quinta-feira, fevereiro 24, 2005

magnetar. wow, o que foi aquilo?



Depois da explosão. Imagem da NASA.

Magnetar deu origem à maior explosão de luz do Universo até agora detectada pelos cientistas
Energia libertada a 50 mil anos-luz da Terra por uma estrela de neutrões foi equivalente à que o Sol produz em 100.000 anos

A maior explosão de luz até hoje detectada foi registada por duas equipas de cientistas. Trata-se de uma explosão de raios gama e de raios X, ocorrida numa galáxia distante da nossa e que, de tão potente, abalou a Lua e os instrumentos dos satélites em órbita, iluminou a camada superior da nossa atmosfera e terá sido 100 vezes mais potente do que a maior até hoje registada, apesar de ter durado apenas um décimo de segundo. O feito, que foi detectado a 27 de Dezembro, está a ser agora minuciosamente analisado, para compreender qual a sua origem.

Os cientistas, que divulgaram as suas observações numa reunião organizada esta semana pela agência espacial norte-americana (NASA), dizem que a imensa explosão, invisível à vista desarmada a partir da Terra, pode ter tido origem num objecto com um tamanho de cerca de 20 quilómetros, localizado numa galáxia distante da nossa.
"São conhecidas apenas duas explosões gigantescas deste tipo nos últimos 35 anos. Mas este evento de Dezembro foi 100 vezes mais potente do que qualquer um dos outros registados", explicou, num comunicado divulgado pela NASA na sua página da Internet, David Palmer, investigador do Laboratório Nacional de Los Alamos (EUA), que descreve a observação feita através do telescópio de raios gama Swift da NASA e do VLT (Very Large Telescope) do Observatório Europeu do Sul, no Chile.

As duas equipas esclareceram que se trata de uma explosão de uma estrela de neutrões com um enorme magnetismo, conhecida como um magnetar. Neste caso, o magnetar está identificado com o nome SGR 1806-20 e poderá estar a 50 mil anos-luz de distância da Terra, na constelação de Sagitário. in Público



Era assim antes da explosão. Linda, Magnetar.

Sem comentários: