sexta-feira, junho 30, 2006
raios da noite
Relâmpagos q.b. em Zurique
Uma trovoada carregada de relâmpagos derramou luz branca sobre três igrejas de Zurique, na Suíça, entre elas a icónica Fraumuenster e a Igreja de São Pedro. (Foto: Alessandro della Bella/EPA) - in Publico.pt
significados
Porque é que mamografia se chama mamografia (grafia não deveria ser relacionado com a escrita, a grafia. Que eu saiba não se trata de escrever nada nas mamas de ninguém...)?
Da curiosidade à pesquisa foram dois simples clicks:
Mamografia
s. f., Med.,
radiografia à mama.
Explicado o fenómeno. Vem da radiografia, sim senhor, tem algum sentido. Mas pensando na coisa, voltamos ao mesmo ponto e a uma questão semelhante. Porque é que radiografia é radiografia, porquê grafia para algo que também não terá que ver com a escrita...?
Mais um click e... voilá:
Radiografia
do Lat. radiu, raio + Gr. graph, r. de gráphein, descrever
s. f.,
estudo dos raios luminosos;
impressão de uma chapa sensível aos raios X, depois de se ter colocado o órgão doente entre a chapa e a fonte geradora de raios X.
Fenómeno (significado) do dia explicado. Grafia vem então do latim, graph, que significa descrever, e não apenas o simples escrever. Faz sentido a na radiografia descrever-se o corpo do paciente e, na mamografia, descrever-se a mama.
pessoa
O que é uma pessoa?
do Lat. persona
s. f.,
ser ou criatura da espécie humana;
ser moral ou jurídico;
personagem;
individualidade;
in Priberam
seremot na revolta do público
Integrado num curso, Laboratório de Humor, que estou a fazer fui hoje, finalmente, à Revolta dos Pastéis de Nata. Fiquei feliz por estarem lá Nuno Markl e Ana Sousa Dias, não sei porquê são pessoas pelas quais sinto a maior das simpatias. A Ana Sousa Dias lembra-se de mim apesar de só me ter visto uma vez (nem sequer falámos). Esta senhora tem uma memória visual impressionante!
Tenho receio de conhecer, mais de perto (na chamada vida real), pessoas que admiro, mas não sei porquê tem calhado acabar por trocar umas palavras de forma espontânea (hoje um colega do curso que me deu boleia, queria cumprimentar a sua ex-professora Ana Sousa Dias e, por isso, fiquei à espera) e tenho acabado por continuar a gostar, talvez até mais, das pessoas em questão, não em todos os casos, claro.
Sobre o Nuno Markl haveria bem mais a dizer. É uma pessoa fascinante e adoro a forma como ele consegue envolver facilmente as pessoas com quem fala, a experiência de rádio deve ajudar. Gosta muito de falar das suas peripécias, dando sempre o seu tom peculiar, algo que faz parte do seu humor tão conhecido. Hoje confidenciou-me (sem querer parecer o menino que agora está a contar e mostrar que conhece pessoas "famosas") algo tão banal como: "Hoje passei o dia a escrever sketches que vão todos para o lixo", disse aborrecido. "Para o Herman?", perguntei eu. "Sim, para a Ana Bola e Maria Vieira - elas não vão estar no programa por isso o sketch foi para o lixo", disse Markl. Trivialidades, fait divers... mas que, não sei bem porquê, acabam por ser curiosos para mim.
O programa a que assisti foi diferente e engraçado, apesar de ter sido muito muito superficial e ligeiro quando ao tema: o Humor.
Quando a mim... chichi cama, que se faz tarde.
percepção
quarta-feira, junho 28, 2006
areia da tarde
Torrente de areia
Um grupo de turistas observa a torrente de água com e sem terra durante uma operação de remoção de areia na barragem de Xiaolangdi, na China. A operação, que se realiza todos os anos, vai permitir o envio de milhões de toneladas de areia para o mar, antes do início da época de cheias. Foto: Zhang Xiaoli/EPA - in Publico.pt
Não é para todos, andar de chapéu de areia porque chove areia a cântaros.
terça-feira, junho 27, 2006
viagens
Horseback riding through Griffith Park.
E o artigo mais popular do NY Times de hoje é:
36 horas em Hollywood
"Strip away the phony tinsel of Hollywood, and you'll find the real tinsel underneath," Oscar Levant, that Algonquin wit, once observed. And though the lights do shine brightly for the fabulous here, the back streets of this gritty pocket of Los Angeles hold hidden gems for the everyman. Wander a recently dolled-up stretch of Hollywood Boulevard and cut into side streets that lead to unexpected pleasures. Discover restaurants stylish enough to make West Hollywood blush, or head to the rising hills and discover Hollywood's most becoming angles. Try something wacky — don't even look at Mann's Chinese Theater. Hollywood is on the rise again, and the granddaddy of glamour and glitz has never looked better.
in NY Times
Video: 36 Hours in Hollywood
Cindy Price spends 36 hours in Hollywood and experiences a side of the city that most people never see.
O mais curioso neste artigo é mesmo o video que o acompanha, protagonizado pela própria jornalista que escreve o artigo, Cindy Price. Está bem montado, pertinente e os seus seis minutos são um acrescento significativo à notícia em si. A ver.
bem-vindo ben
O norte-americano Ben Harper actua no Pavilhão Atlântico, em Lisboa, no próximo dia 4 de Outubro. Segundo apurou o Diário Digital junto da promotora do evento, o músico regressa a Lisboa, desta feita para apresentar o seu último álbum de originais, intitulado «Both Sides of the Gun».
O artista volta a Portugal mais uma vez acompanhado pelos The Innocent Criminals, banda que tem marcado presença junto do músico.
O público português recebe a última criação do músico, «Both Sides of the Gun», um registo duplo que conseguiu entrar directamente para o terceiro lugar do top nacional de vendas.
O preço dos bilhetes varia entre os 24 e os 34 euros.
viactt
CTT lançam hoje serviço que oferece caixa correio electrónico todos portugueses
Os CTT lançam hoje o novo serviço ViaCTT, que permite que todos os cidadãos e empresas tenham uma caixa de correio electrónica, numa cerimónia com a presença do primeiro- ministro, José Sócrates, e do ministro das Obras Públicas. O Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações afirma, em comunicado, que estarão criadas a partir de hoje "10 milhões de caixas postais electrónicas pessoais, uma para cada cidadão, empresa e instituição". A adesão ao serviço, que estará disponível no portal www.viactt.pt ou através do número 808202029 [custo chamada local], é gratuita [quem paga são as empresas/instituições que enviam correspondência] e permite a qualquer cidadão ou empresa personalizar o tipo de correspondência pretendida e efectuar pagamentos.
Uma das vantagens do ViaCTT é a capacidade de agrupar várias facturas electrónicas, extractos bancários e outros documentos num único sítio.
segunda-feira, junho 26, 2006
maratona de 24
Este fim-de-semana, de 24 e 25 de Junho, voltou a trazer o prazer de ver, de seguida, as aventuras de Jack Bauer (Kiefer Sutherland) na poderosa série 24. Inexplicavelmente não consigo ver a coisa sem ser de seguida. Já tentei, algumas vezes, ver episódios da série, a vulso, e não consigo, é oficial. O prazer está todo em ver de seguida... um atrás do outro. Foi assim na noite de sábado, pelas 22h30, logo a seguir ao jogo de Portugal, até às 3h dessa noite. No dia seguinte, viajei para Lisboa, e logo às 12h, altura em que recomeçou a maratona, lá estava eu em frente da televisão. Tive que sair, para pena minha, pelas 14h, para ir trabalhar. No trabalho ainda tentei espreitar, mas já sem grande sucesso. A maratona acabou por volta das 19h, tive pena de não conseguir terminar de ver a quarta temporada.
indian summer
The Doors e Mariah Carey terão estrela no Passeio da Fama
A cantora Mariah Carey, o cineasta Robert Altman e os actores Matt Damon e Erik Estrada são algumas das celebridades que terão, em 2007, a sua própria estrela no Passeio da Fama de Hollywood, anunciou a Câmara de Comércio da meca do cinema.
Outros famosos da indústria do entretenimento também terão o seu nome no cobiçado passeio de Hollywood, entre eles os actores Jamie Foxx, Kiefer Sutherland, John Goodman e Michelle Pfeiffer, assim como o britânico Michael Caine.
Entre os músicos que serão agraciados com este reconhecimento está o grupo The Doors, que imortalizou o vocalista Jim Morrison, falecido em 1971. Da mesma forma serão homenageados o rapper Sean «Diddy» Combs e a cantora Shania Twain, acrescentou a fonte.
domingo, junho 25, 2006
my town
O Museu José Malhoa, nas Caldas da Rainha, encerrado há duas semanas para obras de melhoramento do edifício, vai abrir dia 28 um núcleo da colecção Malhoa no Museu do Ciclismo da cidade.
Durante os trabalhos, que se prevê decorram durante um ano, e «para que não se perca a ligação entre o museu e a comunidade, funcionará no Museu do Ciclismo um Núcleo Provisório do Museu de José Malhoa, que apresentará as obras mais significativas das suas colecções», informou o Instituto Português dos Museus.
O Museu José Malhoa foi o primeiro construído de raiz em Portugal, em 1940, tendo tido obras de ampliação em 1950 e 1957, data a partir da qual recebeu algumas beneficiações.
«Esta é a grande intervenção de fundo em 50 anos que permitirá a modernização e actualização da sua relação com o público», assinalou à agência Lusa a directora do museu, Matilde Tomás do Couto.
VER SITE FEITO POR MIM SOBRE MALHOA
ofadodemalhoa.no.sapo.pt/
futuro na rede
Principais jornais britânicos reforçam aposta no online
Os principais jornais britânicos estão a reforçar a sua aposta nas edições online, perante projecções optimistas que apontam para um crescimento significativo do investimento publicitário canalizado para a Internet no Reino Unido.
Segundo a edição desta segunda-feira do jornal Diário de Notícias, primeiro foi o Guardian a anunciar que passaria a disponibilizar online os textos dos seus jornalistas e correspondentes internacionais antes mesmo de chegarem à edição em papel, embora mantendo alguns trabalhos exclusivos para a sua edição em papel. Quanto ao seu website (www.guardian.co.uk), continuará a ter várias notícias de última hora copiadas de agências.
Entretanto, O Times não perdeu muito tempo a adoptar esta política «online primeiro», já que na semana passada tornou-se no segundo jornal nacional do Reino Unido a disponibilizar as suas principais notícias na edição digital antes da edição impressa. Contudo, por enquanto, apenas as reportagens dos seus correspondentes no estrangeiro vão chegar à Net antes da edição impressa.
sábado, junho 24, 2006
óbituário
Aaron Spelling, um dos mais importantes produtores de televisão norte-americanos, responsável por séries como Os «Anjos de Charlie», «Dinastia», «Beverly Hills» ou «Melrose Place», morreu no sábado aos 83 anos. Spelling terá direito a duas últimas homenagens, uma junto da sua estrela no Passeio da Fama de Hollywood e outra apenas para a família
Spelling morreu na sua casa de Los Angeles depois de ter sofrido um derrame cerebral no dia 18 de Junho, segundo o seu agente. Kevin Sasaki.
Além das séries, incluindo «O Barco do Amor», Spelling também produziu mais de 140 filmes para televisão, tendo sido responsável pelo lançamento de actores como Nick Nolte, John Travolta e Jennifer Jason Leigh.
Durante as décadas de 1970 e 1980, só trabalhou para a ABC, que chegou a ser referida como «The Aaron Brodcasting Company».
sexta-feira, junho 23, 2006
quinta-feira, junho 22, 2006
braços abertos ao 'soccer'
América quer futebol. Quem dizia que os norte-americanos não gostam de futebol enganou-se. Os jogos do Mundial têm tido audiência e os estádios alemães têm-se enchido de americanos eufóricos e vestidos a rigor... os interessados em fotos do Mundial curiosas de adeptos e não só, é espreitar aqui.
rádio de informação
RCP vai tornar-se rádio de informação em Setembro
O Rádio Clube Português (RCP) vai ser transformado numa emissora de informação geral a partir de Setembro, competindo directamente com a TSF, anunciou na terça-feira Manuel Polanco, administrador delegado da Media Capital num encontro com a imprensa.
Numa fase inicial, apenas o período da manhã terá informação contínua, segundo informa hoje o Diário Económico. À frente do novo projecto estará Luís Osório, responsável pela Media Capital Rádios, enquanto Emídio Rangel será consultor em situações pontuais, garante Manuel Polanco.
ser ou não ser multimilionário
Um novo canal criado em Marbella por Theresa Bernabé, uma especialista no mundo imobiliário, vai dar a conhecer a vida dos multimilionários espalhados pelo planeta.
Aquela que é considerada a primeira televisão na Internet do género está disponível em www.theresabernabe.tv e vai ser dedicada exclusivamente ao mundo do luxo, segundo informa hoje o Correio da Manhã. Ao que o jornal apurou, a estação vai passar por Portugal, mais precisamente pelo Algarve, sendo a Quinta do Lago um dos destinos mais prováveis.
«Damos a conhecer um mundo exclusivo que, até agora, permanecia reservado às grandes fortunas», refere Theresa Bernabé, directora do canal.
A programação é dirigida a pessoas de um nível económico muito elevado, mas está aberta a todo o público, garante a responsável. As reportagens do www.theresabernabe.tv, que são realizadas em inglês e com legendas em espanhol, são actualizadas semanalmente.
livros esquecidos
Google quer «recuperar» milhões de livros esquecidos
O Google estima que 75% dos 13 milhões de livros editados anualmente no mundo são esquecidos ou desaparecem. Face a este cenário, a empresa propõe-se agora a recuperá-los para que possam voltar ao domínio público.
Segundo Marco Marinucci, director de Desenvolvimento Internacional do Google Books, a ideia consiste em recorrer a todos os canais de informação para dar relevo aos livros, nomeadamente a sua oferta e disponibilidade. Marinucci, actualmente responsável pelo motor de buscas de livros do Google, falava na quarta-feira num fórum de debate sobre o futuro deste sector em Madrid.
Segundo este responsável, a «indústria editorial começa a compreender que tem ferramentas digitais para alterar o futuro» e sublinhou que o Google é «uma empresa pública e global que respeita as leis e os direitos de autor de cada país».
palavra do canto
pormenores fait divers
adeus mulher
Audiências insuficientes
TV Cabo acaba com o canal SIC Mulher no final do ano
O canal SIC Mulher irá acabar no final do ano. O contrato de fornecimento da SIC Mulher termina do fim deste ano e a TV Cabo não tenciona renová-lo. Na base da decisão da empresa participada da PT Multimédia estão as baixas audiências e a programação, que os responsáveis da TV Cabo consideram não estar à altura das expectativas.
Tendo em conta que a SIC Mulher foi um canal encomendado à SIC pela TV Cabo e que a operadora de cabo tem, por isso, a exclusividade da sua comercialização, com o final do contrato isso significará também o fim do canal. Pelo menos por enquanto, já que haverá a possibilidade de, depois do rompimento da relação exclusiva com a TV Cabo, a SIC poder vender o canal feminino aos restantes operadores de televisão por cabo (Cabovisão, Bragatel, TV TEL, e Pluricanal) que insistentemente têm contactado a estação de Carnaxide para negociar a distribuição do canal - mas têm sido sempre remetidos para a subsidiária da PT Multimédia, a PT Conteúdos.
mais in Publico
cuidado, atenção...
Sexo raro no Japão
“Os japoneses simplesmente não fazem sexo.” A afirmação é do médico Kunio Kitamura, que aponta esta razão para a quebra demográfica que o país apresenta e que começa a ser preocupante. Um estudo demonstrou que 31 por cento de um grupo de 936 pessoas, com idades compreendidas entre os 16 e 49 anos, não faziam sexo há mais de um mês. Simplesmente, não tinham vontade.
in Metro
quarta-feira, junho 21, 2006
solsticio
O dia mais longo do ano no hemisferio norte, hoje.
Uma Festa do Solstício em Vila Nova de Foz Côa assinala hoje a chegada do Verão. O evento terá lugar num templo solar existente no lugar dos Tambores, contando ainda com uma cerimónia mística que evocará sacrifícios e rituais celtas. / aqui
bastidores
Esta noite fui pela primeira vez ao Bastidores, ver o Herman José actuar. Foi uma experiência curiosa e engraçada, especialmente porque não ia com grandes expectativas. No final, e de forma inesperada e espontânea (a minha forma preferida), ele até se meteu connosco... falámos um pouco, fiz algumas perguntas, fiquei a saber algumas coisas que não sabia em domínios bem distintos, sobre a carreira dele, o caso Casa Pia e as mágoas que teve nesse aspecto, justiça portuguesa e uma pitada do humor dele, my favorite. Notei também alguma mágoa com a ditadura das audiências, a ditadura de não se poder, na SIC, por exemplo, explorar mais entrevistas com personalidades internacionais, que são menos conhecidas das "massas" portuguesas. Herman quer trabalhar mais uns anos, não tanto por gostar muito do que faz, mas mais para ganhar o suficiente para subsistir bem depois. "Cada vez mais prefiro o tempo em que não trabalho, àquele em que trabalho", disse... enfim. Tenho pena dele estar muito cansado e também de não ter perguntado mais uma ou outra coisa.
Ui... Vou dormir.
terça-feira, junho 20, 2006
& cobain's
All Alone is all we are.
Sete Palmos de Terra... esta noite na :2
six
01:15. Nate. Nate. Nate. Nate. Nate. Nate... ... ... A curiosidade sobre o que vai acontecer a Nate fica a ruminar, ao de leve, mas de forma sentimental na minha cabeça...
in http://creatoroflife.blogspot.com/2006/06/no-ler-esta-merda.html
feet
Nate Fisher died of natural causes on Saturday, May 21 at the age of 40. The Fisher family struggles with the profound loss of their beloved son and brother. Nate also leaves behind his wife Brenda Chenowith and his precious daughter Maya Fisher.
Nate was born January 8, 1965 to Nathaniel and Ruth Fisher in Los Angeles. His warmth, sense of humor, and adventurous spirit earned him friends everywhere he went. After graduating from Bonaventure High School and attending U.C. Santa Cruz, Nate traveled through Europe and later settled in Washington State, where he managed the largest organic food co-op in Seattle.
From a very young age, Nate searched to find beauty in the world. He had a deep respect for the earth and the people living on it, always striving for honesty in his relationships with others. Nate found an outlet for his natural gift of helping those in need when he joined his brother David to run the family's mortuary business in 2001.
A memorial Service will be held on Monday, May 23 at 2 p.m. at Fisher and Diaz 2302 W. 25th Street in Los Angeles. Private burial to follow.
segunda-feira, junho 19, 2006
divisões
"O mundo divide-se entre as pessoas que dizem 96 435 67 67 e as que dizem 964 356 767."
in Estado Civil
sábado, junho 17, 2006
menos tv, mais net
Os telespectadores passaram menos tempo em frente à televisão nos primeiros cinco meses do ano. Entre Janeiro e Maio, cada português viu, em média, por dia, três horas, 29 minutos e 39 segundos de televisão. Um valor que representa menos 4 minutos e 7 segundos do que no ano anterior segundo os dados do estudo MediaMonitor da Marktest.
Numa análise por targets, os valores são semelhantes aos registados no mesmo período do ano passado. Os maiores consumidores mantêm-se, por região, os residentes no Grande Porto (mais 6.9% do que a média do universo), sendo que por classe social, são os indivíduos da classe baixa (mais 24.3% do que a média do universo). São ainda as as mulheres (mais 8.5% do que a média do universo), os indivíduos com mais de 64 anos (mais 42.6% do que a média) e as donas de casa (mais 20.4% do que a média).
Quando em comparação com o ano passado, registou-se uma quebra no consumo de televisão em quase todos os grupos em estudo. A excepção são os residentes do Litoral Norte (mais 4.1% do que no período homólogo do ano anterior) e do Grande Porto (mais 2.7%), bem como os indivíduos da classe social baixa (mais 2.0%) e os idosos com mais de 64 anos (mais 4.8%).
Pelo contrário, os indivíduos da classe social alta e média alta e os residentes na Grande Lisboa foram os que registaram maior quebra face ao período anterior, com uma diminuição de 8.0% e de 6.0%, respectivamente.
quinta-feira, junho 15, 2006
memórias
[Falta aqui, por exemplo, os Thundercats, Transformers e Gummy Bears]
- ABELHA MAIA (70'S.80'S) A - AMIGOS DO SONO (OS) - CHICO ESCURO A - BANNA E FLAPI (80'S) V- BELL E SEBASTIÃO (1981) A - BIA A PEQUENA FEITICEIRA- BOA NOITE, VITINHO (1986) A - BOCAS A - CANDY CANDY (80's) V - CHAPI CHAPO A - CONAN O RAPAZ DO FUTURO A - DAVID O GNOMOA - D'ARTACÃO E OS TRÊS MOSCÃOTEIROS A - ERA UMA VEZ A VIDA (1986) V - ERA UMA VEZ O ESPAÇO V - ERA UMA VEZ O HOMEM V - FÁBULAS DA FLORESTA VERDE A - HE-MAN A - HEIDI A- HOMEM ARANHA (70's) A - JACKY, O URSO DE TALLAC A
- MARCO A - MISTERIOSAS CIDADES DE OURO (AS) A - NARANJITO (1982) A - PAÍS DOS RODINHAS V - PANDA TAO TAO - PANTERA COR DE ROSA V- PROFESSOR BALTAZAR A - RUY "O PEQUENO CID" A - SCOOBY DOO A - SHE RA V- TOM SAWYER A - TRÊS MOSQUETEIROS V - URSINHO MISHA (1980) A - URSINHO TEDDY A - VAMOS DORMIR Meninos Rabinos 1972 V - VITINHO II V- VOLTA AO MUNDO DE WILLY FOG (1988) A
aleluia
O chamado processo de "transformação" em curso no Exército vai impor um corte no quadro de coronéis que rondará os 25% dos militares naquele posto, segundo as previsões avançadas ao DN pela Associação dos Oficiais das Forças Armadas (AOFA)."Os novos quadros orgânicos ainda não foram definidos. Mas, com base na leitura da lei orgânica [decreto-lei 61/2006, de 21 de Março] e na transferência de competências para os tenentes-coronéis, podemos dizer que desaparecem cerca de 40" das cerca de 160 vagas de coronel actualmente existentes, afirma o presidente da AOFA, tenente-coronel Alpedrinha Pires.
revoltante, impressionante...
Mais de 1.000 milhões de dólares (793,5 milhões de euros) de ajudas federais foram fraudulentamente desviados depois da passagem dos furacões Katrina e Rita no sul dos Estados Unidos (2005), revelou quarta-feira um auditoria do Tribunal de Contas (GAO).
De acordo com o relatório desde organismo dependente do Congresso, houve pessoas que utilizaram fundos em princípio destinados a cobrir as necessidades básicas das vítimas dos furacões para comprarem bilhetes da liga de futebol norte-americana, férias nos trópicos, vídeos pornográficos, champanhe e, até, para pagar honorários a um advogado num processo de divórcio. Entre os peticionários das verbas aparecem nomes de reclusos em estabelecimentos prisionais e até de um cidadão cuja morada se veio a apurar ser a do cemitério de Nova Orleães, indica o documento.
Após a passagem do Katrina, a agência federal para a gestão de crises (FEMA) distribuiu cartões de crédito às vítimas do furacão para comprarem bens de primeira necessidade.
Alguns foram usados em fins bem diferentes, segundo o GAO, como por exemplo 600 dólares (476 euros) pagos num clube de strip-tease.
O GAO admite ter sido perdido o rasto de 750 cartões de crédito, por um valor de 1.500 milhões de dólares (1.190 milhões de euros).
A FEMA detectou 1.500 casos de fraude, justificando que teve de trabalhar numa situação de emergência e em pleno caos. O GAO não escondeu que a fraude poderá ser muito maior, com o desvio de 16 por cento da totalidade dos fundos desbloqueados para as vítimas dos furacões.
in Lusa
quarta-feira, junho 14, 2006
nanog
Descoberta poderá evitar a criação de embriões e a clonagem
Cientista português identifica gene que reverte células adultas em estaminais
O gene que protagonizou uma experiência científica do biólogo português José Silva, do Instituto de Investigação de Células Estaminais, em Edimburgo, na Escócia, não podia ter um nome mais apropriado. Chama-se Nanog, que quer dizer, em gaélico, "terra dos sempre jovens". José Silva mostrou como este gene pode levar células adultas — que já se tornaram células da pele, por exemplo — a uma espécie de regresso ao passado celular, transformando-as em células estaminais embrionárias.
Artigo publicado na revista Nature