quarta-feira, agosto 25, 2004

Fumadores jovens em risco de ataque cardíaco


Probabilidades são cinco vezes maiores do que para não fumadores

> Os fumadores na casa dos 30 anos têm cinco vezes mais probabilidades de sofrer um ataque cardíaco do que os não fumadores da mesma idade. Um estudo de uma equipa de especialistas finlandeses faz cair por terra a ideia de que o grupo de maior risco são os fumadores mais velhos.

A probabilidade de vir a ter um ataque cardiaco foi sempre encarada pela maioria dos fumadores como mais uma preocupação a ter em conta depois dos 40 anos. Mas uma equipa de investigadores finlandeses demonstrou que o risco abrange também os fumadores mais novos.

A equipa analisou os dados de um mega-estudo sobre doenças cardio-vasculares conduzido pela Organização Mundial de Saúde em 21 países, entre 1985 e 1995. O estudo seguiu 7,2 milhões de pessoas durante esses dez anos e permitiu aos investigadores analisar mais de 22 mil ataques cardíacos não fatais, em homens e mulheres entre os 35 e os 39 anos.

A conclusão é que 80 por cento destes adultos que tiveram ataques cardíacos, antes dos 40 anos, são fumadores. O estudo permitiu, ainda, concluir que os homens fumadores na casa dos 30 anos têm uma probabilidade cinco vezes maior de sofrer um ataque cardiaco do que os não-fumadores da mesma idade. Nas mulheres o risco é ainda ligeiramente maior.
in Sic Online

Sem comentários: