domingo, julho 30, 2006

magnum series

Era uma vez na praia
Elizabeth Taylor em Espanha, durante as filmagens de «Bruscamente no Verão Passado»

Na revista Única, do Expresso: Como eram os Verões de outros tempos à beira-mar? Num portfolio de fotógrafos da agência Magnum, várias praias de outras épocas são revisitadas hoje.

em busca da nau perdida

[Fico sempre fascinado com estas descobertas. Fazem-me lembrar que os portugueses, povo pequeno, já fez tanto no mundo e conheceu tantas culturas. Infelizmente nem toda a história é positiva e alegre, mesmo assim, fazem parte do país.]

Descoberta nau portuguesa afundada no estreito de Malaca
Um arqueólogo marinho australiano julga ter descoberto uma nau portuguesa afundada em 1583 no estreito de Malaca durante uma batalha naval, que seria a mais antiga embarcação europeia encontrada até agora naquelas águas.
Em declarações ao diário «The Star» de Kuala Lumpur, Michael Flecker, muito conhecido pela suas explorações arqueológicas na região, afirma ter feito a descoberta no ano passado mas não revelou a sua localização para evitar que fosse alvo de pilhagens.
Flecker garante que o navio se encontra entre Pulau Upeh e Pulau Panjang, uma faixa marítima pertencente à Malásia onde diz ter encontrado outras duas embarcações cuja antiguidade está ainda por estabelecer.
Quanto à nau portuguesa, o arqueólogo presume que possa ter sido comandada por Luís Monteiro Coutinho e afundada durante um combate naval com navios de Achém (Aceh, Indonésia).
O arqueólogo, que detectou os navios afundados com tecnologia sonar e confirmou a descoberta com mergulhos, documenta o achado com uma série de fotografias de canhões, balas, ossos de animais e várias peças quebradas de porcelana da dinastia Ming.


Picture of Portuguese ship
Geneaology and archaeology of Portuguese ships

envia pelo messenger

[Há quem não compreenda o que é, existem também aqueles que começam, devagarinho, a aderir à moda do messenger, mas a maioria já considera o messenger um mecanismo importante de comunicação... eu também.]

Quase 80% dos jovens portugueses são adeptos do Messenger
Quase 80% dos jovens portugueses entre os 12 e os 18 anos utilizam sistemas de mensagens instantâneas da Internet (Messenger) e seis em cada dez fazem-no frequente e muito frequentemente, passando horas à conversa no computador.
Segundo um estudo realizado pelo Centro de Investigação em Ciências da Comunicação da Universidade do Algarve, a que a agência Lusa teve acesso, 77% dos jovens daquela faixa etária são adeptos deste sistema, que possibilita uma conversação gratuita e em tempo real.
«Há uns anos dizia-se que as novas tecnologias iam isolar as pessoas, mas a realidade é que os jovens usam a Internet sobretudo para comunicar uns com os outros», disse à Lusa Neusa Baltazar, investigadora da Universidade do Algarve e coordenadora deste estudo, integrado num projecto desenvolvido a nível europeu.

quinta-feira, julho 27, 2006

nada nada bailarina

Photobucket - Video and Image Hosting

Mundial de Natação na Hungria.


quarta-feira, julho 26, 2006

nazi, o arquivo

[Um arquivo curioso e apetecível, porque não.]

Maior arquivo nazi do mundo foi hoje aberto ao público
O maior arquivo nazi do mundo, com informação sobre 17,5 milhões de vítimas do Holocausto, foi hoje aberto ao público.
Trata-se do Serviço Internacional de Busca de Bad Arolsen (Alemanha), um arquivo onde milhões de europeus que desconheciam o destino dos seus familiares puderam encontrar pistas sobre o seu paradeiro desde que foi criado, em 1943.
Esta quarta-feira, a comissão de 11 países que dirige o serviço, administrado pela Cruz Vermelha e financiado pela Alemanha, anunciou a sua abertura definitiva ao público.

terça-feira, julho 25, 2006

pais natal reunem-se

Photobucket - Video and Image Hosting

Na Dinamarca comemora-se por estes dias o Congresso Mundial dos Pais Natal.

mourinho no ny times

O treinador português José Mourinho deu uma entrevista ao New York Times, curiosa. Fala no seu penteado (pente 1), que é para estar "preparado para a guerra".
Não é todos os dias que o NY Times tem uma entrevista com um treinador português sobre um desporto que não é o preferido pelos norte-americanos.
Para ver aqui.

ser ou não ser alegre

[Um caso que dá que pensar. Como uma profissão pode ter tanta influência positiva na vida de uma pessoa, para o resto da sua vida... hein.]

Depois de eleito deputado pelo PS, Alegre abandonou cargo
Manuel Alegre reformado com três mil euros por três meses na RDP
O deputado do PS Manuel Alegre foi reformado este mês com 3219,95 euros mensais por ter desempenhado, segundo o próprio, durante “pouco tempo”, funções de “coordenador de programas de texto” da RDP (Rádio Difusão de Portugal), segundo a lista dos aposentados e reformados divulgada pela Caixa Geral de Aposentações (CGA). O “Correio da Manhã” de hoje avança que o vice-presidente da Assembleia da República esteve apenas três meses como director dos Serviços Criativo e Culturais da RDP.
Lista completa de reformados e aposentados de Agosto da Caixa Geral de Aposentações

ideias do minuto


A man by himself is in bad company.


Charlatanism of some degree is indispensable to effective leadership.
por Eric Hoffer (1902-1983) filósofo norte-americano


magia e mistério da regaleira





photos by serEmot



.

.

photos by escrita luz

amanda congdon, in paraíso filmes

O rebelde do FHF, i.e. Filipe Homem de Fonseca, tem duas preciosidades publicadas no seu blog que, de facto, têm de ser alvo de exposição neste blog adormecido pelo tempo, vida e monotonia.


Para quem se estiver a questionar quem é esta bela rapariga eu explico: chama-se Amanda Congdon e tem um videoblog bem curioso. É inteligente, linda, norte-americana (quem diria) e mais não sei.



A sugestão seguinte de FHF diz-lhe bem mais respeito. No seu blog ele publicou em exclusivo cibernético os cartazes de uma das minhas séries portuguesas preferidas, Paraíso Filmes. A ver. Fica ainda a "notícia" de que procura-se uma editora para publicar a série em DVD ou livro da Paraíso Filmes. Eu só tenho a dizer: QUEREMOS PARAÍSO FILMES EM DVD, com extras!!!

artigo da paciência

[Aqui está uma das notícias mais interessantes que vi hoje, e também aquela que exige maior paciência para ler com pormenor dada a vastidão e falta de leitura do artigo. Eu confesso, não li 80%. A fonte, neste caso, foi o Ponto Media]



segunda-feira, julho 24, 2006

tesouro de papel


[Tenho várias recordações boas, de descoberta, da Hemeroteca. Infelizmente há anos que não lá vou... é um dos tesouros da cultura e história portuguesa.]

Velha Hemeroteca ganha rosto digital
Mais que a cópia pela cópia, importava facilitar o acesso do público ao imenso acervo de publicações da casa. Dar-lhe mobilidade, um uso mais flexível e abrangente. E a ideia, por ser válida, pegou: a Hemeroteca Municipal de Lisboa (HML) gerou a Hemeroteca Digital, seguidora da lógica simplificada das novas tecnologias. Hoje, em construção diária e à distância de um clique, em http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt, estão publicações desde as origens da imprensa periódica portuguesa à actualidade. "A iniciativa só começou a ter andamento no Verão do ano passado, os contornos estão ainda bastante em aberto para novas sugestões e modos de fazer", explica ao DN Elisabete Rocha, uma das responsáveis pelo serviço de actividades culturais e educativas desenvolvidas no espaço do antigo palácio dos Condes de Tomar, em Lisboa.Não sabendo se a ideia passa por digitalizar a totalidade do espólio, Elisabete Rocha salienta, contudo, a importância de os utilizadores acederem "com facilidade e rapidez" a fontes documentais seleccionadas e aos fundos local e histórico "que, no fundo, são a alma da biblioteca".Criada em 1973 com o objectivo de preservar capítulos efémeros da história que a imprensa chamou a si, a Hemeroteca Municipal tratou de reunir todas as publicações portuguesas de que há memória. "A mais antiga que temos", conta Elisabete Rocha, "é o primeiro Diário de Notícias, datado de 1864. Somos o braço-direito da Biblioteca Nacional, mas o nosso acervo nem eles o têm".
por Ana Pago, in DN

descobertas

[Uma perspectiva curiosa que nós, tu e eu, não poderemos comprovar, já que estaremos mortos na altura que dê para comprovar...]

Fractura na crosta terrestre pode formar novo oceano
Uma recente fractura da crosta terrestre no deserto africano de Afar, perto do Mar Vermelho, poderá separar a Etiópia e a Eritreia de África e formar um novo oceano, assinala hoje a revista Nature.
Com base em imagens de satélite captadas antes e depois do aparecimento da fractura, em Setembro de 2005, cientistas britânicos, norte-americanos e etíopes concluíram que atingiu 8 metros de profundidade em apenas três semanas, ao longo dos seus 60 quilómetros, sendo lentamente preenchida com magma (rocha fundida).
Foram as imagens do satélite Envisat da Agência Espacial Europeia (ESA) que permitiram aos cientistas analisar em primeira mão a evolução deste fenómeno geológico e constatar a sua rapidez.

vistas ucranianas

Example

ahoy! думала-думала как бы ухитриться поехать в Крым, не смотря на то, что у меня украли кошелек со всем, что я там собиралась тратить… и как ехать - одной, или кого-то с собой позвать, и в какую сторону, и дико отдыхать или снять квартиру... ну и, из-за этих мыслей не смогла уснуть, начала разбирать завалы бумажек и дисков... наткнулась на готическое кантри Carla Bozulich – и все, меня понесло на тему: «мы с Мишель слушали этот альбом у нее на балконе в Базеле»... и вся цепочка. ах-хах-ах! укольчик ностальгии. не совсем честное чувство, конечно. ведь на самом деле в Швейцарии мне было скучновато, прошел почти месяц и даже особо писать об этом не хотелось. а вот теперь вдруг вспоминаются всякие приятные мелочи, оказывается, есть по чему и по кому скучать. поэтому я созрела выложить часть фоток с комментариями, в которых мало Швейцарии, зато есть какое-то мое ощущение. возможно – to be continued...
in www.karakuli.blogspot.com

transmissão dos dedos

[Não será uma transmissão de educação sexual um pouco exagerada?]

TV britânica transmite maratona de masturbação colectiva
O Centro para o Sexo e Cultura do Reino Unido organizou o primeiro concurso de masturbação colectiva, destinada a angariar fundos para organizações dedicadas à educação sexual, segundo confirmaram os seus organizadores.
O evento será transmitido pela cadeia de televisão britânica Channel 4 a partir das 23:00 horas e é inspirado numa competição semelhante que se realiza de cinco em cinco anos na cidade norte-americana de São Francisco.
«A cada cinco anos centenas de pessoas reúnem-se no mesmo local para se masturbarem» e angariar donativos, explicou a produtora do programa, Zig Zag.
Os participantes serão apadrinhados por familiares, amigos, vizinhos ou colegas de trabalho que se comprometem a doar dinheiro para fins de caridade se os concorrentes alcançarem os objectivos. «É um acontecimento que permite recolher milhões de dólares a favor de grupos de educação sexual», afirmou a produtora.
O concurso consistirá em bater o recorde mundial registado nos EUA de oito horas e 30 minutos de onanismo. Ou seja, conseguir o recorde britânico, explicou o Centro para o Sexo e Cultura do Reino Unido. Todavia, está ainda por definir como é que se ganha o concurso e se está aberto a homens e mulheres indistintamente.

in DD

domingo, julho 23, 2006

os benefícios do fumo do cigarro

[Um dos fenómenos mais irritantes na sociedade contemporânea é ter que apanhar com o fumo do cigarro de outra pessoa. Há já algum tempo que tenho vontade de ser drástico em várias situações. Não suporto ter que levar com o fumo de alguém. O mais curioso é que cada vez mais existem regras que limitam o consumo de cigarros em determinados locais, mesmo assim, até a simples passagem, na rua, por alguém que esteja a fumar, me incomoda. Basta ir atrás de um fumador que esteja naquele momento a fumar, que já não estou bem. Tenho alguns amigos, poucos, que fumam, e se a conversa for boa, consigo fazer o sacrificio de estar ao pé deles enquanto fumam, caso contrário, é insuportável. Como não tenho por hábito reclamar por tudo e por nada, raramente tomo acções fortes ou palavras quando me sinto incomodado pelo fumo do malfadado cigarro. O mais habitual é mudar de "poiso".]



Mais de metade dos jovens são fumadores passivos
Um estudo coordenado pela Organização Mundial de Saúde conclui que 56 por cento dos jovens entre os 13 e os 15 anos, em todo o mundo, estão expostos ao fumo dos outros em locais públicos e 76 por cento concordam com a sua proibição.
O relatório, apresentado hoje em Washington, teve o apoio de organismos públicos norte-americanos e canadianos e pretendeu salientar o grau de exposição dos jovens ao tabaco nas suas casas e nos locais públicos, a fim de apelar a políticas públicas fortes.A Europa ocidental, o Canadá, Japão e Austrália – que já têm dados – não participaram no estudo, precisam os organizadores.Os jovens da Europa central e de leste são os mais expostos: 85 por cento são fumadores passivos em locais públicos e 78 por cento em casa.


segunda-feira, julho 17, 2006

na moda


Britney Spears

domingo, julho 16, 2006

morangos


Está na hora de comprar Veet. Será?
Mariana Monteiro. Morangos com Açucar.

ousadias decotianas

Quem quiser tentar perceber os segredos e os porquês dos decotes femininos, não tanto do ponto de vista masculino, mas do feminino, comente este foto que jaz aqui.

sábado, julho 15, 2006

rubrica: perdi-me no estádio da luz

Na quinta-feira de manhã perdi-me por 30 minutos dentro do Estádio da Luz. Uma aventura que durou, cansou e me permitiu perceber que aquele estádio, para além de ser uma espécie de banheira de betão e coisinhas vermelhas, é também um belo labirinto. Ah, a segurança também não é grande coisa. Estive nas bancadas, no parque estacionamento, nos escritórios do estádio, etc, etc, etc, sem qualquer problema. Depois, ainda estive na conferência de imprensa, onde estava o simpático e cheio de base (quem diria, até no bigode), Luis Filipe Vieira. Ui. Ainda me deram dois Kits de sócio do Benfica, e sai satisfeito... não é todos os dias que um homem, um benfiquista, se perde 30 minutos num estádio da Luz praticamente vazio.

PS: À entrada para o estádio ainda me cruzei, num dos elevadores, com o vice-presidente para o património, Mário Dias, que me deu umas instruções muuuito confusas e pouco conhecedoras da zona, que levaram a que eu me perdesse.

quinta-feira, julho 13, 2006

one way ticket to vanuatu

Vanuatu @ Zona Franca

Continuo na minha saga de saber mais sobre Vanuatu. Como novo natural (via net) do país, posso afirmar que descobri o seguinte:

  • Vanuatu é uma zona franca e, como tal, sem impostos. Um sinal de felicidade, sem dúvida.
  • A BBC dedicou um artigo de opinião, para além da notícia sobre o ranking de felicidade, que começa com a pergunta pertinente e curiosa:
    What's so great about living in Vanuatu?
    The Pacific island nation of Vanuatu is the happiest place on earth, according to a new "happy planet index". Beside the palm trees and beaches, why is life so good there?
    Life in harmony
    "Land is in their blood," says Peter Robinson, a vet who recently returned from working as a volunteer in Vanuatu. "It is about closeness to their ancestors, the land is continuous spiritual contact and they have respect for it."
    A long-running wrangle over ownership has also helped saved it from environmental damage. When the island nation gained independence from joint French and British control in 1980, all land was supposed to be returned to its original owners, but no one can agree who they are.

French President Jacques Chirac, Chief Laukalbi from Tanna and Jerry Napat

O chefe Laukalbi já conheceu Jacques Chirac

  • Em Vanuatu também se joga futebol. Embora sem histerismos nem exageros.A Federação do país está representada aqui. No site da Federação Portuguesa de Futebol nas 10 mil mensagens enviadas, existe uma de um habitante de Vanuatu. Carlos de Ascencao (Caracas).
  • O povo de Vanuatu tem cerca, até ao momento, 50 mil turistas por ano, numa população de 200 mil e vê com relutância as notícias recentes.
  • À AFP, um dos jornalistas do único jornal online do país, afirmou que lá não gostavam que a notícia fosse muito divulgada, como acabou por ser (eu próprio estou a contribuir para isso, no entanto, espreitam este blog poucas pessoas).

    Photobucket - Video and Image Hosting

    A local tribal chief sailing off the coast of Vanuatu

    ARTIGO - AFP: Island nations performed particularly well in the rankings. But Vanuatu, with a population of around 200,000, topped them all. "Don't tell too many people, please," said Marke Lowen of Vanuatu Online, the republic's online newspaper.
    "People are generally happy here because they are very satisfied with very little," he told The Guardian. "This is not a consumer-driven society. Life here is about community and family and goodwill to other people. It's a place where you don't worry too much."
    "The only things we fear are cyclones or earthquakes."
    Vanuatu In Depth
  • Existe ainda uma notícia curiosa sobre Timor Leste, onde é abordado Vanuatu. Isto porque a Austrália está feita o Xerife daquela zona do globo. Uma espécie de Estados Unidos, mas não tão imperial.
    ARTIGO: "Dizem que John Howard ficou agradado com o título de "vice-xerife" do Pacífico Sul, atribuído por George W. Bush. Recentemente ele enviou tropas para reprimir uma rebelião nas Ilhas Salomão, e oportunidades imperiais acenam em Papua Nova Guiné, Vanuatu e outras pequenas nações insulares. O xerife aprovará. " - ver aqui
  • Ainda descobri informações sobre o Offshore de Vanuatu. Ui! AQUI
  • Também existe por lá uma universidade (reparem nas instalações) esta: Emalus Campus Homepage


Uma Universidade original, sem dúvida

  • Na Lusa, encontrei uma notícia curiosa sobre a lista da UNESCO sobre património imaterial.

    Desenhos na areia, em Vanuatu, são património da UNESCO

    Património imaterial: Eleito comité para escolher obras da lista representativa
    Os 52 estados que adoptaram a Convenção para a salvaguarda do património cultural imaterial designaram hoje em Paris o comité encarregado de pôr em prática o texto adoptado em 2003 para salvaguardar este tipo de património mundial, informou hoje a UNESCO.
    Metade das 800 obras constantes das listas actuais do património mundial material (monumentos culturais e sítios naturais) situam-se na Europa e na América do Norte. O património imaterial, por vezes ameaçado de degradação ou desaparecimento, agrupa práticas e conhecimentos reconhecidos por grupos ou comunidades como parte do seu património cultural. Antes da constituição deste comité, um júri da UNESCO proclamou 90 obras-primas imateriais da Humanidade, entre as quais o Carnaval de Oruro, na Bolívia, os desenhos na areia de Vanuatu, o teatro Nogaku, no Japão, o património oral de Guélédé (Benim, Nigéria e Togo) e o teatro siciliano de marionetas da Ópera dei Pupo.
    List of masterpieces of the oral and intangible heritage of humanity
    Sand Drawing (Vanuatu Cultural Centre)
    Vanuatu Cultural Centre :: Sand Drawing
    Vanuatu - The Islands
  • Para terminar este périplo pela bela Vanuatu, aqui fica mais uma curiosidade. Um exemplo de uma notícia publicada no site de notícias do país.


    41 burials at Teouma Lapita site Vanuatu
    Since the Lapita excavation started in 2004, a team of archeologists has found many interesting human skeletons and more Lapita pots. The total of burials on Thursday was 41 and the excavation has another week to go.
    The Indy interviewed Dr Stuart Bedford at the site at Teouma Lapita village to talk more about progress and findings at the dig site. Bedford: " We are now in the fourth week of the excavation at Teouma which, as the past years, continues to amaze. We have found further whole pots that are clearly buried with humans.

muita água

Mediterrâneo: Portugal é país que mais água consome por ano
Portugal é o país do Mediterrâneo que mais água consome anualmente, com 1.212 metros cúbicos por habitante, revela um relatório do Fundo Mundial para a Natureza (WWF) hoje divulgado.
De acordo com o WWF, depois de Portugal é Espanha que mais consome água (870 metros cúbicos por habitante), seguindo-se Itália (772), Grécia (708), França (667) e Turquia (534).
O WWF adverte que a cultura de regadio é a principal responsável pela falta de água em Portugal e nos restantes países do Mediterrâneo.
O estudo indica que a área destinada à agricultura de regadio no Mediterrâneo duplicou nos últimos 40 anos e absorve cerca de 65% do total da água consumida nesses países.
A WWF adverte igualmente que «secas mais frequentes e mais prejudiciais» são esperadas no Mediterrâneo, onde podem tornar-se «crónicas».
A seca de 2005 atingiu «particularmente» Espanha e Portugal e este ano também deve ter um «significativo impacto» nestes dois países do sul da Europa, bem como em França e Itália.

sou de vanuatu





Ver mais fotos aqui.


Don´t worry be happy in Vanuatu

Em 178 países, Portugal está no 136.º lugar dos países com maiores indíces de felicidade. O primeiro é um pequeno país do Pacífico (de várias ilhas) chamado Vanuatu.

Este é um país que conseguiu a independência de uma governação conjunta entre franceses e ingleses em 1980 e que tem cerca de 200 mil pessoas e 83 ilhas - só cerca de 20 são habitadas.
Onde fica? O Vanuatu é um país da Melanésia, e ocupa o arquipélago das Novas Hébridas. Tem fronteiras marítimas com as Ilhas Salomão, a norte, com o território francês da Nova Caledónia, a sul, e com Fiji, a leste. Capital: Port-Vila. Ver aqui relatório da CIA sobre o país fascinante.
Há três idiomas oficiais: inglês, francês e bislama (um idioma crioulo que evoluiu do inglês).

NOTICIA

Vanuatu is world's happiest country: study

AFP via Yahoo! News - Jul 12 8:08 AMThe tiny South Pacific Ocean archipelago of Vanuatu is the happiest country on Earth, according to a study published measuring people's wellbeing and their impact on the environment.


O Hino "Yumi, Yumi, Yumi" ("Nós, Nós, Nós"):
Yumi, Yumi, Yumi i glat blong talem se,
Yumi, Yumi, Yumi i man blong Vanuatu!

God i givim ples ya long yumi,
Yumi glat tumas long hem,
Yumi strong mo yumi fri long hem,
Yumi brata evriwan!

REFRÃO

Plante fasin blong bifo i stap,
Plante fasin blong tedei,
Be yumi i olsem wan nomo,
Hemia fasin blong yumi!

REFRÃO

Yumi save plante wok i stap,
Long ol aelan blong yumi,
God i helpem yumi evriwan,
Hem i papa blong yumi

A bandeira do país. O site: www.vanuatu.net.vu

mais automóveis

3,9 milhões de utilizadores de automóvel
O estudo Consumidor 2005 da Marktest contabiliza cerca de 3,9 milhões de portugueses que usam o automóvel nas suas deslocações diárias.
Segundo os resultados do Consumidor, são 3 869 mil os residentes no Continente com 15 e mais anos que dizem usar automóvel nas suas deslocações diárias, um número que corresponde a 46.5% do universo em estudo.
Nos últimos anos, tem-se registado uma tendência de relativo aumento na utilização diária destes veículos, tendo-se passado de 42.1% em 2001 para os 46.5% agora observados.

gato volta, pipi ainda adormecido

Descobri hoje que o Ricardo Araújo Pereira está de volta aos posts no blog do Gato Fedorento. Aleluia, aleluia, aleluia (três vezes ajuda o Santo a pensar):




Uma das sugestões de RAP é o magnifico blog de Ana Malhoa, aparentemente uma actriz porno portuguesa, concerteza, que canta. O site genial e escaldante é o seguinte. Esta actriz porno já fez filmes como "Sabes Que Começou no A e a Seguir Veio o Rabo" e ainda "Para Cima Para Baixo, Esquerda Punheta". Voilá, o site maravilha, um "must": www.anamalhoaoficialsite.com








Os Gato preparam um novo programa para depois das férias, sobre assuntos de actualidade, ao contrário do que sucedia com o actual formato.

Tenho pena é que o Ricardo não tenha voltado ao O Meu Pipi, salvo seja. Não se pode ter tudo.

media live

Ideia genial, ter um mapa das notícias mais consultadas no site da BBC, live.
Muito bom!
http://news.bbc.co.uk/2/shared/bsp/hi/live_stats/html/map.stm

media

Sugestões de António Granado:
"DOZE EXCELENTES conselhos: Twelve Things Journalists Need To Know to be Good Futurist/Foresight Reporters. "

"INTERESSANTE experiência esta de juntar o título com o último parágrafo de todos os textos do corpo principal do The New York Times. "

"36 HORAS é o tempo médio de uma notícia na Web, de acordo com cientistas que acabaram de publicar um artigo sobre o tema na insuspeita Physical Review E. O abstract do artigo pode ser lido aqui. "

Em Portugal já temos, em formato de panfleto publicitário, com alguma informação, a Dica da Semana
"UM GRUPO islandês prepara-se para lançar na Dinamarca um jornal gratuito distribuído ao domicílio. O reponsável do projecto vai ser um empresário sem experiência nos media, mas com alguma prática em negócios na web, como o famoso Skype."

FUTURO
"NO THE GUARDIAN, as palavras do director do Daily Telegraph: Wheatcroft: why papers will survive. "

"OS FOTÓGRAFOS estão também a habituar-se a viver num mundo multimédia. "

O NY TIMES FEZ ISSO BEM, COMO FALEI AQUI ANTERIORMENTE
"VÁRIOS JORNAIS estão a captar imagens de vídeo para utilização nas suas páginas, diz este artigo na Photo District News."

Blogging for fun… then profit.

"UM ESTUDO realizado em Espanha concluiu que vão directamente para o lixo 85 por cento dos press releases que chegam às redacções. O estudo completo em .pdf está aqui (1,8Mb). Em .zip aqui (1,1Mb). "

blog dos editores da BBC.

zidane vs materazzi

Photobucket - Video and Image Hosting

Zidane diz que Materazzi insultou a sua mãe e irmã
O futebolista francês Zinedine Zidane explicou esta quarta-feira que agrediu o defesa italiano Marco Materazzi na final do Mundial 2006 após este ter insultado a sua irmã e a sua mãe. Em entrevista ao Canal Plus, Zidane pede desculpas pela agressão mas diz não lamentar a cabeçada no adversário.
Mãe de Zidane pede os "ovos" de Materazzi numa bandeja
Cabeçada de Zidane inspira música que promete ser hit do verão
"Peço desculpa, mas não estou arrependido"
Ver aqui video da cabeçada

tecno

Consumo doméstico da Internet aumenta 30% em 2006
Os portugueses passaram 94 milhões de horas a navegar a Net durante os primeiros seis meses deste ano, o que corresponde a um aumento de 30% em relação aos valores registados durante o mesmo período de 2005, revelam os dados hoje anunciados pelo estudo Netpanel realizado pela Marktest.

por perto

tecno

Sony tem cartão de 4GB
A Sony apresentou, em Inglaterra, um novo modelo de cartão de memória flash capaz de armazenar até 4GB de dados.

trabalho feminino

Excesso de trabalho tem efeitos mais negativos nas mulheres
As longas horas passadas a trabalhar têm um impacto negativo maior sobre as mulheres do que sobre os homens, revela um estudo publicado esta quarta-feira. Segundo a pesquisa de investigadores da Universidade de Leeds, no Reino Unido, jornadas de trabalho maiores predispõem mais o sexo feminino a fumar, beber café e ingerir alimentos pouco saudáveis.
Em ambos os sexos verificou-se um menor consumo de álcool quando se passa mais tempo a trabalhar, mas no caso das mulheres, as horas extraordinárias fazem com que aumente o desejo por alimentos desaconselháveis. «As mulheres que trabalham por longos períodos comem mais alimentos com alto teor de gordura e açúcar, fazem menos exercício, bebem mais café e, se forem fumadoras, fumam mais do que seus colegas do sexo masculino», afirmou investigador Daryl O'Connor.

quarta-feira, julho 12, 2006

luana piovani









Ver mais fotos aqui. Tiradas daqui.

terça-feira, julho 11, 2006

não é para todos

[Acho bem. Bebe? Não fica.]

Residência recusada a três portugueses por consumo de álcool
O embaixador de Portugal em Andorra disse hoje ter conhecimento de pelo menos três casos de portugueses a quem o Governo de Andorra negou o pedido de residência por problemas de saúde, nomeadamente consumo de álcool.
"Que a Embaixada e a secção consular tenham conhecimento, três ou quatro portugueses apresentaram queixa nos nossos serviços por não terem conseguido passar nas provas médicas por questões de álcool", disse à agência Lusa o embaixador Nuno António Lopes. O embaixador falava horas depois de o jornal espanhol El Pais ter publicado hoje a notícia de que o Governo de Andorra negou, entre 1998 e 2005, 950 pedidos de residência a imigrantes por motivos de saúde, como ter hepatite, diabetes, HIV, cancro, depressões, ser obeso ou ter problemas de álcool ou de drogas. Aquele principado tem sido um destino de emigração para muitos portugueses, que se deslocam para trabalhar sobretudo na área da construção civil e da restauração. Segundo o embaixador de Portugal em Andorra, a emigração portuguesa cresceu 65 por cento nos últimos três anos naquele principado. Com cerca de 11 mil emigrantes, a comunidade portuguesa em Andorra é a segunda maior do principado, a seguir à espanhola.

in Lusa

rapidinha de shakespeare

[Uma peça fenomenal e que se mantém actual!]

Companhia do Chiado faz rir o público há 10 anos com obras de Shakespeare
Quase uma década depois da estreia, a peça "As Obras Completas de William Shakespeare em 97 minutos" continua a fazer rir o público e a homenagear o dramaturgo inglês.
Aquela peça da Companhia Teatral do Chiado, que estreou a 24 de Novembro de 1996, já foi vista, até hoje, por 149.967 espectadores num total de 984 representações.
A Companhia Teatral do Chiado, fundada em 1990 por Mário Viegas e Juvenal Garcês, efectuou 113 digressões em Portugal, Cabo Verde e em França. Interpretada por João Carracedo, Manuel Mendes e Simão Rubim, dirigidos por Juvenal Garcês - que dirige a companhia desde a morte de Mário Viegas, em 1 996 -, a peça tem tido quase sempre lotação esgotada por todos os locais por onde tem passado.

in Lusa

a espreitar

quadro "Retrato de Helena de Fourment", de Peter Paul Rubens

Exposições homenageiam o gosto de Calouste pela arte e livros raros
A Fundação Calouste Gulbenkian assinala os seus 50 anos na próxima terça-feira com uma sessão solene, um concerto e três exposições, uma das quais mostra a biblioteca de livros raros do milionário arménio qu e fundou a instituição.
A sessão solene, que será presidida pelo Presidente da República, Cavaco Silva, terá intervenções deste, do presidente da Gulbenkian, Rui Vilar, e do i nvestigador António Barreto, encarregue da coordenação de um livro sobre os 50 anos da fundação.Esta obra deverá ser apresentada em Outubro e avaliará o impacto da instituição na vida portuguesa ao longo de meio século.
"Será um excelente ponto de partida para pensar o que deve ser a fundação nos próximos 50 anos", indicou Rui Vilar, quando no início deste ano apresent ou o programa das comemorações.
Logo a seguir à sessão solene, vão ser inauguradas duas exposições que homenageiam Calouste Gulbenkian.
A exposição intitulada "O gosto do coleccionador" pretende mostrar como se formou o gosto de Gulbenkian pela arte, através das suas primeiras aquisiçõe s, das viagens que realizou e de como influenciaram as suas escolhas, incluindo desde obras-primas do antigo Egipto até peças de Arte Nova e de Arte Deco, do in ício do século XX.

in Lusa

adeus a six feet under



[E o ecrã ficou branco... Já tinha visto este último episódio a semana passada, a que me referi aqui. O seguinte artigo do inspirado Nuno Galopim aborda de forma geral a série, pareceu-me adequado por isso reproduzo. Uma das situações curiosas sobre a aposta da :2 é que é actual. A série terminou, por exemplo, no Brasil, onde também tinha bastante público, a 1 de Julho.]

"All we have is this moment, right here, right now. The future is just a fucking concept that we use to avoid being alive today. So, be here now."



"You can´t take a picture of this, is already gone". - Nate, to Claire


Écrã branco para 'Sete Palmos de Terra'
Hoje à noite o ecrã far- -se-á branco para assinalar a última das mortes de Sete Palmos de Terra. Ou seja, a da própria série. A 2: transmite o 63.º e último episódio de uma saga familiar que o canal tomou como estruturante na sua grelha (e personalidade). O último de uma série que, como poucas, gerou justificado culto, que hoje se despede de uma rotina de segunda--feira à noite, ao fim de cinco anos de exibição.

Como subtítulo para a quinta e derradeira época de episódios, Sete Palmos de Terra usou a expressão "everything ends" (tudo acaba). Nada mais que o reafirmar da certeza única que todos temos: a da morte, um dos muitos medos que a série tomou como matéria-prima para cinco anos de histórias em volta de uma família peculiar.

Sete Palmos de Terra ganhou notoriedade e adeptos por uma vasta colecção de ingredientes usados na confecção dos seus episódios. Claramente liberal, sem receio de convocar alguns tabus que ainda arrepiam a América mais conservadora (a morte, a homossexualidade, as drogas, a desagregação da família, a noção da vida artística como um destino profissional viável), sem pruridos também na desmontagem de uma sociedade que procura paz no divã do psicanalista, Sete Palmos de Terra tomou como núcleo de "trabalho" a disfuncional família Fisher. Agentes funerários (a série reflecte e projectou mais ainda o culto do belo-morto nos EUA), os Fisher receberam, semana após semana, defuntos cujas histórias e universos somaram temperos à narrativa da saga familiar que cruzou os 63 episódios. A morte, sem convocação de teses religiosas determinantes, sem leituras obrigatórias, sem misticismos de meia-tigela, é o tutano de Sete Palmos de Terra. E não foi por acaso que Alan Ball, o criador da série, projectou a acção em Los Angeles, cidade que considera ser a "capital mundial da negação da morte". E, inevitavelmente, de morte tratará o último episódio, o mais longo da série (com cerca de 75 minutos).

Tem por título Everyone's waiting, expressão dita numa aparição do falecido Nate num diálogo com a irmã Claire. Esta será a figura central do episódio, num debate entre um sonho de carreira em Nova Iorque e um "dever" familiar em casa... Alan Ball fez questão de terminar a saga com incontornáveis pontos finais. O ecrã branco surgirá, revelando a lápide de... E ao som de Breathe, de Sia Furler.
por Nuno Galopim, in DN


--


Imperdível é o site oficial da série, repleto de coisas apetitosas e um forum onde existem pessoas de todo o mundo, incluindo portugueses. E hoje não me queriam deixar publicar nada sobre o final da série, mas eu consegui com que aparecesse, felizmente.

dance nate!

Photobucket - Video and Image Hosting


Photobucket - Video and Image Hosting


Photobucket - Video and Image Hosting


Photobucket - Video and Image Hosting

I Just Want To Celebrate... Life

i just want to celebrate - nate fisher

falta de férias

Dois em cada cinco portugueses não vão de férias este ano
in TSF, agora mesmo

segunda-feira, julho 10, 2006

fogo

Bombeiros apanhados no fogo
A trágica morte de seis bombeiros, em Famalicão da Serra, vem provar que não há sistema 100 por cento eficaz quando se trata de enfrentar a força dos elementos.
Cinco das vítimas eram sapadores vindos do Chile, técnicos com reputação mundial contratados pela associação de empresas da celulose para tentar garantir que as suas plantações ficavam imunes à praga que todos os Verões assola o Portugal florestal. Mas os sapadores sul-americanos não resistiram às chamas, como já não tinham resistido dois compatriotas seus, em 2003, na Chamusca.
O fogo de ontem veio mostrar, de forma trágica, que não há bombeiro suficientemente experiente, não há floresta suficientemente limpa, não há lei suficientemente previdente. Contra os incêndios de Verão, tem de haver bombeiros bem preparados e em quantidade, florestas bem geridas, legislação que puna quem potencia as ameaças inerentes às altas temperaturas. Mas tem de haver, acima de tudo, a formação e o bom senso de quem trabalha ou mora na floresta. Só assim se evita que actos aparentemente tão banais (e até de aplaudir) como usar uma máquina para cortar mato se transformem numa tragédia com as proporções que tem a morte violenta de seis homens no auge das suas vidas.
por Paulo Camacho - SIC

imac para estudantes

iMac para estudantes a 700 euros
A Apple anunciou ontem o lançamento de um novo modelo desktop especialmente dirigido a estudantes. Integra um processador Core Duo da Intel, tem um ecrã de 17 polegadas (43 centímetros), e uma espessura de 5 centímetros. O preço de venda ao público deverá rondar os 900 dólares (cerca de 700 euros).

prémios jornalísticos

Prémio Gazeta para Alexandra Lucas Coelho e Cândida Pinto
A jornalista do Público, Alexandra Lucas Coelho, e a jornalista do Expresso, Cândida Pinto, venceram ex-aequo o Grande Prémio Gazeta 2005, atribuído pelo Clube de Jornalistas.
O Prémio Gazeta Revelação foi para Inês Almeida, pelos trabalhos «O Lixo do Dia» e «Teatro para Inglês Ver», publicados no suplemento DNA do Diário de Notícias.
O júri decidiu ainda atribuir o galardão Gazeta de Mérito a Edite Soeiro, a jornalista com mais anos de profissão ainda em actividade.

let's google it!

Palavra Google já é oficialmente um verbo
"Usar o motor de busca Google para encontrar determinada informação através da Internet”. É assim que o dicionário Merriam-Webster agora define o possível uso da palavra Google enquanto verbo na língua inglesa.

domingo, julho 09, 2006

fan fest

sexta-feira, julho 07, 2006

a alerta do dia

"(...) Alguém ia mexer nos ossos de D. Afonso Henriques e a ministra não sabia. A pátria tremeu."
Nuno Pacheco, PÚBLICO, 7-07-2006

adeus público, olá público

[A situação do Público assusta. José Manuel Fernandes vai liderar as mudanças editoriais e gráficas, mas pode não ficar até ao fim do projecto. É um jornal de referência e que está pelas ruas da amargura em termos de moral, tiragem e publicidade. Factores bem importantes. Estou muito curioso para saber quais serão as mudanças. Sempre fui fã do Público antigo, mas já há alguns anos que acho que existem muitas mudanças para melhor que se podem fazer. Acredito que muitas mudanças podem não ser positivas...]

Com dezenas de dispensas na calha
'Público' prepara revolução
Nelson Marques, in Expresso
A reestruturação editorial e gráfica do jornal será acompanhada pela dispensa de dezenas de jornalistas e novas contratações. É a «reinvenção» do diário, sublinha a direcção do título.
«A NOSSA ambição é fazer um jornal que seja tão diferente, tão inovador e que rompa tanto com a tradição da imprensa portuguesa como fizemos quando o Público nasceu, há 16 anos». Foi desta forma que o director do «Público», José Manuel Fernandes, explicou hoje ao EXPRESSO a revolução que o título está a preparar para chegar de cara lavada às bancas em Janeiro do próximo ano.
Depois da anunciada modernização gráfica do diário, que tem vindo a ser trabalhada por Mark Porter, o designer responsável pela remodelação do britânico «The Guardian», a direcção do jornal começou esta semana a debater com os jornalistas a reestruturação editorial que o título deverá sofrer. Questionado sobre as alterações que serão introduzidas no diário, Fernandes preferiu escudar-se num «ainda estão em discussão», mas o EXPRESSO sabe que não foi por acaso que o jornal contratou o designer do «The Guardian». O título britânico será «uma das referências», nas palavras de José Manuel Fernandes, do novo «Público» que será composto por dois cadernos: o primeiro concentrará as principais notícias do dia, o segundo deverá incidir mais na reportagem e num outro olhar sobre a realidade.
A decisão deverá implicar a extinção dos três cadernos locais (Porto, Centro e Lisboa). Já em Setembro de 2002, o título de Belmiro de Azevedo havia posto fim à experiência do «Local Minho», que durou apenas dois anos, e este ano avançou com o encerramento de todas as delegações, com excepção da de Coimbra. Fernandes sublinhou, contudo, que o diário manterá a sua matriz, com duas redacções, no Porto e em Lisboa.
A remodelação dos conteúdos e do grafismo deverá ser acompanhada pelo redimensionamento da equipa de jornalistas. José Manuel Fernandes apenas adiantou que as necessidades de pessoal terão que ser «reavaliadas» à luz do novo modelo, mas numa missiva que escreveu esta semana aos jornalistas admitiu que as mudanças seriam feitas num «ambiente de grande turbulência, com muitas pessoas a sair e outras a entrar».
Entre a redacção, existe a convicção de que poderão vir a ser dispensados 40 ou 50 profissionais, uma oportunidade que o jornal aproveitará para introduzir sangue novo na redacção. Confrontado com estes números, o director do «Público» refuta em absoluto esse cenário.
Os prejuízos do título da Sonae no primeiro trimestre de 2006 situaram-se nos 2,2 milhões de euros, um agravamento de 380% em relação ao período homólogo do ano passado. No mesmo período, a circulação média mensal caiu 8,1% para os 44.256 exemplares por edição, acompanhando a tendência de descida da imprensa nacional.

quarta-feira, julho 05, 2006

frase do dia

Não trouxe a minha buzina, vamos perder.
Adepto português numa tasca lisboeta, no intervalo do jogo Portugal-França.

terça-feira, julho 04, 2006

segurar



Alemanha, Gelsenkirchen.

Photobucket - Video and Image Hosting

Alemanha, Lago Illersberg, na Bavaria.