quinta-feira, junho 01, 2006
cuidado: borboletas
Borboletas invadem Portugal
Sónia Morais Santos, explica:
São castanhas, têm uma mancha branca em forma de "y" nas asas, e invadiram o país. As Autographa gamma são borboletas mas não têm a graciosidade das mariposas coloridas que se encontram principalmente em cenários campestres. Estas chegaram aos milhões, vindas do Norte de África, e apesar de serem inofensivas incomodam, sobretudo pela quantidade.
Não é a primeira vez que as gamma invadem Portugal. Já em Junho de 1996 houve uma migração em massa semelhante. Os motivos de então são os mesmos de agora: a subida abrupta da temperatura. "Estas borboletas fazem uma migração sazonal e é habitual que passem pelo nosso país. Porém, este ano, o calor fez eclodir mais cedo as crisálidas que estavam hibernadas e trouxe do Norte de África esta migração massiva", explica Adriana Galveias, da Tagis - Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
Os entomologistas (especialistas em insectos) garantem que não há razão para alarme. As borboletas podem não ser bonitas, podem voar na nossa direcção mais vezes do que seria desejável, mas não fazem mais do que isso. "Não é preocupante. E mesmo para as culturas, o que é danoso não são as borboletas mas sim as larvas", acrescenta Adriana Galveias.
A vida das Autographa gamma não é longa. As que sobrevivem aos ataques furiosos dos humanos não duram mais que quatro semanas. Mas, ainda assim, cada borboleta põe, antes de morrer, mais de mil ovos. Os ovos passam a larva, depois a crisálida, e só então se transformam em mariposa adulta. Destas que agora importunam portugueses e espanhóis, dois países que cruzam no seu caminho rumo ao norte da Europa.
mais in DN
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário