segunda-feira, dezembro 25, 2006

god jul


[O Primeiro de Janeiro fez o artigo curioso que já li noutros anos noutros jornais mas que fica sempre bem nesta altura. Foi a Lua que sugeriu...]

Ritual mesopotâmico deu origem à celebração religiosa
Remonta a dois mil anos antes de Cristo a primeira celebração do que haveria de se tornar o Natal como hoje o conhecemos. Partindo de um ritual mesopotâmico que várias civilizações antigas repetiram, foi com os Romanos que a natividade de Cristo ganhou contornos modernos.
Se é certo que hoje o Natal assinala o nascimento de Jesus Cristo, também é verdade que a celebração desta quadra antecede o surgimento do Cristianismo em cerca de dois mil anos, e tem origem no Zagmuk, festival mesopotâmico que simbolizava a passagem de ano, enquanto um ritual semelhante era realizado por persas e babilónicos. A Mesopotâmia inspirou a cultura de muitos povos, como os gregos, que acabariam por englobar nas raízes do festival a luta de Zeus contra o titã Cronos. Mais tarde, através da Grécia, esse costume alcançou os romanos e foi absorvido pela Saturnalia (cerimónia de homenagem a Saturno), uma festa que começava no dia 17 de Dezembro e terminava a 1 de Janeiro, comemorando o solstício do Inverno, sendo o dia 25, de acordo com os cálculos feitos na altura, a data em que o Sol se encontrava mais fraco, ainda que pronto para recomeçar a crescer e a encher de vida todas as coisas na Terra.
Nesse dia, conhecido como Dia do Nascimento do Sol Invicto, as escolas eram fechadas e ninguém trabalhava. Havia festas nas ruas, e a tradição ditava que se oferecesse grandes jantares às pessoas amigas, a quem eram ofertados galhos de loureiros iluminados com velas, que também enfeitavam as salas, com vista a proteger as habitações dos espíritos da escuridão. Apenas após a cristianização do Império Romano, o dia 25 de Dezembro passou a ser dedicado à celebração do nascimento de Cristo, que originalmente a Igreja não celebrava. Com o passar do tempo, os cristãos do Egipto começaram a considerar o dia 6 de Janeiro como data da natividade.


– Albanês: “Gezur krislinjden”
– Alemão: “Frohe weihnacht”
– Arménio: “Shenoraavor nor dari yev pari gaghand”
– Bretão: “Nedeleg laouen”
– Catalão: “Bon Nadal”
– Coreano: “Chuk sung tan”
– Espanhol: “Buenas Pascuas”
(na América Latina: “Feliz Navidad”)
– Esperanto: “Gajan Kristnaskon”
– Finlandês: “Hyvää joulua”
– Francês: “Joyeux Noël”
– Grego: “Kala Christougena”
– Inglês: “Merry Christmas”
– Italiano: “Buon Natale”
– Japonês: “Merii Kurisumasu”
– Mandarim: “Kung his hsin nien”
– Norueguês: “God Jul”
– Romeno: “Sarbatori Fericite”
– Checo: “Klidné prožití vánoc”
– Sueco: “God Jul”
– Ucraniano: “Srozhdestvom Kristovym”

Sem comentários: