quarta-feira, agosto 25, 2004

Português descobre planeta extra-solar mais pequeno de sempre


[Este é um planeta que é o mais parecido com a Terra descoberto até agora, de acordo com o astrónomo português e abre aqui uma esperança mais alargada de que há vida nesse universo, pois mostra que existem mais planetas com superfício rochosa como é o caso da Terra (e não gasoso como a maior parte dos planetas que conhecemos. A zona em que está este planeta, na constelação de Altar, está a cerca de 50 anos luz da Terra. Vamos lá? O último a chegar é... humano.]

ver na BBC

Uma equipa europeia de 16 astrónomos, da qual faz parte o português Nuno Cardoso Santos, acaba de descobrir o mais pequeno planeta extra-solar alguma vez detectado. Trata-se de um planeta que orbita em torno de uma estrela que não o Sol.

Este novo planeta orbita a estrela mu Arae que se encontra localizada na constelação do Altar.
De acordo com um comunicado divulgado esta quarta-feira, este planeta completa o ciclo em torno da sua estrela em 9,5 dias.

Este fenómeno é importante uma vez que este é o segundo planeta a ser descoberto com estas condições. O primeiro a ser conhecido apresenta dimensões semelhantes a Júpiter e completa a sua órbita em 650 dias.

Segundo o mesmo comunicado, este novo corpo extra-solar apresenta cerca de 14 vezes a massa da Terra e está no limiar dos planetas rochosos. Trata-se de uma situação particular, na medida em que a sua massa tem semelhanças com a de Urano, que é o mais pequeno dos planetas gigantes no sistema solar.

Para o português Nuno Cardoso Santos, este planeta é algo de novo e poderá ser maior que a Terra. «As teorias actuais parecem indicar que este planeta é do tipo terrestre, embora um pouco maior que a Terra. É uma espécie de super –Terra», explicou.

Além de Nuno Cardoso Santos, do Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa, integram esta equipa outros 15 cientistas.

Sem comentários: