terça-feira, novembro 14, 2006

a descoberta

Em Espanha existem manifestações relevantes, com milhares de pessoas, em protesto contra os preços das casas, neste caso em Madrid. A notícia é do El Pais de domingo e vem referida aqui.
Porque não manifestações deste teor em Portugal. Só vejo manifestações da função pública ou de organismos que, de alguma forma, estão ou estiveram relacionaldos com o Estado.
Não só quem trabalha no privado (os verdadeiros privados, que não o Metro de Lx, por exemplo) não tem essas possibilidades, como não se vêem protestos sobre assuntos que englobam todos.

  • Queremos gasolina mais barata - até porque as gasolineiras portuguesas têm tido lucros estrondosos devido aos aumentos que fazem a seu belo prazer.
  • Queremos casas mais baratas nas grandes cidades (e pacotes verdadeiramente vantajosos para os jovens) - onde a especulação imobiliária mantém durante décadas prédios no centro urbano vazios, e zonas sem populações jovem. Queremos também rendas acessíveis.
  • Queremos bancos com taxas justas e sem manipulação exagerada (fazem lembrar as gasolineiras), que, se não é, deveria ser ilegal - veja-se o caso dos créditos à habitação.
  • Queremos menos impostos (nos automóveis, por exemplo, porque não manter preços altos nos carros mais caros e eliminar a taxa automóvel dos carros mais em conta, para pessoas com menos meios económicos).
  • Queremos menos trânsito nas grandes cidades e uma política mais virada para andar-se de BONS transportes públicos, de bicicleta (com condições) e de MOTAS eléctricas e carros híbridos.
  • Queremos os dowloads gratuitos de ficheiros na Internet legalizados, não correspondendo às exigências manipuladoras dos gigantes de distribuição, nem correspondendo aos desejos integralmente abertos do mais ururpador dos utilizadores.
  • Queremos mais, queremos viver, queremos sonhar...

Sem comentários: