domingo, dezembro 31, 2006
melhor videoclip
Um dos melhores videoclips do ano é, sem dúvida, Dani California, dos Red Hot Chili Peppers. Simplesmente genial, bem construído e com uma boa dose de mistério - até porque não é assim tão fácil descortinar todas as vertentes musicais representadas.
na tv
sábado, dezembro 30, 2006
she's pink and wild
A RTP1 passou ontem à noite mais um concerto recente repleto de espectacularismo. Como sempre, já a horas tardias. A atitude é de louvar e faz-me perceber a utilidade da televisão. Numa altura em que a Internet nos proporciona tantos entretenimentos e informação e temos os DVDs de séries televisivas de qualidade, será fácil perceber que a TV começará a ter um papel cada vez mais secundário. Mas o facto negativo que a televisão tem de nos impor a sua programação - quantas vezes não dá nada de jeito em 40 canais -, também pode ser bem positivo. Podemos descobrir, assim, valor imenso em coisas a que não ligávamos nenhuma. É o caso de Pink, a cantora norte-americana, de seu nome Alecia Moore, de 27 anos, e repleta de confiança, estilo e... uma VOZ fantástica para o rock.
O concerto que passou na RTP foi magnifico não só em espectáculo como em som potente e selvagem, num rock feminino bem agradável e potente. A demonstrar que nem todas as jovens artistas louras norte-americanas são como Britney Spears. Ah... já tinha tido revelações deste tipo com cantoras que, embora não cantem o tipo de música que mais gosto e aprecio, têm grande valor: Shakira...
www.pinkspage.com
Pink - Wikipédia
quarta-feira, dezembro 27, 2006
frio no vazio
Estar por Lisboa hoje, 27 de Dezembro, consegue ser fantástico pela ausência de trânsito. A hora de ponta não existe e chega-se depressa aos locais, estaciona-se com facilidade e a vida é boa. Deveria ser sempre assim.
Só que também está um frio de rachar. Na noite de Natal o termómetro caldense registava -1 º e os vidros estavam cheios de geada - à 1h da manhã. Já por Lisboa, o frio continua mesmo de bater o dente e proteger todas as partes do corpo, o máximo possível.
terça-feira, dezembro 26, 2006
feliz verão
Natal na praia
O Natal na mítica Bondi Beach, na Austrália, acordou debaixo de uma chuva miudinha que afastou os surfistas. Com o passar das horas, o calor voltou a inundar o areal e acordou os banhistas para mais um dia de praia. Foto: Tracey Nearmy/EPA - in Publico.pt
andem aí...
Existem cerca de 60 mil inscritos nos Centros de Emprego considerados falsos desempregados, segundo revelou o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).O IEFP adianta que estas pessoas apenas pretendem os descontos e benefícios dados a quem está no desemprego, mas não têm qualquer intenção de arranjar trabalho.Segundo informações do instituto, estes «falsos desempregados» podem ser donas de casa por opção, estudantes e jovens que não pretendem entrar no mercado de trabalho.
mj nos states
Voz inimiga contou-me que Michael Jackson está de regresso aos Estados Unidos - de onde saiu há uns meses, depois de ter vendido o rancho Neverland e ter vindo viver para a Europa. Ao que parece chegou esta semana a Los Angeles para terminar o seu 10.º álbum que deverá sair para o final do próximo ano. Michael Jackson faz parte do meu imaginário musical infantil... oops.
segunda-feira, dezembro 25, 2006
aw... i feel good... get up... to the end
Morreu James Brown. Considerado o Rei do Soul, ficará na minha memória como criador de bandas sonoras fantásticas e cheias de energia. Os exemplos mais fáceis de recordar são em Rocky IV - em que tem mesmo uma exibição ao lado da personagem de Apollo Creed - e no início do filme O Predador, quando os mercenários, onde se inclui Arnold Schwarzenegger, chegam de helicóptero à selva.
James Brown - Wikipedia
ainda o natali
1. A primeira e mais estúpida é uma reportagem totalmente parva e sem sentido sobre o percurso do Pai Natal por vários países e cidades do mundo, incluindo Portugal, segundo dizem. Com vários minutos de reportagem e pormenores de satélite da viagem, inclui imagens (mal animadas a tentarem parecer reais) do próprio trenó e das renas do Pai Natal a voar. Vai ao ponto de dar informações preciosas sobre a velocidade a que o Pai Natal se desloca no seu trenó, os países por onde passa e as prendas que dá por todo o mundo. Uma reportagem 100% fictícia destinada a comprovar a algumas crianças que o Pai Natal existe - até já passa no Telejornal (pelo menos este ano). Quando se fala num suposto Pai Natal na Lapónia, e se mostra imagens de lá... ainda vá que não vá... mas esta ilusão absoluta e parva parece apenas querer fazer das crianças estúpidas... nem as imagens são credíveis, nem a alegada reportagem faz qualquer sentido num meio noticioso. Não só é falta de muita coisa, colocar isto num meio jornalístico e supostamente credível - qualquer criança que saiba que o PAI NATAL NÃO EXISTE vai colocar em causa tudo o que vê no Telejornal da RTP -, como acho que a reportagem em causa é pouco credível até meramente como entretenimento. Que parvoíce.
2. Mais uma reportagem sobre o Natal falava nas mensagens escritas enviadas por telemóvel durante a consoada. Falava-se nos recordes da Optimus (em dados que só eles divulgaram) e em dados recorde da TMN, noutros dados especifícos que só eles divulgaram. A reportagem falou só nas duas operadoras, o pivot falou só sobre as duas operadoras. Em primeiro lugar repetiu-se recordes como sendo garantidos, quando eles são claramente publicitados e exagerados pelos departamentos de marketing das respectivas empresas mas muito mais grave do que isso foi o facto de EXCLUIREM A VODAFONE - a segunda principal operadora e prestes a ser a única concorrente da TMN. Em nenhuma parte da reportagem nem no texto do pivot aparece referência à existência sequer da Vodafone. Se eles não divulgaram os dados - o que até acho estranho - referia-se isso mesmo, de forma obrigatória e inequívoca.
pirata anti-fumo
Apetece dizer: rua! Acabem com o vicío já! Acabem com o fumo!
Permitam-me a liberdade de viver sem inspirar constantemente fumo. Ser livre de não apanhar com fumo constantemente. De não ter de trocar de roupa por cada cinco minutos num café - até no trabalho se apanha fumo (ou não fossem quase todos fumadores)...
Liberdade de fumar? Só quando não interfere com a liberdade dos outros...
god jul
[O Primeiro de Janeiro fez o artigo curioso que já li noutros anos noutros jornais mas que fica sempre bem nesta altura. Foi a Lua que sugeriu...]
Ritual mesopotâmico deu origem à celebração religiosa
Remonta a dois mil anos antes de Cristo a primeira celebração do que haveria de se tornar o Natal como hoje o conhecemos. Partindo de um ritual mesopotâmico que várias civilizações antigas repetiram, foi com os Romanos que a natividade de Cristo ganhou contornos modernos.
Se é certo que hoje o Natal assinala o nascimento de Jesus Cristo, também é verdade que a celebração desta quadra antecede o surgimento do Cristianismo em cerca de dois mil anos, e tem origem no Zagmuk, festival mesopotâmico que simbolizava a passagem de ano, enquanto um ritual semelhante era realizado por persas e babilónicos. A Mesopotâmia inspirou a cultura de muitos povos, como os gregos, que acabariam por englobar nas raízes do festival a luta de Zeus contra o titã Cronos. Mais tarde, através da Grécia, esse costume alcançou os romanos e foi absorvido pela Saturnalia (cerimónia de homenagem a Saturno), uma festa que começava no dia 17 de Dezembro e terminava a 1 de Janeiro, comemorando o solstício do Inverno, sendo o dia 25, de acordo com os cálculos feitos na altura, a data em que o Sol se encontrava mais fraco, ainda que pronto para recomeçar a crescer e a encher de vida todas as coisas na Terra.
Nesse dia, conhecido como Dia do Nascimento do Sol Invicto, as escolas eram fechadas e ninguém trabalhava. Havia festas nas ruas, e a tradição ditava que se oferecesse grandes jantares às pessoas amigas, a quem eram ofertados galhos de loureiros iluminados com velas, que também enfeitavam as salas, com vista a proteger as habitações dos espíritos da escuridão. Apenas após a cristianização do Império Romano, o dia 25 de Dezembro passou a ser dedicado à celebração do nascimento de Cristo, que originalmente a Igreja não celebrava. Com o passar do tempo, os cristãos do Egipto começaram a considerar o dia 6 de Janeiro como data da natividade.
– Albanês: “Gezur krislinjden”
– Alemão: “Frohe weihnacht”
– Arménio: “Shenoraavor nor dari yev pari gaghand”
– Bretão: “Nedeleg laouen”
– Catalão: “Bon Nadal”
– Coreano: “Chuk sung tan”
– Espanhol: “Buenas Pascuas”
(na América Latina: “Feliz Navidad”)
– Esperanto: “Gajan Kristnaskon”
– Finlandês: “Hyvää joulua”
– Francês: “Joyeux Noël”
– Grego: “Kala Christougena”
– Inglês: “Merry Christmas”
– Italiano: “Buon Natale”
– Japonês: “Merii Kurisumasu”
– Mandarim: “Kung his hsin nien”
– Norueguês: “God Jul”
– Romeno: “Sarbatori Fericite”
– Checo: “Klidné prožití vánoc”
– Sueco: “God Jul”
– Ucraniano: “Srozhdestvom Kristovym”
pirata do natal
O pirata do Natal está em cada um de nós. Liberta o teu pirata do Natal e sê livre de tudo e todos. Ah... Feliz Natal. A janta e as prendas já foram. Venha o resto da vida.
sexta-feira, dezembro 22, 2006
país sem notícias mas com comerciais... II
2. Os meios de comunicação são constantemente acusados de serem parciais e existe aquele estereotipo do... "Nem tudo o que lês é verdade". O estereotipo tem razões para existir e existe vários meios de comunicação ou com jornalistas (ou áreas) parciais, ou eles próprios extremamente parciais ou até susceptíveis de serem facilmente usados, já que isso pode beneficiar o jornal ou o jornalista em questão. Existe e é diário. No entanto, quero acreditar que grande parte do jornalismo não é assim. Pelo que conheço, e considero ser já uma realidade relativamente vasta, é em determinados tipos de áreas que se revelam maiores parcialidades e faltas à verdade. Depois, existe ainda muita falta de rigor um pouco por todo o lado, mas ninguém se deve esquecer que a falta de rigor muitas vezes surge pela falta de tempo, pelo excesso de trabalho que cada vez mais os jornalistas são sujeitos, já que as redacções começam a ficar às moscas. Em vez de trabalhos mais cuidados (e trabalho cuidado não tem de ser, necessariamente em milhões de caracteres), as pessoas recebem com maior frequência, títulos pomposas sem substância a condizer dentro do texto, ou seja: notícias deficientes ou pior, extremamente extrapoladas.
3. Outra perspectiva que dá que pensar é a seguinte. Se os jornalistas não trabalharem não há comerciais que vedem o facto de um jornal não ter o minímo de interesse para o leitor (tipo... só publicidade...), que por sua vez também é consumidor. E se o produto não tem interesse para o eventual consumidor, não tem interesse para quem quer convencer o consumidor, ou seja, a empresa que paga para ter publicidade sua no jornal. Ah. Sem esses, não há comerciais. Curioso. Uhhhhhh.
4. PS: O emprego mais promissor e bem pago no meio dos meios de comunicação é o dos comerciais/marketing. Na minha perspectiva o mais importante - de longe e em vários sentidos - é o do jornalista, do fotógrafo e do gráfico, por essa ordem que, por vezes, poderá ser do jornalista, gráfico, fotógrafo, ou em alguns casos gráfico, jornalista, fotógrafo.
segunda-feira, dezembro 18, 2006
país sem notícias...
Itália: Jornalistas iniciam greve de 48 horas
Os jornalistas italianos de rádio e televisão começaram esta segunda-feira uma nova greve de 48 horas, convocada pela Federação Nacional da Imprensa Italiana (FNSI), exigindo a renovação do Acordo Colectivo. Os profissionais da imprensa, que deixaram sem informação as emissoras de rádio e televisão do país, exigem a reabertura das negociações com a Federação Italiana de Empresas Jornalísticas (FIEG), que reúne os editores das publicações. A greve, que começou hoje às 6:00 horas locais, irá prolongar-se até à próxima quarta-feira, dia 20 de Dezembro, depois de, nos últimos dois dias, os profissionais se terem recusado a assinar os seus artigos como forma de protesto. A FNSI tem ameaçado continuar com as mobilizações sem aviso prévio caso as negociações não sejam reabertas.
sexta-feira, dezembro 15, 2006
andam aí a dar pão...
Só há um senão: todos os reformados e sem abrigo deste país fazem fila para receberem um papo-seco (parece que é mesmo assim que se escreve). Ou seja, para ter um ou dois pedaços de farinha e fermento colocado no forno é preciso estar por lá cerca de 5 horas e 22 minutos - claro que os idosos vêm ali uma oportunidade para confraternizarem e trocarem doenças.
A iniciativa é muito boa, mesmo assim.
"The first ten years of my life the only clear thought that I had was... 'get candy'. When we first ear about the concept of the Halloween we think:
They're just given out candy?!" (Seinfeld)
quarta-feira, dezembro 13, 2006
kickapoo
Do filme Tenacious D: The Pick of Destiny (2006), que estreia por cá em Fevereiro. Uma delícia. O site dos Tenacious D tem várias músicas para apreciar com seriedade e musicalidade rock puro e duro, simples e ridiculamente divertido e bom. Aqui podemos ver uma conversa curiosa entre Dave Grohl, amigo de Black e que participa no album e no filme.
Os Tenacious D já existem há vários anos (foram criados em 1994). Já tiveram um programa na televisão, e lançaram o seu primeiro álbum em 2001. Fizeram vários concertos ao longo dos anos, alguns deles como a primeira parte dos Foo Fighters.
A partir de sexta-feira, dia 15 de Dezembro vão dar quatro concertos no Reino Unido, já completamente esgotados. Em Janeiro, regressam à Austrália e Nova Zelândia (estiveram lá em 2004) para mais alguns concertos. Black mantém-se em força no cinema, esta semana estreia a comédia romântica The Holiday, em Portugal (também teremos em breve o filme dos Tenacious D e o suculento Nacho Libre). Como projectos tem ainda Untitled Noah Baumbach Project (2007); Be Kind Rewind (2007); Them (2007). Neste momento está a dar voz na animação Kung Fu Panda (2008) e a preparar a série televisiva escrita por ele, "The Department of Acceptable Media" (2007). Fotos 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7
Kickapoo
[Jack Black (Narrator)]
A long ass fuckin' time ago,
In a town called Kickapoo,
There lived a humble family
Religious through and through.
But yay there was a black sheep
And he knew just what to do.
His name was young J.B. and he refused to step in-line.
A vision he did see-eth
Fuckin' rockin' all the time.
He wrote a tasty jam and all the planets did align
[Jack Black (Son)]
Oh the dragons balls were blazin' as I stepped into his cave,
Then I sliced his fuckin' cockles,
With a long and shiney blade!
'Twas I who fucked the dragon,
Fuckalize sing-fuckaloo!
And if you try to fuck with me,
Then I shall fuck you too!
Gotta get it on in the party zone!
I gots to shoot a load in the party zone!
Gotta lick a toad in the party zone!
Gotta suck a chode in the party zone!
[Crying]
[Meat Loaf (Father)]
You've disobeyed my orders, son,
My way you never (born?).
Your brother's ten times better than you,
Jesus loves him more.
This music that you play for us comes from the depths of hell.
Rock and roll's The Devil's work, he wants you to rebel.
You'll become a mindless puppet;
Beelzebub will pull the strings!
Your heart will lose direction,
And chaos it will bring.
You'd better shut your mouth,
Better watch your tone!
You're going for a week with no telephone!
Don't let me here you cry,
Don't let me hear you moan!
You gotta praise The Lord when you're in my home!
[Jack Black (Son)]
Dio can you hear me?
I am lost and so alone.
I'm askin' for your guidance.
Won't you come down from your throne?
I need a tight compadre who will teach me how to rock.
My father thinks you're evil,
But man, he can suck a cock.
Rock is not The Devil's work,
It's magical and rad.
I'll never rock as long as I am stuck here with my dad
[Ronnie James Dio (Dio poster)]
I hear you brave young Jaybles,
You are hungry for the rock.
But to learn the ancient method,
Sacred doors you must unlock.
Escape your father's clutches,
And this oppressive neighborhood.
On a journey you must go,
To find the land of Hollywood!
In The City of Fallen Angels,
Where the ocean meets the sand,
You will form a strong alliance,
And the world's most awesome band.
To find your fame and fortune,
Through the valley you must walk.
You will face your inner demons.
Now go my son and rock!
[Jack Black (Narrator)]
So he went from fuckin' Kickapoo With hunger in his heart;
And he journeyed far and wide to find the secrets of his art;
But in the end he knew that he would find his counterpart.
Rooooock. Rah-ha-ha-ha-hock. Raye-yayayayaye-yock
by Tenacious D
mandamentos dos d
1. Never stop Rocking.
2. Legalize all drugs.
3. Quit your day job.
4. All Religion should be taxed.
5. Cut down on carbohydrates.
6. Fuck her gently.
7. Never believe what people tell you after a show.
8. Always take a spoon full of Metamucil after a heavy day of eating.
9. Get at least 9 hours of sleep a day.
10. Eatin' ain't cheatin'.
américa
Los Angeles. Os San Antonio Spurs venceram o Los Angeles Clippers ontem de madrugada. As noites dos dias de semana são preenchidos com desporto nos Estados Unidos.
Empenho máximo. Os alunos Nathan Eary, à esquerda, e Jacob Rivera, à direita, dão o seu melhor durante uma actuação do coro da Central Elementary School, em Sidney, no estado norte-americano do Ohio.
descobertas
Cientista espanhol descobre que a maior estrela da Via Láctea é formada por três estrelas
matar
Prostitutes 'hold key to killer'
terça-feira, dezembro 12, 2006
água rara
Cada pessoa gasta 154 litros de água por dia em Portugal
Cada pessoa com acesso a água da rede pública em Portugal consome, em média, pelo menos 154 litros de água por dia, revela um estudo de dois professores universitários apresentado hoje em Lisboa. O inquérito foi realizado pelos docentes do Instituto Superior Técnico Rui Cunha Marques e João de Quinhones Levy e editado pela Associação das Empresas Portuguesas para o Sector do Ambiente.
Se as contas forem feitas de acordo com toda a água produzida e lançada nas redes de distribuição, o valor por pessoa dispara para 560 litros por pessoa e por dia, mas este número inclui todo o tipo de consumos e não apenas o doméstico.
Por distritos, o maior consumo per capita ocorre no Porto (730 litros habitante/dia), enquanto o mais reduzido se regista em Portalegre (310).
Se for descontado o valor das perdas, o consumo médio - dividindo a água que chega ao destino pela população abastecida - desce para 360 litros por pessoa. No total, o volume de água para consumo produzido em Portugal atingiu os 950 hectómetros cúbicos no ano passado, mas dos quais apenas 600 foram facturados, o que revela que 36% da produção não foi paga. Esta percentagem inclui as perdas e os fornecimentos gratuitos.
the first time i saw her, was in a magazine
[Ainda me faz confusão pensar que a Princesa Diana (a propósito disso aconselho um filme delicioso de Stephen Frears que já estreou chamado A Rainha) já morreu há quase 10 anos. É muito tempo e parece que foi há pouco. Parece que é uma figura tão recente, quando nem seque chegou a viver no século XXI, no novo milénio.]
William e Harry anunciam concerto para homenagear Diana
Os príncipes William e Harry anunciaram hoje que o décimo aniversário da morte da sua mãe, a Princesa Diana, será assinalado em 2007 com um grande concerto no novo estádio de Wembley.
O concerto realizar-se-á dia 1 de Julho de 2007, porque seria esse o dia em que a Princesa de Gales celebraria 46 anos se estivesse viva.
Diana
The first time I saw you - was in a magazine
The next time was you was walkin' 'cross my television screen
I knew right there that I had to make you mine
The day that you married him - I nearly lost my mind
Diana - What cha doin' with a guy like him
Diana - I'd die for you please let me in
Diana - Can't you see you drive me wild
Diana - I'll bet you're just a reckless child!
So you've got it made;
I've seen you promenade a time or two
He might have lots of dough;
But I know he ain't right for you
Well I've watched you smile n' shakin hands;
When you're doin' your social scene
But you wouldn't have to do that;
If you came and lived with me - oh yeah!
Diana - I just can't get you off of my mind
Diana - Why don't ya leave it all behind?
Diana - She's the queen of all my dreams
Diana - Give me a chance - I'll set ya free!
Since I saw that picture of ya;
Nothin' matters - I just wanna love ya;
We can make it you and me;
So come on baby - come on baby
So here's how I see it...
You got one choice - you can get away;
Leave it up to me;
I'll bring the ladder - if you bring your limousine!
You really got a hold on me
Gimme a chance - I'll set you free!
quinta-feira, dezembro 07, 2006
just a tribute to the greatest song in the world
Tenacious D chegam em Fevereiro aos cinemas portugueses em, The Pick of Destiny.
E aqui eles falam sobre o filme. Aqui ainda podemos ver um apelo de Black contra a pirataria, snif snif. Para provar que Jack e Kyle estão aí também para as senhoras, aqui fica um clip que comprova isso mesmo. E até cantam a música de Flash Gordon e ainda tentam-nos desligar o computador ou a tv. E aqui podemos ver o 3D. D em versão Rocky abandalhada.
markl e rap
Claro que Markl não verá isto porque ele só tem olhos para as críticas mais agressivas à sua pessoa (não vale "roto" e "sem piada", por excesso de utilização).
Ver aqui o CV brilhante: www.havidaemmarkl.com/hvem/blog/cv/
quarta-feira, dezembro 06, 2006
poe sia
terça-feira, dezembro 05, 2006
sic comédia não vás...
http://www.petitiononline.com/scomedia/
domingo, dezembro 03, 2006
bit torrent
BitTorrent vai distribuir legalmente filmes e séries na Net
BitTorrent, que detém um programa de partilha de ficheiros pela Internet, vai distribuir a partir de Fevereiro de 2007 filmes e séries em formato digital legal.
Para promover esta passagem de um estado ilegal para um outro legal, a empresa assinou acordos com empresas cinematográficas, como a a 20th Century Fox, a MTV, a Kadokawa Pictures, a Lionsgate, a Starz Media, a Paramount Pictures, obtendo autorização para distribuir os conteúdos em formato digital de alta qualidade.
Uma das principais novidades é a introdução de um sistema de pesquisa na Net, o qual transportará os internautas para ficheiros protegidos, desviando o utilizador dos arquivos pirateados anteriormente operados pela companhia.
Não foram ainda avançados valores para as operações, cujos preços devem ser conhecidos nas primeiras semanas do próximo ano. - in DD