[Belo artigo! O humor está na moda, até na publicidade. Mas o que é demais também cansa. Será? Rir é o melhor remédio, para muita coisa. Para vender é do melhor.]
Vendedores que usam bem o humor têm mais sucesso
Se conseguires fazer rir o teu cliente, vais conseguir vender-lhe quase tudo." Este provérbio antigo das vendas demostra bem a importância de usar o humor na relação vendedor/consumidor. Mas é preciso saber usá-lo, caso contrário o resultado pode ser desastroso, adverte José Almeida, director-geral da Ideias & Desafios, empresa de formação, coaching e consultoria na área de vendas.
O ideal é conseguir encontrar um equilíbrio "de 50% de profissionalismo e 50% de humor" e distinguir uma "piada de uma história". A maioria dos vendedores "não sabem usar o humor e limitam-se a contar piadas, o que é extremamente perigoso no processo de venda", frisou o responsável, que inclui a componente do humor nos seus cursos de formação.
Ao contrário das piadas, "as histórias são genuínas, contam uma experiência, usam humor, muitas vezes dissimulado, e são extremamente envolventes. Uma boa história ficará sempre na memória dos clientes".
(...)
E quem usa bem o humor em Portugal? Apesar de este tema ser ainda tabu para muitas empresas, os sectores do imobiliário e automóvel demostram uma preocupação com ele ao treinar os seus vendedores. São mercados onde é preciso estabelecer uma relação rápida e de confiança com os consumidores. O humor pode ser uma grande ajuda...
Também na publicidade, muitas marcas optam por este tipo de comunicação, como é o caso da Frize e da Bimbo. Quem não se lembra dos anúncios destas empresas?
mais in DN
quinta-feira, junho 01, 2006
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário