quarta-feira, agosto 16, 2006

austrália, novo mundo

[Sempre em descobertas... O continente australiano é dos que mais me fascina...]

Austrália nasceu do choque de três continentes, diz estudo
Uma cientista australiana afirma ter encontrado provas de que a Austrália nasceu há 1.600 milhões de anos da colisão entre três continentes que hoje constituem as regiões norte, centro e oeste do país.
Kate Selway, da Universidade de Adelaide, disse ter utilizado na investigação uma técnica, chamada magneto-telúrica, que permite medir a condutividade eléctrica da terra até profundidades de centenas de quilómetros.
Segundo a investigadora, o norte do país tem mais condutividade do que o centro e o limite entre um espaço e outro fica a 150 quilómetros de profundidade.
«Se há cerca de 1.640 milhões de anos se olhasse de Alice Springs (localidade situada no centro de Austrália) para sul, via-se o mar», disse Selway. «As enormes forças que participaram na colisão produziram vulcões que ajudaram a criar a crosta da Austrália central», acrescentou.
Disse ainda que as espessas camadas de sedimentos que se depositaram em cima dessa crosta ao longo de milhares de milhões de anos impediram a descoberta da colisão.
Foi graças à técnica magneto-telúrica, que permite penetrar nos sedimentos, que a investigadora descobriu a zona de colisão. «Esse tipo de informação ajuda-nos não só a entender como se formou o continente, como pode ser fundamental para encontrar novos depósitos minerais», concluiu.

Sem comentários: