sexta-feira, março 04, 2005

selos de paula rego


Royal Mail lança 100 milhões de selos de Paula Rego
Mais de cem milhões de selos ilustrados com pinturas de Paula Rego começaram na semana passada a ser distribuídos em Inglaterra. Uma colecção especial lançada pelos correios britânicos, o Royal Mail, utiliza seis litografias da artista portuguesa para assinalar os 150 anos da morte da escritora Charlotte Brontë.

"Há cerca de dois anos que este trabalho tem vindo a ser cuidadosamente preparado", disse ao DN o porta-voz dos correios britânicos, Patrick O'Neill. Era preciso marcar o aniversário da morte de Charlotte Brontë de uma forma "digna e ilustre", explicou, e "a Paula Rego, por ser uma das mais conceituadas artistas em Inglaterra e uma admiradora confessa das obras de Brontë, foi a melhor solução que podíamos apresentar ao público". A colecção integra seis selos diferentes, correspondentes a seis pinturas e a seis valores. Os mais baratos custam 60 cêntimos, os mais caros 1,68 euros. O Royal Mail adianta que esta é uma edição limitada, com uma produção aproximada de 100 milhões de selos e que só deverá ser vendida durante um mês, apesar de ser considerada "a mais importante do ano".

Prevendo uma procura acima dos níveis normais, os correios também preparam uma edição para coleccionadores, que contém um exemplar de cada selo e uma explicação detalhada da novela.

As seis pinturas reduzidas ao tamanho de selo fazem parte de uma coleção de 24 obras que Paula Rego concluiu em 2003. Um trabalho inteiramente dedicado à novela Jane Eyre - a primeira e mais conhecida obra de Charlotte Brontë, datada de 1847, que se tornou um clássico de leitura obrigatória. Numa sondagem recente, foi mesmo considerada uma das histórias mais românticas da literatura inglesa, só ultrapassada por Orgulho e Preconceito, de Jane Austen.
in DN

Sem comentários: