quinta-feira, fevereiro 24, 2005

publico.pt pagoooo

[É com tristeza que coloco esta noticia, sobre o Publico.pt, o site de informação mais visitado no país, passar a ver o acesso à edição impressa, paga. De certa forma justifica-se... era de facto bom demais para ser gratuito, infelizmente a Sonae quer facturar, e alguém tem de pagar. Era um excelende serviço público gratuito, o Público. Além disso o site mudou de grafismo, para algo bem pior, na minha opinião. Queremos o site antigo de VOLTA. Queremos? Quem? Eu, pelo menos. E as pessoas que conheço também.]

Publico.pt vai ter acesso pago
O acesso à edição impressa do Público através do site vai passar a ser limitado a assinantes. Uma alteração que ainda não ser verifica, mas que acontecerá «nas próximas semanas», como explicou ao M&P José Vítor Malheiros, director do Público online. A justificação do director editorial é clara: «serviços deste tipo não se podem manter sem receitas», afirma. Fica, no entanto, a promessa de que a maioria dos conteúdos continuarão a ser de acesso livre. Entretanto, o site tem já cara nova. A primeira alteração salta à vista assim que se acede a www.publico.pt e se percebe que este passou a publico.clix.pt. Uma mudança firmada pelo acordo com o Clix - na linha do que já fizeram outras publicações - e que assenta, segundo o responsável, numa «rentabilização de recursos técnicos».
Todo o grafismo e conteúdo continuam sob a alçada do Público. Neste campo, as novidades são muitas. Um «design mais claro, com melhor qualidade e mais moderno» e a integração da homepage com a secção de Ultima Hora são, para já, as primeiras apostas. Mas «outros sites serão integrados numa próxima fase, inseridos num quadro de navegação partilhado», adiantou José Vítor Malheiros.
O lançamento oficial do novo Público online só acontecerá a 5 de Março, dia em que o jornal festeja o seu 15º aniversário. Para assinalar a data, dia 4 de Março chega às bancas a nova edição do Livro de Estilo do Público, que será distribuído com o jornal, estando posteriormente disponível para venda directa nas livrarias.
in Meios e Pub

Sem comentários: