quinta-feira, agosto 24, 2006

spencer tunick em düsseldorf


Spencer Tunick
Originally uploaded by azakeri.





Spencer Tunick in Düsseldorf
Originally uploaded by azakeri.





Spencer Tunick in Düsseldorf
Originally uploaded by azakeri.






Spencer Tunick
Originally uploaded by azakeri.

o insólito

China proíbe striptease em funerais
Cinco pessoas foram detidas na China por praticar striptease em funerais, segundo relatos da imprensa do país. Esta prática foi recentemente proíbida. Algumas localidades rurais chinesas costumam adoptar esta prática para aumentar o número de pessoas presentes num funeral, sendo que as multidões nestas ocasiões são consideradas um sinal de honra.

adeus plutão...

[Está uma pessoa a ler anos a fio pelos livros escolares que o Sistema Solar tem nove planetas e, agora, vêm dizer que são apenas apenas oito, com mais uns híbridos que perfaz uns doze planetas e quase planetas... até ao momento. Quem diria... que um dia...
O curioso é que até já se fizeram filmes com o tema/título de Plutão e faz parte da cultura humana...]

Plutão perde estatuto e sistema solar fica com oito planetas

segunda-feira, agosto 21, 2006

a lamentar

Image

Numa passagem ligeira pelos canais de televisão generalistas, neste fim de tarde, não posso deixar de ficar ligeiramente constrangido por uma senhora que aparenta já estar perto dos 50 que canta espanpanosamente. Nucha de seu nome, com um cabelo ao que parece ser da moda - já que há raparigas em novelas portuguesas com o penteado - com muita carne (em excesso) à mostra e muita base tenta dar um aspecto de radical, que acaba por espantar de alguma aparente repulsa os velhos presentes nesse grande programa (já que tem umas quantas horas), Portugal no Coração. As tatuagens também combinam bem com a sua veia "artistica". Há artistas de tempos idos que mais valia estarem quietos, ou a serem o que sempre foram, ou a deixar de ser artistas... seja lá o que isso significar.

nucha.net
"Desde os 13 anos que canta profissionalmente. Em 1990 ganhou o Festival RTP da Canção que lhe deu o passaporte para representar Portugal na Eurovisão"

sexta-feira, agosto 18, 2006

mágoa que não passa



Tempo para chorar
Um libanês chora à beira dos caixões de alguns dos seus familiares, mortos durante os bombardeamentos no sul do país e enterrados numa vala comum na cidade portuária de Tiro. Foto: Sergei Ponomarev/AP; in Publico.pt

mais e menos

O cinema...

Salas de cinema portuguesas perdem espectadores em Julho

Cinemas já recuperaram 350 mil espectadores em 2006
As salas de cinema estão hoje melhor do que há um ano, com mais espectadores em relação ao primeiro semestre de 2005. O ano começou mal, com perdas de 700 mil entradas até Março, mas no segundo trimestre houve uma tremenda recuperação. O DVD talvez já não seja o principal concorrente do cinema. Há espaço para os dois. Então, o que faz a diferença para o mercado? Ter filmes para o grande público.

o que ele diz...

"É rídiculo dizer-se que o Chelsea ganha porque tem o presidente que tem. Já me estou borrifando para o que dizem, para o que pensam e não dizem, já passei essa fase"
José Mourinho, in Publico, 18-08-2006

quinta-feira, agosto 17, 2006

the bath


Have they gone?, originally uploaded by Miss Aniela.
Fotos de Banho em www.TheBath.blogspot.com

apoio à sétima arte

[Será que veremos mais e melhores filmes portuguesas nas salas? Espero bem que sim.]

Criado fundo de investimento para o sector
Conselho de Ministros aprova diplomas de apoio às artes, cinema e audiovisual
O Conselho de Ministros aprovou hoje um decreto-lei que estabelece o regime de apoios estatais às artes e um decreto-lei que regulamenta a Lei do Cinema e do Audiovisual, criando também um fundo de investimento para o sector.
Comunicado do Conselho de Ministros

quarta-feira, agosto 16, 2006

ponte de madeira


Muita madeira
A ponte de madeira mais longa da Europa, com 240 metros de comprimento, liga um vale em Ronnenburg, na zona este da Alemanha. A estrutura foi construída no âmbito do Bundesgartenschau 2007, o festival alemão de jardinagem. Foto: Jens Meyer/AP, in Publico.pt

ser ou não ser jovem

[Cuidado, atenção... os jovens não precisam de menos apoio e incentivos, precisam sim de mais e bem distribuido!]

INH pediu avaliação externa
Incentivo ao Arrendamento Jovem com fim à vista por falta de eficiência
O Incentivo ao Arrendamento Jovem (IAJ) poderá desaparecer em breve, pelo menos tal como é conhecido e foi criado há cerca de duas décadas.
É essa a convicção do secretário de Estado adjunto do Ordenamento do Território e das Cidades, João Ferrão, que informou que o Instituto Nacional de Habitação (INH) deverá receber, antes do fim do mês de Agosto, a avaliação externa que encomendou ao instrumento criado para apoiar jovens com menos de 35 anos a alugar a sua habitação. E a confirmar-se que ele é "insuficientemente eficiente", proporá a sua extinção à presidência do Conselho de Ministros (que tem a tutela da Juventude) e ao Ministério das Finanças.
mais in Publico

injustiças que não se esquecem



Perdoar
Aos 25 anos de idade, o soldado inglês Harry Farr recusou-se a voltar para a linha da frente durante a I Grande Guerra e foi executado por um pelotão de fuzilamento. O Ministério da Defesa britânico anunciou agora um perdão para todos os soldados acusados de cobardia durante o conflito, após anos de luta da família Farr para limpar o nome do seu antepassado. Foto: AP, in Publico.pt

austrália, novo mundo

[Sempre em descobertas... O continente australiano é dos que mais me fascina...]

Austrália nasceu do choque de três continentes, diz estudo
Uma cientista australiana afirma ter encontrado provas de que a Austrália nasceu há 1.600 milhões de anos da colisão entre três continentes que hoje constituem as regiões norte, centro e oeste do país.
Kate Selway, da Universidade de Adelaide, disse ter utilizado na investigação uma técnica, chamada magneto-telúrica, que permite medir a condutividade eléctrica da terra até profundidades de centenas de quilómetros.
Segundo a investigadora, o norte do país tem mais condutividade do que o centro e o limite entre um espaço e outro fica a 150 quilómetros de profundidade.
«Se há cerca de 1.640 milhões de anos se olhasse de Alice Springs (localidade situada no centro de Austrália) para sul, via-se o mar», disse Selway. «As enormes forças que participaram na colisão produziram vulcões que ajudaram a criar a crosta da Austrália central», acrescentou.
Disse ainda que as espessas camadas de sedimentos que se depositaram em cima dessa crosta ao longo de milhares de milhões de anos impediram a descoberta da colisão.
Foi graças à técnica magneto-telúrica, que permite penetrar nos sedimentos, que a investigadora descobriu a zona de colisão. «Esse tipo de informação ajuda-nos não só a entender como se formou o continente, como pode ser fundamental para encontrar novos depósitos minerais», concluiu.

mundo cor de rosa gratuito

[Ora aí está o caldo entornado no mundo cor de rosa. Todas as revistas pagas vão apanhar agora um susto, provavelmente pequeno... incluindo jornais como o 24 Horas.]

Jornal gratuito cor-de-rosa editado em Setembro
Na segunda quinzena de Setembro vai ser editado o jornal Diz que Disse, um periódico gratuito cor-de-rosa.
O título pertence à Global Share (empresa de comunicação e serviços de consultoria) contará com uma tiragem de cem mil exemplares e terá um formato tabloide de 32 páginas, com direcção editorial de Cristina Molher. O número zero já circula no Algarve.

Global Share: A Global Share é uma empresa vocacionada para a apresentação e criação de projectos inovadores nas suas diferentes áreas de negócio.

mais longe no sistema solar

[A viagem à descoberta do sistema solar continua...]

Sondas Voyager prosseguem viagem nos confins do sistema solar

terça-feira, agosto 15, 2006

foto do minuto



Equipado a rigor
O primeiro-ministro, José Sócrates, protege os ouvidos durante uma visita guiada a uma plataforma de exploração de petróleo da Petrobras ao largo do Rio de Janeiro, no Brasil. Ontem, Sócrates cumpriu o quarto e último dia da visita oficial ao Brasil. Foto: Estela Silva/Lusa, in Publico

sexta-feira, agosto 11, 2006

smoke country


Fumo que chega ao céu
Uma imagem captada pelo satélite Terra, da agência norte-americana NASA, mostra as colunas de fumo provocadas pelos incêndios florestais em Espanha e em Portugal. Foto: NASA

ciência hoje

A ciência recente:

in Público:
Descobertos desenhos pré-dinásticos no Egipto

Cientistas comprovam papel dos campos magnéticos na formação de estrelas

Satélites revelam que perda de gelo na Gronelândia está a acelerar rapidamente

in BBC:
Greenland melt 'speeding up'

Sky-watchers await celestial show
The Earth makes its annual rendezvous with the Perseid meteors this weekend, promising celestial 'fireworks'.

Waterproof rice gene identified
Scientists say they have identified a gene that will allow rice plants to survive being completely submerged in water for up to two weeks.

Strange 'twin' new worlds found
A pair of strange new worlds that blur the boundaries between planets and stars have been discovered beyond our Solar System.

UK seeks role in Moon missions
UK scientists are vying to play a key role in China's plans to explore the Moon with robotic spacecraft.

quinta-feira, agosto 10, 2006

jellyfish

[Nos últimos dias tenho-me sentido fascinado por esta raça muito estranha, as medusas. Quando era miúdo vi umas duas numa praia do oeste português. Queria tocar-lhe e alguém me disse para não o fazer porque elas davam uma espécie de choque eléctrico que pode matar. São seres estranhos que são constituidos de 95 a 99% de água. Impressionante, hein. Surgem em águas muito quentes e muito frias... e têm assolado a costa espanhola do Mediterrâneo já que as águas têm estado muito quentes. São parte da família das Cnidarias, a que também fazem parte da espécie semelhante às Medusas (ou alforrecas) que na língua inglesa se diz Portuguese Man o' War. É curioso porque a maioria dos norte-americanos não sabe o que é Portugal, mas conhece este termo. A espécie chama-se Portuguese_Man o'War pelo simples motivo de ter a forma de uma caravela portuguesa... ]

Temperaturas elevadas
Espanha avisa banhistas de novas invasões de medusas nas praias do Mediterrâneo
As autoridades espanholas avisaram hoje os banhistas de uma nova invasão maciça de medusas na costa leste do país, no mar Mediterrâneo, nos próximos dias. Os banhistas foram advertidos sobre as melhores maneiras de tratar as picadas.
Espanha: milhares de banhistas recebem tratamento devido a praga de medusas




Mediterrâneo a ferver com praga de medusas em praias turísticas
A água "ferveu" no mar Mediterrâneo nos últimos dias de Julho. Imagens de satélite recolhidas e tratadas pela Agência Espacial Europeia (ESA) mostram águas muito quentes que, em alguns pontos, ultrapassaram os 30°. A temperatura em zonas como as ilhas Baleares e a costa da Catalunha (de que Barcelona é a capital) subiu drasticamente em cerca de um mês. Uma situação que poderá explicar a praga de medusas que invadiu algumas das praias espanholas mais turísticas, como da restante costa mediterrânica.
(...)
Perigo
Ainda que não se conheça exactamente a origem da proliferação destes animais marinhos, constituídos por 95% de água, estima-se que o factor mais importante é, exactamente, a temperatura da água. As medusas habitam normalmente os mares mais tropicais e encontram-se também nas águas frias do Árctico. Existem há 650 milhões de anos e estão habitualmente longe da costa, afastadas entre 35 a 65 quilómetro, locais onde as águas são mais quentes e mais salgadas.
A sua chegada às praias estará assim relacionada com o aumento da temperatura da água do mar. Por outro lado, a contaminação das costas (nomeadamente, através de águas com fertilizantes que vêm dos rios) aumenta a presença de nutrientes, que atraem também as medusas. Nadar lado a lado com um animal destes pode representar um sério perigo para a saúde humana. E se a presença destes seres vivos aumentar na costa, isto pode representar um sério revés para a indústria do turismo. Portugal não tem tido problemas de maior, apesar de algumas aparições ocasionais.



Medusa - Wikipédia
As medusas, alforrecas ou águas-vivas são animais pertencentes ao filo Cnidaria e à classe Scyphozoa, mas também se usam estes nomes vulgares para os representantes das classes Hydrozoa e Cubozoa. Quase todas as medusas vivem nos oceanos, como componentes do zooplâncton.
Como todos os cnidários, o corpo das medusas é basicamente um saco com simetria radial formado por duas camadas de células - a epiderme, no exterior, e a gastroderme no interior - com uma massa gelatinosa entre elas, chamada mesogleia e aberto para o exterior. Ao redor da abertura, chamada arquêntero, as medusas ostentam uma coroa de tentáculos com células urticantes, os cnidócitos, capazes de ejectar um minúsculo espinho que contém uma toxina, o nematocisto. As medusas usam estes "aparelhos" não só para se defenderem dos predadores, mas também para imobilizarem uma presa, como um pequeno peixe, para se alimentarem. O corpo das medusas é formado por 95-99% de água.
Uma das medusas mais comuns é a
medusa de lua (Aurelia aurita), que se encontra em quase todos os Oceanos do mundo.

Filo Cnidaria
The Jellyfish homepage - University of New South Wales, Australia
The Tree of Life - Cnidaria

porno negócio

[Incrivel como há um negócio que nunca passa de moda, que não decresce nem tem crises verdadeiras. Quem tem sempre clientes e interessados, desde que existam homens. Pornografia.]

Lucros da pornografia ultrapassam os de Hollywood
Os estúdios de filmes pornográficos norte-americanos têm mais lucros que a indústria de Hollywood.
Nos dados da Industria Cinematográfica Porno dos Estados Unidos da América (EUA), os filmes pornográficos para adultos têm mais saída que os filmes convencionais de Hollywood.
Os americanos gastam dez mil milhões de dólares anuais em bilhetes para assistir a filmes pornográficos.
Os Estados Unidos são os maiores produtores deste género cinematográfico no mundo. O núcleo mais consumista situa-se em San Fernando Valley, Los Angeles e Califórnia.
O aluguer de vídeos passou dos 450 milhões em 1992 para 800 milhões em 2002.
No mundo estima-se que 250 milhões de pessoas assistam, com regularidade, a cinema pornográfico.
Os dados revelados pela revista «Adult Video News» excluem os consumidores por Internet e desenhos animados pornográficos.

quarta-feira, agosto 09, 2006

ahrte na piscina

Photobucket - Video and Image Hosting


Photobucket - Video and Image Hosting


Photobucket - Video and Image Hosting


Photobucket - Video and Image Hosting


Photobucket - Video and Image Hosting


Photobucket - Video and Image Hosting

Mundiais de Natação, na Húngria (Budapeste).

sexta-feira, agosto 04, 2006

vislumbres

De mala de portátil na mão, óculos escuros a proteger os olhos sensíveis à luz abundante, t-shirt às riscas azuis escuras e cinzentas (horizontais) e calças de ganga (é melhor não falar na minha roupa interior que inclui fio dental, oops...). Ali vou eu a descer a rua do Saldanha e já no largo da Estefânia, junto a uma farmácia bem antiga que ainda há por ali. A andar a um ritmo rápido, levanto os olhos e apanha um pequeno susto. Porquê?
Porque vejo um rapaz de cabelo curto e alto, ao lado de um senhor bem menos alto e bem mais "largo", a caminharem e falarem em conjunto. Iam os dois de óculos escuros.
Já falei brevemente com o senhor louro e forte, uma vez, e vi algumas outras em visionamentos de cinema. Já o outro, alto e esguio, de cabelo curto, entrevistei-o brevemente três vezes, uma das quais foi mais de uma hora e por telefone. O senhor louro e forte talvez seja o que me pudesse reconhecer, embora não ache que me tenha visto ou reparado em mim. O outro, que conhece tanta gente e é tantas vezes entrevistado, não me reconheceria, presumo, só um amigo do grupo dele me costuma reconhecer sempre, de seu nome, Zé Diogo Quintela.

Achei curioso o facto de um homem de esquerda, o alto e esguio, e um homem de direita, o forte e louro, estarem a falar lado a lado, a passear, depois aparentemente separaram-se.

Achei mais curioso que dois dos meu bloggers preferidos estivessem ali, juntos. Ainda bem.

Quem são?
RAP (Ricardo Araújo Pereira)
PM (Pedro Mexia)
Hora: 15h09, hoje.