terça-feira, dezembro 12, 2006

água rara

[Consumir água... a mais.]

Cada pessoa gasta 154 litros de água por dia em Portugal
Cada pessoa com acesso a água da rede pública em Portugal consome, em média, pelo menos 154 litros de água por dia, revela um estudo de dois professores universitários apresentado hoje em Lisboa. O inquérito foi realizado pelos docentes do Instituto Superior Técnico Rui Cunha Marques e João de Quinhones Levy e editado pela Associação das Empresas Portuguesas para o Sector do Ambiente.
Se as contas forem feitas de acordo com toda a água produzida e lançada nas redes de distribuição, o valor por pessoa dispara para 560 litros por pessoa e por dia, mas este número inclui todo o tipo de consumos e não apenas o doméstico.
Por distritos, o maior consumo per capita ocorre no Porto (730 litros habitante/dia), enquanto o mais reduzido se regista em Portalegre (310).
Se for descontado o valor das perdas, o consumo médio - dividindo a água que chega ao destino pela população abastecida - desce para 360 litros por pessoa. No total, o volume de água para consumo produzido em Portugal atingiu os 950 hectómetros cúbicos no ano passado, mas dos quais apenas 600 foram facturados, o que revela que 36% da produção não foi paga. Esta percentagem inclui as perdas e os fornecimentos gratuitos.

Sem comentários: