quinta-feira, agosto 10, 2006

jellyfish

[Nos últimos dias tenho-me sentido fascinado por esta raça muito estranha, as medusas. Quando era miúdo vi umas duas numa praia do oeste português. Queria tocar-lhe e alguém me disse para não o fazer porque elas davam uma espécie de choque eléctrico que pode matar. São seres estranhos que são constituidos de 95 a 99% de água. Impressionante, hein. Surgem em águas muito quentes e muito frias... e têm assolado a costa espanhola do Mediterrâneo já que as águas têm estado muito quentes. São parte da família das Cnidarias, a que também fazem parte da espécie semelhante às Medusas (ou alforrecas) que na língua inglesa se diz Portuguese Man o' War. É curioso porque a maioria dos norte-americanos não sabe o que é Portugal, mas conhece este termo. A espécie chama-se Portuguese_Man o'War pelo simples motivo de ter a forma de uma caravela portuguesa... ]

Temperaturas elevadas
Espanha avisa banhistas de novas invasões de medusas nas praias do Mediterrâneo
As autoridades espanholas avisaram hoje os banhistas de uma nova invasão maciça de medusas na costa leste do país, no mar Mediterrâneo, nos próximos dias. Os banhistas foram advertidos sobre as melhores maneiras de tratar as picadas.
Espanha: milhares de banhistas recebem tratamento devido a praga de medusas




Mediterrâneo a ferver com praga de medusas em praias turísticas
A água "ferveu" no mar Mediterrâneo nos últimos dias de Julho. Imagens de satélite recolhidas e tratadas pela Agência Espacial Europeia (ESA) mostram águas muito quentes que, em alguns pontos, ultrapassaram os 30°. A temperatura em zonas como as ilhas Baleares e a costa da Catalunha (de que Barcelona é a capital) subiu drasticamente em cerca de um mês. Uma situação que poderá explicar a praga de medusas que invadiu algumas das praias espanholas mais turísticas, como da restante costa mediterrânica.
(...)
Perigo
Ainda que não se conheça exactamente a origem da proliferação destes animais marinhos, constituídos por 95% de água, estima-se que o factor mais importante é, exactamente, a temperatura da água. As medusas habitam normalmente os mares mais tropicais e encontram-se também nas águas frias do Árctico. Existem há 650 milhões de anos e estão habitualmente longe da costa, afastadas entre 35 a 65 quilómetro, locais onde as águas são mais quentes e mais salgadas.
A sua chegada às praias estará assim relacionada com o aumento da temperatura da água do mar. Por outro lado, a contaminação das costas (nomeadamente, através de águas com fertilizantes que vêm dos rios) aumenta a presença de nutrientes, que atraem também as medusas. Nadar lado a lado com um animal destes pode representar um sério perigo para a saúde humana. E se a presença destes seres vivos aumentar na costa, isto pode representar um sério revés para a indústria do turismo. Portugal não tem tido problemas de maior, apesar de algumas aparições ocasionais.



Medusa - Wikipédia
As medusas, alforrecas ou águas-vivas são animais pertencentes ao filo Cnidaria e à classe Scyphozoa, mas também se usam estes nomes vulgares para os representantes das classes Hydrozoa e Cubozoa. Quase todas as medusas vivem nos oceanos, como componentes do zooplâncton.
Como todos os cnidários, o corpo das medusas é basicamente um saco com simetria radial formado por duas camadas de células - a epiderme, no exterior, e a gastroderme no interior - com uma massa gelatinosa entre elas, chamada mesogleia e aberto para o exterior. Ao redor da abertura, chamada arquêntero, as medusas ostentam uma coroa de tentáculos com células urticantes, os cnidócitos, capazes de ejectar um minúsculo espinho que contém uma toxina, o nematocisto. As medusas usam estes "aparelhos" não só para se defenderem dos predadores, mas também para imobilizarem uma presa, como um pequeno peixe, para se alimentarem. O corpo das medusas é formado por 95-99% de água.
Uma das medusas mais comuns é a
medusa de lua (Aurelia aurita), que se encontra em quase todos os Oceanos do mundo.

Filo Cnidaria
The Jellyfish homepage - University of New South Wales, Australia
The Tree of Life - Cnidaria

Sem comentários: