terça-feira, setembro 11, 2007

o alípio esclarece

[Em Portugal existe segredo de justiça. Os McCann disseram que tinham muito a dizer sobre o caso mas a lei portuguesa não os deixava expressarem-se. Vários são os meios de comunicação que vão citando fontes dali e dacoli da PJ com novidades sobre o caso, qual o rumo da investigação, qual a opinião da PJ, quais as novas provas. A nível oficial, até agora, não havia uma única tomada de posição oficial ou sequer comunicado (um único sinal de vida) da PJ sobre o caso, nem mesmo para indicar que tinham conhecimento da saída dos McCann de Portugal. Num caso tão mediático, a PJ acaba por se prejudicar de várias formas com uma falta de comunicação oficial tão grande... dizer as coisas por fuga de informação não só revela falta de profissionalismo, como incompetência... até porque nem tudo o que sai, é inteiramente verdade, segundo revelou hoje ao Público Alípio Ribeiro, director nacional da PJ. A força mediática deste caso e a forma como a polícia portuguesa é vista afecta o país, como tal deveria de haver uma comunicação mais directa e profissional...]


PJ desmente coincidência total com ADN de Madeleine
O director nacional da PJ, Alípio Ribeiro, desmentiu, em declarações ao PÚBLICO, a notícia veiculada pela estação televisiva Sky News de que os resultados das análises aos vestígios recolhidos no âmbito do “caso Maddie” correspondiam em cem por cento ao ADN de Madeleine.
“Foram recebidos resultados de alguns exames a elementos recolhidos, mas ainda faltam os resultados de outras análises”, afirmou. “Não é verdade que se diga expressamente em alguns dos exames já concluídos, e com relatórios chegados a Portugal, que tenha sido apurada uma coincidência de cem por cento, ou total, respeitante ao ADN da menina”, referiu Alípio Ribeiro, acrescentando que “estes resultados têm de ser analisados com rigor e com particular cuidado” e manifestando a esperança de que permitam “uma leitura mais próxima da realidade”.
Segundo a tese defendida pela PJ no relatório que é apresentado, amanhã, ao procurador que dirige a investigação, Madeleine morreu acidentalmente na sala do apartamento do Ocean Club, no dia 3 de Maio.
O destino dado ao corpo permanece um mistério. Kate e Gerry são assim apresentados como suspeitos de um crime de ocultação de cadáver, mas não de homicídio. Se a hipótese fosse essa, teriam de ser apresentados a um juiz e, provavelmente, ser-lhes-ia aplicada uma medida de coacção mais gravosa.




CUSTA A CRER NO ENVOLVIMENTO DOS PAIS... CUSTA... MAS AS PROVAS....
No site oficial da procura de Madeleine, custa a crer que aquelas palavras e imagens sejam de uma família que fez desaparecer a sua filha depois de algum acidente em que ela morreu. Faz-me uma grande confusão que tenha sido esse o caso. Para bem da polícia portuguesa, espero que tenha sido isso o sucedido porque é esse o único caminho que, aparentemente, estão a seguir, mas para bem da miúda e dos próprios pais espero que ela ainda apareça - embora isso pareça já não ser possível pela quantidade de (aparentes) provas de demonstram que ela já morreu.
Gerry escreveu esta segunda-feira um longo post que parece sentido (mas isso não prova nada) em que volta enfatizar que não tiveram nada a ver com o desaparecimento da miúda e a contar como viram os últimos dias e a dolorosa suspeita sobre eles:

(...)
"We always hoped that we would not have to return without Madeleine and could never have imagined the possibility that we would do so as suspects in our own daughters disappearance. The pain and turmoil we have experienced in this last week is totally beyond description. Kate and I are totally 100% confident in each others innocence and our family and friends have rallied round unflinchingly to support us. We would like to thank everyone else for the support we have received since we came home.

We have had very mixed emotions since coming back to our own home. It is very comforting to have such familiar surroundings and our own belongings and the twins have settled straight back in as if they have never been away. We have had numerous visitors with friends and those in official capacities. We have appointed solicitors to advise us and assist our Portuguese lawyer in preparing our defence against any possible charges. The sooner this is done the sooner we can concentrate fully on trying to find Madeleine, which is the most important thing through this unending nightmare."
www.findmadeleine.com/

PS: destaque para a música de entrada no site... apropriada, sem dúvida...

Sem comentários: