«As histórias do primeiro número vão surpreender»
A revista Sábado, que amanhã chega às bancas, quer «ocupar um espaço particular» no mercado das revistas de informação geral (newsmagazines). Partindo «de propostas que consideramos muito originais, queremos fazer melhor do que os projectos que já existem», disse ao DN João Gobern, o director da nova publicação.No momento em que, finalmente, o projecto está pronto para ser oferecido aos leitores, o director afirma que «o sucesso significa o vingar da personalidade própria» da publicação que «a médio prazo quer ser o padrão» neste segmento editorial.
A existência de outras revistas idênticas no mercado nacional não preocupa João Gobern: «A concorrência é que tem de nos temer. Apreciamos o trabalho dos outros, respeitamos esse 'porta-aviões' que é a Visão e estamos atentos à Focus. Mas também consideramos que somos uma óptima alternativa, com uma personalidade própria.»
A Sábado «aposta nas boas histórias e nas boas notícias» e em «marcar a agenda». Nesse sentido, o director revela que «as histórias que temos no primeiro número, vão surpreender as pessoas».
A opinião será um dos espaços mais importantes da revista, que promete uma boa estreia com o confronto entre José Sócrates e Pedro Santana Lopes. Para além dos comentários de José Pacheco Pereira.
O director da Sábado salienta, igualmente, os exclusivos da revista internacionalThe Economist, do jornal espanhol El Mundo e da brasileira Isto É. SINTONIA João Gobern, jornalista com uma vasta carreira, refere com orgulho que este «é o segundo projecto» que ajuda «a lançar». Da direcção da revista fazem ainda parte João Marcelino, Filomena Martins e Martim Avillez Figueiredo.
O chefe de redacção é André Macedo e o redactor prinicipal é Ferreira Fernandes. As áreas da família, segurança e União Europeia merecem uma atenção especial da Sábado, que terá ainda um espaço privilegiado para a informação desportiva. Os assuntos de sociedade e internacionais também serão abordados. Nesta nova aventura, o director sublinha que a «sintonia de ideias entre os jornalistas, fotógrafos, gráficos, publicitários» e «a utilização das sinergias do grupo», são factores que vão contribuir para o êxito da Sábado.
O projecto tem o aliciante de estabelecer «uma linha de equilíbrio entre uma revista mensal e o ritmo frenético de um jornal diário», nas palavras de João Gobern. Na véspera da saída, João Gobern manifestou a sua «confiança e esperança» no êxito da publicação, que oferece 148 páginas por 2,70 euros.
sexta-feira, maio 07, 2004
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