segunda-feira, janeiro 31, 2005
sábado, janeiro 29, 2005
modelos do golfo
Ora aqui está um fato elaborado por uma designer da Arábia Saudita - quem diria, não é uma burqa, longe disso -, durante o desfile Gulf Night em Beirute, no Líbano - essa bela localidade.
in Cria tividade
sexta-feira, janeiro 28, 2005
Adams a rockar Portugal
Bryan Adams nos estúdios da RFM na próxima segunda-feira
O canadiano Bryan Adams que actua no domingo e na segunda-feira em Lisboa e na terça-feira no Porto, estará nos estúdios da RFM na tarde de segunda-feira, para uma entrevista em directo.
De acordo com um comunicado do gabinete de imprensa da estação emitido esta sexta-feira, entre as 15:00 e as 16:00 horas, o cantor vai conversar com Paulo Fragoso e Teresa Lage.
Privilegiando o seu público, a RFM dará a oportunidade a três ouvintes de fazer uma pergunta pessoalmente ao músico, que vem a Portugal para promover o seu mais recente trabalho, «Room Service».
Os autores das três melhores perguntas estarão ao vivo e em directo com Bryan Adams e receberão ainda um convite duplo para o concerto que o cantor fará nessa noite no pavilhão Atlântico, em Lisboa.
in DD
Mundo celebra libertação de Auschwitz
Foi com um encontro entre líderes mundiais, vítimas do Holocausto e jovens que se celebrou o 60.º aniversário da libertação do campo de extermínio nazi
por João Tomé
in Destak
Polónia. Os líderes da Ucrânia, Israel, Rússia, Polónia, União Europeia (José Manuel Barroso) e o vice-presidente norte-americano Dick Cheney, condenaram ontem todas as formas de intolerância e xenofobia, aquando das comemorações do 60.º aniversário da libertação de Auschwitz. A cerimónia começou com o assobio de um comboio, que há mais de 60 anos trouxe centenas de milhares de pessoas para a morte certa em câmaras de gás – pelo menos 1.1 milhões de pessoas morreram no mais mortífero campo nazi. Mesmo ao lado da mítica placa de entrada no campo – que mantém as palavras “Arbeit Macht Frei” [Trabalho dá a liberdade] – dois mil sobreviventes do Holocausto, 50 soldados russos que entraram no campo a 27 de Janeiro de 1945 recordaram o sofrimento e crueldade nazi e celebraram a libertação do campo, com uma cerimónia que envolveu milhares de velas. Apesar da cerimónia calma, o presidente israelita aproveitou para dizer que «os aliados nada fizeram para evitar o massacre de Auschwitz».
Preocupação com o neonazismo
A Alemanha também recordou ontem, no parlamento alemão o 60.º aniversário da libertação nazi, mas as declarações foram dominadas pela preocupação com o fortalecimento dos partidos neonazis nas várias regiões do país. «A extrema-direita tem ousado minimizar a barbárie do Holocausto, faltando ao respeito pelas vitímas», disse o líder social-democrata que acrescentou: «há novamente neonazistas num parlamento alemão. Isto é uma vergonha!»
quinta-feira, janeiro 27, 2005
wowowow
A folk artist from western Indian Gujarat state performs Siddhi Dhamal dance as part of the National Folk Dance Festival to coincide with Republic Day celebrations in New Delhi, India, Monday, Jan. 24, 2005. The Muslim Siddhi community is believed to have originated as slaves from South Africa about 800 years ago. India will be celebrating the 55th Republic Day on Jan. 26. (AP Photo/Gurinder Osan)
Labels:
africa
vidas passadas
Mozart faria hoje 249 anos!
No dia 27 de Janeiro vejamos o que aconteceu:
1756 - Nasce, em Salzburgo, o compositor Wolfgang Amadeus Mozart.
1832 - Nasce o escritor e matemático inglês Lewis Carroll, autor de "Alice no País das Maravilhas" e "Alice do Outro Lado do Espelho". Morreria em 1898, duas semanas antes de completar 56 anos.
1879 - Thomas Edison regista a patente da lâmpada eléctrica.
1967 - Explosão da Apollo 1, primeira nave espacial do projecto norte-americano de viagem à lua. Morrem os astronautas Virgil Crisson, Edward Shite e Roger Chaffes.
Este é o vigésimo sétimo dia do ano.
Faltam 338 dias para o final de 2005.
Pensamento do dia: "Nem o passado existe nem o futuro. Tudo é presente".
Gonzalo Torrente Ballester (1910-99), escritor espanhol.
«Rotas do Mundo» nas bancas a 31 de Março
A revista de viagens «Rotas do Mundo» é colocada nas bancas no dia 31 de Março. A publicação custa 3,80 euros e pertence ao grupo Edimpresa, que aponta para uma estimativa de vendas na ordem dos 45 mil exemplares mensais.
A magazine «Rotas do Mundo» estabeleceu um acordo para a futura publicação em Portugal das reportagens da revista espanhola «Rutas del Mundo». A congénere castelhana é editada pela Hymsa, empresa do grupo Edipresse, um dos accionistas da Edimpresa.
O jornalista Rui Tavares Guedes é o director da revista, que conta com a editora Bárbara Palla e Carmo na coordenação da nova publicação.
A magazine «Rotas do Mundo» estabeleceu um acordo para a futura publicação em Portugal das reportagens da revista espanhola «Rutas del Mundo». A congénere castelhana é editada pela Hymsa, empresa do grupo Edipresse, um dos accionistas da Edimpresa.
O jornalista Rui Tavares Guedes é o director da revista, que conta com a editora Bárbara Palla e Carmo na coordenação da nova publicação.
Auschwitz também esconde histórias de amor
Milhares de luzes a brilhar, representam os 1,1 milhões que morreram devido ao nazismo. No Memorial dos Mártires da Deportação, em Paris.
Quando faz 60 anos da libertação dos prisioneiros do campo nazi de Auschwitz, surge uma história de amor que ocorreu no campo do horror
João Tomé; in Destak
145086. Este é o número tatuado no antebraço que identificava David Szumiraj na sua passagem pelo campo nazi de Auschwitz, símbolo de terror e morte, cuja libertação dos prisioneiros ocorreu precisamente há 60 anos. Por trás do sorriso jovial deste octogenário judeu, a viver actualmente em Buenos Aires, esconde-se um sofrimento que vai para além das palavras – perdeu em Auschwitz 42 familiares –, mas também uma história de amor.
«Foi lá que conheci a minha futura mulher. Não podíamos falar, por isso apenas olhávamos um para o outro», confidenciou David à BBC. O jovem judeu conheceu Perla logo depois de ter sido poupado das câmaras de gás: «Numa das muitas selecções nazis no campo, um dos oficiais olhou para o meu corpo nú e disse “Links” [esquerda em alemão], o que significava a morte na câmara de gás». David puxou o colarinho do alemão de 2 metros e gritou «sou muito novo, deixe-me viver, posso trabalhar!».
O oficial impediu um soldado de lhe dar um tiro na cabeça e pôs David a trabalhar nos campos, onde apenas a troca de olhares com Perla motivou uma paixão que dura até aos dias de hoje.
A primeira conversa entre os dois ocorreu quando os alemães se preparavam para a retirada, com os avanços das tropas aliadas, e foi no meio dos campos de vegetais que deram o primeiro beijo.
Após a retirada alemã homens e mulheres foram separados e David só conseguiu localizar Perla um ano mais tarde, o amor em comum fê-los casarem-se faz em Fevereiro 59 anos. Hoje são orgulhosos bisavôs de três crianças – têm ainda sete netos e dois filhos.
futebol em alta
O Chelsea venceu o Manchester United em Old Trafford e está na final da Taça inglesa (Carligton Cup). Ronaldo e Tiago estiveram frente a frente, assim como Mourinho e o adjunto Carlos Queirós.
______________________
O Benfica venceu o Sporting na Luz (para a Taça) nas grandes penalidades, no melhor jogo da temporada. Muito bom mesmo. Ritmo alucinante com seis golos em 120 minutos. Seguem-se os quartos-de-final.
Melhor jogo da temporada dá vitória emotiva às àguias
Seis golos em 120 minutos (3-3) num jogo alucinante que acabou nos penaltis com a vitória (7-6) do Benfica – o único grande em prova
Por João Tomé
in Destak
Taça de Portugal Muitos golos e emoção culminaram com a vitória, após as grandes penalidades, do Benfica, ontem à noite num Estádio da Luz cheio e ao rubro. No melhor jogo da temporada até ao momento, que terminou empatado 3-3, os penaltis (7-6) permitiram aos encarnados passar aos quartos-de-final, depois de Miguel Garcia ter falhado o sétimo penalti, ao enviar a bola à barra – todos os outros jogadores marcaram.
Toda a partida foi disputada a um ritmo intenso, repleto de oportunidades e emotividade, mas foi o final do prolongamento que causou maiores surpresas. Depois da expulsão de Hugo Viana, por alegada agressão, o jovem lateral Paíto com um conjunto de dribles fantásticos dá a vantagem que parecia definitiva ao Sporting. Quando nada o fazia prever Simão atira uma bomba, de fora da área, que só pára nas redes de Tiago e que deu o empate final.
Jogo frenético
Os primeiros 22 minutos de jogo deram quatro golos e muito espectáculo. O Benfica entrou de rompante com um golo logo aos três minutos de jogo, após um livre apontado por Simão que foi ao poste e que permitiu a Geovanni marcar mesmo em cima da linha de jogo. Os leões responderam da melhor forma ao chegar à igualdade num fantástico livre directo de Hugo Viana.
Dois minutos depois é Liedson que, sem marcação, remata forte para dar a vantagem à sua equipa. Para culminar esta fase emotiva da partida Geovanni aproveita e volta a marcar de recarga, agora de cabeça, após um livre perigoso de Petit. A toada emocionante e frenética da primeira parte manteve-se – apesar da lesões de Ricardo Rocha e Custódio –, com os sportinguistas a mostrarem maior capacidade ofensiva e a ganharem vários cantos perigosos. Na segunda metade do jogo foi o Benfica que entrou com mais vontade em chegar ao golo, mas a primeira grande ocasião pertenceu ao Sporting com Rochemback a enviar a bola à barra.
As emoções estavam ao rubro na Luz, e no minuto seguinte é Geovanni que depois de fabulosa arrancada se isola mas falha escandalosamente a baliza. Logo a seguir é Nuno Gomes a desmarcar-se pela direita e a permitir a defesa apertada de Tiago.
Destaque também para a alteração táctica do Trapattoni, que ao colocar Fyssas na esquerda, subiu na ala Dos Santos e pôs Simão a ajudar Nuno Gomes na frente. O prolongamento manteve o mesmo ritmo frenético com Carlitos a enviar a bola ao poste e dois golos a darem um empate inesperado num dos melhores derbis dos últimos tempos.
neve na Europa
[Esta foto é de Itália.] A onda de frio e os nevões que têm atingido grande parte da Europa desde o início da semana já provocaram 28 mortes, a maioria das quais causadas por avalanches e acidentes de viação. Há neve por todo lado, inclusivé em Maiorca e Ibiza.
Não. Não é o Polo Norte, é mesmo uma das praias mais populares de Ibiza - cheia de neve.
quarta-feira, janeiro 26, 2005
Soldados robots no Iraque
O exército dos Estados Unidos vai enviar para o teatro de guerra no Iraque, a partir de Março ou Abril, um pequeno contingente de 18 robôs-guerreiros controlados à distância, disseram ontem fontes militares. Produzidos por uma pequena empresa de Massachusetts, os robôs SWORDS – de um metro de altura – serão os primeiros veículos robóticos armados a ser usados em combate segundo a Associated Press – possuem pequenas armas controladas directamente por um operador.
vamos mais ao ginásio
Marktest: 1,3 milhões de portugueses frequenta ginásios
Os frequentadores de ginásios, academias e health clubs são mais de 1,3 milhões só no Continente, pelo menos é o que revela um estudo da Marktest intitulado «Consumidor 2004».
De acordo com os dados disponíveis, 1.396 mil residentes em Portugal Continental com mais de 15 anos de idade frequentam ginásios e health clubs, um número que representa 16,8% do universo em análise.
Segundo o estudo, este hábito abrange sobretudo as mulheres, os jovens, os residentes na Grande Lisboa e no Grande Porto, as classes alta e média alta, os quadros médios e superiores e os estudantes.
O mesmo estudo revela ainda que na Grande Lisboa, 22,1% afirma frequentar ginásios ou academias, sendo que as mulheres apresentam uma taxa superior à média do universo – 18.8%.
Os mais jovens também apresentam valores superiores à média, tendo 28,8% dos indivíduos idades entre os 15 e os 17 anos e 29,8% idades entre os 18 e os 24 anos.
telemóveis no metro (pena já não andar muito)
Telemóveis no Metro de Lisboa serão permitidos em Junho
O uso de telemóveis no Metropolitano de Lisboa será permitido a partir do próximo mês de Junho, noticia esta quarta-feira o Correio da Manhã.
De acordo com o jornal, a informação surgiu na terça-feira, no mesmo dia em que as empresas públicas de transportes apresentaram um programa que permitirá obter ganhos entre 195 e 285 milhões de euros até 2007.
Ainda segundo a publicação, o défice operacional da Carris, CP, Metropolitanos de Lisboa e Porto, STCP e TransTejo ascendeu a 175 milhões de euros em 2004.
Segundo as contas das empresas, o défice operacional aumentará 45 milhões até 2007.
in DD
terça-feira, janeiro 25, 2005
vida e sol, ao natural
An African lion yawns in a zoo in Kunming, capital of southwest China's Yunnan Province, on Saturday, Jan. 22, 2005. Temperature soar in the area to around 20 degrees Celsius or 68 degrees Fahrenheit in Kunming, bringing a taste of spring to the animals here. (Xinhua Photo/Lin Yiguang)
Solar Flare. The largest emission of radiation by the sun in 15 years could disrupt mobile telephone communications as well as television and radio reception, scientists said.(AFP/NASA (news - web sites)-HO/File)
Labels:
astronomia,
ciência
segunda-feira, janeiro 24, 2005
Lisboa com temperaturas de 3 a 5º C negativos
[Está frio. Esta foto (Lusa) é de uma aldeia de Castelo Branco, onde o frio será bem maior do que em Lisboa.]
A vaga de frio que vai afectar Portugal a partir da tarde de segunda-feira deverá traduzir-se em temperaturas mínimas de 10º C negativos nas terras altas do Interior Norte e Centro. Em Lisboa, o mercúrio nos termómetros deverá cair até aos três a cinco graus negativos.
Em declarações à TSF, Sérgio Lopes, da Linha de Saúde Pública, referiu que a capital deverá registar temperaturas mínimas «na ordem dos três a cinco graus negativos» enquanto durar a vaga de frio, que deverá durar até ao final da semana.
As temperaturas poderão ainda baixar mais caso se registem ventos mais fortes, alerta o responsável.
A Direcção-Geral de Saúde (DGS) recomenda aos cidadãos que tomem algumas precauções para enfrentar estas condições adversas:
-previna-se com roupa quente e calçado adequado;
-use várias camadas de roupa em vez de uma única peça de tecido grosso. Evite as roupas muito justas ou as que o façam transpirar;
-o ar frio não é bom para a circulação sanguínea. Evite actividades físicas intensas que obrigam o coração a um maior esforço e podem até conduzir a um ataque cardíaco;
-tenha cuidado com as lareiras; em locais fechados e sem renovação de ar, a combustão pode originar a produção de monóxido de carbono, um gás mortal;
-tome também cuidado com os aquecedores devido ao risco de acidentes domésticos;
-se tiver que sair de casa, proteja a cabeça, utilizando um chapéu ou gorro e nas mãos use luvas. Mantenha as roupas secas, evitando perdas de calor.
-procure estar atento aos avisos e recomendações da autoridades competentes.
in DD
sem chuva mas com friiiooooo
Janeiro sem chuva, situação inédita no último século
O Instituto de Meteorologia (IM) anunciou hoje que continua a não prever chuva em Portugal Continental até ao final do mês, situação que tornará este Janeiro o mais seco do último século nalgumas regiões do país.
Tendo em conta as previsões até ao fim deste mês (mais sete dias), as regiões Centro e Sul terão valores de precipitação inferiores aos mínimos históricos observados, "nalguns casos com mais de 100 anos", como em Lisboa e Évora.
Nestas duas regiões, nunca tinha havido um mês de Janeiro sem chuva, como o actual, desde 1901, assinala o IM.
in Lusa
ETIC produz televisão interna para Sumol
etic_ [Há escolas que valem a pena, apesar do preço bastante alto. A ETIC é uma delas. Também quero!!]
A ETIC, no âmbito do Gabinete de Projectos, vai criar, produzir e realizar os conteúdos da Televisão Sumol. Segundo os responsáveis da ETIC, o canal funciona em 200 centrais de vendas do país. Cada programa da Televisão SUMOL tem a duração de 15 minutos e é emitido semanalmente. O primeiro programa vai para o ar já no mês de Abril. Renata Amaral e Ricardo Andrea coordenam o projecto. in Meios e Pub
A ETIC, no âmbito do Gabinete de Projectos, vai criar, produzir e realizar os conteúdos da Televisão Sumol. Segundo os responsáveis da ETIC, o canal funciona em 200 centrais de vendas do país. Cada programa da Televisão SUMOL tem a duração de 15 minutos e é emitido semanalmente. O primeiro programa vai para o ar já no mês de Abril. Renata Amaral e Ricardo Andrea coordenam o projecto. in Meios e Pub
domingo, janeiro 23, 2005
frio, muito frio
Vem aí o frio: temperaturas vão rondar os zero graus
Uma vaga de frio vai assolar o território continental nesta semana. A partir de segunda-feira, as temperaturas vão baixar de forma considerável, devido à influência de uma massa de ar frio de origem polar. Segundo afirmou o Instituto de Meteorologia, o tempo frio vai durar até quinta-feira. Os dias 26 e 27 de Janeiro (quarta e quinta-feira) deverão ser os mais complicados, com as temperaturas na zona norte do País a não ultrapassar os cinco graus centígrados.
bilhetes caros
Bilhetes para o concerto dos U2 custam 53 euros
O bilhete mais barato para assistir ao concerto dos U2 em Portugal, a 14 de Agosto, será de 53 euros. O espectáculo ainda não tem local definido, encerrando a digressão europeia de promoção ao mais recente disco, «How To Dismantle An Atomic Bomb».
sábado, janeiro 22, 2005
máscara de água
Austria's Markus Rogan swims during the men's 100m backstroke race at the Short Course Swimming World Cup, in Berlin, January 22, 2005. REUTERS/Michael Dalder
ilha ao largo de Goa
Diu - A Ilha da Sedução --- por Ana Isabel Mineiro, in Público
Um pedaço de terra e de céu, uma ilha presa à costa pelas palmeiras, pássaros e gentes, que são os mesmos de um lado e do outro da ponte que liga a aldeia piscatória de Ghogla à pequena cidade de Diu. Aprazível e pouco turística, a ilha parece ter parado no tempo.
Deste lado, uma praia de areia escura cheia de barcos engalanados; do outro, Diu, onze quilómetros de comprimento por três de largura, povoada de cristãos, hindus e muçulmanos, numa cordial comunhão adoçada pelo clima tropical. Algumas cristãs usam vestidos um pouco abaixo do jelho, mas todas usam também o tradicional sari indiano, elegante peça de tecido enrolada à volta da cintura que termina com um drapeado sobre o ombro. Com igrejas tão bonitas como Goa, praias praticamente desertas, e o tamanho ideal para percorrer a pé e de bicicleta, Diu, a "Ilha" - de dwee, em sânscrito - dá-nos vontade de ficar por uns tempos.
Salta à vista a presença portuguesa bem antes de chegarmos ao forte. As ruas interiores da única cidade, que tem o mesmo nome da ilha, por vezes lembram uma Lisboa antiga e arruinada, e algumas ruas mantêm mesmo os nomes portugueses. Da língua, já muito poucos sabem e, mesmo esses, têm dificuldade em entender o português moderno, limitando-se a acenar com a cabeça quando falamos... mas acabei por encontrar quem me desse informações sobre "a carreira" para Nagoa e a localização da belíssima igreja de S. Paulo, que abriga uma N. Sra. De Fátima muito venerada. Mas a imagem mais difundida é a do forte, que hoje é prisão. A vista do cimo é linda, abrangendo o verde da ilha e a linha de terra mais adiante, separadas por um mar azul que muda de tonalidade com a luz. Os canhões estão no seu lugar de sempre, muito bem conservados, mas o pátio interior está coberto de ervas altas e não permite outro passeio que não seja à volta das muralhas, ao longo do mar, de uma torre para a outra. Os turistas indianos gostam de se fazer fotografar encavalitados nestas memórias de ferro e bronze da época colonial, do tempo daqueles templos estranhos chamados "igrejas", brancos por fora e dourados por dentro, onde nem é preciso tirar os sapatos antes de entrar.
ver mais
Homenagem a Bordalo Pinheiro
[Já agora deixo o conselho para visitarem a Fábrica de Faianças Bordallo Pinheiro, nas bonitas Caldas da Rainha e verem outras coisas interessantes para além dos manguitos.]
Tributo ao caricaturista, pintor e escultor português no Museu da Imprensa
O Museu Nacional da Imprensa inaugura sexta-feira, no Porto, a exposição "Bordallo Pinheiro: um génio sem fronteiras" para homenagear o caricaturista, pintor e escultor português no âmbito do centenário da sua morte.
Em declarações à agência Lusa, o director do museu destaca em Bordalo Pinheiro a "permanente actualidade do seu humor", considerando que as caricaturas do criador do "Zé Povinho" se encaixam nos dias de hoje.
A mostra, exposta até Maio, que visa sublinhar "a sua genialidade fixada em múltiplos jornais e livros, em Portugal e no estrangeiro", é composta por originais e dezenas de publicações periódicas, das quais Rafael Bordalo Pinheiro foi fundador ou colaborador.
Para assinalar a "actualidade" do humor de Bordalo Pinheiro, o museu fará, nesta mostra, uma referência especial à forma como o caricaturista viu as eleições.
"É possível ver que o que era criticado há mais de 100 anos é o mesmo de hoje", considerou Luís Humberto Marcos, acrescentando que Bordalo Pinheiro já mostrava a desconfiança nos políticos e as promessas que eles faziam e, depois, não cumpriam. "Foi capaz de mostrar como os políticos voltavam a cara quando acabavam as eleições", disse.
Considerando Bordalo Pinheiro como uma "das pessoas mais críticas e frontais da história do jornalismo", Luís Humberto Marcos afirmou ser intenção do museu fixar o nome do artista na futura galeria internacional da caricatura projectada para este ano.
A vida do criador de “Zé Povinho”
Rafael Bordalo Pinheiro nasceu a 21 de Março de 1846, em Lisboa, e morreu a 23 de Janeiro de 1905, também na capital.
Começou o estudo do desenho com o pai, mas depois trocou o pincel pelo lápis, tornando-se caricaturista e rivalizando com a maior parte dos estrangeiros.
O seu primeiro grande sucesso foi com a "Lanterna Mágica", a que pertenciam Guerra Junqueiro, Guilherme de Azevedo e Lino de Andrade, onde surgiu o "Zé Povinho", em Junho de 1875.
Bordalo experimentou também o barro, tendo tido um primeiro contacto com o material nas oficinas Gomes de Avelar e ao qual dedicou 21 anos de trabalho na Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha.
Labels:
caldas,
obito,
pessoas que cativam
paisagens do irão
Ora aí está o que os americanos consideram uma base suspeita no Irão. Estarão lá a fabricar armas nuclueares? Será que vai haver guerra e depois eles aparecem por lá e afinal não havia armas nucleares? De facto, para a administração Bushas primeiro faz-se a guerra e depois confirma-se...
A satellite image, received courtesy of the Institute for Science and International Security, shows a view of suspect military facilities within Parchin, Iran(AFP/Digitalglobe/Isis)
20% dos europeus fica no trabalho para navegar na Internet
Um estudo realizado pela Online Publishers Association e Nielsen/NetRatings vem revelar que 20% dos europeus permanece mais tempo no local de trabalho para navegar na Internet.
O estudo «Internet Use at Work», cuja segunda parte foi divulgado esta quinta-feira, tem por objectivo mostrar a crescente influência da Internet e a sua importância como meio publicitário.
Realizado com base em 5.000 leitores online dos principais jornais europeus, este estudo vem revelar que 80% dos europeus que se ligam à Internet no trabalho consultam diariamente os principais jornais online. Destes, 82% diz que os jornais online são a melhor forma de se manterem informados enquanto estão a trabalhar.
Por outro lado, 88% dos que acedem à Internet a partir do trabalho dizem consultar regularmente páginas pré-definidas, os denominados «favoritos», e 38% admitiu consultá-las mais atentamente no trabalho do que em casa.
O estudo permitiu ainda verificar que 40% dos inquiridos visita semanalmente a partir do emprego sites dedicados a viagens, para ficarem a par de ofertas de última hora e planificar, assim, as suas escapadelas e tempos livres.
in DD
sexta-feira, janeiro 21, 2005
luz do sol vai a caminho da américa
Hoje o ocaso do sol regista-se às 17h41.
Já alguém reparou que não chove? Para os citadinos até que dá jeito (trânsito, constipações, etc), mas para a natureza e humanidade no geral, acaba por não ser propriamente bom.
quinta-feira, janeiro 20, 2005
it´s the end of the world as we know it, and i feel fine
Bush tomou posse hoje e jurou não jurar proteger o mundo das suas garras.
A protester dressed as U.S. President George W. Bush carries an inflatable globe as another dressed like Vice President Dick Cheney (news - web sites) pulls strings like a marionette puppet on the streets of Washington, January 20, 2005 on the day of the presidential inauguration. Foto: REUTERS/Jason Reed
ar poluído, planeta doente
Aqui se vê o ar poluído sobre o mar da China.
Estados Unidos querem evitar alterações climáticas
Americanos não querem relacionar catástrofes naturais, como os tsunamis, com alterações climáticas
Os Estados Unidos pretendem que as alterações climáticas não sejam abordadas no âmbito da reunião da Conferência Mundial sobre a Prevenção de Catástrofes, que está a ocorrer em Kobe, no Japão. A delegação norte-americana opõe-se também à colocação de várias referências à mudança climática nos textos finais. «O nosso desejo é que isso não nos distraia do processo em curso», explicou ontem o chefe da delegação americana, Mark Langon, que considera as alterações climáticas uma polémica «muito conhecida, que pode ser evitada aqui.» Os Estados Unidos são um dos países que se negaram a assinar o protocolo de Kioto, que pretende reduzir as emissões de gases de efeito de estufa. JT
A haze due to air pollution hangs across a bank of clouds over the South China sea. The United States, which opposes the Kyoto protocol on global warming, is trying to remove references to climate change in UN talks aimed at setting up a disaster early warning system, a US official said.(AFP/NASA)
Labels:
astronomia,
ciência
quarta-feira, janeiro 19, 2005
CMB vs. CML
Em plena jardim do centro de Lisboa - mesmo a porta da casa do serEmot - pode-se encontrar a barreira e fita da foto, onde ocorrem obras da câmara. Está bem. Pode ser, eu deixo. A CM do Barreiro é mesmo porreira, até empresta fita à CM de Lisboa.
gratuito é o jornal
[Está aí a moda dos gratuitos. Para ser sincero acho que está para durar. Os jornais convencionais começam a ter edições gratuitas, o que acaba por mostrar o sucesso dos gratuitos. Em Portugal temos o Destak e o Metro - todos em Lisboa (ouvi falar de um que existe no Porto).]
Diário espanhol Cinco Días com distribuição gratuita uma vez por semana
A administração do diário económico espanhol Cinco Días, do grupo Prisa, decidiu distribuir o jornal gratuitamente uma vez por semana, como suplemento de outros títulos, nas regiões das Canárias e Andaluzia, com o objectivo de aumentar a circulação do título. Em Agosto último a administração da Prisa já dera um primeiro passo neste sentido, ao integrar o jornal Cinco Días nos relatórios da OJD (equivalente à portuguesa APCT) como publicação «mista», ou seja, composta pelos números de vendas normais em banca e circulação como «oferta controlada». Nos primeiros três meses após essa decisão, o título conheceu um incremento de cerca de seis mil exemplares na sua circulação, factor que motivou a decisão agora anunciada. De acordo com as informações veiculadas pela imprensa espanhola, na base desta decisão está o facto de o aumento de circulação do jornal - apesar de não representar um correspondente aumento nas receitas - permitir ao título aumentar os seus argumentos na angariação de anunciantes.
in Meios e Pub
Diário espanhol Cinco Días com distribuição gratuita uma vez por semana
A administração do diário económico espanhol Cinco Días, do grupo Prisa, decidiu distribuir o jornal gratuitamente uma vez por semana, como suplemento de outros títulos, nas regiões das Canárias e Andaluzia, com o objectivo de aumentar a circulação do título. Em Agosto último a administração da Prisa já dera um primeiro passo neste sentido, ao integrar o jornal Cinco Días nos relatórios da OJD (equivalente à portuguesa APCT) como publicação «mista», ou seja, composta pelos números de vendas normais em banca e circulação como «oferta controlada». Nos primeiros três meses após essa decisão, o título conheceu um incremento de cerca de seis mil exemplares na sua circulação, factor que motivou a decisão agora anunciada. De acordo com as informações veiculadas pela imprensa espanhola, na base desta decisão está o facto de o aumento de circulação do jornal - apesar de não representar um correspondente aumento nas receitas - permitir ao título aumentar os seus argumentos na angariação de anunciantes.
in Meios e Pub
segunda-feira, janeiro 17, 2005
por terras do Dakar
Esta é a costa de Dakar, por onde passava um piloto francês. Reparem na água castanha, ou alaranjada, como preferirem. Ontem terminou o rali Dakar.
Foto: AFP/Martin Bureau
caracóis mortais
Será isto normal? Não. Por isso é notícia. Que notícia tão triste, não sei quem a meteu aqui... Ah! Fui eu. Oops.
Francês mata mulher porque o escargô estava muito cozido
Um francês bateu na sua esposa até à morte em Romainville, arredores de Paris, depois de uma briga conjugal porque o prato de escargô que ela serviu estava muito cozido, informaram fontes judiciais na passada quinta-feira. Preso desde terça-feira, o homem reconheceu que bateu na mulher, de 51 anos, por esse motivo. Mas não foi só isso... Depois de espancá-la, o marido foi dormir, enquanto ela sofria no chão. Quando acordou no meio da noite e viu que a esposa não se levantava, finalmente resolveu chamar os bombeiros. As brigas violentas do casal eram notórias e o marido tinha problemas de alcoolismo.
(AFP)
Cervantes, a vida do criador de um mito universal
Escritor, soldado, cobrador de impostos ... a vida de Miguel de Cervantes Saavedra, criador do eterno mito de Dom Quixote, que completa 400 anos, é uma verdadeira lenda, com muitos pontos obscuros, digna ela própria de um romance ou mesmo de um filme. Aqui fica a ideia para os senhores do cinema - se quiserem estou disponível para realizar (já me contentava com filmar, ou escrever).
comedores de dinossauros
Descobertos na China restos de mamíferos que devoravam dinossauros
Um grupo de pesquisadores descobriu na China restos de dois mamíferos, um deles do tamanho de um cão, que se alimentavam de pequenos dinossauros, o que contradiz teorias de que os mamíferos da época eram pequenos e insectívoros.
Bill e Paul de novo juntos
Microsoft Chairman Bill Gates, left, chats with former business partner Paul in this March 11, 2003, photo. (AP/Elaine Thompson)
domingo, janeiro 16, 2005
hotmail no telemóvel
Hotmail disponibiliza consulta de e-mail a partir de telemóveis
O Hotmail, provedor de correio electrónico gratuito, vai permitir aos utilizadores consultar as suas mensagens através de qualquer telefone com suporte SMS.
Através do novo serviço será possível ler, responder e eliminar as mensagens armazenadas no Hotmail, como se o utilizador estivesse frente a um computador. Existe ainda a possibilidade de um alerta que anuncia a chegada de novas mensagens.
A novidade está a ser lançada em 32 países e as tarifas serão diferenciadas, mediante os preços implementados por cada operadora local de telecomunicações.
in DD
O Hotmail, provedor de correio electrónico gratuito, vai permitir aos utilizadores consultar as suas mensagens através de qualquer telefone com suporte SMS.
Através do novo serviço será possível ler, responder e eliminar as mensagens armazenadas no Hotmail, como se o utilizador estivesse frente a um computador. Existe ainda a possibilidade de um alerta que anuncia a chegada de novas mensagens.
A novidade está a ser lançada em 32 países e as tarifas serão diferenciadas, mediante os preços implementados por cada operadora local de telecomunicações.
in DD
olho de cavalo
With the temperature near 10 below zero Fahrenheit, a frost coated horse stands in a field as the sun rises on Gore Hill near Great Falls, Mont., Wednesday, Jan. 5, 2005. (AP Photo/Great Falls Tribune, Robin Loznak)
Six Feet Under
in Pensa (mentos) melhor
É incrivel como uma série de televisão nos consegue tocar. Bem lá dentro do nosso âmado. Em aspectos diferentes e importantes. Seinfeld é uma série de culto, que via quando estava no meu segundo ano de faculdade, e me deitava às 3h da manhã para poder vê-la.
Sete Palmos de Terra. (2) Tenho passado os meus serões de sábado a acompanhar dois episódios seguidos, que passam na A Dois. Série fantástica que tem uma capacidade de surpreender fascinante. Aqui estamos a ver vidas de pessoas que, embora aparentemente não tenham nada a ver connosco, acabam por estar relacionadas com a nossa vida em tantos sentidos e formas. A vida é-nos apresentada com esperanças, frustrações, situações embaraçosas, amizade, união e discussão familiar, homossexualidade, morte, infidelidade, morte, depressões, vida, problemas mentais, indecisões pré-universitárias. Enfim. Um sem número de situações e personagens apaixonantes em tantos sentidos. É cativante e até pedagógico, pelo menos para mim.
Sinopse:
"Sete Palmos de Terra", da autoria de Allen Ball, o mesmo argumentista de "American Beauty", considerada a melhor série de televisão de 2002 e premiada com dois Globos de Ouro, continua no nosso convívio em mais uma série de novos episódios.
Teve um estrondoso êxito nos Estados Unidos e noutros países desde que começou a ser exibida. Como diz o Washington Post, "Sete Palmos de Terra", incita a uma devoção compulsiva. "Sete Palmos de Terra", é uma série dramática que nos dá uma visão trági-cómica da vida e da morte segundo a perspectiva de uma família americana disfuncional de Pasadena, que possui e dirige uma agência funerária.
"Sete Palmos de Terra" é uma série estranha, densa, profunda e cruzada por uma interessante dose de humor negro.
"Sete Palmos de Terra" fala-nos sobre a vida, apesar de tratar de morte e é brilhantemente escrita e interpretada. [Já está disponível o DVD!!]
Duração: 60 Minutos
Autoria: Allen Ball
Produção: Allen Ball e Robert Greenblat
Realização: Miguel Artete e Daniel Attias
Com: Peter Krause, Michael C. Hall, Frances Conroy, Lauren Ambrose, Freddy Rodriguez, Mathew St. Patrick, Rachel Griffiths
NOTÍCIA
Ball faz funeral a 'Sete Palmos de Terra'
Alan Ball vai pôr um ponto final na série de culto de que é argumentista e produtor, Sete Palmos de Terra. Ball confirmou à BBC que a quinta e última temporada entra em fase de produção na próxima semana. «Se a série é sobre algo, é precisamente sobre o facto de tudo ter um fim», resumiu Ball.
Produzida pela HBO, Sete Palmos de Terra ganhou vários prémios, entre os quais dois Globos de Ouro e seis Emmy, e colecciona uma imensa legião de fãs. A produtora confirmou a morte anunciada da série, mas não diz quando vão ser emitidos os derradeiros episódios.
«Vou sentir saudades de tantos talentosos argumentistas, equipa, actores e vou estar sempre grato à HBO por nos permitir e encorajar a contar a história que concebemos», disse Ball à BBC.
Para além de Sete Palmos de Terra, a HBO Internacional produz séries como Os Sopranos e Sexo e a Cidade.
Sete Palmos de Terra conta a história de uma família de agentes funerários de Pasadena, na Califórnia. Os fãs portugueses podem ver a segunda temporada da série (que a 2: já passou) na Fox, a partir das 21.30 do próximo sábado.
Outras séries muito boas são Angels in America, 24, Sopranos... entre outras.
É incrivel como uma série de televisão nos consegue tocar. Bem lá dentro do nosso âmado. Em aspectos diferentes e importantes. Seinfeld é uma série de culto, que via quando estava no meu segundo ano de faculdade, e me deitava às 3h da manhã para poder vê-la.
Sete Palmos de Terra. (2) Tenho passado os meus serões de sábado a acompanhar dois episódios seguidos, que passam na A Dois. Série fantástica que tem uma capacidade de surpreender fascinante. Aqui estamos a ver vidas de pessoas que, embora aparentemente não tenham nada a ver connosco, acabam por estar relacionadas com a nossa vida em tantos sentidos e formas. A vida é-nos apresentada com esperanças, frustrações, situações embaraçosas, amizade, união e discussão familiar, homossexualidade, morte, infidelidade, morte, depressões, vida, problemas mentais, indecisões pré-universitárias. Enfim. Um sem número de situações e personagens apaixonantes em tantos sentidos. É cativante e até pedagógico, pelo menos para mim.
Sinopse:
"Sete Palmos de Terra", da autoria de Allen Ball, o mesmo argumentista de "American Beauty", considerada a melhor série de televisão de 2002 e premiada com dois Globos de Ouro, continua no nosso convívio em mais uma série de novos episódios.
Teve um estrondoso êxito nos Estados Unidos e noutros países desde que começou a ser exibida. Como diz o Washington Post, "Sete Palmos de Terra", incita a uma devoção compulsiva. "Sete Palmos de Terra", é uma série dramática que nos dá uma visão trági-cómica da vida e da morte segundo a perspectiva de uma família americana disfuncional de Pasadena, que possui e dirige uma agência funerária.
"Sete Palmos de Terra" é uma série estranha, densa, profunda e cruzada por uma interessante dose de humor negro.
"Sete Palmos de Terra" fala-nos sobre a vida, apesar de tratar de morte e é brilhantemente escrita e interpretada. [Já está disponível o DVD!!]
Duração: 60 Minutos
Autoria: Allen Ball
Produção: Allen Ball e Robert Greenblat
Realização: Miguel Artete e Daniel Attias
Com: Peter Krause, Michael C. Hall, Frances Conroy, Lauren Ambrose, Freddy Rodriguez, Mathew St. Patrick, Rachel Griffiths
NOTÍCIA
Ball faz funeral a 'Sete Palmos de Terra'
Alan Ball vai pôr um ponto final na série de culto de que é argumentista e produtor, Sete Palmos de Terra. Ball confirmou à BBC que a quinta e última temporada entra em fase de produção na próxima semana. «Se a série é sobre algo, é precisamente sobre o facto de tudo ter um fim», resumiu Ball.
Produzida pela HBO, Sete Palmos de Terra ganhou vários prémios, entre os quais dois Globos de Ouro e seis Emmy, e colecciona uma imensa legião de fãs. A produtora confirmou a morte anunciada da série, mas não diz quando vão ser emitidos os derradeiros episódios.
«Vou sentir saudades de tantos talentosos argumentistas, equipa, actores e vou estar sempre grato à HBO por nos permitir e encorajar a contar a história que concebemos», disse Ball à BBC.
Para além de Sete Palmos de Terra, a HBO Internacional produz séries como Os Sopranos e Sexo e a Cidade.
Sete Palmos de Terra conta a história de uma família de agentes funerários de Pasadena, na Califórnia. Os fãs portugueses podem ver a segunda temporada da série (que a 2: já passou) na Fox, a partir das 21.30 do próximo sábado.
Outras séries muito boas são Angels in America, 24, Sopranos... entre outras.
sábado, janeiro 15, 2005
superficie de Titã com cor laranja
Mais fotos da fantástica sonda, que demorou sete anos a chegar a Titã. A superfície tem cor alaranjada e pedaços de gelo.
This image was returned Friday, Jan.14, 2005, by ESA's Huygens probe during its successful descent to land on Titan. This is the coloured view, following processing to add reflection spectra data, gives a better indication of the actual colour of the surface. Initially thought to be rocks or ice blocks, they are more pebble-sized. The two rock-like objects just below the middle of the image are about 15 centimetres (left) and 4 centimetres (centre) across respectively, at a distance of about 85 centimetres from Huygens. The surface is darker than originally expected, consisting of a mixture of water and hydrocarbon ice. There is also evidence of erosion at the base of these objects, indicating possible fluvial activity. (AP Photo/ESA/NASA/University of Arizona)
ESA divulga os primeiros sons e cores de Titã
A Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou este sábado os primeiros sons de Titã, depois da chegada da sonda Huygens, na véspera, àquela lua de Saturno, cuja superfície apresenta um tom alaranjado, segundo as primeiras imagens obtidas.
Durante toda a travessia que fez da atmosfera até à superfície de Titã, um percurso de mais de duas horas e meia, a sonda gravou sons com um instrumento que ia a bordo denominado chamado HASI (Huygens Atmospheric Structure Instrument) e activado imediatamente após a entrada na atmosfera do planeta.
Marcello Fulchignoni, principal investigador do HASI, apresentou ainda outro som, constituído pelo envio de um sinal e do seu retorno, como uma espécie de radar, com o qual será possível deduzir a altitude, velocidade de descida, o choque com a superfície ou a presença de outros elementos, como nuvens.
Entretanto, os cientistas concluíram, a partir de algumas das informações que obtiveram da sonda Huygens, que a atmosfera de Titã contém metano, etano e outros componentes orgânicos que irão ser analisados.
«Durante a descida da Huygens pela atmosfera de Titã observa-se uma névoa que contém leva metano, deduzindo-se que há metano na superfície da lua, que se evapora e sobe», explicou o director do Departamento de Ciência do Espaço da ESA, Alvaro Giménez-Cañete.
A Cassini-Huygens é o engenho espacial a pousar no local mais distante da Terra.
in DD
Labels:
astronomia,
ciência
Titã, tão longe e tão perto
Em primeira mão, ou 320 milésima. As fotos da lua Titã! Esta imagem crua, foi enviada esta noite (no planeta Terra, a parte europeia) pela câmara da sonda ESA Hugens DISR que na sua descida pela atmosfera da lua de Saturno Titã, que tem quase o mesmo tamanho que a Terra e condições atmosféricas semelhantes às do nosso planeta nos seus primórdios - temperaturas que rondam os 200 graus negativos. A fotografia mostra a superfície de Titã, com blocos de gelo por todo o lado.
Foto: ESA/NASA/University of Arizona
European Space Agency image from television, Friday, Jan. 14, 2005 after the Huygens space probe beamed data including this image back to earth through its Cassini mothership orbiting Saturn's moon Titan. The data are expected to shed light on what Titan's atmosphere and surface are made of, and possibly on the origins of life on Earth.
(AP Photo/ ESA)
Montagem sobre como poderá ter sido a passagem da sonda por Titã.
ver fotos da da aventura espacial aqui.
Labels:
astronomia,
ciência
sexta-feira, janeiro 14, 2005
Milhões para alguém
[Xiii. Não ganhei o Euromilhões! Quer dizer. Também não joguei!! Mas queria ter jogado, mas pensei que o sorteio fosse sábado e ainda desse amanhã fazer a aposta. De qualquer forma vou tentar a minha sorte no Totoloto. Alguém ganhou??]
Sorteio do Euromilhões (03º/2005)
Chave Sorteada: 6, 11, 14, 19, 29 + 1, 3
1º Prémio: 25 milhões de euros
Sorteio do Euromilhões (03º/2005)
Chave Sorteada: 6, 11, 14, 19, 29 + 1, 3
1º Prémio: 25 milhões de euros
Quem é quem.
Registo. Neste blogue existem uns cinco comentários a posts (para encontrar é díficil). São todos de estrangeiros, nenhum deles fala ou percebe português. Um dos quais é o próprio autor de uma fotografia que postei tirada no Irão e que estava nas agências internacionais de notícias (o que é muito estranho). Ou seja. Mesmo sem perceberem patavina gostam das fotos. Ou seja (2). Ninguém lê o que escrevo só olham para as fotos, eheh.
Mas é uma curiosidade peculiar. Ficou registado. As Caldas da Rainha esperam-me.
Mas é uma curiosidade peculiar. Ficou registado. As Caldas da Rainha esperam-me.
Labels:
caldas
adams always on top
O menino Adams é solidário, e vem a Portugal já dia 30 de Janeiro para dar TRÊS concertos. Aliás, concertos é com ele, por todo o mundo. Sim, o senhor já esgotou o Atlântico e como gosta tanto de nós, vai dar mais um em Lisboa.
Bryan Adams perform during the Canada For Asia concert in Toronto Thursday Jan. 13, 2005. The cream of Canadian show business, the arts and sports assembled at the CBC broadcasting center Thursday evening to take part in Canada For Asia, a three-hour, history-making live telecast in support of relief efforts for the tsunami victims of South Asia.
(AP Photo/Aaron Harris)
Bryan Adams dará concerto extra em Lisboa
O canadiano Bryan Adams agendou um concerto extra no Pavilhão Atlântico, em Lisboa, para 31 de Janeiro, anunciou sexta-feira a promotora Ritmos & Blues. A nova data foi agendada devido ao concerto de 30 de Janeiro já ter esgotado.
Os bilhetes para o segundo concerto já se encontram à venda, com preços entre os 25 e os 33,5 euros.
O músico canadiano actua a 1 de Fevereiro no Pavilhão Rosa Mota, no Porto.
Bryan adams vem a Portugal para promover o seu mais recente trabalho, intitulado «Room Service».
in DD
fantasmas perturbam a mente da criança
Alguém me disse num certo dia de Janeiro, que no Inverno costuma chover. Alguém tem visto chuva?
Eu não. As bonitas e calmas Caldas da Rainha e a poluída e caótica Lisboa não têm visto precipitação. Para o comum dos citadinos é bem bom. Nada de chapéus de chuva, de dias com um trânsito impossível (ele já é por natureza, nas horas de ponta, quase impossível), ruas alagadas, etc. Para a natureza, a agricultura e até para o ser humano na generalidade e na sua essência é prejudicial. Enfim. Chove ou não chove, eis a questão... --- serEmot
A NOTÍCIA. [Já depois de ter escrito o que está acima, encontrei esta notícia apropriada]
Seca mantém-se por mais uma semana em algumas zonas do país
A "seca extrema" que afecta algumas zonas da Beira Litoral, Alentejo e Algarve, face à ausência de chuva nos últimos quatro meses, vai manter-se pelo menos por mais uma semana, segundo o Instituto de Meteorologia (IM).
"As zonas mais afectadas vão continuar secas por não haver previsão de chuva para os próximos dias", disse hoje à Lusa uma fonte do IM.
Segundo a mesma fonte, registou-se alguma precipitação nos últimos dias na região do Douro e Trás-os-Montes que estabilizou a situação nestas zonas.
Para amanhã, a previsão do instituto aponta para céu geralmente muito nublado, com períodos de chuva fraca no Litoral Oeste.
No domingo, a previsão aponta para céu geralmente muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade nas regiões do Norte e Centro do país e a partir de segunda-feira céu pouco nublado ou limpo.
Dados ainda provisórios apontam para que os níveis de precipitação entre Setembro e Dezembro em Portugal sejam os mais baixos dos últimos 13 anos.
Os valores ainda não são definitivos, porque só estão contabilizados até 22 de Dezembro, mas já é certa a classificação de "seca extrema" e "seca severa" em algumas zonas do país.
"Algumas zonas dos distritos de Santarém, Leiria e Beja estão classificadas de 'seca extrema', registando-se valores de precipitação muito abaixo da normalidade, sobretudo nos meses de Novembro e Dezembro", disse em declarações anteriores à Lusa o presidente do IM, Adérito Serrão.
in Publico.pt
Labels:
caldas
o que é que os golfinhos têm a ver com o esperma humano?!
Golfinhos brincam num tanque do aquário de Tokyo. As Ilhas Salomão baniram as exportações de golfinhos vivos depois de terem sido contestados pelo envio em más condições de golfinhos para um parque mexicano.
Uma clínica australiana procura fazer face à falta de dadores de esperma ao convencer os políticos do país para contribuirem com o seu próprio sumo da vida - algo que esperam aumento o número de dadores australianos. Em Portugal deveriam fazer o mesmo. Quem desse mais esperma ganhava as eleições, boa? [Aceitam-se apostas sobre quem é que daria mais esperma, Santana ou Sócrates, ou ainda Louçã, Monteiro ou Portas.]
Human sperm. An Australian fertility clinic is seeking to make up its shortfall of sperm donors by appealing to legislators' sense of public spirit
(AFP/Journal of Science-HO)
Subscrever:
Mensagens (Atom)