quinta-feira, dezembro 27, 2007

uma ode ao consumismo

Estamos mais pobres? Vive-se pior em Portugal? As medidas do Governo são austeras?
As notícias seguintes são a resposta às preces de José Sócrates: os portugueses gastam como nunca gastaram. Mais uma forma de pensar que ainda pode ir esgravatar mais um bocadinho e tirar mais um dinheirinho (aumentar ou manipular impostos e taxas variadas) ao bolso destes gastadores nacionais.


Compras através do Multibanco atingiram 2200 milhões de euros em Dezembro
Até dia 25 os portugueses fizeram 28,6 milhões de levantamentos no Multibanco, no valor de 1953 milhões de euros. As compras feitas através dos Terminais de Pagamento Automático (TPA) atingiram um valor de 2268 milhões de euros.



TMN, Vodafone e Optimus somam 977 milhões sms pelo Natal
As principais operadoras móveis no mercado nacional (TMN, Vodafone e Optimus) processaram um total de 977 milhões de mensagens escritas (sms) no período entre 21 e 25 de e Dezembro, de acordo com números anunciados separadamente esta quarta-feira. A Portugal Telecom registou 442 milhões de mensagens escritas na rede da TMN, ou seja «70% mais do que o registado em 2006», indica a estatística da operadora móvel.
Por seu lado, a Vodafone (líder mundial e número dois no mercado móvel português) anunciou um tráfego de 413 milhões de sms no mesmo período, «um aumento de 52%», face ao homólogo de 2006.




NODDY E BARBIE 'LUTAM' COM O HOMEM-ARANHA
Segundo as contas da Deloitte, que todos os anos realiza um estudo sobre os hábitos de consumo em diversos países, os portugueses deverão gastar, este ano, uma média de 276 euros em prendas. Na hora de comprar presentes, diz a Marktest, cerca de 30% decidem oferecer roupa e 25% compram brinquedos para oferecer. Livros, CD e utensílios tecnológicos também estão entre os mais comprados.



Natal: 596 euros
Consumo: Estudo da Deloitte indica que portugueses gastarão mais em 2007
A crise parece ter ficado para trás até ao fim-de-ano e problemas como a subida das taxas de juro, do preço dos combustíveis e do número de desempregados não atormentam, por agora, os portugueses tendo em conta as previsões para o consumo neste Natal.
Segundo um estudo da consultora Deloitte, cada português vai gastar este Natal 596 euros em compras (a maioria do dinheiro é para prendas). Um montante que representa um acréscimo de 1,4 por cento face aos 588 euros despendidos no Natal de 2006. Contudo, tendo em conta a inflação de 2,6 por cento, verificou-se uma ligeira perda de poder de compra.
Os gastos dos portugueses são superiores a países como a França em que cada habitante gasta nesta quadra 556 euros e da Alemanha (420 euros). Em Itália o gasto é de 651 euros. No topo da tabela estão os irlandeses com 1339 euros por pessoa, seguidos dos cipriotas (1188 euros), britânicos (1057 euros), espanhóis (951) e gregos (716 euros).


Mais 7% de levantamentos do que em 2006
Portugueses gastaram 4,2 mil milhões em Dezembro
Entre levantamentos nas caixas automáticas de Multibanco e pagamentos nos terminais instalados nas lojas, os portugueses movimentaram nos primeiros 25 dias de Dezembro 4221 milhões de euros. Até ao dia de Natal o valor efectuado em compras foi 5,6 por cento superior a 2006.
A mesma tendência verificou-se nos levantamentos: mais sete por cento face ao mesmo período do ano passado. Só no dia 22 foram gastos 149,1 milhões de euros em compras, o pico máximo atingido este mês, onde, em média, foram gastos todos os dias mais de 90 mil euros. O ano passado a maior parte do consumo em estabelecimentos comerciais foi feito a 23 (145,3 milhões de euros). Segundo dados da Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS), no total foram realizadas 57 milhões de operações, mais 6,4 por cento do que no período homólogo de 2006. A utilização do Multibanco como forma de pagamento sobe de ano para ano, o que pode explicar o aumento do número de operações. Em Portugal há 12 mil caixas automáticas, 160 mil Terminais de Pagamento Automático (TPA) e mais de 16 milhões de cartões de multibanco. Até ao dia 25, o Multibanco também foi utilizado para efectuar carregamentos de telemóveis no valor de 6,8 milhões de euros. No dia 24 registaram-se 607 mil carregamentos, ou seja, sete por segundo.


Portugueses gastaram 995 euros por segundo no Natal
Portugueses estão a gastar 995 euros por segundo. Foi a média das compras de Natal nos primeiros 18 dias de Dezembro.





4.221.000.000
é o valor, em euros, dos levantamentos nas caixas Multibanco e dos pagamentos nos terminais instalados nas lojas nos primeiros 25 dias de Dezembro.

Sem comentários: