Os comentadores viam entradas brutais e nada diziam. Uma coisa é imparcialidade outra é falta de vista.
Outra coisa curiosa é ver os jogadores do FC Porto precisarem de assistência médica no relvado (na altura macas nem vê-las) por 10 vezes em 8 minutos (tudo isto porque estavam a ganhar) - mesmo quando nem sequer eram tocados, precisavam de assistência!!
Deleite
No Benfica é um deleite ver Rui Águas a jogar. Que jogador! Boa posse de bola, boa recepção, remate e jogo de cabeça incrível. Depois, ainda havia um João Pinto simplesmente fabuloso (nesta época, 93-94, marcou 18 golos!), repleto de fintas simples mas muito eficazes, com uma qualidade de passe e remate dignas de um segundo avançado, mais recuado, de grande nível europeu. Isaias era uma força da natureza, com grande rapidez e facilidade de remate (potente).
O próprio Vítor Paneira tinha, claramente, bom toque de bola e, o ideal para a sua posição, talento para cruzar para a área (algo raro hoje em dia). Veloso era muito regular, versátil e trabalhador em campo.
Schwartz era um esquerdino versátil (lateral, médio ou trinco), forte, rápido e que dava tudo em campo - o melhor lateral que eu já vi jogar no Benfica. Saiu da Luz de forma injusta. Depois de ter sido campeão não renovaram com ele e Schwartz arranjou logo clube, o Arsenal. Foi o fim de um período de grandes jogadores suecos no clube - todos deixaram saudades, especialmente Jonas Thern, Stefan Schwartz e Mats Magnusson e Stromberg.
[Acabo de ver Mostovoi a marcar um grande golo de livre (o empate), afinal era bom ainda no Benfica. Acabo de ver, ainda, ao lado de Toni, no banco, Jesualdo Ferreira... quem diria que um dia ele seria o treinador do FC Porto. Kulkov era outro grande jogador russo no Benfica, com grande classe].
Nesta altura faziam parte do plantel, embora não tenham jogado neste encontro com o FC Porto, belos jogadores como Rui Costa, Yuran, Hernâni (que andava sempre entre lesões), Abel Xavier e o grande Mozer (que foi expulso desde jogo).
Do lado do FC Porto, do que vejo deste jogo, existem claramente bons executantes, mas era uma equipa bem mais fraca que este Benfica. Vítor Baia estava em forma e Timofte endiabrado neste jogo. Excelentes desmarcações e remates fantásticos. Kostadinov era um bom avançado e na defesa Aloísio e Fernando Couto faziam uma bela dupla.
Um poster com esta foto figurou em lugar de destaque no meu quarto durante vários anos
PLANTEL 93/94, último ano do Benfica campeão na década de 90:
Hernâni, Vitor Paneira, Rui Águas, Kenedy, Paulo Santos, Hélder, Schwarz, Isaías, Yuran, Mozer, Simanic, Abel Xavier, William, Kulkov, Neno, João Pinto, Rui Costa, Veloso, César Brito, Abel Silva, Mostovoi, Silvino, Aílton e Pedro Henriques.
Desempenho do Benfica em 1993/1994
Desempenho do Benfica em 1994/1995
Blog de João Vieira Pinto
Ver vídeo de um dos FC Porto-Benfica da época 1993/1994, aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário