terça-feira, janeiro 30, 2007
rap é marcelo ou marcelo é rap?
A provar que o humor em Portugal respira saúde... Mesmo quando não têm um programa na sua globalidade muito bom, os Gato Fedorento conseguem ter um sketch fantástico e muito bem interpretado pelo RAP, como este. RAP é Marcelo Rebelo de Sousa.
quem é pirandello?
A Wikipedia explica quem é:
Luigi Pirandello
Luigi Pirandello (Agrigento, 28 de Junho 1867 — Roma, 10 de Dezembro 1936) foi um dramaturgo, poeta e romancista siciliano. Foi um grande renovador do teatro, com profundo sentido de humor e grande originalidade. Suas obras mais famosas são: Seis personagens à procura de um autor, Assim é, se lhe parece, Cada um a seu modo e os romances O falecido Matias Pascal, "Um, Nenhum e Cem Mil", etc. Recebeu o Prémio Nobel de Literatura em 1934. Coloca que o cómico nasce de uma percepção do contrário (no livro Do teatro ao teatro, e tem um capítulo que se chama O Humorismo). Mas essa percepção pode se transformar- num sentimento do contrário: é quando aquele que ri procura entender as razões da piada. Portanto não existe mais o distanciamento. Pirandello separa o cômico do humorístico, para passar da atitude cómica para a atitude humorística, é preciso renunciar ao distanciamento e à superioridade
Em inglês e mais completo: Luigi Pirandello
a iniciativa
Produções Fictícias no seu melhor. Contra "monocultura estabelecida nos canais, sobretudo nos privados", segundo Nuno Artur Silva em declarações ao Público.
Como a notícia já não está disponível para não assinantes do Público, coloco aqui praticamente na integra:
Produções Fictícias com novo projecto para a ficção nacional
Contra a "monocultura estabelecida" nos canais televisivos, o insucesso comercial do cinema português e a "grande fragilidade da ficção portuguesa, que são os argumentos", as Produções Fictícias puseram um grupo de 16 guionistas em movimento. PF On the Move é uma iniciativa da empresa de criativos que está já em campo, a propor projectos de séries, filmes e aconselhamento junto das estações de televisão e das produtoras a operar em Portugal.
Para Nuno Artur Silva, das Produções Fictícias, a ideia-chave é recuperar a "diversidade" que nos últimos anos falta à ficção nacional, na televisão e no cinema. Questionado sobre se se trata de reagir à concorrência, devido ao espaço que outras empresas de escrita estão a ocupar nas televisões, Nuno Artur Silva frisa que as Produções Fictícias se posicionam contra "a lógica da ficção pastosa, entediante, conformista, previsível, que domina e empobrece o imaginário dos espectadores", e que se resume numa só palavra: telenovela. A "monocultura estabelecida nos canais, sobretudo nos privados", é não só o afunilamento da escrita para televisão para o universo das novelas, mas também uma "situação que se está a instalar, que é o facto de os canais entregarem tudo a uma só produtora" de conteúdos, denuncia Nuno Artur Silva.
O On The Move distingue-se da actividade natural da empresa pela concentração de esforços que permite "pensar de maneira integrada os filmes e as séries", com a finalidade de, "com um certo grau de provocação ao mercado, apresentar formas diferentes de fazer ficção".
Os argumentistas da equipa, entre os quais Virgílio Castelo, estão a dedicar-se não só à resposta a encomendas, como à apresentação de projectos originais, ao aconselhamento (doctoring) e preveêm a realização de workshops. A reacção do mercado está a ser positiva e já está a ser trabalhada uma série sobre o regicídio de 1908, ainda sem título, para a RTP. Nuno Artur Silva afiança ainda que já há interessados em garantir direitos de opção sobre ideias e propostas do grupo.
Quanto ao cinema, as Produções têm o ensejo de "fazer filmes que encontrem os seus públicos" e garantem poder resolver a eterna equação que separa o cinema independente do sucesso comercial. "É essa a síntese que falta fazer no cinema e na ficção televisiva portugueses", diz o responsável, que destaca o papel da regulamentação da Lei da Arte Cinematográfica e do Audiovisual nesse sentido. O diploma abre novas possibilidades de financiamento, nomeadamente pelo espaço dado a anunciantes, canais de televisão e distribuidores. A ideia é manter "um certo espírito indie que sempre caracterizou as Produções, nomeadamente no humor, que é a sua imagem de marca", mas associá-lo à sustentabilidade económica.
por Joana Amaral Cardoso
domingo, janeiro 28, 2007
sábado, janeiro 27, 2007
coincidências, de silvino a saddam
Casa Pia: mandado de detenção contra advogado de Bibi
Um juiz do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa, assinou um mandado de detenção contra José Maria Martins, advogado de Carlos Silvino no Processo Casa Pia, tendo a PSP 45 dias para o cumprir, a partir de 5 de Janeiro, revela este sábado o semanário Expresso.
youtubers pagos
YouTubers to get ad money share
People who upload their own films to video-sharing website YouTube will soon get a share of the ad revenue.
YouTube founder Chad Hurley confirmed to the BBC that his team was working on a revenue-sharing mechanism that would "reward creativity". The system would be rolled out in a couple of months, he said, and use a mixture of adverts, including short clips shown ahead of the actual film. YouTube has more than 70m users a month and was recently bought by Google.
Já agora, sobre o Fórum Económico de Davos:
DAVOS BLOG - LATEST POSTS
Social networking, web 2.0
Bill Gates: Aid does work
How was it for you?
o contraditório de natália correia
«O acto sexual é para ter filhos» - disse na Assembleia da República, no dia 3 de Abril de 1982, o então deputado do CDS João Morgado num debate sobre a legalização do aborto.
A resposta de Natália Correia, em poema - publicado depois pelo Diário de Lisboa em 5 de Abril desse ano - fez rir todas as bancadas parlamentares, sem excepção, tendo os trabalhos parlamentares sido interrompidos por isso:
Já que o coito - diz Morgado -
tem como fim cristalino,
preciso e imaculado
fazer menina ou menino;
e cada vez que o varão
sexual petisco manduca,
temos na procriação
prova de que houve truca-truca.
Sendo pai só de um rebento,
lógica é a conclusão
de que o viril instrumento
só usou - parca ração! -
uma vez. E se a função
faz o órgão - diz o ditado -
consumada essa excepção,
ficou capado o Morgado.
( Natália Correia - 3 de Abril de 1982 )
terça-feira, janeiro 23, 2007
só se for o teu...
Telemóveis possuem mais bactérias que uma sanita
Um estudo dedicou-se a analisar vários objectos utilizados no quotidiano e chegou à conclusão que se encontram mais bactérias num telemóvel do que na sola de um sapato ou no assento de uma sanita
i want to ride my bicicle
Australians take to cycling to go green and get fit
Australia's love affair with the bicycle just keeps getting stronger. Sales of new bikes are at record levels, and Australians now buy more bikes every year than new cars.
A desire to stay healthy along with concern about the environment and rising petrol costs are driving this pedal-pushing revolution. "Parents are increasingly aware of the epidemic of obesity among children," said Ian Christie from Australia's Cycling Promotion Fund, which represents Australia's bicycle industry. The nation's waistlines are bulging as never before.
também quero
Pela primeira vez
Expedição chega a pé ao centro geográfico da Antárctida
O Pólo da Inacessibilidade da Antárctida foi atingido por uma equipa de exploradores britânicos e canadianos, depois de enfrentarem ventos fortes e temperaturas abaixo de zero durante sete semanas. Esta é a primeira vez que alguém chegou ao centro geográfico do continente a pé
domingo, janeiro 21, 2007
refugiados na américa
Refugees Find Hostility and Hope on Soccer Field
CLARKSTON, Ga., Jan. 20 — Early last summer the mayor of this small town east of Atlanta issued a decree: no more soccer in the town park. “There will be nothing but baseball and football down there as long as I am mayor,” Lee Swaney, a retired owner of a heating and air-conditioning business, told the local paper. “Those fields weren’t made for soccer.”
espionagem criativa
Segredos roubados à Coca-Cola podem dar 10 anos de prisão
O objectivo era vender os segredos da Coca-Cola à eterna rival Pepsi, mas o plano correu mal e dos três acusados dois já confessaram o crime.
Joya Williams de 41 anos foi até ao Verão de 2006 assistente administrativa na Coca-Cola. Nessa altura, o seu alegado estratagema para recolher informação confidencial foi denunciado. Agora, se a acusação conseguir provar que se tratou de um acto de conspiração, a condenação pode ir até aos 10 anos de prisão. Janice Singer, a sua advogada, alega que Joya foi intrujada por dois ex-condenados e não cometeu crime algum.
Edmund Duhaney e Ibrahim Dimson, seus cúmplices confessos, foram acusados de roubar amostras de novos produtos e de documentos confidenciais, que pretendiam vender à Pepsi. Os alegados planos caíram por terra quando a Pepsi avisou a Coca-Cola no passado mês de Maio. A investigação então desencadeada pelo FBI culminou com as três detenções.
o que me anda a fascinar
The Maya civilization is a Mesoamerican civilization, noted for the only known fully developed written language of the pre-Columbian Americas, as well as its spectacular art, monumental architecture, and sophisticated mathematical and astronomical systems. Many of these reached high development during the Classic period (c. 250 to 900), however these advances were also in the Preclassic (or Formative) period which came before, and in the Postclassic period which followed. At its peak, it was one of the most densely populated and culturally dynamic societies in the world. --- in Wikipedia
The Mayas
Civilization.ca - Mystery of the Maya
The Maya Ruins Page
Maya
O que é a Mesoamerica? Resposta
toda a verdade sobre cães e gatos
Dog-owners 'lead healthier lives'
If you want to live a healthier life get a dog, research suggests.
The companionship offered by many pets is thought to be good for you, but the benefits of owning a dog outstrip those of cat owners, the study says.
A psychologist from Queen's University, Belfast, said dog owners tended to have lower blood pressure and cholesterol. Writing in the British Journal of Health Psychology, she says that regular 'walkies' may partly explain the difference.
"In some cases, the social support offered by an animal is greater than the support than another human could offer"
Dr June McNicholas, Health psychologist
Children with pets 'more healthy'
viver de...
Um quarto das mulheres vive do salário do marido
Mais de um quarto das mulheres portuguesas que vivem em casal dependem exclusivamente dos rendimentos do marido ou companheiro. Em 40% dos casos, a dependência feminina é variável, havendo ainda algum grau de sujeição. Só em cerca de 25% dos casos existe equilíbrio nos rendimentos auferidos
sexta-feira, janeiro 19, 2007
pormenor
Sem a manutenção das regras que garantem a sua qualidade, o jornalismo perde a sua razão de ser e nenhum ganho de produtividade o poderá salvar. Este é o desafio que hoje enfrentam os jornais de referência em todo o mundo."
in comunicado do Público sobre potencial plágio de jornalista
plágio novo
«Leio algumas linhas e pasmo. Já vi aquilo em qualquer lado. Ora comparem a peça de “A Bola” com a reportagem da National Geographic sobre o Dubai, publicada na edição de Janeiro deste ano: Na NG: «De vez em quando, ao alvorecer, e na companhia do filho, Mohammed, o xeque Rashid bin Saeed al Maktoum passeava a pé pelas docas e desenhava no ar o seu sonho, com palavras e gestos.»Em “A Bola”: «Mohammed caminhava nas docas, pela mão do pai, e ouvia os planos e ideias, contemplava o sonho que decidiu elevar aos limites do surrealismo (…). No dia 10 de Janeiro, os portugueses tiveram duas hipóteses: ou liam a edição desse mês da National Geographic ou liam o “Best of” da reportagem da National Geographic, rearranjado pela pena do repórter [Gonçalo Guimarães]. Tem menos encanto, mas também está bem.»
ironia cruel
devir
Dicionário Dacademia Idemitologia
Escaravelho: para os antigos egípcios, um insecto sagrado que adoravam como símbolo do devir; para os filósofos, o símbolo egípcio para o termo devir, que eles adoram.
in bandeiraaovento.blogspot.com
[sou grande fã, desde o 11.º ano, do termo devir. Significa transformação, mudança.]
pai biológico de porcaria
Opinião
O interesse da menor
Em Portugal, em 2007, condena-se a seis anos de cadeia um homem inocente, apenas por querer honrar o compromisso de protecção que estabeleceu com uma criança.
"Não faz parte do interesse da menor saber que tem um pai biológico? Faz, e isso não foi permitido" – esta pergunta e esta resposta foram proferidas pela juíza Fernanda Ventura durante a última sessão do julgamento que, no passado dia 16, condenou o sargento do Exército Luís Matos Gomes a seis anos de prisão e a uma indemnização de 30 mil euros ao autor biológico da sua filha de quase 5 anos. Escrevo "autor biológico" porque um pai não é um legume: pai é aquele que cria, ama, protege, educa e sustenta uma criança. Ora quem exerceu essa função, desde os três meses de idade da menina em causa, foram o sargento Luís Matos Gomes e a sua mulher, Adelina Lagarto, que prescindiu da sua carreira profissional para se ocupar da criança a tempo inteiro. Se Luís Matos Gomes e a sua mulher não tivessem acolhido esta menina, o seu involuntário progenitor, que só se lembrou da paternidade quando a menina atingia os dois anos de idade, nunca mais teria sabido dela – a mãe biológica poderia tê-la levado para o Brasil e ter feito dela o que quisesse, incluindo abandoná-la num lugar qualquer ou metê-la num saco de plástico e lançá-la ao rio, como há precisamente um ano aconteceu a dois bebés, num intervalo de dias, em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro. (...)
PGR quer saber mais - in noticiário SIC
O Procurador-geral da República entregou o caso da menina, que está a emocionar o país, a uma procuradora do seu gabinete. Pinto Monteiro quer saber tudo o que se passou no processo de regulação do poder paternal, que deliberou entregar a criança ao pai biológico, que ela nunca conheceu. Este caso, ligado à condenação do militar do exército, que foi o pai adoptante da criança desde os 3 meses, viu alargada a base de solidariedade. Duas antigas primeiras damas aderiram ao movimento que vai pedir o 'Habeas Corpus': Maria Barroso e Manuela Eanes, que é também presidente do Instituto de Apoio à Criança.
Milhares de pessoas querem libertar pai adoptivo
Uma criança. Dois nomes, duas famílias e, provavelmente, dois destinos. Um passado que apenas coincide na idade, quatro anos, onze meses e doze dias, e na data de aniversário: 12 de Fevereiro. A sua história tornou-se notícia e tem corrido o País. O pai biológico, que inicialmente a terá rejeitado, reclama agora a tutela. O pai que a acolheu desde os três meses silencia o paradeiro e aceita uma condenação de seis anos no presídio militar de Tomar. Um e outro disputam a partilha da sua vida e acreditam que será feita justiça. De Cernache do Bonjardim, na Sertã, terra de Baltazar Nunes, o pai que a concebeu, a Frei João, a freguesia de Envendos, no concelho de Mação, que viu nascer o pai adoptivo, Luís Gomes, são muitos os que lhe sentenciam o destino e reclamam os seus direitos. Mas o futuro está por traçar. A menina continua em parte incerta com a mãe adoptiva, Maria Adelina.
fórum tsf :: termos
"Inquiry minds wanna know..."
ACT: texto integral do acórdão proferido pelo Tribunal Colectivo do Círculo Judicial de Tomar.
vigário judicial
Quem votar 'sim' fica sem funeral religioso
"Os cristãos que vão votar 'sim' no referendo serão alvo de excomunhão automática, a mais pesada das censuras eclesiásticas", garante o cónego Tarcísio Alves, pároco há cinco anos em Castelo de Vide (Portalegre). A excomunhão automática atinge ainda "todos os intervenientes na execução do crime, como, por exemplo, médicos e enfermeiros", sublinha, enquanto consulta página a página o Código Canónico. "Se um católico aceitar a liberalização do aborto incorre na censura da excomunhão e não poderá ser reintegrado na comunidade cristã sem intervenção do bispo", sustenta ainda. Doutorado pela Universidade Católica de Salamanca em Direito Canónico, Tarcísio Alves tem distribuído nos últimos tempos, pelos paroquianos, um boletim informativo em que adverte os devotos para os "perigos" de votar "sim" no próximo referendo e as consequências, junto da Igreja, que poderão sobrevir. "Não fui eu que inventei estas regras, está tudo bem explícito no Cânone 1398" sublinha. Mas o vigário judicial da diocese de Portalegre e Castelo Branco vai mais longe ao alertar os fiéis para "outros perigos" que podem surgir, se no próximo referendo o voto recair no "sim". "Se votar no 'sim' ou se se abstiver, poderá estar também a cometer um pecado mortal gravíssimo. No referendo até as irmãs vão sair dos conventos porque senão também incorrem num pecado de omissão", adverte.
infractor fiscal?! com muito gosto!
imposto de nascimento em território nacional;
imposto de prendas recebidas por tios, madrinhas e padrinhos, amigos dos pais, irmãos (esse espécie vil que não tem qualquer relação "descendente ou ascendente" com a criança nascida);
imposto de leite de amamentação proveniente do seio da mãe para a boquinha da criancinha;
imposto de não fazer as necessidades para dentro dos esgotos municipais e aumentar assim as fezes nos caixotes de lixo.
Tudo isto são impostos perfeitamente naturais para um bébe/criança... estou aqui a dar pérolas aos responsáveis por criar novos impostos, ou adendas a impostos já existentes.
IMPOSTOS ANIMAIS
Depois dos animais irracionais, os animais pouco pensantes também podem ter direito aos seus próprios impostos:
imposto de beber água da sanita;
imposto de cagar no passeio;
imposto de prenda do seu dono de coleira;
imposto de prenda da sua dona de casaquinhos para animais domésticos (isto até que era um imposto saudável);
imposto de fazer sexo com animais desconhecidos e alheios;
Seria bom haver uma brigada de cobradores de impostos caninos para o efeito. Poderiam ter uma carrinha com forma de cão e poderiam ter um fraque - já que os cobradores de fraque não têm.
Estou na disposição de criar um novo partido: Bloco dos Infractores Fiscais (com muito gosto); as iniciais convencem: BIF]
Somos todos infractores fiscais
Não faz qualquer sentido ser obrigatório declarar ao Fisco a oferta de 600 euros que um pai faz a um filho ou que um filho faz a um pai. E nenhum sentido faz que um irmão dê 501 euros a outro irmão e, por causa disso, tenha de pagar 51 euros de imposto.
frio frio frio frio frio frio
Mau tempo
Muito frio em Portugal a partir de domingo
O Instituto de Meteorologia está a prever uma descida acentuada mas gradual das temperaturas em todo o território continental a partir de domingo
terça-feira, janeiro 16, 2007
boa noite, e boa sorte nos sonhos
A cerimónia teve algumas surpresas e como momentos altos destaco Babel, como melhor filme; as mamas da Salma Hayek (produtora de uma série premiada - que me despertou a curiosidade - chamada Ugly Betty);
Sasha Baron Cohen, não só pelos pormenores recôndidos sobre a sobrevivência junto aos testículos do seu colega de 150 kg mas também pelo prémio merecido como melhor actor de comédia num filme;
adorei ver o Forest Whitaker - por quem nutro muita simpatia e recordo mais até nos menos prováveis (fez filmes melhores) Bom Dia Vietnam e Blown Away - receber o prémio de melhor actor; Leo Di Caprio tinha duas nomeações para melhor actor em drama, justa em The Departed (que poderia ter ganho) e semi justa no curioso Blood Diamond (uma história, actores e enredo cativante mas a faltar uma boa realização para todo o seu potencial de grandeza); as mamas da Salma Hayek também poderiam ter ganho nesta categoria;
surpreendente e saudável foi também ver Eddy Murphy ser o melhor actor secundário, quando tinha Jack Nicholson, Brad Pitt, Mark Wahlberg e Ben Affleck (por Hollywoodland) como opositores - para mim era o Jack Nicholson ou o Brad Pitt, mas ainda não vi Dreamgirls e acho o Eddy Murphy um belo actor, embora esteja preso há muitos anos ao chavão da comédia ligeira; estava a torcer pelo eloquente Bill Nighy (adorei vê-lo há uns meses no tocante The Girl in the Café) no globo para actor numa mini série ou filme para TV, felizmente ganhou;
Martin Scorsese finalmente foi reconhecido, agora por The Departed, um Grande filme de gangsters à antiga, mas poderia facilmente ter sido Clint Eastwood, Alejandro González Iñárritu ou Clint Eastwood (foi nomeado duas vezes);
positiva foi também a noite em grande dos ingleses e o prémio a Helen Mirren (ganhou dois), pelo belo The Queen (quando Stephen Frears estava a filmar este filme deu uma mini palestra cá em Portugal que assisti, e falou ligeiramente do projecto), embora a minha escolha pessoal recaisse sobre as tetinhas da Penélope Cruz, ou melhor, sobre a Penélope Cruz, que tem em Volver uma interpretação fabulosa;
pena que Cartas de Iwo Jima (filme emocionalmente fabuloso) estivesse na categoria de filme de língua estrangeira, assim Volver teve menos hipóteses de vencer;
foi curioso ver um dos melhores actores secundários dos últimos anos (em diversos filmes, incluindo The Departed), Alec Baldwin ter recebido um prémio para melhor actor numa série de TV (30 Rock) - bateu Zach Braff e Steve Carrell;
a desilusão da noite talvez tenha sido o lindíssimo Little Miss Sunshine não ter sido o melhor filme de comédia ou musical (que categoria estapafúrdia, poderia ser também, melhor filme de aventura ou musical ou sapateado ou acção ou blockbuster ou romance a virar para a comédia dançante).
Ah, o pior facto da noite foi mesmo a emissão do AXN miserável. Não, não me estou a referir ao som que estava muito baixo, estou mesmo a referir-me às paragens constantes por uma rapariga que não deveria ter sido escolhida para apresentar o programa. Como não quero estar a ser mauzinho, não vou entrar em pormenores, apenas dizer que a apresentação foi miserável (não custava nada mais, a não ser talento de escolha, ter pessos mais indicadas) e a culpa não é dela, é de quem a escolhe. Curioso foi também a emissão do AXN Portugal ser feita de Espanha, onde parece ser o estúdio principal do AXN. Existem alguns dados peculiares sobre o AXN. É um canal com um potencial enorme, séries de qualidade, possibilidade de ter conteúdos próprios e até junkets especiais para o canal. O problema é que está limitado a um facilitismo que prejudica claramente o canal - cujos manda-chuvas são de Espanha e têm uma pequena empresa do Algarve a tratar da produção portuguesa, que é feita no Porto (pelo que tenho lido e pesquisado é isto, quem quiser emendar, esteja à vontade). Já tenho visto anúncios à procura de apresentadores para o canal. Como a pessoa em questão teria de trabalhar no Porto, limita um pouco o alcance da oferta. Aliás, o AXN deveria ser AXNI - AXN Invicta - já que todas as jovens apresentadoras são do Porto (a pronúncia do Norte denuncia). Mau mesmo é o facto de algumas não terem grande apetência para o que fazem especificamente - e não seria preciso muito dinheiro para arranjar melhor, apenas um pouco mais de talento de pesquisa e escolha de recursos humanos.
Vou dormir. Boa noite, e boa sorte.
domingo, janeiro 14, 2007
sábado, janeiro 13, 2007
memórias literárias
barca do inferno
Auto da Barca do Inferno
Vem Joane, o Parvo, e diz ao Arrais do Inferno:
PARVO
Hou daquesta!
DIABO
Quem é?
PARVO
Eu soo. É esta a naviarra nossa?
DIABO
De quem?
PARVO
Dos tolos.
DIABO
Vossa. Entra!
PARVO
De pulo ou de voo? Hou! Pesar de meu avô! Soma, vim adoecer e fui má-hora morrer, e nela, pera mi só.
DIABO
De que morreste?
PARVO
De quê? Samicas de caganeira.
DIABO
De quê?
PARVO
De caga merdeira! Má rabugem que te dê!
DIABO
Entra! Põe aqui o pé!
PARVO
Houlá! Nom tombe o zambuco!
DIABO
Entra, tolaço eunuco, que se nos vai a maré!
PARVO
Aguardai, aguardai, houlá! E onde havemos nós d'ir ter?
DIABO
Ao porto de Lucifer.
PARVO
Ha-á-a...
DIABO
Ó Inferno! Entra cá!
PARVO
Ò Inferno?... Eramá... Hiu! Hiu! Barca do cornudo. Pêro Vinagre, beiçudo, rachador d'Alverca, huhá! Sapateiro da Candosa! Antrecosto de carrapato! Hiu! Hiu! Caga no sapato, filho da grande aleivosa! Tua mulher é tinhosa e há-de parir um sapo chantado no guardanapo! Neto de cagarrinhosa!
Furta cebolas! Hiu! Hiu! Excomungado nas erguejas! Burrela, cornudo sejas! Toma o pão que te caiu! A mulher que te fugiu per'a Ilha da Madeira! Cornudo atá mangueira, toma o pão que te caiu!
Hiu! Hiu! Lanço-te üa pulha! Dê-dê! Pica nàquela! Hump! Hump! Caga na vela! Hio, cabeça de grulha! Perna de cigarra velha, caganita de coelha, pelourinho da Pampulha! Mija n'agulha, mija n'agulha!
laptop
A prototype children's laptop, One Laptop Per Child (OLPC), is showcased at the 2007 International Consumer Electronics Show (CES) in Las Vegas, Wednesday, Jan. 10, 2007. (AP Photo/Damian Dovarganes) - Consumer Electronics Show
Para além do iPhone, queria também poder comprar o novo mini-portátil que custa 100 euros. Acho que é bastante simples e talvez bom para a minha mãe.
público com provedor em demasia
Artigo assinado por Clara Barata publicado na revista PÚBLICA em 22.10.2006 Em busca do autobronzeador ideal
Crónica do Provedor do Leitor publicada no PÚBLICO em 07.01.2007 Uma forma de plágio
Entrada "Sun tanning" da Wikipédia (retirada em 12.01.2007) Sun tanning
Nota da Direcção do PÚBLICO publicada em 10.01.2007 Nota da Direcção do PÚBLICO
Carta de Clara Barata dirigida ao Director, ao Conselho da Redacção e ao Provedor do Leitor do PÚBLICO do PÚBLICO em 11.01.2007 Carta de Clara Barata
Comunicado do Conselho de Redacção do PÚBLICO em 12.01.2007 Comunicado do Conselho de Redacção
Resposta do Provedor à carta de Clara Barata em 11.01.2007 Resposta do Provedor
--
Blogue do provedor do leitor
entrevista a não perder
Grande entrevista de Judite de Sousa a Ricardo Araújo de Pereira na RTP1. Cheio de lições a reter. Pena não se prolongar por umas boas horas. FRASE da entrevista: "O humor não é como o jornalismo, não temos de ser imparciais" |
citações
Apresentando... os Reis dos Chulos
"Pronto. Depois de muita procura, eis que encontrámos os Reis dos Chulos da Função Pública.
- 36 dias e meio úteis de férias por ano
- Horário de trabalho de seis horas, três das quais passado em reserva (sem conduzir, leia-se a assobiar para o ar)
- A partir das 20h recebem mais 25%
- Prémios de produtividade de 12 centimos por quilómetro percorrido, vezes 14 meses
- Subsídio de limpezas técnicas, de ajuramentação de acrésicmo de função e de salubridade de 161,85 euros mensais
- Salário médio mensal de 2.500 euros.
Apresentamos os maquinistas do metro! Esses cabrões que andam a fazer greves por tudo e por nada contra a redução dos direitos que acima descrevo. Em 2006, além dos fantásticos 36,5 dias úteis, ainda estiveram de greve nove dias e este ano estrearam-se hoje nas greves e quinta-feira há já mais uma marcada. Meus filhos da puta dum cabrão, tenham vergonha na cara foda-se. "
in http://po-caralho-pah.blogspot.com/
sargento de playboy
Sergeant in trouble for Playboy spread
SAN ANTONIO - "Drop and give me 20!" is something you might hear Air Force Staff Sgt. Michelle Manhart yell to airmen trainees at Lackland Air Force Base. Drop her trousers is what Manhart did for Playboy magazine, and now it's landed her in trouble with the military.
"Of what I did, nothing is wrong so I didn't anticipate anything of course," Manhart said Thursday of the pictorial. "I didn't do anything wrong so I didn't think it would be a major issue."
sérgio figueiredo
Director do Jornal de Negócios demitiu-se
O director do Jornal de Negócios, Sérgio Figueiredo, apresentou ontem a sua demissão do cargo, tendo anunciado esta decisão à redacção daquele diário económico, avança o Público de sábado.
Segundo adianta o diário, Sérgio Figueiredo exercia estas funções desde Setembro de 2002, depois de deixar o cargo de director do Diário Económico, que exerceu entre Outubro de 1996 e Setembro de 2001.
O jornalista foi colunista do Público, de Outubro de 2001 a Agosto de 2002, e comentador de temas económicos em televisão - onde foi autor e apresentador de vários programas, o mais recente dos quais Negócios à Parte, na 2:.
Sérgio Figueiredo deixa diário da Cofina
O director do Jornal de Negócios, Sérgio Figueiredo, anunciou ontem à redacção que vai deixar aquele diário "por questões pessoais". Um cargo de administrador na Fundação EDP é a hipótese mais provável. Explicando apenas que tem "várias propostas em vista", Sérgio Figueiredo não revelou mais nada à equipa do jornal que lidera desde 2002. Porém, durante a tarde de ontem, apesar de o destino recorrente da direcção do Público vir de nova à baila nas redacções dos diversos órgãos de comunicação, a Fundação EDP é, segundo apurou o DN, o destino mais provável. (...)
Regresso ao grupo da TVI?
Outra das hipóteses ventiladas durante a tarde de ontem foi o cargo de director de Informação da TVI. Isto porque vários são os rumores que apontam para a vontade da administração (espanhóis da Prisa) da estação de retirar esta incumbência a José Eduardo Moniz. Uma situação que o DN não conseguiu confirmar. Seria o regresso de Sérgio Figueiredo ao grupo da TVI, mas desta vez com a denominação de Media Capital. Recorde-se que o jornalista foi director do Diário Económico, detido pela Económica, grupo a que pertencia a TVI.
media
RTP recusou manter parceria com o PÚBLICO, por José Manuel Fernandes
sexta-feira, janeiro 12, 2007
mourinho, beckham, larsson, figo
Drogba concern over Mourinho
Mourinho at odds with Blues board
Inglaterra: Mourinho abandona Chelsea no final da época
--
David Beckham vai receber 250 milhões de dólares (193 milhões de euros) por cinco anos no Los Angeles Galaxy. O jogador deu hoje uma conferência de imprensa via satélite para os meios de comunicação norte-americanos - de Madrid para Los Angeles - onde falou que não foi o dinheiro que o motivou, mas a expansão do futebol no país em que futebol é um desporto que se joga praticamente só com as mãos. A ideia parece-me brilhante, ainda para mais quando vai ganhar mais do que qualquer estrela de Hollywood depois de fazer vários blockbusters. A sua fortuna vai equiparar-se apenas à de Tom Cruise, daí que as esposas de Tom e David sejam grandes amigas... uh uh. Já tem bonecos à sua imagem e tudo.
David Beckham has never been simply a sports star. He is a brand, and one who briefly lived at the spot where fashion, celebrity and soccer met. The soccer component of that equation has eroded, but his star power still reverberates worldwide, so much that Major League Soccer has lured Beckham to Los Angeles.
Beckham set to lift soccer's U.S. image - AP
Money is not my motive - Beckham - BBC
Beckham outlines reasons for move - CNN.com
Beckham's magic number appears to be Jordan's 23 - AFP
Beckham hailed as league's saviour by U.S. media - Reuters
--
Henrik Larsson é um avançado sueco que marcou o futebol, pelo menos para mim. Ao contrário de Figo, foi terminar a carreira para o clube da juventude. Mesmo em forma, foi lá fazer brilharetes. E o clube da juventude não é nenhum Sporting, é mais ao nível do Pastilhas, provavelmente. Ah, nas suas férias foi convidado pelo Manchester United para passar o tempo livre - três meses - a jogar por lá. No primeiro jogo marcou e em Inglaterra já todos querem que fique mais tempo. Apesar do presidente do Helsingborg ser claro ao dizer que, caso Larsson queira, o clube não o impedirá de ficar até ao final da temporada, Larsson diz que é para ficar só até o campeonato sueco começar. Um jogador fantástico no campo e fora dele.
Ferguson plays down Larsson talk
--
Cristiano Ronaldo anda em grande em Inglaterra e Paul Scholes diz mesmo que ele é, actualmente, o melhor do mundo. Está em grande forma, sem dúvida. 12 golos na Liga inglesa - é o segundo melhor marcador -, é quem mais assistências faz no seu clube... ah, e tem (supostamente) uma namorada inglesa bem jeitosa - (aparentemente) lourinha burrinha, bem ao jeito de Ronaldo, e bem mais bem aparentada que a vil merche.
Ronaldo is world's best - Scholes
--
Luís Figo vai para a Arábia Saudita ganhar seis milhões de euros em seis meses. Não termina a carreira no Sporting - por mim até não faz mal - e sai da alta competição ainda em forma.
juizos de valor
constatação
Os carros estão bem mais caros em 2007 por Portugal.
As diferenças para os preços praticados em Espanha são ainda maiores. Perdi uns bons minutos a tentar fazer esta comparação em alguns modelos:
Peugeot 207 5p Urban 1.4
Espanha: 12.770 euros - Portugal: 18.670 euros
Peugeot 1007 Urban 1.4 HDi
Espanha: 11.500 euros - Portugal: 21.080 euros
Peugeot 407 Coupé 2.7 HDi Aut.
Espanha: 39.800 euros - Portugal: 63.700 euros
BMW 116i
Espanha: 23.900 euros - Portugal: 31.350 euros
BMW 320d Touring
Espanha: 35.900 euros - Portugal: 45.400 euros
Mercedes-Benz CLK 220 CDI
Espanha: 43.100 euros - Portugal: 54.262 euros
Mercedes-Benz GL 450
Espanha: 86.000 euros - Portugal: 125.115 euros
Clio III 1.2 16v
Espanha: 11.796 euros - Portugal: 16.938 euros
Clio III 2.0 Renault Sport
Espanha: 21.796 euros - Portugal: 30.238euros
Renault Espace 2.0 dCi 175 CV
Espanha: 37.111euros - Portugal: 46.905 euros
Dodge Caliber SE 2.0 CRD
Espanha: 19.875 euros - Portugal: 28.000 euros
Toyota Prius
Espanha: 24.973 euros - Portugal: 32.641 euros
Citroën C4 5p 1.6 HDi 16v 110cv
Espanha: 15.500 euros - Portugal: 25.800 euros
C4 Picasso 2.0HDi
Espanha: 22.650 euros - Portugal: 34.300 euros
Suzuki Swift 3p 1.3 GL
Espanha: 11.395 euros - Portugal: 16.720 euros
Suzuki Grand Vitara 5p 1.9 Premium
Espanha: 26.495 euros - Portugal: 39.130 euros
Saab 9-5 Sedan Aero 2.3 TS
Espanha: 45.440 euros - Portugal: 56.359 euros
Hyundai Getz 3p 1.1
Espanha: 8.550 euros - Portugal: 11.395 euros
smart fortwo coupé pure 50cv
Espanha: 9.495 euros - Portugal: 9.473 euros
Opel Corsa 1.2
Espanha: 11.860 euros - Portugal: 16.900 euros
Opel Astra GTC 2.0 Turbo
Espanha: 23.802 euros - Portugal: 31.180 euros
Opel Astra Twintop 1.9 CDTI
Espanha: 26.720 euros - Portugal: 38.720 euros
kaputt
Os venenos da Solução Final
Uma funcionária do Museu Industrial LWL exibe um recipiente original cheio de veneno Cyclon B, fabricado pela empresa Topf & Soehne. A exposição “Technicians and Final Solution. Topf & Soehne - The Oven-makers of Auschwitz” mostra a indústria e os produtos industriais envolvidos nos crimes em massa cometidos pelos nazis durante a II Guerra Mundial. Foto: Oliver Krato/AP - in Publico.pt
mudanças nos media
O jornalista Fernando António foi proibido de entrar nas instalações da TSF, tendo a rádio suspendido o funcionário após o nome deste ter surgido na ficha técnica do «número zero» do novo jornal gratuito, Diário Desportivo.
Segundo o Correio da Manhã, Fernando António apareceu na primeira ficha técnica da publicação como chefe de redacção, o que levou ao barramento da sua entrada na rádio para a qual trabalhava.
Artur Teixeira também deixou a estação, trabalhando agora a tempo inteiro no Diário Desportivo. A emissora procura agora contratar dois jornalistas, tendo já contactado Alexandre Afonso, da RDP, e Carlos Dias, da Rádio Renascença. - in DD
quinta-feira, janeiro 11, 2007
pintura nova
PAULA REGO - TRÍPTICO: VANITAS
Era uma vez... a vida e a morte segundo Paula Rego
Gulbenkian - horários para visitas
saga carrilho
Saída de Carrilho estava acertada "há muito"
quarta-feira, janeiro 10, 2007
apple ataca telemóveis :: eu quero um!
Apple quer ganhar guerra dos "gadgets" com o i Phone
Depois de meses de especulação, o líder da Apple, Steve Jobs, apresentou ontem os dois novos produtos com que a empresa pretende tomar conta do mercado a partir de Fevereiro: um telemóvel que replica todas as funções do popular leitor de vídeo e MP3 portátil iPod, com um interface inédito no mercado dos celulares, e uma caixa de vídeo, a Apple TV, que permite ver filmes descarregados da Internet na televisão da sala. Em época oficial de lançamento de gadgets, a Microsoft entra na guerra com uma nova versão da consola Xbox 360, com o sistema IPTV , que permite visualizar formatos de televisão digital de alta qualidade.
O iPhone, apresentado ontem por Jobs na conferência anual da Apple Macintosh, a MacWorld, em São Francisco, promete fazer furor pela facilidade do interface: é comandando através de um écran táctil (touch screen). "Vamos usar o dedo, um 'apontador' com que todos nascemos", ironizou o multimilionário fundador da empresa. "Funciona às mil maravilhas. É muito mais preciso do que qualquer dispositivo já produzido". Uma tecnologia patentada que a empresa baptizou de "multitouch".
zoo humano
Austrália cria o «zoológico humano»
Seis homens e mulheres substituíram os orangotangos numa jaula de um jardim zoológico australiano, como parte de uma experiência, reivindicada como inovação mundial, que pretende melhorar as condições de vida em cativeiro dos grandes macacos.
O «Zoo Humano» terá a duração de um mês, mas os participantes terão o direito de voltar à noite para casa, após o encerramento do zoológico da cidade de Adelaide.
Os visitantes serão convidados a escolher o seu «humano preferido» entre os novos «exemplares» do espaço, que serão exibidos por trás de grandes painéis e filmados por câmaras.
terça-feira, janeiro 09, 2007
museus na moda?
Cerca de 1,2 milhões de pessoas visitaram os mu seus portugueses em 2006, batendo o recorde da última década, anunciou hoje o In stituto Português de Museus (IPM).
O número de visitantes registado o ano passado (1.179.694) ultrapassa m esmo o de 1998, o ano da Expo (1.149.378), realçou o IPM.
Em relação a 2005, verificou-se um aumento de 27 por cento, com um cres cimento ainda mais acentuado no último trimestre (36 por cento). --- in Lusa
domingo, janeiro 07, 2007
low cost
A easyJet anunciou hoje o lançamento da nova rota entre Lisboa e Berlim, com início a 11 de Maio. A companhia aérea de baixo custo líder da Europa torna-se desta forma a primeira a fazer a ligação entre as duas cidades com um voo sem escala.A empresa low-cost fará um voo de três horas e meia a partir de 32,99 euros por trajecto, usando o aeroporto Schöenefeld para aterrar e descolar em Berlim.
sábado, janeiro 06, 2007
mudança de shô fernando correia
Fernando Correia saiu da TSF (do grupo Controlinveste, que é dono do jornal O Jogo) e deixou de ser cronista do jornal Destak (metade da Cofina) para abraçar a direcção de um novo jornal gratuito desportivo. Foi despedido da TSF 12 anos após ter iniciado o programa Bancada Central, numa rádio onde esteve desde a sua fundação. Entretanto, o realizador de programas vai trabalhar na Rádio Clube Português.
backup
Fewer Excuses for Not Doing a PC Backup
If there’s one New Year’s resolution even more likely to fail than “I vow to lose weight,” it’s “I vow to start backing up my computer.” After all, setting up and remembering to use a backup system is a huge hassle. The odds are good that you don’t have an up-to-date backup at this very moment.
XDRIVE This service, owned by AOL, offers 5 gigabytes of free storage. It’s polished, easy to use, and as fully fledged as they come. Right on the Web site, you can back up entire lists of folders at a time, a method that works on Macintosh, Windows or Unix.
Nobody offers unlimited free storage, but lately, they’ve gotten a lot closer. Two companies, Xdrive and MediaMax, offer as much as 25 gigabytes of free backups; two others, Mozy and Carbonite, offer unlimited storage for less than $55 a year.
sexta-feira, janeiro 05, 2007
deus
eco nomia
Internet facilita relação das empresas com o Estado
Empresas utilizam pouco a Net para interagir com o Estado
Independentes pobres podem receber subsídio
Venda de automóveis caiu 4,8% em 2006 e não se prevê retoma neste ano
Coca-Cola vai investir 15 milhões
Certificados de aforro têm espaço para subir até 3,23%
Autoconhecimento é vital para trocar de emprego
Maioria dos novos veículos do Estado é proveniente de apreensões
Publicitários prevêem fim dos intervalos longos
Mais de 400 restaurantes suspeitos de fuga e fraude fiscal
Simule o tarifário ideal para os gastos de telemóvel
Portugueses gastaram quase mil euros por segundo no Natal