sábado, dezembro 08, 2007

memória benfiquista

Ver um jogo de 1993 entre FC Porto-Benfica (graças à RTP Memória) permite constatar várias verdades. A primeira talvez seja que José Prates, o pequeno árbitro do bigode que ajudou no seu tempo por diversas vezes o FC Porto, era, no mínimo, um dos mais influenciaveis de sempre do futebol português. Nas Antas, os jogadores do FC Porto fizeram nos 10 minutos de jogo que estou a ver, quatro faltas violentas que justificavam expulsão. E o irritante Prates nada dava. Como o árbitro era amigo, os jogadores do FC Porto não olhavam a meios para impedir os jogadores do Benfica. Deixava-se de jogar futebol naquele meio-campo portista e dava-se, literalmente, traulitada. Paulinho Santos, então, era o sinónimo da cultura portista da altura (porrada de meia-noite, jogo sujo, nojento mesmo, até aos limites e ao estilo de râguebi, sem nunca tentar ir a bola - com a ajuda constante do árbitro). Engraçado ainda é ver jogadores a simularem faltas quando nem lhes tocavam (mas de longe!!). A conivência não era só do árbitro, mas também do comentador, que nem sequer constatava os factos. Incrível como o futebol era tão manipulado nesta altura, bem mais do que hoje.
Os comentadores viam entradas brutais e nada diziam. Uma coisa é imparcialidade outra é falta de vista.

Outra coisa curiosa é ver os jogadores do FC Porto precisarem de assistência médica no relvado (na altura macas nem vê-las) por 10 vezes em 8 minutos (tudo isto porque estavam a ganhar) - mesmo quando nem sequer eram tocados, precisavam de assistência!!


Deleite
No Benfica é um deleite ver Rui Águas a jogar. Que jogador! Boa posse de bola, boa recepção, remate e jogo de cabeça incrível. Depois, ainda havia um João Pinto simplesmente fabuloso (nesta época, 93-94, marcou 18 golos!), repleto de fintas simples mas muito eficazes, com uma qualidade de passe e remate dignas de um segundo avançado, mais recuado, de grande nível europeu. Isaias era uma força da natureza, com grande rapidez e facilidade de remate (potente).

O próprio Vítor Paneira tinha, claramente, bom toque de bola e, o ideal para a sua posição, talento para cruzar para a área (algo raro hoje em dia). Veloso era muito regular, versátil e trabalhador em campo.

Schwartz era um esquerdino versátil (lateral, médio ou trinco), forte, rápido e que dava tudo em campo - o melhor lateral que eu já vi jogar no Benfica. Saiu da Luz de forma injusta. Depois de ter sido campeão não renovaram com ele e Schwartz arranjou logo clube, o Arsenal. Foi o fim de um período de grandes jogadores suecos no clube - todos deixaram saudades, especialmente Jonas Thern, Stefan Schwartz e Mats Magnusson e Stromberg.

[Acabo de ver Mostovoi a marcar um grande golo de livre (o empate), afinal era bom ainda no Benfica. Acabo de ver, ainda, ao lado de Toni, no banco, Jesualdo Ferreira... quem diria que um dia ele seria o treinador do FC Porto. Kulkov era outro grande jogador russo no Benfica, com grande classe].
Nesta altura faziam parte do plantel, embora não tenham jogado neste encontro com o FC Porto, belos jogadores como Rui Costa, Yuran, Hernâni (que andava sempre entre lesões), Abel Xavier e o grande Mozer (que foi expulso desde jogo).

Do lado do FC Porto, do que vejo deste jogo, existem claramente bons executantes, mas era uma equipa bem mais fraca que este Benfica. Vítor Baia estava em forma e Timofte endiabrado neste jogo. Excelentes desmarcações e remates fantásticos. Kostadinov era um bom avançado e na defesa Aloísio e Fernando Couto faziam uma bela dupla.




Schwartz (ficha completa do ex-jogador). Nome completo: Hans Jurgen Stefan Schwartz Idade: 37 (1969-04-18) Nacionalidade: sueco





Um poster com esta foto figurou em lugar de destaque no meu quarto durante vários anos


PLANTEL 93/94, último ano do Benfica campeão na década de 90:
Hernâni, Vitor Paneira, Rui Águas, Kenedy, Paulo Santos, Hélder, Schwarz, Isaías, Yuran, Mozer, Simanic, Abel Xavier, William, Kulkov, Neno, João Pinto, Rui Costa, Veloso, César Brito, Abel Silva, Mostovoi, Silvino, Aílton e Pedro Henriques.


Desempenho do Benfica em 1993/1994
Desempenho do Benfica em 1994/1995
Blog de João Vieira Pinto
Ver vídeo de um dos FC Porto-Benfica da época 1993/1994, aqui.




Sem comentários: