segunda-feira, abril 30, 2007

clipping de blogues

November 9, 1959. Marilyn Monroe Jumping. To get this photo for the November 9, 1959, cover, the great portraitist Philippe Halsman needed Marilyn Monroe to jump 200 times. Before she left the session, Monroe told Halsman to call if another take was necessary—"even if it's four in the morning." Halsman, who eventually shot 101 covers for LIFE—the most of any photographer—once said, "Of the beautiful women I have photographed, I recall Marilyn Monroe most vividly."

[Já tinha ouvido falar nisto e parece-me justo. Existem blogues portugueses que são bem mais lidos do que muitas notícias e até do que alguns jornais. A net está-se a generalizar. Nos Estados Unidos já há revistas bem antigas e com tradição que deixaram a edição em papel para passarem a ser apenas na net, casos da Life e da Premiere.]

Empresas já fazem 'clipping' de blogues em Portugal
A Cision tem um 'software' próprio para o novo negócio
A selecção de notícias e informações veiculadas em jornais, revistas ou televisões, levada a cabo por empresas com o objectivo de vende-rem esse serviço - designado por clipping - aos seus clientes, é há muito uma realidade em Portugal. O que começa agora a dar os primeiros passos é o clipping de blogues. A Cision, empresa de origem sueca especializada em análise dos meios de comunicação, começou recentemente a juntar à sua triagem de notícias dos tradicionais meios de comunicação a informação escrita na blogosfera.
"O cliente escolhe o que quer ver analisado - pode ser, por exemplo, a OPA (oferta pública de aquisição) do BCP ao BPI - e temos um software que, introduzida essa palavra- -chave, pesquisa toda a informação disponibilizada nos jornais, televisões e blogues sobre esse assunto", explicou ao DN Pacheco Mendes, vice-presidente da Cision, que tem como clientes, entre outros, a RTP, a SIC, mais de 40 agências de comunicação, "praticamente toda a banca" e empresas do sector automóvel.
Muitos dos clientes da Cision, adiantou Pacheco Mendes, são jornalistas, que acedem à base de dados da empresa para pesquisarem sobre determinado assunto, quando querem, por exemplo, "fazer uma reportagem ou uma entrevista". "Nós procuramos tudo o que foi dito, na imprensa, nos blogues e até nos rodapés dos telejornais, sobre a pessoa que o jornalista vai entrevistar". A compra do serviço de clipping, apurou o DN junto de empresas/clientes, poderá custar entre 200 e 400 euros.

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