domingo, março 06, 2005
estágios para doutores
[Parece interessante e importante. Mas para quem já esteve no jornalismo como é o meu caso, existem questões que dizem respeito à parte financeira que revoltam um pouco... ver aqui]
A INICIATIVA
Público vai ter Cientistas na Redacção
A partir do próximo mês de Julho, o PÚBLICO vai oferecer bolsas de estudo para cientistas interessados em estagiar na secção de Ciências do jornal durante três meses, num ambiente de imersão total numa redacção. A iniciativa foi recentemente aprovada num concurso para projectos de divulgação de ciência de âmbito nacional, promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Inspirado em iniciativas semelhantes nos Estados Unidos e Reino Unido, o programa Cientistas na Redacção tem como objectivo fornecer aos investigadores competências no domínio da comunicação e um conhecimento da lógica, da cultura e das rotinas de produção jornalística, que permitam facilitar e tornar mais eficaz a divulgação de ciência junto do público e os contactos com os media. Os anúncios para o programa deverão ser publicados ainda durante o mês de Março e prevê-se que o primeiro estágio possa começar já a 1 de Julho deste ano. Aos candidatos exige-se ligação a uma instituição de investigação, o grau de doutor e exclusividade durante o período de estágio. O processo de selecção consta de uma avaliação curricular, seguido de entrevista.
O júri terá cinco elementos, entre jornalistas e cientistas.
O programa Cientistas na Redacção terá a duração de um ano - serão aceites quatro bolseiros, que efectuarão os seus estágios separadamente - e as bolsas a atribuir serão de 1500 euros mensais. Caberá aos bolseiros aceites para o programa negociar com as suas entidades patronais a dispensa de serviço necessária à sua integração a tempo inteiro na redacção do Público.
in Público
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário