quinta-feira, março 31, 2005

expo sismo

Hemeroteca e bibliotecas de Lisboa revisitam terramoto de 1755
Exposições, uma peça de teatro, ateliers de leitura, visitas guiadas a locais abalados pelo terramoto de 1755 e edições on-line de relatos da catástrofe fazem parte do vasto programa de actividades que a Hemeroteca e a rede de bibliotecas de Lisboa vão lançar a partir de Setembro para evocar o sismo.
A exposição documental e de ilustração sobre o terramoto realizar-se-á na Hemeroteca e reunirá gravuras do terramoto e os relatos da época, com destaque para os europeus. Paralelamente à exposição, cujo catálogo será editado em português e inglês, haverá na rede de bibliotecas de Lisboa sessões de leitura, de escrita e de ilustração para o público juvenil.
A reconstrução de Lisboa e as transformações urbanísticas vai ser o tema de um ciclo de conferências a realizar na Biblioteca Museu da República e Resistência, em Outubro e Novembro.
Ao longo do último trimestre haverá também uma série de itinerários culturais, em particular pela Lisboa setecentista, que contará com o apoio da Sociedade Portuguesa de Estudos do Século XVIII.
No dia 1 de Novembro, no Arquivo Fotográfico de Lisboa propõe-se uma visita guiada para que se vejam as diferenças da Lisboa antes e depois do terramoto. Um atelier de expressão corporal irá ilustrar as medidas de segurança a ter em conta em caso de sismo. in Público

Sem comentários: