terça-feira, julho 11, 2006

a espreitar

quadro "Retrato de Helena de Fourment", de Peter Paul Rubens

Exposições homenageiam o gosto de Calouste pela arte e livros raros
A Fundação Calouste Gulbenkian assinala os seus 50 anos na próxima terça-feira com uma sessão solene, um concerto e três exposições, uma das quais mostra a biblioteca de livros raros do milionário arménio qu e fundou a instituição.
A sessão solene, que será presidida pelo Presidente da República, Cavaco Silva, terá intervenções deste, do presidente da Gulbenkian, Rui Vilar, e do i nvestigador António Barreto, encarregue da coordenação de um livro sobre os 50 anos da fundação.Esta obra deverá ser apresentada em Outubro e avaliará o impacto da instituição na vida portuguesa ao longo de meio século.
"Será um excelente ponto de partida para pensar o que deve ser a fundação nos próximos 50 anos", indicou Rui Vilar, quando no início deste ano apresent ou o programa das comemorações.
Logo a seguir à sessão solene, vão ser inauguradas duas exposições que homenageiam Calouste Gulbenkian.
A exposição intitulada "O gosto do coleccionador" pretende mostrar como se formou o gosto de Gulbenkian pela arte, através das suas primeiras aquisiçõe s, das viagens que realizou e de como influenciaram as suas escolhas, incluindo desde obras-primas do antigo Egipto até peças de Arte Nova e de Arte Deco, do in ício do século XX.

in Lusa

Sem comentários: