quarta-feira, agosto 25, 2004

Crânio de crocodilo com oito milhões de anos descoberto na Austrália


Este é o fóssil do crocodilo com 8 milhões de anos

> A Austrália é um país que ainda revela surpresas. Foi descoberto um crânio de um crocodilo Baru, por cientistas australianos, que viveu no deserto central do país há cerca de oito milhões de anos.

«O fóssil pertence a um crocodilo de água doce», disse o paleontólogo do Museu do Território Norte, Peter Murray, à ABC Darwin, acrescentando ter ficado surpreendido ao encontrar «o crânio completo, que estava enterrado no barro».

O crânio, de 60 centímetros de comprimento e 50 de largura, pertence a um crocodilo Baru de água doce, com cerca de cinco metros de comprimento, cuja origem continua a ser um mistério para a ciência, pois ainda não foi possível estabelecer nenhum parentesco com os répteis actuais.

Murray explicou que os crocodilos milenares se diferenciam dos actuais nos dentes e no tamanho do focinho e acha que o réptil pode ter morrido de inanição devido a uma forte seca que afectou no passado pré-histórico uma região localizada a nordeste da cidade de Alice Spring.

Junto ao fóssil foram também descobertos restos de outros animais, como gansos gigantescos, rinocerontes marsupiais e flamingos.

Sem comentários: