sexta-feira, dezembro 30, 2005
passeio alemão
Passeio branco. Um campo encoberto pela neve. Uma mulher passeia o filho de trenó. Neuzelle, Alemanha.
Bom dia 31de Dezembro e 1 de Janeiro!!
dakar
Carlos Sousa é favorito português, entrevistei-o, brevemente, ainda há uma semana, ele apenas acredita no 5º lugar, não no pódio.
Os jipes alterados já estão todos em Lisboa.
[Ainda na quarta e quinta-feira ao final da tarde, entre as 19h30 e as 20h30, passei de autocarro pela zona dos hotéis do Marquês do Pombal. Nos parques circundantes era uma panóplia de jipes com muita publicidade e todos com matrícula estrangeira. Vi uns quatro jipes tunisinos, todos convidavam os leitores a visitarem a Tunísia. Vi também uns cinco jipes franceses, entre muitos outros. O Dakar está perto de começar, com uma partida inédita em Lisboa, tenho pena de não ter tempo nem vontade interior suficiente para acompanhar a caravana. Enfim. O ano também não foi bom, o que não ajuda...]
Lisboa-Dakar Caravana percorre 11 km na capital
---
[Hoje é um dia de actualidades apetitosas, por isso mesmo, coloco de seguida a informação da SIC, enviada por e-mail para quem subscreveu o serviço. O texto do Primeiro Jornal é do Bento Rodrigues, a do Jornal da Noite é Clara de Sousa.]
JORNAL DA NOITE
Os cofres da Segurança Social encaixaram mais de 200 milhões de euros, depois de a fiscalização ter desmascarado mais de 40 mil portugueses que estavam de baixa fraudulenta.
Os inspectores fizeram milhares de visitas-surpresa.
Confirmamos que se pode comprar droga pela Internet.
A Judiciária investiga o site holandês que até tem uma conta aberta num banco português.
Acompanhamos o trabalho de prevenção nas estradas portuguesas, na operação Ano Novo.
O período mais complicado de trânsito deve ocorrer amanhã de manhã, principalmente por causa da partida do Lisboa-Dakar.
Ano Novo, Vida Nova.
Quem sabe, casa nova.
Com a perspectiva da quebra de vendas no mercado imobiliário em 2006, prevê-se também a descida dos preços das habitações.
Na viagem dos sabores de hoje revelamos-lhe os segredos dos Budas. Gastronomia do Tibete, que 'saboreamos' no Jornal da Noite.
E porque o mundo não pára de nos surpreender, viajamos até Israel, onde uma milionária excêntrica se casou com... um golfinho.
---
PRIMEIRO JORNAL
Há 41 mil portugueses com baixa fraudulenta.
O caso foi detectado por uma inspecção do Ministério do Trabalho.
O combate a este tipo de fraude está a dar resultados: as contas da Segurança Social começaram a melhorar devido à subida das contribuições.
A Segurança Social é também um bom indicador da precariedade do emprego em Portugal.
Uma investigação revelou agora que quase metade dos trabalhadores da construção civil não estão inscritos no sistema.
São números que vamos detalhar no Primeiro Jornal.
Temos também o resultado de um estudo comparativo: os supermercados da Grande Lisboa são os que praticam os preços mais altos do país. O Porto é a região mais barata.
---
Supermercados de Lisboa são os mais caros do País
Hipermercados Jumbo são os mais baratos. Leclerc são as lojas mais caras
No Continente de Leiria, os mesmos 164 produtos custam mais 28 euros do que no Continente do Porto
Os supermercados da zona da Grande Lisboa são os mais caros do país, segundo um estudo divulgado pela Direcção-Geral da Empresa, pertencente ao Ministério da Economia.
O Porto é, pelo contrário, a região do país onde se consegue comprar mais barato, tanto em su-permercados como em hipermercados. É nos preços dos produtos de alimentação e nas bebidas que a diferença entre as duas maiores cidades portuguesas é mais significativa.
O estudo divide Portugal continental em apenas três zonas (Lisboa, Porto e Regiões) e analisou nove cadeias de estabelecimentos (ver coluna lateral), entre hipermercados e supermercados. Neste grupo não se incluem as chamadas lojas de desconto - como o Minipreço, Dia ou Lidl -, já que não entram na categoria de grandes superfícies.
De entre esse conjunto de estabelecimentos, o Jumbo foi considerado a cadeia mais barata, se-guida do Carrefour e do Pingo Do-ce. O Continente ficou em quarto lugar. Os supermercados Leclerc foram classificados como os mais caros do país, seguidos da cadeia Pão de Açúcar e dos supermercados Modelo.
Apesar de tudo, a diferença de preços entre os vários estabelecimentos é menos significativa do que se poderia supor, não ultrapas- sando os 6 por cento. Um cabaz de 105 produtos comuns pode ser adquirido no Jumbo por 255,87 euros e por 271,28 euros no Leclerc - a diferença para a carteira é de 15,41 euros.
Contudo, para quem tiver tem-po e paciência, visitar vários hipermercados é mesmo a melhor solução para poupar alguns euros. Por exemplo, nos produtos de conservação e limpeza, o estudo da Direcção-Geral de Empresas aponta a cadeia Pingo Doce como a mais barata. Neste grupo de bens de consumo, o Jumbo surge apenas em quarto lugar, atrás do Carrefour (segundo mais barato) e do Feira Nova (terceiro).
mais in DN, reportagem do jornalista João Miguel Tavares
adeus falcão
Manuel Falcão deixa feito o "trabalho de casa" na 2
Manuel Falcão, que abandona no próximo domingo a direcção da 2, deixa "o trabalho de casa pronto": a programação está definida "com grande detalhe até final de Fevereiro" e, sem prejuízo das decisões de Jorge Wemans, seu sucessor, há encomendas e contratos que asseguram as grandes linhas da estação nos primeiros seis meses do ano. No entanto, voltou a advertir ontem que o regresso da 2: à concessão de serviço público vai implicar "perda da autonomia de funcionamento".
Em declarações à margem da antestreia do documentário Júlio Pomar - O Risco (produção da Panavídeo a exibir dia 24 de Fevereiro), Manuel Falcão reiterou que as parcerias com a sociedade civil - são 70 os protocolos já firmados - foram facilitadas pelo modelo actual de concessão independente.
Como exemplo, referiu a produção de 85 documentários (exibidos, já prontos ou em conclusão) nestes dois anos em que esteve à frente do cargo, um "processo sempre muito rápido" e só possível "graças à autonomia orçamental".
"É mais fácil produzir documentários do que avançar para a ficção", explicou a propósito da grande opção estratégica da 2, que justificou com os timings de concretização, investimento e meios disponíveis. Além do mais, a aposta no género é "uma tendência no mercado de televisão" e há um bom feedback do público as produções da BBC exibidas superaram mesmo a audiência média do canal.
Isabel de Castro, Manuel Cargaleiro, Bénard da Costa, David Mourão-Ferreira, Humberto Delgado ou Carlos Paredes são alguns dos homenageados em trabalhos já concluídos ou em fase de realização. Se-gundo Manuel Falcão, "faz sentido" apostar na produção independente e "em figuras que representem o que Portugal tem de melhor". Pelo que acredita que "este trabalho será continuado".
mais in DN
europa central
Publicidade atrevida. Esta imagem foi colocada em vários placards austríacos e faz parte de uma série de posters publicitários elaborados por 75 artistas europeus, que causaram fortes críticas de alguns austriacos devido a serem considerados sugestivos, de um ponto de vista sexual - esse crime da humanidade. Foram colocados 400 placards desde a passada terça-feira e a iniciativa durará até ao final de Janeiro, se não for censurada entretanto, como comemoração da tomada de posse da Austria como presidência da UE.
podcasts
Um estudo realizado por uma empresa norte-americana, a Podtrac, revela que 75% dos inquiridos que alguma vez ouviram um podcast são homens. A empresa está a fazer um levantamento de mercado com o objectivo de cativar anunciantes para estes conteúdos radiofónicos disponíveis na Internet.
in DN
novidades
O jornal Público vai lançar uma nova revista mensal dedicada à temática da educação a partir de 10 de Janeiro. Pontos nos ii terá como director Santana Castilho, professor do ensino superior, e decorre de uma parceria entre o diário e a Texto Editora. O seu público-alvo serão os professores, alunos e pais.
in DN
país que deixa de fumar
Caladas a contrarreloj. Una mujer coloca un reloj que prohibe fumar para hacer así referencia a la puesta en marcha, a partir del domingo, de la nueva Ley antitabaco que establece la prohibición total de fumar en los centros de trabajo, centros y dependencias de las Administraciones públicas, centros comerciales, culturales y de ocio, entre otros .
quinta-feira, dezembro 29, 2005
ilha da páscoa
Crédito: Perambulante
[Viajar é uma das maiores experiências que o ser humano pode ter. A minha amiga e ex-colega Cristiana está numa viagem à volta do mundo que durará 3 meses e, actualmente, visita as belezas da Nova Zelândia. O mundo é a nossa ostra, alguém disse, eu substituiria o mundo por planeta, mas concordo. Aqui jaz o blog que conta as aventuras. O texto que se segue é sobre a ilha da Páscoa, onde Cristiana e o marido Ricardo estiveram antes. Cuidado, é só para aventureiros ;) !]
"Em tempos idos, nas proximidades do vulcao Rano Kau, decorria a cerimonia do homem-passaro. Ai se juntavam todos os anos as varias tribos da ilha para eleger o lider maior para reinar sobre Rapa Nui (nome indigena de Ilha da Pascoa) durante os 12 meses seguintes.
Para o efeito, cada tribo apresentava os seus melhores atletas para participarem numa competicao composta por varias etapas: descer a escarpa da montanha ate ao mar, nadar ate uma ilha proxima em aguas infestadas de tubaroes, recolher o Ovo de uma ave local e traze-lo de volta para terra. O primeiro a faze-lo (com o ovo inteiro...) conquistava a coroa para o lider da sua tribo.
Mas a recompensa era semelhante ao Kinder Surpresa e incluia um brinde achocolatado: uma formosa virgem guardada em cativeiro durante semanas - nao para o atleta, mas para o regente, bem entendido. Nota do Ricardo: It's the politics, stupid!
Uma vez por ano, este ritual eh reproduzido num festival de cultura indigena chamado Tapati. "
Por Cristiana e Ricardo - in Perambulante
mundus e astros
A CRÓNICA DE Nuno Crato
Os dias mais longos do ano
Costumamos dizer que 21 de Dezembro, dia do solstício de inverno, é o dia mais curto do ano. Mas essa afirmação é ambígua. De que dia estamos a falar? Se estivermos a falar do período que decorre entre o nascer e o pôr do Sol, então estamos certos. Ou quase certos... Olhando para um almanaque astronómico, reparamos que em fins de Dezembro há alguns dias em que o Sol está acima do horizonte um segundo menos do que no exacto dia do solstício.
mais in Expresso
terça-feira, dezembro 27, 2005
banhos frios
Banho de Natal
A temperatura da água é de 12,5 graus Celsius, o suficiente para afugentar qualquer um nesta altura do ano. Mas em Espanha, as águas frias de Inverno não impediram que pelo menos 400 pessoas participassem na “Copa de Nadal”, que este ano celebra a 95ª edição. A prova de natação aberta a todos decorreu num porto de Barcelona. (Foto: Andreu Dalmau/EPA)
Mergulho de Natal
Os 92 anos de Ladislav Nicek não o afastam das águas geladas do rio Vltava, na capital da República Checa, para o tradicional mergulho de Natal. A temperatura do ar em Praga desceu aos zero graus nos últimos dias. Foto: Petr David Josek/AP
Berlim debaixo de neve
Um homem passa por entre as colunas de betão cobertas de neve do memorial aos judeus assassinados pelos nazis, em Berlim. Os meteorologistas prevêem mais nevões e baixas temperaturas para os próximos dias na capital alemã. Foto: Markus Schreiber/AP
Sri Lanka, um ano depois
Um sobrevivente do tsunami no Sri Lanka corre pela praia de Akurala, perto dos abrigos temporários onde vive. A vida regressa lentamente à normalidade no Sri Lanka, um ano depois do tsunami que abalou a região. Só neste país morreram 31 229 pessoas e 4093 foram dadas como desaparecidas. Foto: Gemunu Amarasinghe/AP
domingo, dezembro 25, 2005
something about christmas time
Letra
There's something about Christmas time
something about Christmas time
that makes you wish it was Christmas every day
Christmas Time, Bryan Adams
---
Os problemas do Natal
The new Scrooges of Christmas present
How did Christmas come to be seen as more of a hazard than a holiday, something to be survived rather than celebrated?
You used to know the festive season was on its way when fake snow started appearing in shop windows and supermarkets blasted out Muzak versions of "Rocking Around the Christmas Tree".
Now we know it's Christmas time when various experts come out of the woodwork to issue warnings about the alleged perils "lurking behind the holiday facade..."
This Yuletide we've been warned about everything from the turkey dinner (can cause festive family feuds), to decorations (are a fire hazard and can kill your pets), to pantomimes (can scare children witless).
Poisoned
What's with these killjoys? Is Christmas really so bad for us? I reckon we should be more relaxed. We a need new Christmas slogan: not so much "Good will to all men" as "All men, chill out!"
Earlier this month, scientists claimed the traditional Christmas lunch - once seen as a rare opportunity for familial togetherness in our otherwise hectic lives (and for stuffing ourselves senseless) - can cause "bickering and belligerence" and even violence.
The overload of turkey, spuds, puddings and booze apparently leads to "repeated changes in blood sugar levels", which can make us irritable and tense.
Need to be well cooked "There are tremendous psychosocial pressures at Christmas", said Paul Clayton of the Royal Society of Medicine. "And on top of that you have your blood sugar levels all over the place, and that is not a good recipe for a calm, relaxing day."
(...)
Complaints
Christmas cards are now more likely to be seen as spreading destruction rather than joy. Apparently our penchant for posting cards to loved ones (between us, we send about a billion a year) is damaging the environment.
At least the kids still enjoy Christmas, right? Not so fast. A government-funded education website caused a stink this month when it offered patronising advice to parents about the perils of pantomimes and Santa Claus.
"For very young children, Father Christmas can be terrifying," it warned. "If you are planning a visit from Santa, you'll need to make sure that fearful children are near an exit.¿"
How did Christmas go from being about "mistletoe and wine" to miserabilism and whining, where what were once seen as simple, pleasant activities - eating with family, tacking up tinsel, dressing like Santa - are now viewed as potentially harmful?
I say "Bah, humbug!" to the Christmas killjoys. Christmas isn't bad for you; it's good for you. Having a week or two off work can be relaxing and reinvigorating; seeing family and friends is nice for most of us; and sending and receiving gifts and cards can be uplifting rather than wasteful or destructive.
And what is wrong with pigging out on meat, spuds, selection boxes and even a drop of the fizzy stuff for one day of the year? Indeed, Damian Thompson, editor-in-chief of the Catholic Herald, tells me that over-eating and drinking is part of the Christmas tradition.
VER ARTIGO COMPLETO in BBC
But in many ways, excess is the point of Christmas. It's a big blast at the coldest darkest part of the year
Richard Holloway
Former Bishop of Edinburgh
frases ditas
Citações famosas de Howard Hughes (1905-1976)
Multimilionário norte-americano, pioneiro na aviação, executivo de cinema, entre outros negócios.
Once you consent to some concession, you can never cancel it and put
things back the way they are.
--------------------
I'm not a paranoid deranged millionaire. Goddamit, I'm a billionaire.
--------------------
The door to the cabinet is to be opened using a minimum of 15
Kleenexes.
--------------------
Wash four distinct and separate times, using lots of lather each time
from individual bars of soap.
--------------------
His ears made him look like a taxicab with both doors open.
Hughes na Wikipédia
sábado, dezembro 24, 2005
neve
Fugir do frio
Um cavalo salta a vedação de arame farpado na localidade de Citluk, perto de Sjenica, a cerca de 300 quilómetros de Belgrado, na Sérvia Montenegro. Nos últimos dois dias, a cidade de Sjenica foi uma das mais frias da Europa, com os termómetros a baixarem até aos 24 graus negativos. Foto: Mzwele/EPA
De pernas para o ar
Um trabalhador polaco limpa a neve do passeio perto de um painel que publicita a venda de meias em saldo na baixa de Varsóvia, na Polónia. A neve, que está a cair em força na capital polaca desde a madrugada de hoje, já causou muitos problemas aos automobilistas. Foto: Czarek Sokolowski/AP
prendas chinesas
Uma família chinesa passa junto a um mítico leão chinês vestido de Pai Natal, em Pequim. Apesar do Natal não ser tradicionalmente celebrado na República Popular da China, o evento tem conhecido alguma popularidade, promovido pelos grossistas, que querem rentabilizar os saldos de final de ano. Foto: Ng Han Guan/AP
baila
Sônia Andréa Baiocchi Macedo
Bailado. Espectáculo "Sintonia" do Ballet Etude Seasons, com os bailarinos Elydio Antonelly e Marisol Antonelly.
aconteceu
mais dinheiro publicitário
Investimento em publicidade subiu 13,8% até Novembro
O investimento em publicidade feito entre Janeiro e Novembro cresceu 13,8% em relação ao mesmo período do ano passado, atingindo 3,3 mil milhões de euros, de acordo com dados divulgados esta quinta-feira pela Marktest.
A televisão, como habitualmente, reteve a maior parte do investimento (2,2 mil milhões de euros), representando mais de dois terços do total (68,5%).
A grande distância, o segundo meio preferido pelos anunciantes foi a imprensa que obteve cerca de um quinto do investimento (19,1%).
Durante o período em análise, as empresas canalizaram 640 milhões de euros para divulgar as suas marcas e produtos nos jornais e revistas portugueses, tendo a imprensa recebido entre Janeiro e Novembro mais 6,6% do que no período homólogo do ano passado.
O outdoor, que ultrapassou definitivamente a rádio em volume de investimento de anunciantes, foi o terceiro meio de comunicação com mais receita publicitária, absorveu 226 milhões de euros, ou seja, 6,8% do total investido em 11 meses.
A rádio foi o único veículo de comunicação de anúncios que recebeu menos investimento entre Janeiro e Novembro deste ano do que nos mesmos meses de 2004, tendo somado 171 milhões de euros (5,1% do total), cerca de um milhão menos que no ano passado.
Um milhão foi o que o cinema ganhou em relação a 2004, tendo arrecadado 11,5 milhões de euros até ao final do mês passado, ou seja, 0,3% do valor total.
Durante Novembro, os anunciantes investiram 330 milhões de euros nos cinco principais meios de comunicação, apresentando uma queda em relação ao mês anterior (Outubro), altura em que o valor total chegou aos 352 milhões de euros.
in Lusa
rtpúblico
formação
sexta-feira, dezembro 23, 2005
barra
Quantas vezes não quisémos ter uma barra superior no computador completamente personalizada com muitas hipóteses de colocar o que realmente no interessa. Aqui jaz um serviço que permite criar essa mesma barra
ny
Nova Iorque acordou com uma greve no metropolitano e autocarros. Os acessos à cidade norte-americana foram inundados de carros, bicicletas e mesmo patins e a entrada no centro foi limitada pela polícia a viaturas com um mínimo de quarto ocupantes. Milhões de nova-iorquinos e turistas foram obrigados a encontrar alternativas aos transportes públicos. (Foto: Mary Altaffer/AP)
quinta-feira, dezembro 22, 2005
neveeeee
O primeiro nevão artificial no Marquês de Pombal, marcado para hoje às 18:00, foi adiado pela empresa promotora, depois de a Câmara de Lisboa ter remetido para mais tarde uma decisão sobre o assunto.
Em comunicado, enviado 20 minutos antes da hora prevista, o Banco Espírito Santo (BES) afirma apenas que «a acção 'Neve no Marquês' foi adiada até data a comunicar brevemente», sem apresentar quaisquer justificações.
Em declarações à Lusa, o porta-voz da autarquia lisboeta, João Reis, disse que o banco, que pretendia realizar «nevões» diários sobre o Marquês durante duas semanas, já entregou alguns dos esclarecimentos solicitados pela autarquia.
Apesar disso, sublinhou a mesma fonte, faltam ainda alguns elementos, nomeadamente uma declaração da PSP a afirmar que vai assegurar a circulação rodoviária na rotunda durante os «nevões», um pedido de licença de ruído e uma declaração de compatibilidade ambiental. - in Lusa
irão
Irão. Comprar em Teerão música dos The Doors, Queen, Nirvana poderá acabar graças a uma medida que o presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad quer implementar.
segunda-feira, dezembro 19, 2005
unicef
UNICEF escolhe Fotografia do Ano 2005
A UNICEF atribuiu hoje o prémio de Melhor Fotografia do Ano 2005 a esta imagem da autoria do britânico David Gillanders, que retrata Jana, uma criança ucraniana. Foto: David Gillanders/AP
"Apesar de ter ardido muita floresta, os pinheiros nascem por regeneração, por isso deve fazer-se o desbaste, mas não se deve cortar sem critérios."
Nos dias que correm a árvore é um importante símbolo do Natal. O seu culto tem origem pagã, mas foi adoptado pelos missionários cristãos há muitos anos. A árvore de Natal fascina crianças e adultos e hoje são poucos os que passam esta época festiva sem este símbolo nas suas casas. Outras são as plantas que representam a quadra natalícia, é o caso das poinsettias, mais conhecidas por estrelas do Natal ou, tal como afirma Pedro Silva, dono da Decoflorália "Todas as plantas que tenham bolas vermelhas, como é o caso do azevinho."
Mas porquê a escolha do pinheiro? Segundo reza a história, porque este tem uma forma triangular. Os três pontos do triângulo passaram assim a representar a Santíssima Trindade. E também pelo facto de esta árvore ser uma das poucas que não perde as folhas no Inverno.
Se pretende escolher uma árvore de Natal para a sua casa tenha em atenção que há vários tipos de pinheiros. Parecidos, mas com características diferentes, há os abetos, o pinheiro bravo e o pinheiro manso. Os abetos vêm de fora do País, os outros nascem nas nossas florestas. Há ainda algumas imitações que passam muito bem por árvores verdadeiras e que têm uma durabilidade bem mais simpática.
mais in DN
Bolas, estrelas, anjos, fitas, maçãs, pinhas e muitos outros enfeites
Curiosidades
Pinheiros de luz iluminam cidades
mundo marinho
Afinal, uma mãe extremosa
Os biólogos marinhos julgavam que as lulas fêmeas abandonavam simplesmente os seus ovos no fundo do mar. Mas um estudo publicado na última edição da revista "Nature", feito no Monterey Bay Aquarium Research Institute, revela que as lulas Gonatus onyx formam e arrastam uma bolsa de ovos nos tentáculos durante seis a nove meses até a nova prole nascer. Foto: Monterey Bay Aquarium Research Institute/AP - in Publico.pt
natal no vaticano, incongruências
O Vaticano iluminou hoje (sexta-feira) a sua árvore de Natal. Este ano a árvore foi oferecida pela Áustria, onde a igreja paroquial celebra 500 anos de existência. Com 30 metros de altura, a estrutura foi colocada na Praça de São Pedro e aí permanecerá durante todo o período natalício. A Áustria ofereceu ainda 32 outras árvores, mais pequenas, para que fossem colocadas nas salas do Vaticano e nos aposentos do Papa. (Foto: Maurizio Brambatti/EPA) - in Publico.pt
fernão
[Acho fascinante estar a ver um filme norte-americano, e ouvir uma criança norte-americana dizer: "I would like to be an explorer, like the great Magellan". O filme é o Truman Show. Fernão Magalhães foi adaptado para a língua inglesa para Ferdinand Magellan.]
FERNÃO DE MAGALHÃES
descobridor, guerreiro (1480? - 1521)
1480: Data provável do nascimento de Fernão de Magalhães, talvez em Trás-os-Montes. - 1505: Parte para a Índia na armada de D. Francisco de Almeida. - 1509: Sob o comando de Lopes Sequeira participa na desastrada expedição a Malaca; faz grande amizade com Francisco Serrão. - 1511: Participa, sob o comando de Afonso de Albuquerque, na conquista de Malaca. - 1513: Regressa a Lisboa. - 1514: É ferido em combate, em Azamor (Marrocos); novamente em Lisboa, D. Manuel recusa-lhe aumento de tença. - 1517: Dirige-se a Sevilha para apresentar a Carlos V o seu plano de alcançar as Ilhas das Especiarias por ocidente . - 1519: Inicia a que será a primeira viagem de circum-navegação; alcança a baía da Guanabara. - 1520: Alcança a foz do Rio da Prata; faz invernada na baía de S. Julião; domina motim; atravessa o Estreito e desemboca no Pacífico. - 1521: Descobre a Ilha dos Ladrões; descobre o arquipélago das Filipinas e aí é morto em combate. - 1522: Sebastian d'Elcano conclui a primeira viagem de circum-navegação.
ver mais em Vidas Lusófonas
o que o wikipedia americano diz de Magellan
saraiva sai, sousa tavares entra
O director demissionário do Expresso José António Saraiva está disponível para agarrar novos projectos jornalísticos se para tal for convidado. Confrontado pelo DN quanto à possibilidade de assumir a direcção de um semanário a ser criado pela Cofina ou pela Prisa, como tem sido ventilado, afirma "não tive nenhum convite, mas se amanhã me fizerem uma proposta tentadora vou ponderar seriamente".
Requisitado por Francisco Pinto Balsemão para preencher o cargo de director coordenador editorial para a área dos jornais do grupo Impresa, Saraiva diz-se "a 100% na empresa", mas assume-se "um homem livre".
Em Julho deste ano, Saraiva admitiu haver espaço para mais um semanário com características do Expresso, em entrevista ao Meios e& Publicidade. No entanto, deveria ser "mais pequeno, mais agressivo, com uma fórmula jornalística bastante diferente e original", afirmou. "Se fundasse hoje um jornal tinha capacidade para bater o Expresso", assumiu.
Fim de ciclo. Ontem foi publicada, no Expresso, a sua última coluna de opinião "Política à Portuguesa". "De tudo o que fiz no Expresso, escrever a minha crónica foi o que me deu mais prazer e ao que mais me entreguei", assume ao DN, confidenciado que a escreveu todas as quartas-feiras, ao longo de 24 anos, em casa. Apesar de confessar que não lia as criticas que eram feitas às suas opiniões para se "defender", diz que ficava irritado, pois achava que "eram injustas e contraditórias". No seu último texto admite mesmo que se tornou "vítima regular de outros colunistas e de outros jornais". Foi acusado de "simplista, de doido, de ter falta de noção da realidade, de ter excesso de bom senso". "Sou dificilmente catalogável", afirma ao DN.
mais in DN
Desporto perde secção
"Uma coluna pode ser uma arma terrível, se mal usada"
O jornalista Miguel Sousa Tavares assinou, na sexta-feira, a sua última crónica nas páginas do Público e dia 7 de Janeiro inicia uma nova era de colunista no Expresso.
"Foi bom para ambas as partes", resume Miguel Sousa Tavares, num balanço que faz de 14 anos de colaboração com o diário do grupo Sonae. "Para mim foi um privilégio escrever num jornal que sempre gostei e com o qual me identifico", acrescenta.
Sousa Tavares confessa ainda que "em 14 anos nunca tive um processo por difamação, ou de qualquer outro género, apesar de escrever sobre assuntos no fio da navalha".
O poder da caneta é algo de que nunca abusou e reconhece que sempre teve consciência que "uma coluna (de opinião) pode ser um arma terrível, se mal usada".
Em mais de 600 artigos de opinião passou por assuntos tão diversos como as querelas políticas portuguesas. Desde a maioria absoluta de Cavaco Silva, passando pelo Guterrismo, e acabando na saída de Durão Barroso e na entrada em cena de Santana Lopes.
Ao nível internacional, foi implacável com as duas Guerras do Golfo, com a questão de Timor-Leste, com a Europa e com o Médio Oriente.
Como escreve no seu último "Espaço Público", não sabe se "sobra alguma coerência ou unidade de pensamento", mas consola-se por saber que escreveu sempre "com convicção e sinceridade", que encontrou no Público "um espaço de absoluta liberdade" e, finalmente, que guarda nas gavetas tudo o que os leitores lhe foram escrevendo ao longo dos anos, que "tantas vezes serviram de estímulo para continuar".
As criticas nunca foram um problema, uma vez que até é conhecido o seu gosto pela polémica. "As pessoas que me lêem identificam-se comigo", acredita o líder de opinião. "Sem rancores e já com inevitáveis saudades" deixa o Público de que, garante, vai continuar leitor.
dor
A indiana Meena, de 32 anos, chora o marido, Venkatesh, que morreu em consequência de uma multidão em pânico. Milhares de vítimas das cheias aguardavam hoje a sua vez de receber alimentos, com senhas de alimentação dadas pelo Governo, quando a multidão entrou em pânico, causando pelo menos 45 mortos. - in Publico.pt
espaço
Primeiro satélite do sistema Galileu lançado no dia 26
A Agência Espacial Europeia (ESA) vai lançar o primeiro satélite do sistema de navegação Galileu, o Galileo In-Orbit Validation Element GIOVE-A, no próximo dia 26, a partir do Cazaquistão.
De acordo com um comunicado da ESA, "o sistema de navegação por satélite europeu começará a converter-se em realidade no dia a seguir ao Natal", com o lançamento do primeiro satélite de validação em órbita.O satélite, que girará em redor da Terra a uma distância de 23.200 quilómetros, será lançado por um foguetão russo Soiuz-Fregat, a partir do Cosmódromo de Baikonur.O Galileu é o primeiro sistema de navegação por satélite para uso e controlo exclusivamente civil, integrando um conjunto de 30 satélites.O sistema, orçado em 3300 milhões de euros, passou por graves dificuldades na sua fase de desenvolvimento devido a divergências entre os seus gestores.
domingo, dezembro 18, 2005
séries 2: em alta
A melhor ficção está na 2:
A nova série 24, que estreou na semana passada na 2: tem uma vez mais o seu
principal actor – Kiefer Sutherland - nomeado para um Globo de Ouro na
categoria Melhor Actor de Televisão/Drama
---
ROME da produtora HBO tem duas nomeações – uma na categoria de Melhor Série
de Televisão/Drama e outra na categoria de Melhor Actriz de Televisão/Drama
– Polly Walker
ROME estreia brevemente na 2:
---
Igualmente prevista na 2: está a exibição da comédia «Curb Your Enthusiasm»,
a série da HBO escrita e protagonizada por Larry David, co-autor e
co-produtor de «Seinfeld» que nesta edição dos Globos tem duas nomeações,
uma para a Melhor Série de Televisão na categoria de Comédia e outra de
Melhor Actor na Categoria de Comédia/Musical.
Os Globos de Ouro, atribuídos pela Associação de Imprensa Estrangeira de
Hollywood, são uma das cerimónias mais importantes do contexto
cinematográfico internacional, que antecede a atribuição dos Óscares pela a
Academia de Hollywood.
cinema em alta: mais!
New York Times lança revista de cinema esta sexta-feira
O jornal New York Times lança esta sexta-feira a revista de cinema OnMagazine. A publicação terá 50% de publicidade e o restante informação preparada pela secção de Cultura do diário e pelo nytimes.com.
Segundo anunciou a companhia, a OnMagazine será distribuída nos cinemas Loews Cineplex de Nova Iorque, Chicago, Los Angeles, São Francisco, Boston, Washington, Dallas e Seattle e terá uma tiragem de 1.250.000 exemplares.
sábado, dezembro 17, 2005
google alarga-se
A empresa dona do motor de busca mais utilizado no mundo, Google, vai pagar mil milhões de dólares (833 milhões de euros) pela compra de cinco por cento da Time Warner, colocando a Microsoft fora da corrida, segundo avança a agência Bloomberg.
O gigante informático norte-americano Microsoft foi a primeira a iniciar negociações com a América Online (AOL) para compra uma participação na sua unidade de media e entretenimento Time Warner, mas segundo uma fonte próxima do processo citada pela agência Bloomberg, está agora afastada do negócio.
Segundo o acordo, que avalia a AOL em 20 mil milhões de dólares (16,7 mil milhões de euros), a Google vai disponibilizar ligações directas na Internet para a AOL e vai ter acesso aos motores de busca da AOL para os vídeos online. A mesma fonte garante que o acordo será apresentado na próxima semana ao conselho de administração da Time Warner.
Os presidentes da Google e da Time Warner recusaram fazer comentários a esta informação, à semelhança do que sucedeu com o porta-voz da Microsoft.
As acções da Google encerraram sexta-feira a valorizar 1,8% para 430,15 dólares e as acções da Time Warner terminaram a sessão a ganhar 0,9% nos 18 dólares.
cintra
A primeira distinção nas artes do espectáculo
Júri escolheu Luís Miguel Cintra, actor, encenador e director da Cornucópia
no smoke
Fumar nos locais proibidos vai ser punido em Portugal com uma multa que pode ir de 50 euros a mil euros. O aumento das coimas foi aprovado em Conselho de Ministros e resulta da transposição de uma directiva comunitária para a ordem jurídica portuguesa.
Os valores das coimas mantinham-se inalterados desde 1988 e foram considerado desactualizados pelo Executivo, tendo em conta que "o consumo de tabaco é hoje uma das principais causas de morte" e que o combate ao tabagismo é "uma das acções de acção prioritária do Governo", lê-se no comunicado do Conselho de Ministros, de quinta-feira.
Na nova legislação mantêm-se os locais onde é proibido fumar, estabelecidos em 1983 unidades de saúde, escolas, locais destinados a menores de 16 anos, recintos desportivos e de espectáculos fechados, locais de atendimento público, elevadores, museus, bibliotecas, estações de metropolitano e transportes públicos de passageiros.
O novo decreto-lei aumenta também as coimas por publicidade ilegal quando está em causa o desrespeito pelas regras de rotulagem. A partir de agora, a fiscalização, que até aqui era da responsabilidade da Direcção-Geral de Saúde, passa a ser da responsabilidade do Instituto do Consumidor, que irá receber 40 por cento do produto da aplicação das coimas (os restantes 60 por cento vão para o Estado).
in DN
rádios
TSF tem agendado ciclo de entrevistas com os candidatos, entre 4 e 10 de Janeiro de 2006
A Antena 1 vai privilegiar, na cobertura da campanha presidencial, "o olhar do repórter sobre o acontecimento, na boa tradição da reportagem de rádio", de acordo com o director de Informação, João Barreiros. A TSF começa, esta segunda-feira, uma série de cinco reportagens nos bastidores da pré-campanha. As rádios de informação querem ir além das aparências.Na próxima semana não haverá Fórum na TSF. Depois do noticiário das 10.00, a grelha da estação acolhe um ciclo diário de reportagens de 45 minutos cada, Um dia com...De acordo com o director, José Fragoso, os repórteres que estão a acompanhar cada um dos candidatos vão mostrar uma acção de campanha "por dentro".Na TSF, o ano começa com um ciclo de entrevistas. Luís Proença, director-adjunto, disse ao DN que "os convites aos candidatos foram feitos e foram aceites". O alinhamento acordado é o seguinte dia 4, Francisco Louçã; dia 5, Jerónimo de Sousa; dia 6, Manuel Alegre; dia 9, Cavaco Silva; dia 10, Mário Soares. As entrevistas serão sempre em directo, depois do noticiário das 10.00, conduzidas pela editora de política, Teresa Dias Mendes.
old professions
SIC emite no 'Jornal da Noite' 'Trabalhadores do Sexo Uni-vos'
A reportagem SIC de hoje intitula-se Trabalhadores do Sexo Uni--vos, e pretende abordar se será o movimento sindical a solução para os problemas ligados à mais antiga e mais maldita profissão do mundo. Um trabalho de Miriam Alves, transmitido a partir da 20.00, durante o Jornal da Noite, na SIC.Em Trabalhadores do Sexo Uni--vos a jornalista dá a palavra a profissionais do sexo sindicalizados, que desmontam o discurso habitual sobre o negócio do sexo. O objectivo desta reportagem passa por deslocar o debate sobre o trabalho sexual do quadro moral para o quadro laboral, tendo como personagem principal Ana Lopes, uma antropóloga portuguesa que levou o sindicalismo ao mundo desconhecido e subterrâneo do trabalho sexual. Ana Lopes fez do seu projecto de doutoramento uma proposta de investigação/acção e assumiu-se como catalisadora de um processo pioneiro no Reino Unido e na Europa. Ou seja, a conquista de representação sindical para os trabalhadores da imensa indústria do sexo.
norge
Um negócio que vale 500 milhões de euros
4 mil quilómetros separam duas cidades unidas pelo mercado do bacalhau
As mulheres ficam em terra e constituem a principal mão-de- -obra, com salários distantes dos 2500 euros mensais da Noruega "Em 30 anos, passámos de 70 navios de pesca longínqua para 15"
Há um cemitério feito de terra portuguesa numa cidade costeira mais ou menos a meio do mapa da Noruega. Esse chão português em solo nórdico foi transportado ao longo de anos nos navios de pesca do bacalhau. Para lá levavam terra e no regresso traziam peixe. É uma terra escura, mais rica em nutrientes, dizem os locais, e que transportou sementes estranhas a Kristiansund. Assim se chama essa cidade de cerca de 28 mil habitantes onde, além de plantas, se encontram rostos com traços portugueses.
É história. Kristiansund nasceu há 250 anos com a pesca do bacalhau e manteve até há pouco tempo o título de capital do klippfisk (nome que os noruegueses dão a esse peixe depois de seco que aprenderam a comer em pouco mais de duas variações culinárias com portugueses e espanhóis). O porto perdeu, entretanto, o estatuto para Alesund, um pouco mais a sul, contentando-se agora com um segundo lugar entre os mais importantes centros de pesca e transformação de bacalhau na Noruega.
A cerca de quatro mil quilómetros, uma outra cidade tenta recuperar na indústria transformadora o peso que foi perdendo na pesca do bacalhau. Fica na metade norte de Portugal, próximo de Aveiro. Era de lá que partiam muitos dos navios carregados de terra. Era lá, também, que aportavam meses depois os mesmos navios, mas cheios de pescado.
É outra história. A de uma cidade de bacalhoeiros onde o bacalhau nunca chegou fresco. "Em 30 anos passámos de 70 navios de frota longínqua para 15 e, hoje, esses pescam só três por cento do bacalhau que consumimos", afirmou ao DN José Ribau Esteves, presidente da Câmara de Ílhavo.
Os maiores consumidores. Kristiansund e Ílhavo são hoje dois pólos de um circuito comercial avaliado em 250 milhões de euros, valor correspondente às cerca de 40 mil toneladas de bacalhau que a Noruega exporta anualmente para Portugal e o equivalente a 55% do consumo total nacional. É o maior fornecedor do mercado português e o único que coloca no nosso país o produto pronto a consumir (ver entrevista). Uma maneira de controlar melhor toda a cadeia daquele que é o melhor consumidor mundial, per capita, de bacalhau salgado seco. Dá qualquer coisa como 6,8 quilos de bacalhau por ano a cada português e um gasto de cerca de 50 euros.
mais in DN
"Nas crises o consumo de bacalhau aumenta"
Aquacultura pouco intensiva
Modo de escolher um original
Preço pode subir em média dez por cento
Lei aplaudida mas sem fiscalização
sexta-feira, dezembro 16, 2005
sorriso
O enigmático sorriso de Mona Lisa acaba de ser objecto de mais um exercício de descodificação recorrendo a software específico, de "reconhecimento de emoções", uma equipa da Universidade de Amsterdão, na Holanda, delegou a tarefa num computador que, segundo a revista New Scientist, citada pela BBC, concluiu tratar-se de um sorriso "de alegria", embora mesclado, em menor proporção, por outras emoções, como o medo e a raiva.Para chegar a estas conclusões acerca da mais reproduzida obra de Leonardo Da Vinci, executada entre 1503 e 1506 e hoje exposta no Museu do Louvre, em Paris, foram tidos em conta traços como a curvatura dos lábios e rugas de expres- são, designadamente em redor dos olhos. Traços que o computador cruzou e comparou com centenas de registos fotográficos de jovens rostos femininos, com base num programa informático desenvolvido em parceria com uma equipa da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. Uma expressão neutra foi, neste caso, usada como imagem-padrão. O desenvolvimento de software deste tipo, recorda a New Scientist, poderá, um dia, dotar os computadores da capacidade de ajustar a sua resposta aos estados de alma dos seus utilizadores.
mais in DN
loucura das sms's
No terceiro trimestre deste ano os portugueses trocaram em média 16,76 milhões de mensagens escritas (SMS) por telemóvel, uma subida de 116,7% face ao trimestre anterior e de 143% em termos homólogos, revelou esta sexta-feira a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).