domingo, dezembro 09, 2007

cimeira africana e eleições americanas

Ver a CNN em Lisboa é estranho. A Cimeira entre a UE e África é um evento que dá uma visibilidade incrível ao país. Mais do que se possa pensar. Portugal aparece dezenas de vezes na CNN. Será que a Cimeira servirá para resolver alguns dos problemas africanos mais preementes (Darfur, Zimbabué, etc, etc, etc)? Não me parece. E é pena! Sócrates diz que Portugal é a «ponte perfeita» entre a UE e África. Concordo que tem potencial para isso... Um país conhecido como neutro e pacífico, que está mesmo no limiar de África e teve colónias de grande dimensão no continente africano (ao contrário dos espanhóis). Bons elementos.

EC President Jose Manuel Barroso, Ghana's President John Agyekum Kufuor, Portugal's PM Jose Socrates at summit, 9 Dec 2007


ACT (9-12-2007):
EU-African leaders seal new pact
Cimeira UE-África: Sócrates diz que foram cumpridos "todos os grandes objectivos"
O primeiro-ministro português José Sócrates declarou, no discurso de encerramento da Cimeira União Europeia-África, que durante os dois dias da iniciativa foram cumpridos "todos os grandes objectivos". No entanto, lembrou que a História fica agora com uma página em branco para escrever.
Cimeira UE-África: negociações sobre acordos de parceria vão continuar em 2008
Líbia propõe organizar a próxima cimeira União Europeia-África
Organizações não governamentais, empresas e associações de juventude apresentaram declaração política na cimeira UE-África
Dossier sobre a Cimeira UE-África
Texto sobre a Parceria Estratégica UE-África (em pdf)


--

Acabo de ver, na CNN, que Oprah Winfred, a apresentadora mais influente dos EUA, apoia oficialmente a candidatura de Barack Obama. Será que isso irá torná-lo o próximo presidente dos EUA? Não é descabido. Oprah influencia, possivelmente, uns 30 milhões de votos.



Al Gore já está em Oslo, onde recebe segunda-feira, o Nobel da Paz.

Sem comentários: