sexta-feira, fevereiro 29, 2008
sócrates, o político sozinho *
o futuro dos carros mais perto
Cientistas resolveram enigma
Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia poderá ter dado um importante passo na resolução de um dos problemas cruciais da tecnologia dos carros não poluentes: o armazenamento do hidrogénio. Os cientistas resolveram um enigma com uma década, explicando o mecanismo que reduz a temperatura da libertação de hidrogénio, a partir do hidreto metálico onde está armazenado, apenas pela adição de titânio.
the new monopoly
tsf - rádio jornal
TSF: Um projecto que quer continuar a ir "ao fim da rua e ao fim do mundo"
o que é ser futurólogo?
[Alvin e Heidi Toffler têm essa profissão/missão. Será uma espécie de astrólogos? Nem por isso mas, na verdade, ambas as profissões tentam descobrir o que o futuro nos reserva, de formas e em domínios vem distintos. ]
A sociedade de massas está a caminho do fim
por João Pedro Pereira, in Público
Numa entrevista conjunta, Alvin e Heidi Toffler fazem aquilo a que estão habituados:
lançar ideias sobre o futuro. Uma das tendências é a formação de novas "e estranhas" religiões
O casal de futurólogos Alvin e Heidi Toffler esteve esta semana em Portugal, para uma conferência organizada pela Ordem dos Biólogos. A biotecnologia, disseram, vai ajudar a transformar a sociedade e a economia.
A que ponto vai a biotecnologia moldar o futuro?
Alvin Toffler: A biotecnologia é muito importante. É parte de uma quarta vaga. Mas não é a única tecnologia do futuro. Terá que ser combinada com a nanotecnologia e com a tecnologia no espaço para conseguirmos dar grandes saltos. Muitas pessoas não sabem que quando usam o multibanco, ou quando vêm televisão, estão de facto dependentes de tecnologia que está no espaço. Muitos pensam que o espaço não é importante, que é uma brincadeira, ou que é um assunto militar. Mas não é. É o início de uma parte fundamental da economia do futuro.
(...)
A biotecnologia será característica de uma quarta vaga. Isso quer dizer que já estamos na terceira vaga que descreveram no vosso livro?
A: Não. Estamos no limiar da mudança, que vai demorar provavelmente uma geração.
H: Um dos exemplos são os jornais. Os jornais estão a assistir a um declínio da publicidade, que está a ir para a Internet. Isso é um desenvolvimento típico da terceira vaga. E a transição é o que está a causar o problema. Ainda não sabemos como nos adaptar a estas mudanças.
A: Enquanto alguém que adora a imprensa e que fica coberto de tinta preta todos os dias ao pequeno almoço e que escreveu para jornais, acho triste que a imprensa vai de facto...
Há décadas a antecipar o futuro
Alvin Toffler lançou o primeiro livro em 1964
'attributi' proibido
Italian high court bans public crotch-rubbing
Keep your hands where we can see them - Italy's highest court has ruled that men who scratch, adjust or otherwise manipulate their genitals in public are committing a criminal offence. The Guardian reports that judges in the "court of cassation", the highest court of appeal in Italian law, have moved to criminalise not only shameless crotch-scratching, but also a specific local superstition. According to Italian folklore, a swift grasp of one's generative organs - known by Italians as their "attributi" - protects against bad luck.
eleições do outro lado do atlântico
Escolho a segunda opção.
quinta-feira, fevereiro 28, 2008
vamos ao fim da rua, vamos ao fim do mundo
A TSF é a minha rádio de eleição desde que lá estagiei no Verão de 2003. Foi das experiências mais enriquecedores e entusiasmantes que tive na minha vida profissional. Aprendi muito e melhorei ainda mais relativamente ao curso de rádio do Cenjor que tinha feito anteriormente (em que pensava que já dominava, de certa forma, a rádio - puro engano).
Tenho pena de não ter continuado a pôr em prática essa boa e aliciante experiência na rádio já que passei, a partir daí, para a imprensa. Desde 2003 que o meu rádio passa cerca de 90% TSF.
Para quem quer conhecer mais sobre esta rádio existe um belo livro que já comprei há uns anos, do jornalista da TSF João Paulo Meneses chamado Tudo o Que se Passa na TSF. Hoje a rádio lançou ainda um livro chamado Perto do Mundo, que passa em revista 20 acontecimentos em 20 anos na estação de rádio, com textos de diversos nomes que passaram por lá, como David Borges, Carlos Andrade, Francisco Sena Santos, Fernando Alves, Nuno Roby, Luís Costa Ribas, Manuel Acácio (o grande senhor do Fórum TSF), entre outros.
A Lusa tem esta reportagem sobre os 20 anos da TSF.
a multa
Comissão Europeia multa Microsoft em 899 milhões de euros
A Comissão Europeia (CE) multou a Microsoft em 899 milhões de euros por comportamento anti-concorrencial. Desde 2004 que a multinacional norte-americana não cumpre as sanções impostas pela CE, o que já lhe valeu duas multas no valor de 778 milhões de euros.
quarta-feira, fevereiro 27, 2008
olhar lambão de valentão
terça-feira, fevereiro 26, 2008
how many people in our lives we can depend on?
Baby you can depend on me
For a little love and affection
You can depend on me
If ya feel brokenhearted and you
just can't get started
You can depend on me
Ya know it's never easy and
when you're feelin' blue
There'll be times you feel so empty
Ya sometimes I feel it too
Like sister to brother - father to mother
We live for each other - we're lover to lover
As deep as an ocean - filled with emotion
I'm forever open - can't you see
Baby you can depend on me
Depend on me - depend on me
For someone to rely on and a shoulder to cry on
You can depend on me
If you're in need of some kindness
And you can't seem to find it
You can depend on me
Well there ain't no need to worry
you know we'll get along
Those dark clouds may surround you
But together we'll be strong
Like sister to brother - father to mother
We live for each other - we're lover to lover
As deep as an ocean - filled with emotion
I'm forever open - can't you see
Baby you can depend on me
Depend on me - depend on me
Your love is a guiding light
I've been watchin' it shine - shine on baby
When hard times are all around
And there's miles and miles of
dirty road - depend on me
There's no need to carry that
heavy load - depend on me
When hope is gone and all is lost
Just reach out - take my hand
I'll be there - I'll be your man
Depend on me
BA
segunda-feira, fevereiro 25, 2008
domingo, fevereiro 24, 2008
o regresso às origens :: bicicleta
[Quem diria que em 2008 a bicicleta voltaria a ter um peso importante no dia-a-dia das pessoas, influenciando turismo e economia. Podem existir cada vez mais coisas para não termos de mexer as pernas, tecnologia em evolução mas ainda cara, mas o velho e antigo pedalar continua, mantém-se. Isto porque fomos feitos para nos mexermos. Agora pagamos por sítios que nos fazem mexer, exercitar, correr e pedalar. Portugal deveria ser um paraíso para as bicicletas e scooters eléctricas! Não o é.]
Mountain biking 'worth millions'
A mountain biking project in southern Scotland has been credited with generating £9m annual visitor income and more than 200 new jobs. The 7stanes scheme covering Dumfries and Galloway and the Scottish Borders was first set up six years ago.
A survey commissioned by Forestry Commission Scotland shows visitor numbers have now hit 400,000-a-year. Environment Minister Mike Russell said the area had become a "world class mountain biking destination".
sexta-feira, fevereiro 22, 2008
américa em portugal
gabinetes e gabinetinhos
rich will be rich
Mais ricos ganham sete vezes mais
Gestores portugueses têm dos salários mais baixos
Portugal era em 2006 o segundo país dos 27 que hoje fazem parte da União Europeia com maior nível de desigualdade na distribuição do rendimento. Segundo os dados do Eurostat, o nosso país era apenas ultrapassado pela Letónia. Atrás de Portugal seguiam a Lituânia e a Grécia, avança o «Diário de Notícias».
Se avaliarmos a evolução desde 2002, o índice de desigualdade em Portugal até melhorou. Mas se comparamos com anos anteriores seria preciso ir até ao ano de 1995 para encontrar uma maior desigualdade nos rendimentos. Os dados disponíveis para 2007 da consultora «Watson Wyatt» revelam que nas multinacionais a trabalhar no mercado nacional só os salários dos dirigentes de topo e intermédios é que aumentaram.
O mesmo estudo diz contudo que os gestores portugueses têm dos salários mais baixos de cinco países da Europa e onde existem as maiores divergências entre as mesmas categorias.
Já em matéria de salário mínimo, Portugal estava, em Janeiro de 2007, a meio da tabela dos salários mínimos na União Europeia, também de acordo com o Eurosta, com o valor de 470 euros por mês.
Portugal com maior disparidade
Os salários portugueses não só se situam abaixo da maioria dos países comunitários como revelam a maior disparidade entre os rendimentos dos mais pobres e os dos mais ricos.
Em Portugal, os 20% mais ricos recebem 6,8 vezes mais do que os 20% mais pobres. Este rácio de desigualdade, medido pelo Eurostat e relativo a 2006, é, à excepção da Letónia, o mais elevado entre todos os países da UE, onde a disparidade média é de 4,8.
Os trabalhadores portugueses ganhavam em média 712 euros líquidos por mês em 2006, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística de 2007. Uma média que esconde várias desigualdades sociais.
Em primeiro lugar, existe uma marcada distinção de género, que faz com que os homens recebam, em média, mais 130 euros do que as mulheres. Mas também em função da escolaridade: enquanto o salário médio não vai além dos 600 euros para os que só têm o ensino básico, ele cresce para os cerca de 1350 quando o trabalhador é licenciado.
Já os gestores de topo recebem, em média, 4851 euros, de acordo com um estudo recente da consultora Watson Wyatt. Números que revelam que a principal origem das desigualdades sociais está na educação. Algo que é particularmente evidente em Portugal, uma vez que mais de 60% da população empregada não concluiu o ensino secundário.
lobos no mundial
a aposta no vídeo
Destaco hoje a entrevista do site do completo e interessante jornal gratuito espanhol 20 Minutos ao presidente do Real Madrid, Ramón Calderón.
Pode ser vista aqui em versão escrita e vídeo.
spanish prison break
quinta-feira, fevereiro 21, 2008
man on the moon
bom ou mau?
Machines 'to match man by 2029'
Machines will achieve human-level artificial intelligence by 2029, a leading US inventor has predicted. Humanity is on the brink of advances that will see tiny robots implanted in people's brains to make them more intelligent, said Ray Kurzweil. The engineer believes machines and humans will eventually merge through devices implanted in the body to boost intelligence and health. It's really part of our civilisation," Mr Kurzweil explained. "But that's not going to be an alien invasion of intelligent machines to displace us."
salvem o ferris bueller e o rato mickey
Pequim expulsa Rato Mickey
China vai proibir transmissão de desenhos animados estrangeiros A China vai proibir a transmissão de desenhos animados estrangeiros como o Rato Mickey, Pato Donald, Bugs Bunny e Pikachu no horário nobre televisivo para proteger a animação chinesa, informa hoje a imprensa estatal do país.
terça-feira, fevereiro 19, 2008
sócrates em quase entrevista
Curioso estar no meio de burburim que é a chegada do primeiro-ministro às intalações de um canal de televisão antes de uma entrevista. Ver isso do ponto de vista de pseudo-fotógrafo ainda mais curioso. O recente director da SIC Notícias, António José Teixeira parecia algo nervoso. O PM estava atrasado, o que aumentava o nervosismo ali para os lados de Carnaxide. Era hora de saída e várias estrelas do canal tentavam fugir antes da chegada de Sócrates, como por exemplo Sofia Carvalho. Ricardo Costa e Nicolau Santos estudavam algumas perguntas a fazer deambulando pelos corredores - ambos já cheios de maquilhagem. Até que Sócrates chega, finalmente. A luta pelas fotos começa e os fotógrafos mais experientes ganham posição com cotovelos à mistura. Um pouco de base na cara e siga para o estúdio. Mais umas fotos e uns bacalhaus aos fotógrafos e mais outra luta, dentro do estúdio, pela melhor foto. Agora com o slogan "Sócrates, 3 anos" a reluzir por trás, o PM vai sorrindo para a foto e olhando para as sua cábulas, alternando entre o nervoso e o excitado. Sócrates faz depois small talk:
Sócrates - Gostava de saber o que é que fazem a tantas fotos que tiram! Devem ter salas cheias de fotos.
Ricardo Costa - É que agora é tudo digital sr Primeiro-Ministro, fica tudo no computador directamente.
Sócrates - Ah, pois é!
Fotos João Tomé.
domingo, fevereiro 17, 2008
ausências na igreja
O novo Arcebispo de Évora está preocupado com o reduzido número de sacerdotes. Não é só o senhor Arcebispo, a preocupação invade toda a igreja católica.
A pensar na falta de sacerdotes, a igreja deve criar em breve anúncios para angariar membros. Eu segiro desde já, e gratuitamente um anúncio com a seguinte música:
Agora há um curso para ti, que queres vencer
Tu vais gostar, aprender a decidir, a orar
Vem cá o teu sucesso é com Deus,
Na Europa e em Portugal, a teologia é para ti!
sábado, fevereiro 16, 2008
é, não é?
"São crimes que qualquer pessoa pode cometer, ou animal!"
Valentim Loureiro, à porta do TIC, onde criticou uns tipos armados em escritores
via Bola na Área
conhecer (mal) madrid por madrilenos
- Os madrilenos almoçam depois das 14h, disseram-me num restaurante, quando apareci lá às 13h.
- Em Madrid, existe hora de ponta ao final do dia em dois momentos distintos. Um às 15h (de pessoas a entrar na cidade e que trabalham foram dela) e outro às 18h, de pessoas que trabalham dentro da cidade e também fora dela (mais dentro da cidade). Informação carinhosamente dada por um taxista simpático, inteligente e bem vestido (não, não parecia um pedinte, mal educado, bruto, enganador como cá!).
- Os madrilenos há sexta-feira saem directamente do trabalho para fora da cidade, em passeio. "Querem sair logo daqui, não perdem uma oportunidade", disse o simpático taxista a conduzir um carro limpo, com estofos normais e confortáveis, (quem diria, isso existe, hein!).
A praia mais próxima é em Valência, a 400 km. Na Primavera e Verão há enchentes de trânsito para lá. A viagem de auto-estrada demora 3h30, mesmo com trânsito, visto não criar propriamente congestionamento, embora hajam muitos carros.
- Em hora de ponta para dentro da cidade, pelas 15h, do aeroporto à cidade não demora mais do que 20/30 minutos.
- Os madrilenos dormem a siesta na Primavera e no Verão.
Nessa altura, quase todos costumam sair por volta das 15h do trabalho e aqueles que no resto do ano saem mais tarde, também entram mais cedo do que o habitual, muitos por volta das 6h da manhã. Quem diria, hein.
girls who like boys who dig...
por Isabel Stilwell, in Destak
o mistério
(Para os revitalizar, coordenar, ajudar, legitimar, auxiliar no acesso à profissão e criar REGRAS para não se continuar a fazer do jornalismo uma profissão inferior às outras - a vários níveis.) ?
política de natalidade :: cuidado, atenção...
El cáncer de mama es más probable cuanto más tarde se tiene el primer hijo
Si una mujer deja pasar más tiempo entre su primera menstruación y el nacimiento del primer hijo corre más riesgo de desarrollar cáncer de pecho, según un estudio publicado en American Journal of Epidemiology.
palavras que desaparecem...
adj. e s. m.,
que ou o que adula;
lisonjeiro;
bajulador.
sexta-feira, fevereiro 15, 2008
a descobrir :: dos jornais para os blogs
Por Luís M. Faria
O tipo de letra mais usado e mais visto, aquele que nos facilita a vida com indicações de trânsito, por exemplo, não tem nada de mais. Essa é a razão do seu sucesso 50 anos depois da sua criação
O que é que faz com que um tipo de letra (ou, simplesmente, um tipo, na gíria dos gráficos profissionais) seja mais usado do que outros? Pode haver vários factores. Veja-se o caso do Helvética, um dos tipos mais populares de sempre. À primeira vista, não se destaca por qualquer sinal particular. O Helvética não é obviamente único. Não é bonito, não é excêntrico, não tem nada de excepcional. É uma letra esguia e funcional, que, exactamente pela natureza discreta, serve para quase tudo. Juntando factores de marketing, moda e razões práticas - por exemplo, o facto de uma marca informática a haver adoptado - seria inevitável tornar-se popular.
Existem milhares de tipos de letras. Todos os dias observamos dezenas. Na imprensa, por exemplo, são elemento essencial de identidade. Quantos leitores do «Público» sabem que, até há meses, este diário fazia os títulos em Bodoni, um tipo de letra do século XVIII? Eventuais saudades da imagem do anterior jornal poderão ter a ver com a letra. Não que a nova tenha algo de errado, mas é diferente da anterior.
Texto do Expresso in Visualmente
notícia da década :: vale e azevedo não foi condenado de um caso em que estava acusado!
Pimenta Machado foi hoje condenado pelo Tribunal de Guimarães a quatro anos e três meses de prisão, com pena suspensa, no processo em que o ex-presidente do Vitória minhoto era acusado de quatro crimes de peculato e dois de falsificação de documentos.
o crime mora ao lado...
A confissão do homem que matou a argumentista Adrienne Shelly
Shelley tinha escrito o recente filme muito elogiado pela crítica, Waitress. --- The New York Times
curioso saber que, no mundo dos media...
Até ao final do mês deverá estar solucionada a saída de José Pinto Ribeiro da estrutura da Produções Fictícias. O actual ministro da Cultura detém uma quota de 10% na produtora, da qual será obrigado a desvincular-se, dada a sua nomeação para o governo.
A ver o novo concurso da RTP2 com estilo e o excelente Sérgio Figueiredo:
Audax - Negócios à Prova / Audax – Negócios à Prova estreia dia 16 (22h30) na RTP2
Público retoma secção de Media e prepara novidades
Os conteúdos da área de media vão regressar de forma regular às páginas do jornal Público, revelou ao M&P José Manuel Fernandes, director do jornal. A secção que foi eliminada aquando da reformulação operada no diário da Sonaecom há um ano atrás, vai voltar a ter um espaço diário no jornal, desta feita integrado no P2.
Novidades em grelha na SIC
A informação vai regressar às manhãs da SIC já a partir da próxima segunda-feira, dia 18 de Fevereiro. O canal generalista abandona a programação infantil do horário matinal, passando a transmitir um simultâneo da emissão da SIC Notícias entre as 6h e as 9h da manhã.
Edimpresa fecha Rotas do Mundo e deve lançar revista sob umbrella Visão
A Rotas do Mundo vai ser descontinuada pela Edimpresa, que deverá avançar para uma nova revista, para o mesmo segmento, sob o umbrella Visão. Segundo apurou o briefing, a nova revista será independente da Visão e terá conteúdos mais abrangentes que a Rotas do Mundo, como lazer e lifestyle, para além de artigos de viagens.
Mundo Universitário renova grafismo e conteúdos
O Mundo Universitário apresenta esta semana um novo grafismo e renovação editorial. Graficamente, destaque para a utilização de novas cores, para tentar criar um maior número de pontos de leitura por página. O objectivo da renovação gráfica, que foi feita in house, foi também tornar o jornal mais leve. Em termos editoriais, as novidades são uma secção semanal de cinema e dois cadernos especiais dedicados ao desporto e ao mundo laboral. Estes especiais serão mensais.
União a 27 regressa à SIC Notícias e lança blogue
O programa União a 27 vai lançar este mês um blogue sobre viagens na Europa, convidando os cibernautas a partilharem as suas experiências. Disponível no site da SIC, o blogue é um de três blogues dedicados ao espaço da União Europeia.No passado sábado União a 27 regressou à grelha da SIC.
Workmedia lança primeira revista B2C
O grupo Workmedia está a preparar o lançamento de duas novas publicações dentro no sector imobiliário para o mês de Abril, sendo uma dirigida para o grande público e outra para profissionais. Com presença em banca, Casa Index é o nome do primeiro título dirigido para o consumidor final editado pela empresa especializada
TV Guia reposiciona-se
A edição de hoje da TV Guia surge em banca com um novo posicionamento. “A revista tem um novo modelo e um novo formato. Entramos no modelo das chamadas revistas de sociedade”, avança ao M&P Luísa Jeremias. O título, explica a responsável editorial, deverá focar-se “na gente da televisão, celebridades e famosos".
Metro na rua com leitores
A quase totalidade dos jornalistas das redacções de Lisboa e Porto do diário gratuito Metro saem hoje para as principais ruas das duas cidades, onde irão recolher opiniões e sugestões junto dos leitores do jornal. Um deles é Luís Pimenta, director do título.
ERC avisa directores de jornais para separarem publicidade e conteúdo editorial
A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) emitiu ontem um aviso aos responsáveis editoriais no sentido de uma melhor separação entre publicidade e conteúdos jornalísticos, sob pena de accionar as penalizações previstas na lei.”A ERC vem verificando a ocorrência, em publicações periódicas, de práticas publicitárias susceptíveis de configurarem lesão de normativos legais e deontológicos.
Ricardo Palacin é o novo director da SIC Radical
Ricardo Palacin é o novo director-executivo da SIC Radical. O profissional substituí assim no cargo Vítor Figueiredo, responsável do canal temático, cargo para o qual foi nomeado por Francisco Penim quando este assumiu a direcção de programas da SIC generalista.Ricardo Palacin, recorde-se, é um dos elementos na nova direcção de programas de Nuno Santos
Casa da Criação aposta em formato para telemóveis
A Casa da Criação está a desenvolver formatos dirigidos para telemóvel. Segundo o director da empresa de guionistas pertencente à NBP, Adriano Luz, explicou à agência Lusa, “há novos projectos e novas áreas que podem ser interessantes para a Casa da Criação como uma mini-série para telemóveis”.
tudo o que é ligeiro demais enjoa
quinta-feira, fevereiro 14, 2008
terça-feira, fevereiro 12, 2008
we all deserve to die
"There’s a hole in the world like a great black pit
And it’s filled with people who are filled with shit
And the vermin of the world inhabit it
But not for long!
They all deserve to die
Tell you why, Mrs. Lovett, tell you why
Because in all of the whole human race, Mrs. Lovett
There two kinds of men and only two
There’s the one staying put in his proper place
And the one with his foot in the other one’s face
Look at me, Mrs. Lovett, look at you
Though we all deserve to die
Even you, Mrs. Lovett, even I
Because the lives of the wicked should be made brief!
For the rest of us, death will be a relief
We all deserve to die! "
segunda-feira, fevereiro 11, 2008
clássicos que não morrem
Em Campo de Ourique, junto à Igreja, estava por lá no passado sábado este belo exemplar norte-americano, da marca Nash e modelo Suburban, que foi lançado em 1947. Na parte de trás tinha um chapéu clássico curioso.