode-se chamar complexo do ciúme.

ou ficam tão embasbacados a olhar, e a dizer algo como "xiii, ca ganda máquina... jazux", e até param de propósito para olhar e deixar passar...

mexia informa...

"A partir de hoje escrevo todas as semanas no «Público», no suplemento das sextas, Ípsilon (crítica literária), e ao sábado no caderno P2 (crónica)."
in Estado Civil

Já tinha dado para perceber, mas é sempre bom lembrar.

rendez-vous do acaso

Uma ida ao Colombo. Uma saída da FNAC. Quem vejo?
Nuno Markl, a entrar para o templo do consumo BOM...

cuidado, atenção... andam-nos a ir ao bolso

[Gasolineiras. Dinheiro. Roubo. Bolso. Meu. Nosso. Revolta.]

Combustíveis: gasolineiras aplicam aumentos sucessivos
As três principais petrolíferas com redes de combustíveis em Portugal procederam a, pelo menos, dois aumentos nos preços de retalho nos últimos 15 dias, apurou o Diário Digital. Depois da subida noticiada pelo DD, na passada quinta-feira, esta semana as gasolineiras procederam a novos aumentos.

frase dela

"Às vezes apetecia-me colorir o mundo com mais amor."

por Inês, in Trambolhão

vara de animais

[Armando Vara também tirou o curso na Universidade Independente. Mas o PS teve algum acordo especial para formar os seus políticos por lá??]

Vara recorreu a instituto público para fazer casa particular

bidés em chamas

[A principal produtora de material de casas de banho japonesa, chamada Toto, ofereceu-se para reparar 180 mil conjuntos depois de os bidés terem revelado problemas. Segundo a própria empresa, os bidés pegavam fogo e as chamas ficariam logo por baixo das nádegas dos utilizadores. Existe alguma situação mais cómica do que este para alguém se queimar? Não me parece.]

Free repairs to flammable toilets

quinta-feira, abril 19, 2007

petra


Petra in black, originally uploaded by *Stephanie.





around where I live


Around where I live, originally uploaded by Miss Aniela.

canto especial


, originally uploaded by solea.

phd and engineer

[Kathleen Gomes sugere-nos hoje no Público algumas explicações para o facto de sermos o país dos "doutores" e "engenheiros". Curioso... Outra coisa do Público de hoje, Eduardo Prado Coelho está de volta às crónicas e hoje faz um relato sobre a vida num hospital, ou não tivesse passado por isso recentemente.]


Portugal, o país com mais "doutores" (e "engenheiros")
19.04.2007, Kathleen Gomes
Por que somos um país de "doutores"? Porque não somos um país de doutores. Não há nisto contradição, a diferença está nas aspas
É tão português quanto a sardinha assada, a roupa à janela ou "passar pelas brasas". Para um inglês, muito provavelmente, a expressão "I"m going to go through the heats" faz tanto sentido como ter "Dr." ("doctor") impresso no cartão de crédito antes do nome. Ou seja, sentido nenhum.O "senhor doutor", como o pastel de nata ou o fado, é uma especificidade do "ser português" - ou, pelo menos, assim surge consagrado no livro Nacional e Transmissível de Eduardo Prado Coelho (2006, edição Guerra e Paz). O "senhor doutor", em todas suas possíveis gradações (incluindo o não menos valorizado "senhor engenheiro), não é mera figura de retórica universitária: ele saiu da academia e permeou toda a sociedade, os nossos bairros, engrossou as filas nos bancos (alguém a protestar porque pediu que o seu nome viesse com "dr." e nada; um título no cartão multibanco é tão simples de pedir como o acompanhamento de um bife no restaurante), passou-nos à frente nas repartições, está na ponta da língua da secretária da direcção que nos atende o telefone: "Bom dia, é possível falar com X?" "O senhor doutor X...?", corrige ela, prontamente, como quem diz "mais respeitinho" e sabemos que a falta de reverência pode ter sido decisivo para nunca chegarmos à fala com X - perdão: senhor doutor X.

frases e anos


Tudo pode mudar a qualquer momento, inesperadamente e para sempre.

Paul Auster, escritor (1947-)
(retirado do Público de hoje)


PS: Custa-me tanto ver a indicação de começo de vida, e o cruel traço seguinte à espera de ser preenchido com o ano da nossa morte. Faz-nos tomar contacto directo e inequívoco com esse inevitável. Como quem diz: 'este está vivo, mas vai morrer numa data que não sabemos dizer, mas que pode ser já hoje'. João Tomé, qualquer coisa (1981-). Ui, dói.

a constatação

Devo ser o único gajo no mundo a conduzir um carro de 87 mil euros e a trazer para o trabalho almoço feito por mim em casa.

cho a "brincar" com armas

Pelos vistos o jovem Cho Seung-hui, que matou 32 pessoas numa Universidade, fê-lo por um desgosto amoroso, de forma a vingar-se da amada. A NBC recebeu um video do próprio Cho, que divulgou esta noite, indicando o que ia fazer. Não só parece alguém meio louco, como poderia passar facilmente por um comediante. Parece, também, ter algum fascínio por armas. Pega nelas como num qualquer western.

Virginia gunman sent final video
The student who shot dead at least 30 people at Virginia Tech sent a package to the US TV network NBC News on the day of the shootings, police said.
The package contained "disturbing" photographs, video and writings, NBC said, posted from the college campus between the two rounds of killings. Cho Seung-hui is shown pointing guns at the camera, and ranting angrily. A total of 33 people, including the gunman himself, died in shootings at two locations on Monday. "You had a hundred billion chances and ways to have avoided today," the 23-year-old gunman said angrily, in an excerpt shown on NBC Nightly News.

"But you decided to spill my blood. You forced me into a corner and gave me only one option. The decision was yours. Now you have blood on your hands that will never wash off," Cho said. I didn't have to do this. I could have left. I could have fled. But now I will no longer run," the gunman said.
(...)

Police have also revealed that Cho was admitted to a mental health unit in late 2005. He was sent for evaluation after two female students made complaints against him, they said.
Gunman's message
Timeline and key locations
Killer's TV video

NBC: “I didn’t have to do this,” Cho said in message. “I could have left. I could have fled. But no, I will no longer run.”FULL STORYVIDEO GALLERYFULL COVERAGE


o que é que pina tem

[Mas o homem é algum Mourinho da gestão, ou é impressão minha?]

Pina Moura abandona o Parlamento e vai administrar a Media Capital

quarta-feira, abril 18, 2007

algo não bate bem

Sinto-me feliz por saber que, mais um bocadinho, e poderia ter sido colega de faculdade de José Sócrates. Quem diria que tirei o curso quase na mesma altura que o primeiro-ministro, hein. Estou mesmo velho pá, tirar um curso na mesma altura que um homem de 50 anos (faz em Setembro) demonstra muita coisa. Mas... espera aí, eu tenho 26 anos... estranho.


PS: isso parece querer dizer que Sócrates foi acabar o canudo já com 40 anos... acho bem. Queremos um país com pessoas donas de canudos.

terça-feira, abril 17, 2007

can't stop red hot




Red Hot Chili Peppers, esta madrugada, em Sidney, Austrália.

movimento para o regresso do escudo

[Eu sou um deles (dos portugueses que gostaria de voltar ao escudo), especialmente porque os organismo estatais foram incapazes de controlarem os aumentos desenfreados em tudo e mais alguma coisa, com a passagem para o Euro. (Também há a questão da história vs. o jeito que o Euro dá nas viagens pela Europa).]

Maioria dos portugueses preferia voltar ao escudo
Seis em cada dez portugueses preferiam voltar a ter o escudo como moeda em vez do euro, segundo uma sondagem hoje divulgada pelo grupo de reflexão britânico Open Europe. Satisfeitos com o euro estão apenas 31% dos inquiridos.

a falsa oferta

Uma ida ao McDonald's, passando pelo Drive Tru, acaba com uma sandes a mais do que tinha pedido. Muitos poderiam dizer: "xi, mas que bela oferta, hein". Eu digo: "mas que bela falsa oferta". Porquê? Porque comer algo tão mau, em quantidades maiores, só significa algo de mau...

i can fly


i can fly, originally uploaded by teclafuelleboton.

o apelo

Salvem as florestas


ONU negoceia acordo global para proteger florestas
O Foro da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Florestas iniciou hoje, em Nova Iorque, a reunião anual com objectivo de negociar acordo para proteger a área florestal mundial, da qual depende a subsistência de 1.600 milhões de pessoas.

parabéns a você

O Papa Bento XVI, ou Cardeal Ratzinger, para os amigos, fez hoje, dia 16 de Abril, 80 anos. Parabéns por fazer anos no mesmo dia que a minha prima Judite! Um privilégio.

heróis feios em fuga de prisões

As televisões generalistas portuguesas estão em guerra com produtos fantásticos: boas séries de televisão. Tudo isto a horários decentes, como é o caso das tardes de sábado e domingo. E tudo isto graças à vitalidade criativa da RTP, que tem vindo a apostar em boas séries norte-americanas. O sucesso da intensa série Prison Break foi a gota de água, para a SIC ir buscar a premiada Ugly Betty (só vi um episódio), e este sábado a TVI estreou uma série (que foi muito, mas muito mal promovida) fabulosa, pelos quatro primeiros episódios que já vi pela net: Heroes. O conceito de Heroes é mesmo muito bom:

Plot Outline: They thought they were like everyone else... until they woke with incredible abilities.

Heroes TV Show on NBC
"Heroes" (2006/II)

DN: 'Prison Break' ganha batalha das séries de culto na televisão portuguesa


o pormenor

Tenho tantas canetas, lápis e afins, que três porta-canetas bem grandes (não sei qual o nome destas espécies de copos para guardar este material) estão a rebentar pelas costuras.

cenas que impressionam

António Lobo Antunes tem cancro. Tão simples quanto doloroso e intenso, contado na primeira pessoa, com a coragem e o à vontade de quem sempre viveu a contar com a sua escrita estórias, as suas, as dos outros e as inventadas. O escritor português conseguiu escrever na Visão, que saiu a semana passada, a crónica após a operação cirúrgica que foi alvo. É pessoal mas transmíssivel. Dói lê-la, mas merece ser lida e bem lida.

internet, internet, internet

A censura pela internet em diversos países faz com que muitos recorram ao anonimato:
Bloggers' search for anonymity
Bloggers find new ways of avoiding the internet censors trying to silence dissent on the web.


Net pelo universo, curioso:
Net reaches out to final frontier
A programme that could see the extension of the internet into space is announced by the US government.

segunda-feira, abril 16, 2007

filho tolkien continua obra do pai

O filho mais novo de Tolkien tem 82 anos chama-se Christopher Tolkien e terminou o livro que o pai começou que continua a ser no mundo em que se desenrola o Senhor dos Anéis. O livro é lançado no mundo hoje, chama-se:

Os Filhos de Húrin


Obra inacabada de Tolkien é editada terça-feira
«Os filhos de Húrin», a obra inacabada do escritor JRR Tolkien que o filho, Christopher Tolkien, completou, vai ser lançado na terça-feira em vários países, incluindo Portugal onde a tiragem será de vinte mil exemplares.
Este será o nono livro de Tolkien a ser editado em Portugal, através das Publicações Europa-América, e conta com tradução de Fernanda Pinto Rodrigues que traduziu todas as versões portuguesas da obra do escritor.
Tolkien começou a escrever «Os Filhos de Húrin» em 1918, mas nunca terminou a história, povoada de elfos, anões, homens e dragões, um universo fantástico presente em quase toda a sua obra.
Com base nos rascunhos deixados pelo pai, Christopher Tolkien dedicou trinta anos a finalizar a obra, da qual chegaram a ser publicados apenas alguns excertos. O lançamento oficial decorrerá na terça-feira na Feira do Livro de Londres, onde Christopher Tolkien, de 82 anos, deverá marcar presença. (...) Reza a história que um dos seus livros mais conhecidos «O Hobbit», escrito em 1928, surgiu quando Tolkien corrigia testes dos seus alunos. No teste de um dos alunos, que deixou uma página em branco, Tolkien escreveu: «num buraco no chão vivia um hobbit». Os seus livros estão traduzidos em mais de 40 línguas.


'New' Tolkien novel goes on sale
Húrin - Wikipedia
Hurin's Ancestry
Tolkien Timeline - The Shaping of Middle-earth
The Children of Húrin - Wikipedia
The Children of Hurin - FAQ

domingo, abril 15, 2007


, originally uploaded by Willpower.

abstinência sexual para todos...

[Aulas de abstinência sexual?? Estará tudo doido? Em vez de aulas de Educação Sexual, as de Abstinência Sexual. Ui.]

US sex-abstinence questioned
US students attending sexual abstinence classes are no more likely to abstain from sex than those who do not, according to a new study.

aqueles livros que ficam pelo título

Ainda olhando para o blogue de Pedro Mexia está por lá esta preciosidade, obtida no The Guardian (escapou-me), sobre os títulos de livros mais estranhos do ano (Oddest Title). Um prémio Diagram vai já na terceira década e distingue apenas o título:


"O vencedor deste ano foi The Stray Shopping Carts of Eastern North America: A Guide to Field Identification, de um tal Julian Montague, que venceu outros achados como How Green Were the Nazis?, Better Never To Have Been: The Harm of Coming Into Existence, as actas Proceedings of the Eighteenth International Seaweed Symposium e o meu favorito Tattooed Mountain Women and Spoon Boxes of Daghestan. O jornal refere também alguns vencedores passados, entre os quais estão Proceedings of the Second International Workshop on Nude Mice (1978), How to Shit in the Woods, an Environmentally Sound Approach to a Lost Art (1989) e Greek Rural Postmen and Their Cancellation Numbers (1996)."

Chamo a isto, preciosidades, preciosidades. Especialmente o que me parece um clássico florestal (um best-seller entre os guardas florestais e os madeireiros deste país):

How to Shit in the Woods, an Environmentally Sound Approach to a Lost Art

mudanças nos media :: mexia no público

Está esclarecido: Pedro Mexia andava num turbilhão de desilusão (pelo que se ia lendo no seu blogue) do ponto de vista profissional. Tudo indicava por insatisfação no DN. O suplemento cultural 6a acabou, o DN deixou de ter suplemento cultural e Mexia foi convidado para ir para o único jornal de referência ainda por aí: o Público. Aceitou e escreve agora critíca literária para o Ípsilon e crónica no P2. Ainda bem. Bela aquisição - que não estranha, dada a mudança do CM2, perdão, do DN. Mexia até parece andar mais animado, pelo seu blogue.



PS: volto a lamentar o fim dos suplementos culturais no DN e na mudança editorial que talvez seja exagerada, a julgar pelo role brutal de notícias negativas e de crime, ao estilo do CM. O Público perdeu o concorrente, o Correio da Manhã, ganhou o seu primeiro. Resumindo e concluindo, o Público está, agora, sozinho, e o CM, até agora sozinho, está pela primeira vez acompanhado. Curioso.

putin faz 'cheque' a kasparov

[A Rússia continua a mostrar ser uma ditadura camuflada curiosa nos tempos de Putin.]

Kasparov em liberdade depois de condenado a pagar multa por protesto contra Putin
O antigo campeão do mundo de xadrez, Garry Kasparov, foi detido hoje em Moscovo numa manifestação contra o Presidente Vladimir Putin, proibida pelo Kremlin, e foi libertado depois de ter sido condenado a pagar uma multa de 40 dólares (29,5 euros).
Kasparov entre as centenas de detidos durante protesto contra Putin

sexta-feira, abril 13, 2007

alerta :: incêndio no centro de lx

Há dias assim, estranhos por motivos pouco habituais. Sexta-feira, dia de folga. 16h45. Começo a subir, a pé, a minha rua (Calçada de Arroios), quando reparo num respirador de uma pequena oficina que existe por aqui (de madeiras e arranjos domésticos) que começa a deitar muito fumo, de forma abundante e pouco habitual. Páro por ali. Bato à porta que está fechada e ninguém abre. Uma senhora de idade pergunta-me o que se passa, ao que respondo: sei lá! Ligo de imediato para o 112, que me reencaminha a chamada para os Bombeiros Sapadores de Lisboa (Lisbonenses). Explico o que se passa, digo a localização, o meu nome. Passado uns instantes, já da varanda da minha casa, vejo que começam-se a aglomerar na rua, que costuma andar deserta e que a polícia foi lá, bater na porta. Logo de seguida chega o que parece ser o dono da pequena oficina, com a chave. Abrem e a porta e uma nuvem de fumo preto e abundante é lançada para a rua. Voltam a tentar fechar a porta. Fica só encostada. Mais uns minutos e chegam os bombeiros, que vêm em contra-mão pela a rua abaixo. Chega logo de seguida, por baixo da rua (na "mão" certa), outro carro dos bombeiros. Todos muito apressados, tiram as máscaras do carro, começam a tirar as mangueiras e entram na oficina. O fumo continua a sair. Depois chegaram ainda mais dois carros dos bombeiros, um deles com daquelas escadas enormes (que não foram necessárias). Entretanto, andava um fotógrafo que chegou com os bombeiros, a tirar fotos apressadamente, em cima deles, possivelmente do Correio da Manhã. Passado meia-hora, o fumo continuava a sair e os bombeiros colocaram uma espécie de bomba de fumo para, presumo, limpar o ar dentro da oficina.



Aqui ficam fotos que tirei da minha varanda para os mais curiosos:















PS: esta psedo reportagem em fotos faz lembrar o slogan da TSF: vamos até ao fim do mundo, vamos até ao fim da rua.

130 mil

Só para me avisar a mim mesmo que hoje, sexta-feira 13 de Abril, reparei que este blogue chegou às

130 000 visitas

a todos os leitores estrangeiros que vieram parar aqui por algum acaso estranho (uns 119 mil): Many thanks

quarta-feira, abril 11, 2007

jose mourinho (em pronúncia inglesa)


Mourinho é, sem dúvida, The Special One. Está nas meias-finais da Liga dos Campeões, mesmo com problemas com Abramovich e os problemas de lesões extremamente limitativos. Tem um troféu conquistado esta época, e está nas três competições restantes - em duas delas nas meias-finais e na Liga inglesa, a três pontos do líder Manchester United. É obra!






ACT 13-04-2007: O Benfica foi ontem à noite eliminado pelo Espanhol no Estádio da Luz. O exemplo claro de uma equipa dirigida por um treinador que simplesmente não serve para o Benfica - embora seja um fervoroso benfiquista. Mantorras, angolano que não é nenhum Eusébio, mas é muito útil numa equipa como o Benfica, disse no final do jogo que não é coxo, que treina como os outros, está bem, não tem dores, e não percebe porque é que não joga mais minutos. Fernando Santos prefere deixar o MUITO apagado (há muito tempo) Nuno Gomes até quase ao final e dar a Mantorras 5/10 minutos. Fernando Santos parece ter desistido, temporariamente, de colocar em todos os jogos João Coimbra: aleluia, aleluia.

o que faz sentido...

...Vodafone «ganha 14 mil clientes por mês à TMN», diz Jornal de Negócios

notícia verdadeira condenada

[O Fórum da TSF de hoje é sobre a seguinte notícia em que o Sporting ganhou em Tribunal, após recurso, uma acção contra o Público, mesmo tendo ficado provado que a notícia é verdadeira. A TSF diz apenas que o Tribunal justifica a decisão devido à notícia colocar em causa o "bom nome do Sporting", no entanto, a notícia completa, que já tinha visto ontem, diz mais do que isso. Indica que a decisão passou também pelos jornalistas terem agido de modo censurável do ponto de vista ético-jurídico. Não sei bem o que isso quer dizer, no entanto, o caso poderá não ser tão ridiculo se os jornalistas obtiveram a informação por meios pouco legítimos... mesmo assim acho descabida a indemnização a que o Público foi condenado.]

Notícia verdadeira sobre Sporting dá sanção ao jornal Público
O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) condenou o jornal Público a pagar uma indemnização de 75 mil euros ao Sporting por ter divulgado uma notícia verdadeira, sobre a dívida que o clube tinha ao Estado, desde 1996.
Apesar de o teor da notícia ter sido dado como provado, os conselheiros da sétima secção cível do tribunal entenderam que o Sporting foi lesado no seu «bom-nome e reputação», salientando que «é irrelevante» que o facto divulgado «seja ou não verídico».
De acordo com a edição do Correio da Manhã, o clube leonino processou o diário em 2001, mas, realizado o julgamento, os jornalistas foram absolvidos. O Sporting, então presidido por Dias da Cunha, recorreu da decisão e, em Setembro de 2006, o Tribunal da Relação de Lisboa confirmou a decisão da primeira instância.
Contudo, após novo recurso, o Supremo veio agora contrariar as duas decisões anteriores. Os conselheiros concluíram que os jornalistas agiram de «modo censurável do ponto de vista ético-jurídico», entendendo que o direito à honra se sobrepõe ao dever de informar.
Os responsáveis pela publicação dizem-se perplexos com esta decisão, garantindo que vão recorrer ao Tribunal Europeu. «Esperamos que o Estado português seja condenado a pagar uma indemnização ao Público», disse o director do jornal, José Manuel Fernandes.
Contudo, o STJ reitera a sua decisão, declarando que «a ênfase que a Declaração universal dos Direitos do Homem dá ao direito à honra e à reputação no confronto com a menor ênfase dada ao direito de expressão e de informação, mostra que o último é limitado pelo primeiro».

mudanças

[O artista, é um grande artista... será que o argumentista é considerado artista?]

Estatuto do artista obriga 'patrões' a gastar mais
O Estatuto do Artista que o Conselho de Ministros aprovou na quinta-feira e, em breve, estará em discussão no Parlamento vai obrigar as entidades patronais dos espectáculos a gastarem mais dinheiro. De acordo com o documento que propõe uma nova legislação para a actividade dos artistas de espectáculos públicos, quem contrata passará a ter de pagar os descontos para a Segurança Social, obrigatoriedade que não fica só a cargo do trabalhador, como actualmente acontece.Outra das novas obrigações patronais é o pagamento de uma indemnização, quando o profissional tiver chegado ao final da sua carreira de desgaste rápido e não puder ser convertido profissionalmente. Neste caso, apurou o DN, as indemnizações seguem a regra do Código de Trabalho: o pagamento de um mês de ordenado por cada ano de trabalho. Não poderá haver, porém, uma indemnização inferior a três meses.

terça-feira, abril 10, 2007

"quero buzinar no" cadillac



Aí está o Cadillac de Salazar, com o respectivo Grande Português (do concurso da RTP), a entrar no carro norte-americano - ah... a ironia.

aquela palavra


pululam

ou

pulular

do Lat. pululare
v. int.,
lançar rebentos ou renovos;
germinar com rapidez;
desenvolver-se;
inçar, multiplicar-se;
abundar;
fervilhar.

banalidades politiqueiras

[O PSD continua a enterrar-se até ao pescoço com propostas absurdas. Mais um exemplo é o do próprio Balsemão estar contra. Pior que estas propostas na política portuguesa, só o silencio ensurdecedor de José Sócrates sobre o seu diploma. Pelos vistos, os documentos da Assembleia da República de 1993 indicam já José Sócrates como engenheiro... estava mesmo desejoso de o ser. O mais curioso é que nunca o foi, nem o é.]

Pinto Balsemão não concorda com privatização da RTP
Francisco Pinto Balsemão, fundador do grupo que detém a televisão SIC, é contra a privatização do serviço público de televisão, reiterou fonte oficial do grupo Impresa, citada na imprensa.
O alegado envolvimento de Pinto Balsemão no projecto de privatização do canal 1 da RTP, noticiado pelo semanário Sol, foi desmentido pelo grupo Impresa e pelo deputado do PSD Agostinho Branquinho, refere o Jornal de Negócios na edição desta terça- feira.

«O Dr. Balsemão nunca esteve envolvido nesse dossier e nem faria sentido que tal acontecesse, pois sempre se manifestou contra a privatização do serviço público», reforçou o responsável, recordando que o presidente da holding que detém a SIC «sempre foi um defensor do modelo norte-americano de serviço público, com financiamento da sociedade civil».

frases não censuradas

"Seja Sócrates irrepreensível ou não, o que mandaria o bom senso neste caso seria contar toda a história por sua iniciativa na primeira oportunidade, sem omitir detalhes, colaborar com a imprensa, não tentar evitar a publicação. Mas não foi isso o que fez".
José Vitor Malheiros, PÚBLICO, 10-04-2007

Concordo!

que mais é novidade...

O clima está na ordem do dia. Pelos vistos, são os mais pobres que estão a sofrer mais, para já, com a mudança climática.

Billions face climate change risk
Billions of people face shortages of food, water and increased risk of flooding from climate change, experts warn.
"It's the poorest of the poor in the world, and this includes poor people even in prosperous societies, who are going to be the worst hit," said Rajendra Pachauri, chairman of the Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC).

domingo, abril 08, 2007

happy easter


Happy Easter, originally uploaded by Miss Aniela.

o fim

Uma série fenomenal, Os Sopranos, está perto do fim. É o que se pode chamar o fim do princípio de uma era televisiva que começou na HBO.

'Sopranos' à beira do fim...?
David Chase prometeu e (infelizmente) vai cumprir. A segunda parte da última temporada (6.ª) dos Sopranos (habitualmente transmitida pela RTP2) arranca hoje (domingo) às 21.00 de Nova Iorque, no canal de cabo HBO, com Carmela Soprano (Edie Falco) a dizer a frase premonitória "É agora o final?".
O "mercado" de apostas na blogosfera aponta para vários desfechos dramáticos: a morte de Tony Soprano, da mulher Carmela ou dos filhos Medow (Jamie-Lynn Sigler) e A.J. (Robert Iler). "Ninguém está acima de suspeita", anuncia a HBO, no seu site. Ao fim de oito anos, 77 horas em antena, a série vai despedir-se com nove novos episódios sem que o desenlace seja conhecido, graças aos acordos de confidencialidade firmados com os seus actores.

o título

No Ípsilon (do Público) desta semana, de Jorge Mourinha:

(Não) Queres ser David Lynch?
Para se chegar ao Central, tem de se saber a morada e estar preparado para uma experiência que não tem nada a ver com os cinemas que conhecemos. Chegados ao 39 da Rosenthaler Straße, à esquina da estação de comboios de Hackescher Markt, na antiga Berlim Leste, não é a tradicional fachada de um cinema, com cartazes e uma bilheteira, que encontramos, mas um arco que dá entrada para um pátio interior. Sem outra indicação do que se esconde lá dentro a não ser um pequeno "placard" na própria parede interior do arco - anunciando "O Último Capítulo", de Darren Aronofsky, entre outros filmes - e uma fita luminescente azul suspensa do tecto que indica o caminho. Entra-se por um beco velho e escuro que faz lembrar as vielas de Alfama; mesmo que haja um bar à esquerda, não há candeeiros a iluminar, só a tal fita que, suspensa de armações de metal entre as paredes, dobra uma esquina e termina frente a uma porta de aço graffitada com um "placard" na porta e um néon vertical a azul que diz "Central". Há mais de dez anos que é um dos cinemas alternativos de Berlim, com duas pequenas salas que rodam quatro filmes por dia (documentários, produções independentes, Ovnis). A sala principal forrada a tecido negro não leva mais de cem pessoas em cadeiras vermelhas que já viram melhores dias; os altos que se instalem na última fila têm de ter atenção para não colocarem a cabeça à frente da janela de projecção; a sala não tem ar condicionado, a qualidade de som não é brilhante. Foi o sítio ideal para descobrir "INLAND EMPIRE". (...)

futebolices


Como fã de José Mourinho e de Ricardo Carvalho, não podia estar mais satisfeito. O Chelsea ganhou três pontos ao Manchester United, e já só está a três singelos pontinhos do líder United que perdeu no sábado com o Portsmouth. E o Chelsea venceu com um golo soberbo de Ricardo Carvalho, de fora da área. Mourinho já só depende dele próprio e das lesões, outra vez. E terça pode qualificar-se para as meias-finais da Liga dos Campeões, se conseguir vencer o forte Valência em Espanha.

Outra futebolice a registar são as cheerleaders do Benfica. Dançam bem, são bonitas e animam os intervalos. Não existe tradição deste tipo de apoio em Portugal, mas acredito que pode pegar com este tipo de investimento. Já houve tentativas no passado mas sempre frustradas.