quinta-feira, março 31, 2005
ze zebra
A zebra turns his head during a warm spring day in Amman public park March 28, 2005. Hundreds of school students and families floated to public parks to enjoy the mild weather. REUTERS/Ali Jarekji
dumas, a mais cara
Quadro Casais, 1994
Marlene Dumas é a mulher artista que vende mais caro
Aos 51 anos, Marlene Dumas é tida como a artista viva cujas obras atingem os mais altos valores em leilão. Em Janeiro, a sua pintura de 1987 The Teacher foi licitada por mais de dois milhões e meio de euros num leilão da Christie"s em Londres. É um valor muito longe dos quase 39 mil euros que constituíam o máximo de há apenas três anos. Segundo o diário norte-americano The New York Times, a ascenção da artista de origem sul-africana começou em Junho de 2003 noutro leilão da Christie"s em Londres: foi quando um comprador acabou por duplicar o valor estimado pela leiloeira para a tela Feather Stola. Datada de 2000 e retratando uma stripteaser, esta rendeu 238 mil euros. Apenas um ano depois, em Maio de 2004, uma outra tela (Young Boys) chegava já aos 768 mil. O novo recorde de Dumas deixa-a à frente de uma outra mulher bem estabelecida nos mercados, a canadiana Agnes Martin, que morreu recentemente e cuja obra mais cara em leilão ficou nos 2.3 milhões de euros. São valores que estão, contudo, ainda muito abaixo do das obras de artistas como o britânico Lucian Freud. Tido por alguns como o mais importante pintor vivo do mundo, no mesmo leilão da Christie"s, o seu óleo Red Haired Man, de um metro de lado e de 1962-63, foi vendido por algo mais de 6 milhões de euros.
in Público
serpa
Sheep eating on a dry field in Serpa (Alentejo) 180 km south east of Lisbon. Portugal may have to impose water rationing in some small villages if a severe drought affecting much of the country continues into traditionally dry summer months, Environment Minister Francisco Correia said.(AFP/File/Nicolas Asfouri)
há moda no mundo VI
A model wears a crochet dress on the catwalk in 2003. Spring clothes adorning the mannequins in the shop windows are full of holes this year, as crochet makes a comeback on the fashion scene thanks to top designers.(AFP/File/Martyn Hayhow)
Labels:
foto,
há moda no mundo
elefante do alasca
Maggie, the Alaska Zoo's elephant, eats snow as she plays in her pen at the zoo in Anchorage, Alaska, Thursday, March 24, 2005. Idaho-based Conveyor Engineering is working with John Seawell, who heads up the zoo's elephant habitat and the Alaska Zoo, to develop and install the world's first elephant exercise treadmill. (AP Photo/Al Grillo)
quero um hamburguer igual
Anúncio da KFC proibido por mostrar hambúrguer maior do que a realidade
Um anúncio da multinacional de fast food KFC foi proibido, em Inglaterra, porque o hamburguer da peça era maior do que o vendido nas lojas. Bastaram apenas cinco reclamações de consumidores à Advertising Standards Autorithy, entidade que regula a publicidade no Reino Unido, para que o anúncio fosse retirado, acusado de publicidade enganosa. --- in Meios e Pub
Um anúncio da multinacional de fast food KFC foi proibido, em Inglaterra, porque o hamburguer da peça era maior do que o vendido nas lojas. Bastaram apenas cinco reclamações de consumidores à Advertising Standards Autorithy, entidade que regula a publicidade no Reino Unido, para que o anúncio fosse retirado, acusado de publicidade enganosa. --- in Meios e Pub
pessoa
Pensamento do dia: "Nas cidades a vida é mais pequena (...).
Os grandes prédios fecham-nos a vista à chave".
Fernando Pessoa/ Alberto Caeiro (1888-1935), escritor português.
bye bye yornstore
Vodafone fecha YornStore do Chiado em Setembro
A Vodafone vai encerrar a YornStore do Chiado. Segundo Luísa Pestana, directora de comunicação institucional, «a decisão de encerrar a YornStore do Chiado resultou essencialmente da sua falta de rentabilidade. Com efeito, após três anos de funcionamento, verifica-se que, apesar do acolhimento positivo por parte do público ao projecto, acabaram por não se concretizar as expectativas financeiras mínimas necessárias à sua continuidade». De acordo com a empresa, apesar dos esforços não foi encontrada outra entidade para dar continuidade ao funcionamento do espaço em moldes similares. Daí não restar «outra opção além do encerramento». O encerramento da YornStore do Chiado está previsto para o próximo mês de Setembro. «Trata-se de um prazo alargado que traduz os cuidados com que a Vodafone tratou o processo de descontinuação deste espaço, dando aos lojistas o máximo de tempo possível de preparação», referiu Luísa Pestana ao M&P. Encerra-se assim o projecto inovador da Yorn, apresentando como um local onde a então denominada geração Y podia «experimentar» a filosofia da marca. A loja ficou ainda associada a eventos como o Yorn Go Naked, que ofereceu roupa a todos os que se dirigiram nus à loja. Para além da lojas, ao espaço, inaugurado em Março de 2002, estiveram ainda ligadas outras acções da marca e exposições de arte. Segundo Luísa Pestana, daqui para a frente «as acções de marketing da Yorn Vodafone decorrerão noutras instalações da Vodafone ou nos locais mais adequados a cada iniciativa». --- in Meios e Pub
Labels:
telecomunicações
hibrido é o que está a dar
[E não é que até tem bom aspecto?]
Câmara de Almada adquire cinco híbridos Toyota Prius
A Câmara Municipal de Almada acaba de adquirir, em resultado de um Concurso Público, cinco veículos híbridos, Toyota PRIUS, para a vereação Municipal.
A iniciativa, pioneira em Portugal, decorre da implementação da Estratégia Local para as Alterações Climáticas, desenvolvida no âmbito do Plano Municipal de Ambiente, Almada 21, que visa reduzir as emissões de gases com efeito de estufa no concelho de Almada.
hoje é dia 31
Aconteceu:
O sol nasceu às 07:22 e vai-se pôr às 20:00.
Carneiro é o signo dos nascidos nesta data, destacando-se o filósofo francês René Descartes (1596), o actor português Eugénio Salvador (1908), o escritor mexicano Octávio Paz (1914), o cineasta alemão Volker Schlondorff (1939), o antigo vice-presidente dos EUA Al Gore (1948), a actriz norte-americana Rhea Perlman (1948), o actor britânico Ewan McGregor (1971).
Nesta data, em 1371, era assinado o Tratado de Alcoutim, que pôs termo à luta entre os reis Fernando de Portugal e Henrique II de Castela. Em 1621, morria Filipe III de Espanha. Em 1821, era extinto o Tribunal da Inquisição, no âmbito da Revolução Liberal. Em 1889, era inaugurada, em Paris, a Torre Eiffel.
Em 1914, era criada a União Portuguesa de Futebol, actual Federação. Em 1936, o Reino Unido e a França comprometiam-se a apoiar a Polónia em caso de invasão da Alemanha nazi. Em 1948, o Congresso norte-americano aprovava o Plano Marshall de ajuda à Europa, depois da II Guerra Mundial.
Em 1964, um movimento militar derrubava o presidente João Goulart, eleito em 1961. Era substituído pelo general Humberto Castelo Branco. Em 1979, os países árabes anunciavam, em Bagdad, o corte dos laços de amizade com o Egipto, por não concordarem com o tratado de paz com Israel.
Em 1986, longas filas de pessoas, às portas das discotecas moscovitas, assinalavam a primeira venda oficial de dois discos dos Beatles, na URSS. Em 1988, morria o coronel Carlos Vilhena, 99 anos, combatente da Rotunda, pela República, em 10 de Outubro de 1910. Em 1991, eleições na Albânia davam a vitória aos comunistas, que asseguram dois terços dos deputados, mas sem conseguirem eleger Ramiz Alia, em Tirana, a capital.
Em 1992, o rei de Espanha e o presidente de Israel assinavam, em Madrid, a anulação do édito da expulsão dos judeus de Espanha, promulgado 500 anos antes, a 31 de Março de 1492, pela rainha Isabel a Católica. Em 1996, Marcelo Rebelo de Sousa era eleito presidente do PSD, no XVIII Congresso do partido. Na mesma data, morria o italiano Dante Giacosa, 91 anos, criador do Fiat 500.
in Lusa
focas canadianas
Focas em busca da sobrevivência. A harp seal lies in the sun a day before the start of Canada's annual seal hunt on the frozen ice of the Gulf of St. Lawrence in Prince Edward Island, Canada Monday 28 March 2005. The hunt, which begins 29 March, draws activists from around the world. Canada has set a quota allowing 319,500 seal pups to be killed this year, one of the largest quotas in the last 50 years. EPA
Imagem chocante
expo sismo
Hemeroteca e bibliotecas de Lisboa revisitam terramoto de 1755
Exposições, uma peça de teatro, ateliers de leitura, visitas guiadas a locais abalados pelo terramoto de 1755 e edições on-line de relatos da catástrofe fazem parte do vasto programa de actividades que a Hemeroteca e a rede de bibliotecas de Lisboa vão lançar a partir de Setembro para evocar o sismo.
A exposição documental e de ilustração sobre o terramoto realizar-se-á na Hemeroteca e reunirá gravuras do terramoto e os relatos da época, com destaque para os europeus. Paralelamente à exposição, cujo catálogo será editado em português e inglês, haverá na rede de bibliotecas de Lisboa sessões de leitura, de escrita e de ilustração para o público juvenil.
A reconstrução de Lisboa e as transformações urbanísticas vai ser o tema de um ciclo de conferências a realizar na Biblioteca Museu da República e Resistência, em Outubro e Novembro.
Ao longo do último trimestre haverá também uma série de itinerários culturais, em particular pela Lisboa setecentista, que contará com o apoio da Sociedade Portuguesa de Estudos do Século XVIII.
No dia 1 de Novembro, no Arquivo Fotográfico de Lisboa propõe-se uma visita guiada para que se vejam as diferenças da Lisboa antes e depois do terramoto. Um atelier de expressão corporal irá ilustrar as medidas de segurança a ter em conta em caso de sismo. in Público
Exposições, uma peça de teatro, ateliers de leitura, visitas guiadas a locais abalados pelo terramoto de 1755 e edições on-line de relatos da catástrofe fazem parte do vasto programa de actividades que a Hemeroteca e a rede de bibliotecas de Lisboa vão lançar a partir de Setembro para evocar o sismo.
A exposição documental e de ilustração sobre o terramoto realizar-se-á na Hemeroteca e reunirá gravuras do terramoto e os relatos da época, com destaque para os europeus. Paralelamente à exposição, cujo catálogo será editado em português e inglês, haverá na rede de bibliotecas de Lisboa sessões de leitura, de escrita e de ilustração para o público juvenil.
A reconstrução de Lisboa e as transformações urbanísticas vai ser o tema de um ciclo de conferências a realizar na Biblioteca Museu da República e Resistência, em Outubro e Novembro.
Ao longo do último trimestre haverá também uma série de itinerários culturais, em particular pela Lisboa setecentista, que contará com o apoio da Sociedade Portuguesa de Estudos do Século XVIII.
No dia 1 de Novembro, no Arquivo Fotográfico de Lisboa propõe-se uma visita guiada para que se vejam as diferenças da Lisboa antes e depois do terramoto. Um atelier de expressão corporal irá ilustrar as medidas de segurança a ter em conta em caso de sismo. in Público
ahrte
Mona Lisa longe do público. A group of visitors examining the famous Mona Lisa painting by italian Renaissance artist Leonardo da Vinci at the Louvre Museum in Paris, France. The world's most famous painting will move its accommodation on Sunday 3 April 2005, away from public sight. The portrait of the mysteriously smiling so-called 'Gioconda' will return to its former and newly renovated exhibition hall 'Salle des Etats', which is only 150 metres further down the corridor from its present location. EPA/Frank Kleefeldt
Venus sensual. The Beth Shean Venus, a statue discovered in 1993 beneath present day Beth Shean in northern Israel near the Sea of Galilee, but only presented to viewers today, Wednesday, 30 March 2005 in the Israel Museum in Jerusalem, dates dates from the Roman period of the second century BC. The headless feminine figure stands 1.56 meters tall and has a Cupid riding a Dolfin at her side. It is remarkable for its beauty and sensuality as well as having the prescence of red, blue and yellow pigments still surviving on its surface. It is the highlight of an exhibition entitled 'The Beauty of Sancity'. EPA/JIM HOLLANDER
armas portuguesas
Um fuzileiro da Armada numa demonstracão, durante a visita de ontem de manhã a Base Naval do Alfeite, do novo Ministro da Defesa, Luis Amado. TIAGO PETINGA/LUSA
quarta-feira, março 30, 2005
banda larga barata
Holanda tem a banda larga mais barata do mercado europeu
A Holanda é o país com a banda larga mais barata do mercado europeu. O número de utilizadores de Internet neste país do centro da Europa ultrapassa os três milhões, segundo um estudo elaborado pelo Marketing Directo, e divulgado esta segunda-feira.
O crescimento de utilizadores da banda larga deve-se, sobretudo, ao facto de a mensalidade estar estabelecida nos 32 euros, sendo economicamente mais acessível do que o mercado português.
A média europeia ronda os 70 euros mensais. O reduzido preço praticado na Holanda resultou num crescimento de 63% no ano de 2004, segundo este estudo.
A Holanda é o país com a banda larga mais barata do mercado europeu. O número de utilizadores de Internet neste país do centro da Europa ultrapassa os três milhões, segundo um estudo elaborado pelo Marketing Directo, e divulgado esta segunda-feira.
O crescimento de utilizadores da banda larga deve-se, sobretudo, ao facto de a mensalidade estar estabelecida nos 32 euros, sendo economicamente mais acessível do que o mercado português.
A média europeia ronda os 70 euros mensais. O reduzido preço praticado na Holanda resultou num crescimento de 63% no ano de 2004, segundo este estudo.
há moda no mundo V
Modelo passeia pouco tecido pelas passerelles de Sofia, na Bulgária.
Labels:
foto,
há moda no mundo
luminoso mundo novo
This undated artist's impression shows how the Arches star cluster appears from deep inside the hub of our Milky Way Galaxy. Although hidden from our direct view, the massive cluster lies 25,000 light-years away and is the densest known gathering of young stars in our galaxy. The illustration is based on infrared observations with the Hubble Space Telescope and with ground-based telescopes, which pierced our galaxy's dusty core and snapped images of the luminous cluster of about 2,000 stars. Some of the brightest blue stars in this illustration are among the most massive stars astronomers found with the Hubble telescope, weighing about 130 times more than our Sun. The bright reddish object at upper right is the center of our galaxy, residing 100 light-years away from the Arches cluster. EPA/Artist's Concept/NASA
Labels:
astronomia,
ciência
ao céu irmãos
Devotees : Pakistani Shiite Muslim devotees beat their chests during a religious procession in Islamabad. (AFP/Jewel Samad)
terra
Alterações à Terra dispararam no último meio século
Ricardo Garcia - Público
Relatório internacional alerta para degradação dos serviços naturais que sustentam a humanidade.
O ser humano alterou a Terra nos últimos 50 anos a uma velocidade sem precedentes. E esta tendência compromete a manutenção de serviços básicos que o planeta oferece e que sustentam a própria civilização humana, a começar pela disponibilidade de água.
Este panorama é traçado num vasto estudo global - a Avaliação dos Ecossistemas do Milénio -, cujos resultados são apresentados hoje em vários pontos do mundo, inclusive Portugal. Não é apenas mais um relatório sobre o estado do ambiente. Lançado pelas Nações Unidas há quatro anos, a Avaliação do Milénio procura analisar não tanto as alterações do planeta em si, mas antes os efeitos destas modificações sobre os chamados "serviços dos ecossistemas".
Ricardo Garcia - Público
Relatório internacional alerta para degradação dos serviços naturais que sustentam a humanidade.
O ser humano alterou a Terra nos últimos 50 anos a uma velocidade sem precedentes. E esta tendência compromete a manutenção de serviços básicos que o planeta oferece e que sustentam a própria civilização humana, a começar pela disponibilidade de água.
Este panorama é traçado num vasto estudo global - a Avaliação dos Ecossistemas do Milénio -, cujos resultados são apresentados hoje em vários pontos do mundo, inclusive Portugal. Não é apenas mais um relatório sobre o estado do ambiente. Lançado pelas Nações Unidas há quatro anos, a Avaliação do Milénio procura analisar não tanto as alterações do planeta em si, mas antes os efeitos destas modificações sobre os chamados "serviços dos ecossistemas".
arte portuguesa
Pintura e literatura portuguesas em Estocolmo e Helsínquia
O artista plástico português António Carmo vai apresentar no Museu Etnográfico de Estocolmo, na Suécia, a exposição «Diálogo Poético», que estará patente de 9 a 30 de Abril, dando a conhecer 15 óleos de grandes dimensões.
A nova exibição de trabalhos de António Carmo vai juntar-se, no currículo do artista, às exposições que tem realizado ou em que tem participado um pouco por todo o mundo: Inglaterra, Holanda, Bélgica, Japão, Canadá, França, Venezuela, Bulgária ou Checoslováquia.
A inauguração da mostra, que contará com a presença do embaixador de Portugal na Suécia, João Pedro Zanatty, e do ex-embaixador da Suécia em Portugal, Krister Isaksson, integra as actividades comemorativas do 20º aniversário da PIKO.
in Lusa
O artista plástico português António Carmo vai apresentar no Museu Etnográfico de Estocolmo, na Suécia, a exposição «Diálogo Poético», que estará patente de 9 a 30 de Abril, dando a conhecer 15 óleos de grandes dimensões.
A nova exibição de trabalhos de António Carmo vai juntar-se, no currículo do artista, às exposições que tem realizado ou em que tem participado um pouco por todo o mundo: Inglaterra, Holanda, Bélgica, Japão, Canadá, França, Venezuela, Bulgária ou Checoslováquia.
A inauguração da mostra, que contará com a presença do embaixador de Portugal na Suécia, João Pedro Zanatty, e do ex-embaixador da Suécia em Portugal, Krister Isaksson, integra as actividades comemorativas do 20º aniversário da PIKO.
in Lusa
espada de william wallace
Vimos um filme fantástico sobre o dono desta espada, chama-se BraveHeart e é realizado e protagonizado por Mel Gibson.
Mick Brown a specialised remover packs prepares to package William Wallace's sword at the Wallace Monument in Stirling, Wednesday March 30, 2005. The sword will today leave Scotland for the first time in more than 700 years, travelling to the US as part of the country's Tartan Day celebrations being held in April. Members of Stirling Council met earlier this month to decide whether to allow the national treasure make the trip to New York City, where it will form the centrepiece of an exhibition. Andrew Milligan/PA EPA
ninguém lá viu o filme relatório kinsey?
EUA pretende reforçar leis que regulam o sexo na TV e rádio
A Federal Communications Commission (FCC), dos EUA, pretende reforçar as leis que regulam o sexo, a violência e a obscenidade nas estações de rádio e de televisão norte-americanas.
Multas mais pesadas e procedimentos que permitam revogar as licenças dos media que violem reiteradamente as disposições legais estão entre as regras que o novo presidente desta entidade reguladora pretende concretizar.
Depois de no ano passado as leis que regulam a o sexo e a violência terem sido significativamente endurecidas, o actual responsável da FCC, Kevin J. Martin, já anunciou a intenção de reforçar estas leis.
De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, em 2004, as multas propostas pela FCC em 12 casos por si apreciados rondaram os oito milhões de dólares (cerca de 6 milhões de euros), envolvendo estações de rádio e de televisão.
Em articulação com algumas das entidades legisladoras dos EUA, Kevin J. Martin pretende ampliar o campo de aplicação das leis sobre obscenidade às estações por cabo e satélite.
in DD
A Federal Communications Commission (FCC), dos EUA, pretende reforçar as leis que regulam o sexo, a violência e a obscenidade nas estações de rádio e de televisão norte-americanas.
Multas mais pesadas e procedimentos que permitam revogar as licenças dos media que violem reiteradamente as disposições legais estão entre as regras que o novo presidente desta entidade reguladora pretende concretizar.
Depois de no ano passado as leis que regulam a o sexo e a violência terem sido significativamente endurecidas, o actual responsável da FCC, Kevin J. Martin, já anunciou a intenção de reforçar estas leis.
De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, em 2004, as multas propostas pela FCC em 12 casos por si apreciados rondaram os oito milhões de dólares (cerca de 6 milhões de euros), envolvendo estações de rádio e de televisão.
Em articulação com algumas das entidades legisladoras dos EUA, Kevin J. Martin pretende ampliar o campo de aplicação das leis sobre obscenidade às estações por cabo e satélite.
in DD
what was that?
A cat is displayed by an assistant during the international 'MagnifiCat' feline beauty contest in Rome, March 19, 2005. The contest takes place every year in Rome with an exhibition of the cutest cats from all over Europe. Picture taken March 19. REUTERS/Alessia Pierdomenico
rádio on the move
[Foi-se embora, para a Antena 1 o Fausto Coutinho, sobe a Carla... parece-me bem.]
Carla Reis Costa nova editora de economia da TSF
Carla Reis Costa é a nova editora de economia da TSF. A informação foi confirmada pelo director da rádio da Lusomundo, José Fragoso, que garantiu que a sucessão foi feita de forma «natural», uma vez que a jornalista já pertencia à equipa de economia da rádio. Carla Reis Costa já assumiu as novas funções «desde a semana passada, altura em que Fausto Coutinho saiu», referiu. Questionado sobre se estaria previsto algum recrutamento externo para reforçar a editoria de economia , José Fragoso preferiu não fazer qualquer revelação sobre esta matéria.
Antena 1 com novo editor de economia
A Antena 1 conta com um novo reforço na sua equipa. Trata-se de Fausto Coutinho, que assume funções na rádio do grupo RDP como editor de economia. Fausto Coutinho tem 39 anos e iniciou a sua actividade na RDP/Rádio Guarda. Depois de uma passagem pela Rádio Altitude e Rádio F, encontrava-se actualmente na TSF, também como editor de economia. Além do percurso na rádio, o jornalista foi comentador do Eurosport em 2001 e 2002.
Labels:
radio
ovo gigante
[As manias das grandezas para poder promover um produto... e não é que resulta?]
Guylian cria ovo de chocolate para entrar no Guiness
A Guylian, marca de chocolates, entrou para o Guiness ao construir um ovo de chocolate gigante, alusivo à Páscoa. Os oito metros e 32 centímetros de ovo de chocolate estão apoiados numa plataforma de catorze por catorze metros e pode ser visto na cidade belga Sint-Niklaas, onde está sediada a casa-mãe desta marca de chocolate. Este trabalho contou com a colaboração de vinte e seis chocolateiros que durante oito dias criaram o ovo e aplicaram as barras de frutos do mar que caracterizam a marca. Para uma produção de 50 mil barras de chocolate, usadas na decoração do bolo, foram necessários 1950 quilos de chocolate Guylian.
in Meios e Pub
música unida
Blitz estabelece parceria com Música no Coração
O jornal de música Blitz estabeleceu uma parceria com a produtora de espectáculos Música no Coração, para assinalar a presença da publicação da Impresa nos festivais de Verão organizados pela empresa de Luís Montez. Segundo revelou ao M&P o director do Blitz, Pedro Gonçalves, o acordo estabelecido permitirá ao jornal desenvolver acções promocionais nos festivais Super Rock, Sudoeste, Hype@Meco e Ilha do Ermal, assinalando a sua presença nestes eventos através de uma carrinha Blitz e da exibição de spots publicitários nos ecrãs dos festivais.
O jornal de música Blitz estabeleceu uma parceria com a produtora de espectáculos Música no Coração, para assinalar a presença da publicação da Impresa nos festivais de Verão organizados pela empresa de Luís Montez. Segundo revelou ao M&P o director do Blitz, Pedro Gonçalves, o acordo estabelecido permitirá ao jornal desenvolver acções promocionais nos festivais Super Rock, Sudoeste, Hype@Meco e Ilha do Ermal, assinalando a sua presença nestes eventos através de uma carrinha Blitz e da exibição de spots publicitários nos ecrãs dos festivais.
nice
British actress and model Jennifer Ellison launches the new Spring/Summer 2005 Young Attitude lingerie collection at a department store in London, March 30, 2005. REUTERS/Matt Dunham
chaplin em dvd
TV Guia com colecção Charlie Chaplin
A revista TV Guia prepara-se para lançar um novo coleccionável. Trata-se de uma colecção de 7 DVD’s compostos por 17 dos filmes mais significativos da carreira de Charlie Chaplin. Os DVDs, que incluem 15 curtas-metragens, uma longa-metragem e um tributo da família de Charlie Chaplin, estarão disponíveis com a revista a partir de 4 de Abril com o preço de 5.50 euros cada. O primeiro DVD inclui os filmes Charlot em Xangai, Charlot Perfeita Dama e Charlot no Banco.
judas tem evangelho
[Interessante, muito interessante... o que dirá? Os evangelhos que vêm na biblia são muito discutíveis, existem muitos mais, alguns que poderão ser ou mais correctos ou mais interessantes. Foram os romanos, mais precisamente o imperador Constantino, a escolher os evangelhos a ser utilizados. ]
Evangelho segundo Judas descoberto e publicado daqui a um ano
Quase dois mil anos depois de ter semeado a discórdia entre os primeiros cristãos, o Evangelho segundo Judas, atribuído ao apóstolo que entregou Jesus, foi descoberto no Egipto e está em curso a sua tradução na Suíça, informou uma fundação suíça.
O texto, escrito num dialecto copta, a língua dos cristãos do Egipto, foi encontrado na zona central do país e a sua tradução em alemão, inglês e francês deverá ser publicada dentro de um ano, informou segunda-feira a Fundação Maecenas para a Arte Antiga.
"Acabamos de receber os resultados de testes de datação com carbono 14: o texto é ainda mais antigo do que pensávamos e remonta a um intervalo compreendido entre o início do século III e o início do século IV depois de Cristo", disse à AFP o director da fundação de Basileia, Mario Jean Roberty.
O documento não era conhecido senão pela sua existência, atestada pelo primeiro bispo de Lyon, Santo Irineu, que em meados do século II publicou um texto denunciando as heresias, nomeadamente aquelas que estariam contidas no Evangelho segundo Judas.
Jean Roberty não quis pronunciar-se sobre o conteúdo do texto antes da sua publicação. "Não queremos ainda revelar o lado excepcional do que nós temos entre mãos", disse.
O texto deste Evangelho segundo Judas faz parte do lote de umas três dezenas de evangelhos apócrifos --aqueles que não foram considerados como autênticos pelos primeiros cristãos. Muitos desses textos contêm, por exemplo, relatos mirabolantes daquilo que seriam milagres de Jesus e foram sendo excluídos das comunidades cristãs, ao longo de um processo por vezes com muitas polémicas.
Em 325, o Concílio de Niceia aceitou que só os quatro evangelhos entretanto reconhecidos como válidos deveriam ser considerados autênticos: Mateus, Marcos, Lucas e João, correspondendo todos eles a narrativas escritas por aqueles discípulos de Jesus ou por seus seguidores directos. A mais recente exegese bíblica diz que os textos podem corresponder às narrativas que aqueles apóstolos faziam dos factos ligados à vida de Jesus. O cânone definitivo só seria mesmo estabelecido no século XVI, no Concílio de Trento.
De acordo com a tradição, Judas entregou Jesus aos romanos, que o crucificaram. Tomado de remorsos, o apóstolo ter-se-ia enforcado.
in Público
Labels:
religião
depois da chuva, os lagartos?
After the rain : A salamander takes a walk shortly after a downpour in a wooded area on the outskirts of Rennes. (AFP/Valery Hache)
mcmarketing
[Big Mac is the biggest mistake of mankind, worm hamburguer, bread that isn´t bread, quimical sauces. Será que ninguém viu o Supersize Me?]
McDonald’s vai pagar para Big Mac ser letra de música
A McDonald's informou que vai pagar a todos os rappers que mencionarem o Big Mac nas suas músicas. A acção de marketing vai ser conduzida pela Maven Strategies, que no ano passado conseguiu que o gin da Seagram tivesse sido citado em cinco músicas. Segundo o Media Guardian, a McDonald's Estados Unidos vai pagar entre 70 cêntimos e 3,50 euros por cada vez que as faixas tocarem na rádio.
in Meios e Pub
McDonald’s vai pagar para Big Mac ser letra de música
A McDonald's informou que vai pagar a todos os rappers que mencionarem o Big Mac nas suas músicas. A acção de marketing vai ser conduzida pela Maven Strategies, que no ano passado conseguiu que o gin da Seagram tivesse sido citado em cinco músicas. Segundo o Media Guardian, a McDonald's Estados Unidos vai pagar entre 70 cêntimos e 3,50 euros por cada vez que as faixas tocarem na rádio.
in Meios e Pub
balões da liberdade
Balloons are released to support French journalist Florence Aubenas and her guide Hussein Hanoun, both held hostage in Iraq, during a gathering front of the Eiffel Tower in Paris Wednesday March 30, 2005. Aubenas and Hanoun were kidnapped on Jan. 5, 2005 in Iraq. (AP Photo/Francois Mori)
jornais em 2004
Gratuitos são o fenómeno de 2004
O ano de 2004 foi favorável para o Jornal de Notícias, 24 Horas e Correio da Manhã, assim como para a imprensa diária desportiva e económica, que suplantaram as vendas de 2003 (banca e assinaturas). Mas o grande fenómeno surgiu na imprensa gratuita, que, de um ano para o outro, registou crescimentos significativos. O diário Destak e o semanário Jornal da Região foram os que mais cresceram, 33%, enquanto o semanário Dica da Semana aumentou a circulação em 12%, atingindo mais de dois milhões de exemplares oferecidos.
diários. Dos sete diários de informação geral, só três registaram subidas. O JN foi o que mais se destacou, com uma subida de quase dez mil exemplares, atingindo uma média de vendas de 112 mil. O CM continua a liderar os diários, com 115 mil exemplares vendidos, em média, enquanto o 24H registou um crescimento de cerca de dois mil exemplares, tendo chegado perto dos 50 mil. Para os restantes jornais, o panorama foi de queda. A Capital foi o diário que mais perdeu, concretamente 36,6% para 3614 títulos vendidos diariamente, em 2004. Logo depois vem o DN, que caiu 17,1%, seguido do Público, que caiu cerca de três mil exemplares, para os 51 mil exemplares/dia.
desportivos. Na imprensa desportiva, os dois diários aumentaram as suas vendas, tendo O Jogo crescido em 2004 para cerca de 47 mil, mais oito mil exemplares do que em 2003. O Record subiu em 2004 para os 91 mil, mais nove mil do que o ano anterior.
económicos. Os dois diários da área económica também aumentaram as vendas. O Diário Económico cresceu ligeiramente, tendo ficado nos 11 mil exemplares em 2004, enquanto no Jornal de Negócios as subidas foram de 30% , tendo a média de exemplares vendidos no ano passado chegado aos 8600. Relativamente ao Semanário Económico, as vendas baixaram 7,2%, tendo 2004 somado uma média de 11 500 exemplares.
semanários. O grupo dos semanários foi, entre todos, o que ficou mais prejudicado relativamente a 2003, com todas as publicações (jornais e revistas) a descer. O Tal & Qual foi o semanário que mais desceu, 26%, tendo vendido ao longo de 2004 uma média de mais de 21 mil exemplares, seguido por O Independente, que baixou as vendas em 10%, ou seja, a média de jornais vendidos não ultrapassou os 14 mil. O Expresso registou igualmente menos 4% de vendas durante 2004 , baixando para uma média de 131 mil exemplares. No grupo das revistas, que também baixaram as vendas, o maior prejuízo foi da Focus, com menos 9% de vendas para os 23 500 exemplares , seguida pela Visão, que vendeu menos 5%, embora a média de 2004 tenha atingido os 102 mil exemplares. A Sábado, que só começou em 2004, já ultrapas- sou a Focus, com 36 mil exemplares vendidos.
in DN
mais e mais opinião
[Capital com dinheiro para gastar... aquelas páginas de opinião parecem ter pessoas interessantes, mas organizam-se de tal forma e reúnem tantas e tantas pessoas que se perde a vontade de ler. O pensamento deve ser, quantas mais pessoas conhecidas a dar a opinião mais vendas terá o jornal, mas não será que o que é demais é maléstia?]
Mário Soares n’A Capital
O jornal A Capital vai estrear na próxima terça-feira um novo espaço de opinião semanal assinado pelo ex-Presidente da República Mário Soares. O nome de Mário Soares é o mais sonante da lista de novos ‘reforços’ para a área de opinião do jornal detido pela Prensa Ibérica, que também garantiu recentemente o contributo de António Mega Ferreira, Maria José Nogueira Pinto e Paula Teixeira da Cruz para o seu leque de colunistas.
in Meios e Pub
Mário Soares n’A Capital
O jornal A Capital vai estrear na próxima terça-feira um novo espaço de opinião semanal assinado pelo ex-Presidente da República Mário Soares. O nome de Mário Soares é o mais sonante da lista de novos ‘reforços’ para a área de opinião do jornal detido pela Prensa Ibérica, que também garantiu recentemente o contributo de António Mega Ferreira, Maria José Nogueira Pinto e Paula Teixeira da Cruz para o seu leque de colunistas.
in Meios e Pub
Queen lives on
A foto é já do concerto que ocorreu esta noite. (EPA)
Queen actuam na Zenith Arena
Esta noite, na Zenith Arena de Paris, cerca de seis mil pessoas vão gritar bem alto os refrões de temas como Bohemian Rapsody,We Will Rock You ou The Show Must Go On e recordar a figura do cantor Freddy Mercury. Os Queen estão de volta e trazem consigo Paul Rodgers, com a "missão impossível" de dar voz aos temas mais famosos da banda inglesa, sem esquecer as canções do seu antigo projecto musical, Free and the Bad Company (que conheceu êxito considerável na década de 70). Depois da capital francesa, esta nova digressão passa amanhã pelo Palacio de Deportes, em Madrid, e na sexta-feira pelo Palau Sant Jordi, em Barcelona. Bilhetes entre 44 e 88 euros.
R. P. V. - in DN
domingo, março 27, 2005
à deriva
Drifting away : A broken landing stage drifts away from the banks of Chiemsee Lake near Gstadt, southern Germany. (AFP/DDP/Johannes Simon)
contra lux
Thai visitors look a Mercedes Benz Patent Motor Car model 1886 at the 26th Bangkok International Motor Show, Bangkok, Thailand, Thursday 24 March 2005. The 26th Bangkok International Motor Show beginning this week underscores the growing list of European luxury car marques offering diesel versions of their passenger cars to Thai motorists. EPA/RUNGROJ YONGRIT
Felix Richardson rolls a huge Easter egg up Arthur`s Seat in Edinburgh, Thursday March 2, 2005. The 5ft tall egg was created to mark the success of the Dinosaurs alive exhibition at the Royal Museum of Scotland. EPA/David Cheskin
some like it hot
Spam sobre sexo aumentou 180% no último mês
O spam referente a sexo aumentou 180% no último mês, revelaram adados da empresa de segurança Clearswift. Com esta taxa de crescimento, as mensagens electrónicas com conteúdo pornográfico não solicitadas correspondem agora a 18% do total deste tipo de e-mail, quando em Janeiro correspondiam a 10%.
Segundo o director da Clearswift, Peter Croft, a maioria destes e-mails tem um conteúdo enganoso, «prometendo informações sobre mulheres que procuram sexo casual, mas levam os internautas a sites pornográficos». No início, os endereços parecem páginas de encontros, às quais os utilizadores se dirigem para procurar relações afectivas. Com efeito, têm conteúdo para maiores de 18 anos, e estão alojados na Rússia e na China.
O spam referente a sexo aumentou 180% no último mês, revelaram adados da empresa de segurança Clearswift. Com esta taxa de crescimento, as mensagens electrónicas com conteúdo pornográfico não solicitadas correspondem agora a 18% do total deste tipo de e-mail, quando em Janeiro correspondiam a 10%.
Segundo o director da Clearswift, Peter Croft, a maioria destes e-mails tem um conteúdo enganoso, «prometendo informações sobre mulheres que procuram sexo casual, mas levam os internautas a sites pornográficos». No início, os endereços parecem páginas de encontros, às quais os utilizadores se dirigem para procurar relações afectivas. Com efeito, têm conteúdo para maiores de 18 anos, e estão alojados na Rússia e na China.
oh não
Público online passa a ser pago a partir de 4 de Abril
A versão online da edição impressa do Público vai passar a ser reservada a assinantes a partir de 4 de Abril. Todavia, a página inicial do site, o serviço noticioso «Última Hora», o «Guia do Lazer», «Cinecartaz», «Ecosfera» e os outros sites e serviços vão continuar acessíveis a todos os utilizadores sem qualquer pagamento.
Segundo informa esta sexta-feira o Público, o preço inicial da assinatura anual será de 20 euros para todos os que se inscreverem até ao dia 30 de Abril, um valor que representa ter acesso a 52 semanas de Público online, pagando o equivalente a apenas três semanas de jornal impresso.
Depois desta promoção de lançamento, a assinatura anual vai custar 50 euros e a semestral 30 euros.
A partir do dia 4 de Abril, quando um visitante clicar no título de uma notícia do jornal para a ler, aparecerá uma janela a pedir que, caso seja um assinante, introduza os seus dados de login. Se não for assinante, a janela sugere-lhe que faça uma assinatura.
A versão online da edição impressa do Público vai passar a ser reservada a assinantes a partir de 4 de Abril. Todavia, a página inicial do site, o serviço noticioso «Última Hora», o «Guia do Lazer», «Cinecartaz», «Ecosfera» e os outros sites e serviços vão continuar acessíveis a todos os utilizadores sem qualquer pagamento.
Segundo informa esta sexta-feira o Público, o preço inicial da assinatura anual será de 20 euros para todos os que se inscreverem até ao dia 30 de Abril, um valor que representa ter acesso a 52 semanas de Público online, pagando o equivalente a apenas três semanas de jornal impresso.
Depois desta promoção de lançamento, a assinatura anual vai custar 50 euros e a semestral 30 euros.
A partir do dia 4 de Abril, quando um visitante clicar no título de uma notícia do jornal para a ler, aparecerá uma janela a pedir que, caso seja um assinante, introduza os seus dados de login. Se não for assinante, a janela sugere-lhe que faça uma assinatura.
planeta em exposição
Exposição Universal no Japão - Milhares de pessoas em Aichi
27 mil pessoas entraram na exposição, duas horas depois da sua abertura, apesar das baixas temperaturas e da neve que caiu.
Milhares de pessoas assistiram, apesar da neve e do frio, à inauguração da primeira Exposição Universal do século XXI, em Aichi (Centro do Japão) subordinada ao tema "A sabedoria da natureza".
Segundo dados oficiais, 27 mil pessoas entraram na exposição, duas horas depois da sua abertura, apesar das temperaturas de zero graus e da muita neve que caiu.
A exposição, cuja temática é a convivência entre o meio ambiente e o progresso tecnológico, tem como principal "estrela" um mamute verdadeiro congelado, com 18 mil anos, originário da tundra siberiana (Rússia). O mamute está exposto numa grande peça frigorífica, o "Labo Mamute".
Num dos pavilhões, um grupo de robots toca vários instrumentos, nomeadamente trombone, bateria e tuba. Em menos de uma hora os 750 lugares deste pavilhão, pertencente à Toyota, cuja sede é em Aichi, estavam já ocupados. O pavilhão de Portugal procura demonstrar o relacionamento do Homem com a Natureza ao longo da história.
A fachada é composta por lamelas brancas que remetem para o oceano e no interior poderão ser observadas fotografias de paisagens portuguesas e será exibido o filme "A viagem" de Christian Boustani, baseado nos biombos nambam e retratos de figuras da História de Portugal relacionadas com o Japão.
Quanto à presença de artistas nacionais, Mísia actua dia 30 deste mês e os Tocá Rufar, em Junho.
A Exposição Universal de Aichi teve um custo de 3 550 milhões de dólares, prevendo-se cerca de 15 milhões de visitantes, na sua maioria japoneses.
in Sic Online
chuva colorida
Faithful shelter from the sun under a colorful umbrella during Easter Sunday Mass in Saint Peter's Square at the Vatican, March 27, 2005. An ailing Pope John Paul appeared at his window to bless the faithful on Easter Sunday but in a dramatic episode that brought tears to the eyes of many people, he failed in his attempt to speak. REUTERS/Max Rossi
busca cara
O negócio dos motores de busca
Os marketers europeus irão gastar perto de 2,3 mil milhões de euros em publicidade nos motores de busca até 2010. Segundo a Forrester Research, o investimento vai aumentar 65% para 1,07 mil milhões de euros, em 2005. De acordo com a mesma empresa de estudos de mercado, as empresas europeias gastaram 660 milhões de euros neste género de comunicação. O crescimento será especialmente forte em França, que, segundo a Forrester, irá atingir os 19% este ano, chegando aos 30% em 2010.
No Reino Unido, em 2010, o investimento irá situar-se em 770,7 mil milhões de euros, contra 588 milhões de euros em 2005. Na Alemanha, o investimento canalizado para os motores de busca também crescerá, concretamente, dos 127 milhões de euros, em 2004, para os 307,5 milhões de euros, em 2010. Apesar destas estimativas positivas, a Forrester refere que a quota deste meio no mercado publicitário deverá decrescer por causa do aumento da publicidade nos outros meios, em virtude da expansão da banda larga.
in DN
Os marketers europeus irão gastar perto de 2,3 mil milhões de euros em publicidade nos motores de busca até 2010. Segundo a Forrester Research, o investimento vai aumentar 65% para 1,07 mil milhões de euros, em 2005. De acordo com a mesma empresa de estudos de mercado, as empresas europeias gastaram 660 milhões de euros neste género de comunicação. O crescimento será especialmente forte em França, que, segundo a Forrester, irá atingir os 19% este ano, chegando aos 30% em 2010.
No Reino Unido, em 2010, o investimento irá situar-se em 770,7 mil milhões de euros, contra 588 milhões de euros em 2005. Na Alemanha, o investimento canalizado para os motores de busca também crescerá, concretamente, dos 127 milhões de euros, em 2004, para os 307,5 milhões de euros, em 2010. Apesar destas estimativas positivas, a Forrester refere que a quota deste meio no mercado publicitário deverá decrescer por causa do aumento da publicidade nos outros meios, em virtude da expansão da banda larga.
in DN
teatro à borla
Dia do Teatro: acesso gratuito em várias peças este domingo
Entradas gratuitas para crianças e adultos assinalam este domingo as comemorações do Dia Mundial do Teatro um pouco por todo o país.
Na tradição do que já é habitual nas comemorações da efeméride - criada em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro (ITI), organismo da UNESCO - algumas companhias asseguram entradas gratuitas nos espectáculos como forma de cativar o público, disseram à agência Lusa várias personalidades ligadas ao sector.
Entre as companhias sem espectáculos neste dia contam-se os Artistas Unidos, o Teatro da Trindade e o Teatro do Bairro Alto (Cornucópia) - a primeira por ser Páscoa e as outras duas por estarem com ensaios de peças.
magia aquática
As lendas celtas referem as focas que deixavam cair a pelagem e andavam em terra como os homens. Graças às correntes quentes da Irlanda, a vida eclode no Atlântico. Jennifer S. Holland - National Geo
Sobre um mar frio e encapelado, o dia soalheiro vai perdendo a luz à medida que as nuvens envolvem o céu numa névoa prateada. Como sempre, a chuva está pronta a cair. Quando partimos de Valentia, uma ilha junto à costa sudoeste da Irlanda, a “ilha Esmeralda”, o barco a motor bate na água de forma cadenciada, rumo aos rochedos afiados de uma série de ilhotas sem nome mais ao largo da ilha principal. Imobilizada pelo lastro e pelo incómodo fato seco de mergulho com o seu emaranhado de tubos, não consigo dobrar-me para calçar as barbatanas e, por isso, um dos membros da equipa fá-lo por mim. Ao aproximar-se das enormes escarpas de 100m de altura, o piloto abranda e sou conduzida até à amurada do barco, enquanto as ondas se agitam lá em baixo.
O mar acalma por um momento; coloco a máscara, respiro nervosamente pelo regulador e salto. O mergulho não é propriamente uma actividade típica da “ilha Esmeralda”, onde o céu plúmbeo, a aspereza da orla costeira e as colinas de veludo ensopadas impelem os visitantes até ao bar mais próximo. Que motivação pode levar uma pessoa a prescindir de beber uma cerveja coroada de espuma e mergulhar numa zona do Atlântico quase tão fria e desprovida de vida como um esqueleto?
Numa palavra: a surpresa. Assim que mergulho, com a água a 11º? C, sinto-me maravilhada com as anémonas que cintilam em tons vivos. Os linguados apresentam uma camuflagem sarapintada idêntica ao ambiente que os rodeia e não são visíveis à vista desarmada. Revelando um comportamento infantil, as focas cinzentas mordiscam a barbatana de outro mergulhador antes de dispararem para longe. O seu território, as ilhas Skelligs, não é mais do que um par de castelos de areia formados por arenito vermelho, cobertos de guano e habitados por milhares de gansos-patola e papagaios-do-mar. A maior ilha, Skellig Michael, ergue-se mais de 200m acima da água e mergulha 50m abaixo do oceano, fundindo-se com a plataforma continental. Mergulhar até à base deste rochedo coberto de kelp na companhia das lendárias focas e depois subir até à superfície, por entre as bolhas de ar que expirei, é para mim um raro privilégio.
in National Geographic
Something Fishy
Photograph by Brian Skerry
Some biologists thought that the finger-long red blenny (Parablennius ruber, also called a Portuguese blenny) lived exclusively in Portuguese waters. Turns out the little fish's home range is quite a bit bigger. Photographer Brian Skerry spied this one peeking from a crevice near Ireland's southwest coast. "We found they were common off Valentia Island," he says.
coliseum
A view of Rome's ancient Colosseum during the 'Via Crucis' (Way of the Cross) procession celebrated by Cardinal Camillo Ruini in Rome, March 25, 2005. Pope John Paul, whose illness has prevented him from leaving the Vatican, on Friday night used a video link to join the Via Crucis procession in Rome. REUTERS/Alessandro Bianchi
páscoa
Boa páscoa.
Got chocolate? : A man stands next to a giant Easter egg made by Belgian chocolate-maker Guylian in a bid to establish a new world record in Sint-Niklaas. (AFP/BELGA/Lieven Van Assche)
Internet: Mais de 2,3 milhões de portugueses tem e-mail
Mais de 2,3 milhões de portugueses utilizam o correio electrónico na Internet, revela o estudo Bareme Internet 2004, da Marktest, esta quinta-feira. Segundo a pesquisa, 86,9% dos internautas têm e-mail, que é, assim, o serviço mais utilizado.
O segundo serviço mais referido pelos cibernautas residentes no continente e maiores de 15 anos é o instant messaging - 46,5% - seguindo-se a transferência de ficheiros, utilizada por 44,5%. Seguem-se os programas de IRC ou chats, referidos por 27,7% dos cibernautas. Também referidos são os jogos online e a consulta de news-groups, por 18,1% e 11,9% dos inquiridos.
Quem mais utiliza os serviços de comunicação são os jovens até os 34 anos, revela ainda o Bareme. No caso do correio electrónico, a faixa etária entre 25 e 34 anos constitui 91,7% dos utilizadores. Já quanto ao instant messaging, são os internautas entre 17 e 24 anos os que mais utilizam – 49,3%.
Mais de 2,3 milhões de portugueses utilizam o correio electrónico na Internet, revela o estudo Bareme Internet 2004, da Marktest, esta quinta-feira. Segundo a pesquisa, 86,9% dos internautas têm e-mail, que é, assim, o serviço mais utilizado.
O segundo serviço mais referido pelos cibernautas residentes no continente e maiores de 15 anos é o instant messaging - 46,5% - seguindo-se a transferência de ficheiros, utilizada por 44,5%. Seguem-se os programas de IRC ou chats, referidos por 27,7% dos cibernautas. Também referidos são os jogos online e a consulta de news-groups, por 18,1% e 11,9% dos inquiridos.
Quem mais utiliza os serviços de comunicação são os jovens até os 34 anos, revela ainda o Bareme. No caso do correio electrónico, a faixa etária entre 25 e 34 anos constitui 91,7% dos utilizadores. Já quanto ao instant messaging, são os internautas entre 17 e 24 anos os que mais utilizam – 49,3%.
entrevistas, entrevistados
É fascinante como cada vez mais, as entrevistas que se vêem na televisão nos programas humorísticos/night shows - estilo Jay Leno ou o popas men Conan O'Brien - (Herman, Boca a Boca, Só Visto, K7 Pirata), têm cada vez menos interesse e conteúdo. As pessoas entrevistadas são exploradas ao minímo. Tenta-se ser engraçado ou superficial em detrimento de incisivo ou pertinente. Aliás, a pessoa entrevistada pouco vai lá fazer, talvez um pouco de promoção pessoal, claro, mas fora isso continua a ser uma ostentação do: está aqui, mas pouco faz. Claro, há excepções. Não desgosto das entrevistas da Sílvia Alberto no Êxtase, ou da Tânia Ribas no Só Visto. Há vezes em que o Herman também consegue ultrapassar as más entrevistas, mas parece-me um panorama preocupante. Para ver boas entrevistas, e num formato que é apenas de entrevista, temos nas Dois a Ana Sousa Dias e na TSF o fantástico Carlos Vaz Marques.
Quando é que tenho oportunidade de fazer entrevistas na rádio, imprensa ou tv a sério? Não faço ideia. Talvez nunca.
Quando é que tenho oportunidade de fazer entrevistas na rádio, imprensa ou tv a sério? Não faço ideia. Talvez nunca.
Labels:
entrevista,
radio
sábado, março 26, 2005
imprensa dos jovens
Jovens portugueses consomem mais imprensa que a média
Quase todos os jovens portugueses (95,3%) com idades entre os 15 e os 24 anos compra jornais e revistas, revelou um estudo da agência de meios Media Planning a que a Lusa teve acesso.
A percentagem supera os níveis de consumo de imprensa dos portugueses em geral, que se fica pelos 80,1%, adiantou o relatório da empresa especializada em planeamento e compra de espaço publicitário nos media.
O público-alvo mais jovem admite que a imprensa e a rádio são os seus meios de comunicação social preferidos, sendo que as revistas conquistam maior percentagem de consumidores (94%) que os jornais (85,3%), enquanto a rádio arrecada 72,9% das preferências, mais 14,9 pontos percentuais do que os níveis médios de consumo da população total.
A televisão é o único meio em que o consumo do «target» jovem fica aquém dos níveis médios dos portugueses em geral.
O «pequeno ecrã» atinge entre a população «júnior» índices de consumo na ordem dos 77%, subindo para 82,7% quando analisados os hábitos globais dos portugueses.
Esta tendência mantém-se mesmo quando o consumo de televisão é dividido entre canais de sinal aberto e canais de cabo.
Mais de três quartos (76,2%) da população jovem afirma ver canais de sinal aberto (RTP1, 2:, SIC e TVI), um número que sobe para 81,9% quando está em causa o público em geral. in Lusa
Quase todos os jovens portugueses (95,3%) com idades entre os 15 e os 24 anos compra jornais e revistas, revelou um estudo da agência de meios Media Planning a que a Lusa teve acesso.
A percentagem supera os níveis de consumo de imprensa dos portugueses em geral, que se fica pelos 80,1%, adiantou o relatório da empresa especializada em planeamento e compra de espaço publicitário nos media.
O público-alvo mais jovem admite que a imprensa e a rádio são os seus meios de comunicação social preferidos, sendo que as revistas conquistam maior percentagem de consumidores (94%) que os jornais (85,3%), enquanto a rádio arrecada 72,9% das preferências, mais 14,9 pontos percentuais do que os níveis médios de consumo da população total.
A televisão é o único meio em que o consumo do «target» jovem fica aquém dos níveis médios dos portugueses em geral.
O «pequeno ecrã» atinge entre a população «júnior» índices de consumo na ordem dos 77%, subindo para 82,7% quando analisados os hábitos globais dos portugueses.
Esta tendência mantém-se mesmo quando o consumo de televisão é dividido entre canais de sinal aberto e canais de cabo.
Mais de três quartos (76,2%) da população jovem afirma ver canais de sinal aberto (RTP1, 2:, SIC e TVI), um número que sobe para 81,9% quando está em causa o público em geral. in Lusa
sexta-feira, março 25, 2005
bom dia emotense
Bom dia fresquinho. Acordar numa bela manhã rodeado de natureza é inspirador, aliciante e transmite um sentimento de despojamento único.
Hoje está a chover.
Labels:
bom dia
morse
Por sugestão do Abrupto o código Morse parece mais uma novidade aplicada nos weblogs que me parece interessante. Não é de todo habitual ver um post escrito com pontos e tracinhos. Aqui fica um tradutor Java Code Morse Translator.
... .... . / ... / --- -. .-.. -.-- / .... .- .--. .--. -.-- --..-- / .-- .... . -. / ... .... . / ... / -.. .- -. -.-. .. -. --.
fhm
Primeiro número da FHM com segunda edição de 110 mil exemplares
O primeiro número da versão portuguesa da FHM vai ter direito a segunda edição de 110 mil exemplares, mantendo o preço da capa de lançamento em 1,80 euros, anunciaram ontem os responsáveis da Edimpresa. A decisão foi tomada após a constatação de que os exemplares disponibilizados na primeira edição do número de estreia da revista masculina (que contou com 92 mil exemplares), estavam a esgotar nas bancas. Em declarações ao M&P, o director de marketing da Edimpresa, Ricardo Sécio, reconheceu que a adesão dos leitores à revista «superou as expectativas» dos seus responsáveis, estando agora a ser equacionada a forma de lidar com os números de vendas desta primeira edição. A manutenção do preço promocional de lançamento de 1,80 euros para o segundo número da revista é um dos aspectos que está a ser ponderado pelos responsáveis, apesar de o preço de capa inicialmente estipulado para a revista ser de 3,50 euros.
A apresentadora do CC Rita Andrade é capa do primeiro número português da FHM.
A revista For Him Magazine (FHM), junta-se a publicações do mesmo segmento como a Maxmen, Men's Health ou GQ.
"Esta é a genuína e original revista de lifestyle masculina, surgida em Inglaterra há cerca de dez anos", sendo a Maxmen um clone que surgiu anos depois", define, ao DN, Pedro Boucherie Mendes, director da FHM. Segundo o responsável, estas revistas surgiram "em contraponto e reacção a produtos envelhecidos como a GQ e Esquire". Mas "depressa a FHM se tornou líder absoluta e incontestável em 21 dos 27 países onde está presente. Portugal será o 28.º Nos restantes mercados, a FHM é número dois ", acrescenta o director da publicação masculina editada pela empresa de Francisco Pinto Balsemão, Edimpresa.
Em relação a Portugal, o mesmo responsável diz que o "mercado vai crescer em compradores, leitores e bolo publicitário". É que, "por toda a Europa, este é um dos mercados mais excitantes e dinâmicos", explica Boucherie Mendes, acrescentando estar convencido de que, "com a entrada da FHM, vai haver muita agitação". Isto porque a revista " faz melhor o que as outras fazem. É sexy , divertida, útil e, por isso, relevante", sublinha.
in DN
rotas, património e geografia
Rotas do Mundo aposta em colecção Património
A primeira edição da Rotas do Mundo apresenta-se aos leitores na próxima semana, mas os responsáveis preparam já uma acção para arrancar com o segundo número da revista. Assim, a edição de Maio, que chegará às bancas no dia 28 de Abril, será lançada com uma colecção de 16 livros com o título Património. A informação foi avançada ao M&P por Francisco Moita, responsável pelo lançamento da nova revista da Edimpresa, que adiantou que a colecção «já foi publicada pela Verbo» e que cada livro custará ao leitor 9.90 euros. Com um preço de capa de 3.80 euros, o primeiro número da Rotas do Mundo terá uma tiragem de 225 mil exemplares. 100 mil serão lançados em conjunto com a revista Visão, 15 mil estarão disponíveis para venda directa e os restantes 110 mil serão «oferecidos a assinantes da Visão e outros títulos da casa», explicou Francisco Moita. Aliás, o lançamento do novo título é assente, num primeiro plano, na oferta da revista, uma estratégia que visa «colocar nas mãos das pessoas um produto que sabemos ter qualidade», reforçou o responsável. Recorde-se que a edição da Rotas do Mundo resulta de um acordo estabelecido com a editora Hymsa, do grupo Edipresse, titular da revista espanhola Rutas del Mundo. A publicação será dirigida pelo jornalista Rui Tavares Guedes, editor-executivo da Visão.
National Geographic lança curso de fotografia em formato CD-ROM
A revista National Geographic, detida pela Global Notícias, prepara-se para lançar um curso de fotografia em formato CD-ROM. O curso é leccionado em quatro CDs, sendo que o primeiro será distribuído gratuitamente com a revista, em conjunto com um arquivo para os CDs, enquanto os restantes serão disponibilizados como produto de venda opcional. Ainda não há data prevista para esta acção, mas está prevista uma campanha de divulgação da mesma na imprensa, televisão, rádio e internet.
in Meios e Pub
A primeira edição da Rotas do Mundo apresenta-se aos leitores na próxima semana, mas os responsáveis preparam já uma acção para arrancar com o segundo número da revista. Assim, a edição de Maio, que chegará às bancas no dia 28 de Abril, será lançada com uma colecção de 16 livros com o título Património. A informação foi avançada ao M&P por Francisco Moita, responsável pelo lançamento da nova revista da Edimpresa, que adiantou que a colecção «já foi publicada pela Verbo» e que cada livro custará ao leitor 9.90 euros. Com um preço de capa de 3.80 euros, o primeiro número da Rotas do Mundo terá uma tiragem de 225 mil exemplares. 100 mil serão lançados em conjunto com a revista Visão, 15 mil estarão disponíveis para venda directa e os restantes 110 mil serão «oferecidos a assinantes da Visão e outros títulos da casa», explicou Francisco Moita. Aliás, o lançamento do novo título é assente, num primeiro plano, na oferta da revista, uma estratégia que visa «colocar nas mãos das pessoas um produto que sabemos ter qualidade», reforçou o responsável. Recorde-se que a edição da Rotas do Mundo resulta de um acordo estabelecido com a editora Hymsa, do grupo Edipresse, titular da revista espanhola Rutas del Mundo. A publicação será dirigida pelo jornalista Rui Tavares Guedes, editor-executivo da Visão.
National Geographic lança curso de fotografia em formato CD-ROM
A revista National Geographic, detida pela Global Notícias, prepara-se para lançar um curso de fotografia em formato CD-ROM. O curso é leccionado em quatro CDs, sendo que o primeiro será distribuído gratuitamente com a revista, em conjunto com um arquivo para os CDs, enquanto os restantes serão disponibilizados como produto de venda opcional. Ainda não há data prevista para esta acção, mas está prevista uma campanha de divulgação da mesma na imprensa, televisão, rádio e internet.
in Meios e Pub
quinta-feira, março 24, 2005
época das penitências
Brasil. Penitents take part in 'Prociso do Fogaru,' the Torches Procession of brotherhood, during Holy Week, in Goias Velho, Brazil, on Thursday, March 24, 2005. Hundreds of Easter processions take place throughout Brazil during Holy Week. (AP Photo/Silvia Izquierdo)
Espanha. Penitents take part in the 'Santisimo Cristo de la Luz' procession during Holy Week in the Spanish town of Valladolid, March 24, 2005. Hundreds of Easter processions take place in Spain during Holy Week around the clock drawing thousands of visitors. REUTERS/Victor Fraile
Espanha. Procession : Penitents walk during the procession of 'Medinacelli' brotherhood in Algeciras, southern Spain, during the Holy Week. (AFP/Jose Luis Roca)
Filipinas. Onlookers watch as hooded Filipino penitents flagellate themselves in front of a Roman Catholic church in San Fernando city in Pampanga province 70 kilometers (43 miles) north of Manila in observance of Lent on Thursday March 24, 2005. The ritual retraces the sufferings of Jesus Christ while carrying the cross before being crucified and is being practiced in modern days as a way to atone for their sins. (AP Photo/Bullit Marquez)
Subscrever:
Mensagens (Atom)