quarta-feira, dezembro 26, 2007

mec vs rap

O Expresso colocou Miguel Esteves Cardoso a entrevistar Ricardo Araújo Pereira. MEC é uma grande influência para Ricardo, como o próprio já tinha falado noutras entrevistas, inclusive numa que lhe fiz quando ele começou a escrever as crónicas para a Visão. A ideia parece-me muito boa, simplesmente não deixo de ter uma sensação que é muito parecida com a ideia de por o RAP a entrevistar o Terry Jones. Talvez esteja a exagerar, mas lá que dá ares... lá isso dá. Se foi esse o caso, só me sinto bem por saber que a ideia que tive influenciou o Expresso.

O João Paulo Meneses não gostou muito da entrevista de 10 páginas. Eu só li a versão da net e, apesar de ter gostado de algumas partes, estava à espera de melhor (mas o facto de não ter lido a entrevista completa torna a minha opinião ainda mais irrelevante - desnecessária, mesmo):
"Miguel mostra como um mau entrevistador consegue fazer com um bom entrevistado uma má «entrevista»"




Os humores de RAP e MEC
Ricardo Araújo Pereira e Miguel Esteves Cardoso em conversa sobre o humor e a vida



Ricardo Araújo Pereira (RAP) confessou numa entrevista que Miguel Esteves Cardoso (MEC) sempre foi para si um modelo inspirador, no que à irreverência da escrita e ao humor dizem respeito. O Expresso pediu a MEC que entrevistasse RAP - e foi assim que os dois se conheceram pessoalmente. Mais do que uma entrevista formal, o resultado de várias horas de diálogo, em vários dias, é uma conversa sobre o humor e seus limites, o êxito e o fim dele, a vida e os seus desafios. Falou-se de humor, sim, mas a conversa foi séria. Excertos:

Às vezes dás por ti a dizer o que os outros querem ouvir?
Não. Eu digo o que quero. E digo a verdade.
Mas és capaz de adivinhar o que as pessoas querem que tu digas?
Isso sou. E o Miguel?
Também.
E o Miguel, às vezes, não diz o que os outros querem ouvir?
Sim.
Eu também.


--
BREVE diálogo na pacata tarde de segunda-feira passada, no Chiado, que se tornou num verdadeiro momento de campanha do «gato»: «Admiro-o muito.» Resposta: «Isso passa-lhe»
in Expresso

Sem comentários: